Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Páscoa- Trabalhando com textos significativos

 

24/05/2013

Autor y Coautor(es)
PAMELA FARIA OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Trabalhar o significado da páscoa e sua relação com o consumismo e partilha de doces. 
  • Realizar tentativas de escrita e acompanhar a leitura de palavras relacionadas ao tema.
  • Reconhecer a estrutura de gêneros textuais como: anúncios e receitas.
  • Produzir de receitas a partir de textos- receita.
  • Interpretar informações.
  • Ouvir histórias da literatura nacional que tratam sobre o tema.
  • Desenvolver habilidades de leitura e domínio do sistema alfabético.
  • Diferenciar letras de números e outros símbolos.  
Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios sobre a temática.

Estratégias e recursos da aula

 

Atividade 1 Contação de histórias

 1- Professor, essa aula tem como objetivos gerais trabalhar o significado da páscoa, desmistificando a relação consumista e refletindo sobre os significados da mesma, no sentido de valorizar e desenvolver entre os alunos, o sentimento de partilha como forma de comemoração da data festiva. Sendo assim, para iniciar a discussão com as crianças, é interessante, através de uma roda de conversa, fazer questionamentos prévios para aguçar a curiosidade delas em relação à temática, bem como identificar os conhecimentos já adquiridos por elas. Sugere-se para isso, as seguintes questões:

  • O que é páscoa?
  • Por que ganhamos ovos de chocolate na páscoa?
  • Podemos ganhar outras coisas na páscoa?

 

 2- Após realizar a roda de conversa com os conhecimentos prévios das crianças, convide-as para ouvir a história: “O Coelhinho que não era de Páscoa” de Ruth Rocha. “Vivinho é um coelho normal: tem muitos irmãos e uma família legal. E o que ele vai ser quando crescer? Coelho de páscoa, só pode ser! Mas vivinho quer outra profissão. Será que os pais vão aceitar sua decisão?”  Fonte: http://www.travessa.com.br/O_COELHINHO_QUE_NAO_ERA_DE_PASCOA/artigo/6bba18b8-b3e0-493b-8e9c-3d5ae8118e10 (Acesso em 12/05/2013) A história mostra que os coelhos compram ovos para dar para as crianças na páscoa, mas certo dia os ovos acabaram e era necessário fabricá-los. Mas coelho não sabe fazer ovos, só sabe entregá-los. Como Vivinho tinha aprendido outra profissão, começou a fabricar os seus próprios ovos e ensinou a toda a sua família.  

.

Fonte: Site -  http://www.slideshare.net/Adrinic/o-coelhinho-que-no-era-de-pscoa-17383445  (Acesso em 12/05/2013)

Professor, no sítio acima, você encontrará slides da história para reproduzi-la para seus alunos. 

Se preferir, você  pode encontrar um vídeo com a interpretação da história disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=UDE8ZD5QV4o (Acesso em 12/052013) 

Convidar os alunos para ir ao laboratório de informática para assistir ao vídeo.

 

3- Ao interpretar a história, dialogar com as crianças sobre o significado  da Páscoa, como podemos comemorá-la, trabalhar significados como a partilha, o respeito ao outro e a vida, não enfatizar a questão religiosa, mas tendo a oportunidade de aprender, respeitar e refletir sobre as diferentes concepções religiosas. Explorar a questão do consumismo:

  • Os coelhos não conseguiram comprar os ovos e tiveram que fabricá-los.  E nós? Podemos produzir nossos doces para a páscoa?

Professor, essas perguntas são para iniciar a discussão. Se, no momento surgir outras, explore-as e amplie ainda mais os objetivos da atividade. 

4- Logo após a leitura e interpretação da história o professor pode sugerir que as crianças façam um desenho sobre a história.  

 

Atividade 2- Trabalhando com anúncios e embalagens

 

1- Solicitar que os alunos tragam de casa, anúncios publicitários recortados de jornais e revistas relacionados ao tema da páscoa e embalagens de produtos reais que podem ser utilizados para a confecção de doces e guloseimas como achocolatados, leite em pó, bolos, leite, leite condensado, entre outros.

2- Organizar a sala em pequenos grupos (4 crianças) para que os alunos possam trabalhar juntos. Cada grupo receberá um anúncio e uma embalagem. Propor e orientar a observação do material. Sugerir para isso, as seguintes questões: 

  • Qual é o produto do anúncio?
  • Para que ele serve?
  • Quais informações podem encontrar no anúncio?  Tem letras? Tem números? Para que serve essas informações?
  • E nas embalagens, quais informações encontraram?

Incentivar seus alunos a localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros e temáticas.

Aproveitar esse momento para explorar o nome dos produtos, produzindo uma lista com as crianças, observando quais palavras começam e terminam com a mesma letra, quais possuem a mesma quantidade de letras, quais são maiores ou menores. Questionar: Com essas letras, podemos escrever outras palavras? Assim, você poderá ajudar os seus alunos a compreender que palavras diferentes compartilham certas letras, variam quanto ao número, repertório e ordem das mesmas.

 

3-  Fazer uma roda de conversa para que os grupos apresentem seus anúncios e embalagens para a turma. Logo depois, confeccionar cartazes com as crianças separando anúncios de embalagens e exponha na sala.  

 

Atividade 3- Produzindo doces

1- Após discutir obre páscoa e o contato com embalagens e anúncios, retomar a discussão com os alunos sobre o sentido da partilha e do ajudar o outro. Propor a produção de doces para compartilhar na páscoa ao invés de comprar ovos de chocolate. Sugerir para as crianças a produção de doce de leite ninho, brigadeiro, cajuzinho, entre outros. Realizar uma votação para descobrir quais doces os alunos irão produzir. Nesse momento é importante trabalhar critérios de escolha, números, e a escrita do nome dos doces através de um cartaz.

2- Após a escolha do doce, pedir que as famílias enviem os ingredientes necessários para a produção dos mesmos. Nesses momentos o professor pode explorar com as crianças:

  • A escrita da receita, observar sua estrutura e diferenciar  número de letras.
  • Dialogar sobre pesos e medidas de cada ingrediente da receita.
  • Observar as informações contidas nas embalagens dos produtos utilizados, como nome, data de validade, qual a finalidade do produto.

 

Produzindo Doces Produzindo Doces

Momento da produção dos doces - Alunos do primeiro período "B" – 2011-  ESEBA/UFU    

Fonte: Acervo e autoria Pâmela Faria Oliveira

 

2- Após a confecção dos doces elejer, juntamente com as crianças, outra turma da escola para compartilhar a produção. Pedir que tentem escrever o nome do doce, para informar às outras crianças sobre qual o doce que estão recebendo.  

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:

Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa - Cadernos de Formação -  http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf  (Acesso em 11/05/2013)

Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa - Cadernos de Formação -    http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_6_MIOLO.pdf (Acesso em 11/05/2013)

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

O coelhinho que não era da páscoa: Linguagem e reescrita de uma narrativa - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18284 (Acesso em 19/05/2013)

 

Avaliação

A avaliação será feita ao longo de todo o processo, tendo como norteador, as observações feitas durante as rodas de conversa, percebendo o envolvimento significativo das crianças nas atividades desenvolvidas.

Tendo como norteadoras algumas perguntas:

  • O Aluno trouxe questionamentos, indagações, e contribuições nas rodas de conversa?
  • Avançaram no processo de alfabetização e letramento através da tentativa de escrita de palavras do contexto?
  • Identificaram e ampliaram o conhecimento sobre os gêneros textuais (anúncios, textos informativos, lista e receita)?
  • Diferenciaram números de letras nas observações feitas nos anúncios, textos informativos, lista e receita?

Sugerimos que as observações individuais e do grupo como um todo, sejam anotadas, no momento da realização das atividades, em uma prancheta disponível com o professor.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.