Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Conhecendo o alfabeto de forma lúdica.

 

24/05/2013

Autor y Coautor(es)
PAMELA FARIA OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Refletir sobre o sistema alfabético.
  • Conhecer as letras do alfabeto e sua sequência.
  • Trabalhar o processo de alfabetização.
  • Desenvolver atenção, memória, oralidade e integração.
  • Ampliar vocabulário.  
Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios sobre a temática.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1Caça ao Tesouro

1- Professor essa aula tem como objetivos gerais trabalhar com as crianças as letras do alfabeto e sua sequência. Sendo assim, para iniciar a discussão, é interessante, através de uma roda de conversa, fazer questionamentos prévios para aguçar a curiosidade das crianças em relação à temática, bem como identificar os conhecimentos já adquiridos por elas.

Nesse sentido é importante explorar a escrita do próprio nome das crianças, para isso sugerimos trabalhar:

  • Letra inicial e final do nome das crianças.
  • Quais letras são necessárias para escrever o nome.
  • Instigar que as crianças percebam que algumas letras do seu nome são necessárias para a escrita do nome dos colegas e de outras palavras. 

 

 2-  Após realizar a roda de conversa com os conhecimentos prévios das crianças, convide-as para um “caça ao tesouro”. Nesse momento explique como é a brincadeira. Fantasie esse momento como a busca de um tesouro perdido através de pistas. Você pode explorar a profissão de detetive, conversar sobre o que esse profissional realiza.

Orientações: Professor, para preparar essa atividade é necessário colocar as pistas em diversos locais da escola (Cantina, Pátio, Banheiro, Sala de aula de outros professores etc.), para que, quando sair da sala com as crianças tudo já esteja preparado. Prepare também o baú do tesouro a ser encontrado. Você poderá utilizar uma caixa grande que deverá conter as letras do alfabeto em EVA (ou em outro material de sua preferência), e um livro que trabalhe com as letras do alfabeto. Indicamos o livro: Bichodário.  Este livro contempla a sequência alfabética, exemplificando com nome de animais que começam com as determinadas letras sugeridas.   

3- Ao sair com as crianças da sala de aula, vá direcionando- as para o local onde se encontra a primeira pista que pode estar localizada na porta de uma sala de aula próxima a sua. Ao encontrar a pista leia para as crianças as dicas da mesma (ex: a próxima pista esta no lugar onde lavamos as mãos e fazemos xixi) para que possam encontrar o próximo local onde estejam as próximas pistas, e assim sucessivamente até encontrar o tesouro.   

Caça ao Tesouro Caça ao Tesouro

Procurando o Tesouro - Alunos 1º período "B" - 2012 - ESEBA-UFU  Fonte: Acervo e Autoria Pâmela Faria Oliveira  

4- Após encontrar o tesouro e retornar para a sala com as crianças, faça um momento de suspense para abrir o tesouro.  Questione sobre o que possa estar lá dentro, deixe que as crianças peguem e balancem a caixa e ouçam o barulho que faz. Logo depoi,s diga que para abrir o tesouro precisamos falar algumas palavras mágicas. Sugestão: “Alacazam... Alacazim... Concentrite... Concentrate... Faça aparecer à surpresa do tesouro” Você pode repetir isso com as crianças e depois fazer a abertura da caixa. 

  • Ao abrir a caixa questione sobre o conteúdo:
    • O que temos aqui?
    • E essas letras, tem uma ordem?
    • Como podemos organiza-las?
    • Temos um livro, sobre o que ele trata?

 

Caca ao Tesouro Caca ao Tesouro

Encontrando o Tesouro e Falando as Palavras Mágicas -  Alunos 1º período "B" - 2012 - ESEBA-UFU Fonte: Acervo e Autoria Pâmela Faria Oliveira  

4- Pegar o livro Bichodário que está dentro do tesouro e explorar as imagens do mesmo que trazem a sequência alfabética das letras, explore seu traçado, e a ordem em que aparecem. Este livro contempla a sequência alfabética, exemplificando com nome de animais que começam com as determinadas letras sugeridas.  Sendo assim o professor pode explorar as letras separadamente, bem como as palavras com nome de animais presentes no livro.

Caca ao Tesouro

Explorando o Livro e as Letras do Alfabto- Alunos 1º período "B" - 2012 - ESEBA-UFU Fonte: Acervo e Autoria Pâmela Faria Oliveira  

Professor se preferir, você pode encontrar um vídeo com as imagens  da história disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=bhPrLnln8q4  (Acesso em 12/05/2013)

Você pode convidar os alunos para ir ao laboratório de informática para assistir ao vídeo.  

Atividade 2- Construindo o alfabeto

 1-  Após explorar as letras e o livro com as crianças, traga, para a sala de aula, cartolinas cortadas no tamanho de folha A4. Colar as letras de EVA no canto direito da folha com as crianças e vá colando na parede da sala o alfabeto com as crianças, que poderão nomear as letras e conhecer a ordem alfabética das mesmas.

2-  Logo depois de montado o alfabeto, disponibilizar revistas para que as crianças procurem imagens de animais para colar no alfabeto da sala, observando a letra inicial do nome do animal. Sugestão: Se achar necessário retomar com as crianças  a leitura do livro “Bichodário”

 

Atividade 3- Caixa surpresa.  

1- Em uma caixa colocar: as letras do alfabeto, podendo utilizar o alfabeto móvel com letras de plástico ou madeira, ou outro material de sua preferência.

2-  Logo depois, em uma roda, convidar as crianças para o jogo da adivinha. Passar a caixinha para as crianças de forma parecida com a batata quente.

3-  O professor deve ligar o aparelho de som e controlar a música. Enquanto a música toca, os participantes passam a caixinha para a pessoa ao lado, sempre no ritmo da música.

4- Quando a música parar, quem estiver com a caixinha, deve retirar uma letra de dentro e dizer um nome de algum animal com essa letra. Pode usar de apoio o alfabeto já construído por elas que estará fixado na parede da sala.  

Caca ao Tesouro

Caixa Surpresa para o Jogo de Adivinha - Alunos 1º período "B" - 2012 - ESEBA-UFU Fonte: Acervo e Autoria Pâmela Faria Oliveira  

Recursos Complementares

 

Sugestões de links para professores:

Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa - Cadernos de Formação -  http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf  (Acesso em 11/05/2013)

Blog - Brincando e Aprendendo - http://anajvn.blogspot.com.br/2011/02/bichodario.html (Acesso em 19/05/2013)

Avaliação

A avaliação será feita ao longo de todo o processo, tendo como norteador, as observações feitas durante as rodas de conversa, a participação na brincadeira de caça ao tesouro, percebendo o envolvimento significativo das crianças nas atividades desenvolvidas.

Tendo como norteadoras algumas perguntas:

  • O Aluno trouxe questionamentos, indagações, e contribuições nas rodas de conversa?
  • Avançaram no processo de alfabetização e letramento através do reconhecimento e nomeação das letras do alfabeto?
  • Identificaram e ampliaram o conhecimento sobre a sequência alfabética?

Sugerimos que as observações individuais e do grupo como um todo, sejam anotadas, no momento da realização das atividades, em uma prancheta disponível com o professor.

A atividade da caixa surpresa poderá ser utilizada como forma de avaliação individual, percebendo se a criança consegue nomear a letra sorteada, identifica-la no alfabeto afixado na parede da sala e se sugere o nome de um animal com essa letra, ampliando assim o seu vocabulário.  

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 6 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/6 - 66,67%
  • Quatro estrelas 2/6 - 33,33%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Bya, Ed. Disneylandia , Rio Grande do Norte - dijo:
    pryscilha@hotmail.com

    23/02/2016

    Cinco estrelas

    achei ótima a sequencia didática! :D


  • Alê Almeida, Educação , Pará - dijo:
    palm_ale@hotmail.com

    22/09/2015

    Cinco estrelas

    aula super bacana, usando uma forma lúdica de envolver e despertar o interesse das crianças....parabéns.


  • Ivete Fernandes, Prefeitura Municipal , Minas Gerais - dijo:
    ivete-fernandes28@hotmail.com

    21/03/2015

    Cinco estrelas

    Excelente! Parabéns!


  • Ana Lúcia Furtuoso da Silva, CREN: Centro de Recuperação e Educação Nutricional , São Paulo - dijo:
    anafurtuoso@bol.com.br

    15/03/2015

    Quatro estrelas

    Esta é mais uma das atividades que vou por em prática com minha turma. Sempre que tenho dúvidas ou quero algo diferente para aplicar em sala de aula pesquiso no blog: Portal do Professor. Parabéns, saibam que o blog tem ajudado e muito, a mim e com certeza a muitos professores... Quanto a atividade AMEI, e como já disse vou por em prática... Beijos...


  • girleide amorim rosa, Radegundis Feitosa , Paraíba - dijo:
    girleiderosaamorim@gmail.com

    17/02/2015

    Cinco estrelas

    Achei maravilhosa todas as dicas, torna aula prazerosa e muito participativa.Parabénsssssssssss


  • gilvanacristofoli, C E I Recanto dos Amiguinhos , Santa Catarina - dijo:
    gilvanaristofoli@gmail.com

    25/07/2013

    Quatro estrelas

    Ludico: ajuda refletir sobre alfabeto conhecer letras,desenvolver atenção,memória oralidade e integração,ampliar vocabulário.Pois a partir do brincar a criança desenvolve varias habilidades.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.