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Teorias da Evolução: desvendando o surgimento das formas de vida - Parte 2

 

24/05/2013

Autor y Coautor(es)
CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lérida de Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Médio Biologia Origem e evolução da vida
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Estabelecer relações entre as teorias de Lamarck e Darwin.

Relacionar informações sobre a evolução das espécies de forma a construir uma argumentação consistente sobre o assunto.

Delimitar aspectos envolvidos nas posturas adotadas pela comunidade científica e pela igreja em relação à origem e evolução da vida.

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas sobre as teorias da evolução (Ensino Fundamental).

Noções básicas de Informática.

Interpretação de textos.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos da aula

Essa aula, como seu próprio título indica, representa a continuidade da aula Teoria da Evolução: desvendando o surgimento das formas de vida - Parte 1, disponível no Portal do Professor.

Primeiro Momento: Retomando o Assunto

Preparação do Ambiente:

Esse momento da aula pode ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a projeção das figuras selecionadas abaixo. O professor pode também fazer o download das figuras e imprimi-las em transparências para exibição em um retroprojetor em sala de aula, caso não disponha de um Laboratório de Informática.

Figura 1

5

Disponível:    http://razaoelogica.blogspot.com.br/2012/01/teoria-da-evolucao-e-realmente-verdade.html (Acesso em 17/05/2013)

Figura 2

6

Disponível: http://www.brasilescola.com/historiag/evolucionismo.htm  (Acesso em 17/05/2013)

Figura 3

7

Disponível: http://www.gazetadopovo.com.br/vida-universidade/vestibular/cainaprova/conteudo.phtml?id=917131&tit=Darwin-e-Lamarck-quem-sao-esses-dois (Acesso em 18/05/2013)

Finalizada a apresentação das figuras, cabe ao professor ser o mediador de um debate no sentido de retomar o conteúdo trabalhado na aula Teoria da Evolução: desvendando o surgimento das formas de vida - Parte 1. As questões abaixo podem ser usadas pelo professor para estimular esse debate:

1 – Existem semelhanças entre as imagens? Se sim, quais?

2 – Existem diferenças entre as imagens? Se sim, quais?

3 – Você acredita que o homem é descendente do macaco? Justifique sua resposta.

4 – Qual teoria você acredita ser verdadeira: a teoria de Lamarck ou a de Darwin?

O professor deve registrar os pontos principais do debate e ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele imediatamente interferir e posicionar os alunos em relação às questões em pauta, assim como estimular a argumentação dos alunos por meio de perguntas complementares.

Segundo Momento: Lamarck ou Darwin?

Preparação do Ambiente:

Esse momento da aula pode ser desenvolvido em sala de aula ou em outro local a critério do professor.

A atividade a ser realizada com os alunos consiste em uma dinâmica intitulada “Júri simulado” e exigirá que o professor divida os alunos em dois grupos.

Desenvolvendo a Atividade:

A atividade é divida em duas etapas:

Etapa 1: Nessa etapa, o grupo 1 deve contestar a teoria de Darwin, ao passo que o grupo 2 deverá defender tal teoria.

Etapa 2: Nessa etapa, o grupo 2 deverá contestar a teoria de Lamarck, sendo que o grupo 1 deverá defender tal teoria.

A figura 4 poderá ser utilizada por ambos os grupos (1 e 2) como ponto de partida para o desenvolvimento dos seus argumentos.

Figura 4

8

Disponível: http://laurabotelhoquantica.blogspot.com.br/2010_01_21_archive.html   (Acesso em 18/05/2013)

Caberá então ao professor, como um juiz, apontar qual grupo apresentou um desempenho mais satisfatório, argumentando e contra-argumentando com mais propriedade. Os alunos deverão registrar as informações apresentadas pelo professor nesta etapa da atividade, sendo que o mesmo deverá sintetizar os pressupostos das teorias de Darwin e Lamarck para a consolidação do conteúdo.

Se assim considerar mais conveniente, o professor pode também optar pelo empate.

Por meio desta dinâmica, os alunos poderão consolidar o conteúdo, assim como compreender de que forma os referidos autores podem ter sido interpretados quando ocorreu a divulgação de suas ideias.

Terceiro Momento: Pesquisando no Laboratório de Biologia

Preparação do Ambiente:

Esse momento da aula pode ser desenvolvido no Laboratório de Biologia ou mesmo em sala de aula. Os alunos devem ser em divididos em grupos de no mínimo três e no máximo cinco alunos para a realização do experimento Evolução dos Palitos de acordo com os procedimentos descritos no link abaixo.

 

 

Quarto Momento: Explorando o Conhecimento

Preparação do Ambiente:

Esse momento poderá ser desenvolvido em sala de aula. Cabe ao professor entregar a cada aluno uma via impressa do questionário abaixo, o qual é constituído por questões inspiradas em questões de processos seletivos de universidades e do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

1. Há alterações estruturais decorrentes da adaptação de uma espécie, em resposta a novas necessidades impostas por mudanças ambientais, e essas alterações são transmitidas à prole. Esta ideia faz parte da teoria de:

a) Lyell.

b) Darwin.

c) Wallace.

d) Malthus.

e) Lamarck.


2. A característica – musculatura desenvolvida – adquirida por um halterofilista deverá ser transmitida aos seus descendentes. Esta afirmação se baseia na teoria evolucionista enunciada por:

a) Lineu.

b) Darwin.

c) Mendel.

d) Malthus.

e) Lamarck.


3. Os princípios a seguir relacionados referem-se à teoria da evolução das espécies.

I. Lei do desuso.

II. Seleção natural.

III. Adaptação ao meio.

IV. Lei do uso e desuso.

V. Herança dos caracteres adquiridos Lamarck, em sua teoria, considerou:

a) I, II e III.

b) I, IV e V.

c) II, III e V.

d) III, IV e V.

e) II, III e IV.


4. Entre os princípios básicos abaixo, o único que não faz parte da teoria da evolução de Darwin é:

a) A seleção dos indivíduos de uma espécie se faz ao acaso.

b) O meio ambiente é o responsável pelo processo de seleção.

c) Os indivíduos de uma espécie apresentam variações em suas características.

d) No decorrer das gerações, aumenta a adaptação dos indivíduos são meio ambiente.

e) O número de indivíduos de uma espécie mantêm-se mais ou menos constante no decorrer das gerações.


5. Em relação à evolução biológica, observe as afirmativas abaixo:

I. As características que se desenvolvem pelo uso são transmitidas de geração a geração.

II. Os indivíduos mais adaptados deixam um número maior de descendentes em relação aos não-adaptados.

III. A girafa evoluiu de ancestrais de pescoço curto, o qual se desenvolveu gradativamente pelo esforço do animal para alcançaras folhas das árvores mais altas.

IV. Os ancestrais da girafa apresentavam pescoço de comprimentos variáveis. Após várias gerações, o grupo mostrou um aumento no número de indivíduos com pescoço mais comprido, devido à seleção natural.

Assinale:

a) se I, II, III e IV estiverem de acordo com Darwin.

b) se I, II, III e IV estiverem de acordo com Lamarck;

c) se I, II e III estiverem de acordo com Lamarck e IV com Darwin;

d) se I e III estiverem de acordo com Lamarck e II e IV com Darwin.

e) se I e IV estiverem de acordo com Lamarck e II e III com Darwin;


6. Em um ambiente qualquer, os indivíduos com características que tendem a aumentar sua capacidade de sobrevivência têm maior probabilidade de atingir a época de reprodução. Assim, em cada geração, podemos esperar um pequeno aumento na proporção de indivíduos de maior viabilidade, isto é, que possui maior número de características favoráveis à sobrevivência dos mais aptos. Esse texto se relaciona:

a) seleção natural.

b) lei do uso e desuso.

c) herança dos caracteres adquiridos.

d) hipótese do aumento de alimento em progressão aritmética.

e) hipótese do aumento da população em progressão geométrica.


7. “De tanto comer vegetais, o intestino dos herbívoros aos poucos foi ficando longo”. Essa frase está de acordo com qual destas teorias?

a) Darwinismo.

b) Mendelismo.

c) Lamarckismo.

d) Mutacionismo.

e) Neodarwinismo.


8. Na tentativa de explicar o mecanismo através do qual os organismos evoluem, salientaram-se os cientistas Jean Baptiste Lamarck e Charles Darwin. Para o primeiro, existe um fator que é a causa da variação e, para o segundo, esse mesmo fator é o que seleciona. O fator mencionado acima:

a) é o ambiente.

b) é o uso e o desuso.

c) é a reprodução sexuada.

d) são as variações hereditárias transmissíveis.

e) é a grande capacidade de reprodução dos organismos vivos.


9. O principal ponto positivo do Darwinismo foi:

a) a descoberta das mutações.

b) o conceito de seleção natural.

c) a descoberta da origem das variações.

d) o estabelecimento da lei do uso e do desuso.

e) a determinação da imutabilidade das espécies.


10. Considere os seguintes fatos relacionados com a evolução das espécies:

(I) mutação;

(II) seleção natural;

(III) lei do uso e do desuso;

(IV) herança dos caracteres adquiridos;

(V) isolamento de girafas. A hipótese de Lamarck era fundamentada em:

a) I, II e V

b) III e IV

c) I, III e V

d) I, III e IV

e) I, III, IV e V


11. A lei do uso e desuso e a transmissão das características adquiridas caracterizam o:

a) fixismo.

b) darwinismo.

c) mendelismo.

d) lamarckismo.

e) criacionismo.


12. As teorias da transmissão hereditária dos caracteres adquiridos e da seleção natural foram propostas, respectivamente por:

a) Darwin e Lamarck.

b) Lamarck e Darwin.

c) Lamarck e Mendel.

d) Darwin e Weismann.

e) Weismann e Darwin.


13. Lamarck (1744-1829) foi um dos únicos a propor, antes de Darwin, uma hipótese bem elaborada para explicar a evolução. Analise as três afirmações abaixo, verificando a(s) que poderia(m) ser atribuída(s) a Lamarck:

I. Os caracteres adquiridos podem ser transmitidos de uma geração a outra.

II. Na luta pela vida, os jovens menos adaptados são eliminados, perpetuando-se os mais fortes.

III. A falta de uso de um órgão provoca a sua atrofia e, consequentemente, o seu desaparecimento.

Marque a opção correta:

a) somente I

b) somente II

c) somente III

d) somente I e II

e) somente I e III


14. “Seus ancestrais eram animais de quatro patas como os demais répteis. Uma necessidade surgiu e esses animais passaram a se mover deslizando pelo solo e esticando o corpo para atravessar passagens estreitas. Nessas condições as patas deixaram de ter utilidade e passaram até a prejudicar o deslizamento. As patas, pela falta de uso, foram se atrofiando e, após um longo tempo, desapareceram por completo”. Este texto exemplifica a teoria denominada:

a) fixismo.

b) darwinismo.

c) morganismo.

d) lamarckismo.

e) seleção natural.


15. As afirmativas abaixo estão baseadas em teorias evolutivas.

I. O ambiente seleciona a variabilidade existente em uma população.

II. As características adquiridas ao longo da vida de um organismo são transmitidas aos seus descendentes.

III. Uma ginasta que desenvolveu músculos fortes, através de intensos exercícios, terá filhos com a musculatura bem desenvolvida.

IV. Em uma ninhada de cães, o animal mais bem adaptado às condições de vida existentes sobreviverá por mais tempo e, portanto, terá oportunidade de gerar um número maior de cãezinhos semelhantes a ele.

A alternativa que contém, respectivamente, ideias de Lamarck e de Darwin é:

a) I e II.

b) I e IV.

c) IV e II.

d) III e II.

e) III e IV.


16. “Existem os mais fortes e os mais fracos, os sexualmente mais atraentes e os menos atraentes, os mais adaptados às condições ambientais e os menos adaptados; por isso, numa mesma espécie, os indivíduos não são exatamente iguais entre si. Sendo que os mais adaptados se perpetuam e os menos adaptados tendem a ser eliminados da população”.

Esse texto está de acordo com o conceito:

a) fixista.

b) naturalista.

c) da seleção natural.

d) da geração espontânea.

e) da transmissão de caracteres adquiridos.


17. Analise as proposições:

I. As girafas ficaram com o pescoço comprido para comerem as folhas situadas em árvores altas.

II. Algumas girafas, por terem pescoço comprido, podiam comeras folhas situadas em árvores altas.

III. Um halterofilista, com a musculatura desenvolvida à custa de muito exercício, deverá ter filhos com grande desenvolvimento muscular. Essas proposições podem ser atribuídas respectivamente a:

a) Darwin, Darwin, Darwin.

b) Lamarck, Lamarck, Darwin.

c) Darwin, Lamarck, Lamarck.

d) Lamarck, Darwin, Lamarck.

e) Lamarck, Lamarck, Lamarck.


18. Dos postulados abaixo, qual deles está mais diretamente relacionado a Charles Darwin?

a) A mutação é uma alteração na sequência de bases do DNA.

b) As características adquiridas pelo uso são transmitidas de geração em geração.

c) Através da seleção natural, as espécies serão representadas por indivíduos cada vez mais adaptados.

d) Um órgão ou uma outra estrutura qualquer se desenvolve quando o meio externo impõe tal necessidade.

e) A evolução resulta de modificações nos genes dos indivíduos, que por sua vez serão transmitidas aos seus descendentes.


19. Considere os itens que seguem.

I. Comprovação da transmissão das características adquiridas.

II. Desenvolvimento do conceito de adaptação dos indivíduos a o meio ambiente.

III. Descoberta dos mecanismos responsáveis pela variabilidade genética de uma população.

A contribuição de Lamarck à teoria da evolução reside em:

a) I apenas.

b) II apenas.

c) I, II e III.

d) I e III apenas.

e) II e III apenas.


20. Considere as afirmações a seguir:

I. Os peixes de cavernas tornaram-se cegos por não precisar em mais da visão.

II. As garças desenvolveram pernas longas esticando-se para manter o corpo fora da água.

III. As girafas aumentaram o comprimento dos pescoços esticando-se para atingir as folhas no topo das árvores. É possível considerar compatível com a teoria de Lamarck:

a) apenas I.

b) apenas II.

c) I, II e III.

d) apenas I e II.

e) apenas I e III.

Gabarito:

1. E 11. D
2. E 12. B
3. D 13. E
4. A 14. D
5. D 15. C
6. A 16. C
7. C 17. D
8. A 18. C
9. B 19. B
10. B 20. C
Recursos Educacionais
Nome Tipo
Evolução dos palitos Experimento prático
Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições da turma como um todo, assim como a partir do envolvimento dos alunos nas atividades solicitadas ou, mais especificamente, do desempenho no “Júri simulado”.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

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Opiniones

  • MAGALI DOS REIS GOTZ, ESC EST DE ENS FUND INDIGENA KARAI NHE E KATU , Rio Grande do Sul - dijo:
    mreisgotz@yahoo.com.br

    17/03/2015

    Quatro estrelas

    Muito interessante e motivadora! Vou aplicar com meus alunos.


  • Amanda Caroline, Versailles , Bahia - dijo:
    amandacaroline5@hotmail.com

    09/04/2014

    Cinco estrelas

    Um ótimo treinamento para quem quer realmente entender o assunto. Vai me ajudar muito na minha prova. Excelente!!!


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