Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Estudando a Escrita: formação de frases e parágrafos

 

24/05/2013

Autor y Coautor(es)
VANEIDE CORREA DORNELLAS
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Aparecida Carleto; Laís de Castro Agranito; Luciana Soares Muniz; Mariane Éllen da Silva; Nádia Carvalho S. Fraga; Priscila Gervásio Teixeira; Rones Aureliano de Souza

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Construir ou ampliar o conceito de frase;

- Compreender que as palavras precisam estar em uma sequência para ter sentido;

- Ordenar corretamente as palavras dentro da frase;

- Desenvolver habilidades de produção de frases e parágrafos;

- Produzir frases e parágrafos com coerência e sentido;

- Usar adequadamente os termos de uma frase;

- Ampliar o número dos termos de uma frase;

- Ordenar corretamente as frases dentro de um parágrafo;

- Trabalhar a escrita e a reescrita de frases e parágrafos;

- Exercitar a criatividade na construção de frases;

- Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupo.

Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que esta aula seja realizada é necessário que os alunos já estejam em fase de sistematização e consolidação da fase alfabética da escrita. Além disso, é preciso que o aluno tenha habilidades de leitura e de escrita.

Estratégias e recursos da aula

 

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Sabemos que a criança conhece muito a respeito da escrita antes de entrar na escola. Um conhecimento que a criança tem, independente da escola é a adequada formação oral de frases. A criança não diz, por exemplo: comer bolo quero eu. Ela elabora e diz a frase com coerência: Eu quero comer bolo. O mesmo deve acontecer com a escrita, mas, nessa idade, muitas crianças ainda não têm essa habilidade. Porém, mesmo não sabendo ler, uma criança de seis anos sabe que há uma relação estreita entre a escrita e a fala e formula hipóteses de como se escreve o que fala ou pensa. Portanto, ela cria hipóteses da escrita de uma sequência de palavras que exprime o seu pensamento mesmo sem saber que isso se chama frase. Ao formular oralmente uma frase ela usa adequadamente substantivos e verbos, portanto, ela também deve ser capaz de escrever.  Abordar a formação de frases e parágrafos durante o processo de alfabetização é necessário, pois ocupa um papel importante nesse período.  É preciso que as atividades sejam eficientes e que permitam uma experimentação ampla de diversos aspectos da produção textual.

 

Contemplando ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

Professor, esta aula objetiva contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Essas ações têm como objetivo a formação docente crítica, reflexiva e problematizadora. As diretrizes do Pacto são constituídas por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade.

De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, aos oito anos de idade, as crianças já precisam ter o entendimento e a compreensão do funcionamento do sistema de escrita e o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que não dominem todas as convenções ortográficas irregulares. Elas também precisam ter a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos. Para tanto, alfabetização precisa abarcar o conceito de letramento que tem como objeto de aprendizagem os aspectos sociais da língua escrita. Dessa forma, se faz necessário que o professor proponha a seus alunos leitura e produção textual de temas ligados ao seu cotidiano para que compreendam a importância social da leitura e da escrita. E que ainda, valorizem e acolham a bagagem cultural diversificada que possuem, independente da escola, pois eles já são participantes de atividades nos grupos sociais a que pertencem.

A proposta dessa aula se justifica dentro da visão do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa porque leva em consideração, em especial, quatro direitos gerais da aprendizagem do Ensino da Língua Portuguesa que são:

1. “gerar e organizar o conteúdo textual, estruturando os períodos e utilizando recursos coesivos para articular ideias e fatos”; BRASIL (2012, p. 34).

2. “organizar o texto, dividindo-o em tópicos”; BRASIL (2012, p. 34).

3.“revisar autonomamente os textos durante o processo de escrita, retomando as partes já escritas e planejando os trechos seguintes”; BRASIL (2012, p. 36).

4. “identificar e fazer uso de letra maiúscula e minúscula nos textos produzidos, segundo as convenções”; BRASIL (2012, p. 36).

 

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: planejamento escolar: alfabetização e ensino da Língua Portuguesa: ano 1: unidade 2, p. 34-36 / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Brasília: MEC, SEB, 2012.  

 

É importante que o professor, conheça os direitos de aprendizagem dos alunos, que estão contemplados em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles estão disponibilizados no link abaixo:

http://pacto.mec.gov.br. (Acesso em 10/05/2013) – Cadernos de Formação.

 

1ª Atividade - Criar frases simples e depois completar a partir de uma imagem

Professor, motive os alunos explicando-lhes como será a atividade e a sua importância, depois utilize um projetor multimídia para projetar esta imagem ou procure em revistas ou jornais usados uma imagem que apresente uma cena semelhante ao modelo a seguir e a explore.

- Apresente uma imagem que mostre a cena de uma criança praticando uma ação;

Castelo de areia

Fonte: http://dialoguecomarianelopes.blogspot.com.br/2010_10_01_archive.html  Acesso em 16/05/2013.

 

- A partir dessa imagem construa uma frase coletiva com os alunos, que ilustre a ação:

O menino está brincando na areia.

- Escreva a frase na lousa;

- Faça perguntas explorando a imagem de forma que os alunos possam ampliar a frase, como por exemplo:

    1) Onde?

   2) Quando?

    3) Como?

- A partir da exploração da imagem reescreva a frase abaixo da frase anterior.

O menino está brincando de fazer castelo de areia na praia com sua irmã.

- Mostre a eles como a frase ficou mais completa e interessante;

- Conte as palavras de cada frase;

- Valorize os detalhes da nova frase;

- Leve a turma a concluir que a segunda frase traz mais informações e que tem um sentido mais completo;

- Mostre mais imagens para que os alunos possam construir frases simples e depois frases mais completas;

- Registre as frases no quadro ou peça aos alunos que escrevam no seu caderno, dependendo da fase de produção escrita, que se encontram;

- Incentive os alunos a construírem frases com palavras que indiquem circunstâncias, tempo e lugar.

 

 2ª Atividade - Colocar em ordem os termos da frase

1º momento

- Explique aos alunos que:

Para a frase ter sentido as palavras precisam estar em sequência correta;

A frase sempre inicia com letra maiúscula;

A frase sempre termina com sinal de pontuação;

- Separe a turma em grupos de 3 alunos;

- Entregue para cada grupo um envelope. Dentro dele deve conter folhas de papel tamanho A4 com uma palavra escrita em cada folha que juntas, formam uma frase;

- Explique aos alunos que os grupos deverão formar frases com as palavras das folhas e que cada grupo tem uma frase diferente.

- Depois das frases formadas os alunos devem ir à frente da sala de aula e apresentar para os colegas a sua frase.

2º momento

- Entregue uma folha de papel aos alunos com várias palavras escritas de forma aleatória, separadas por grupos. De cada grupo de palavras deverá ser formada uma frase, por exemplo:

 

COLORIDOS OS VOANDO ALTO MUITOS BALÕES ESTÃO

 

REI A PALÁCIO O MORAM RAINHA E LINDO NUM

 

ALTO MUITO PULA O CANGURU

 

JOGA CAROLINA COM PETECA AMIGAS SUAS

- Os alunos deverão recontar as palavras, colocá-las em ordem e colar no caderno na sequência correta.

3º momento

- Proponha aos alunos uma situação desafiadora na qual eles produzam frases a partir de um conjunto de palavras dadas apresentadas em pedaços de papel, sem uma sequência predeterminada. Os alunos devem formar frases com esse grupo de palavras e registrá-las no caderno de Língua Portuguesa.

Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) para acessarem o sítio: http://www.prof2000.pt/users/rosaritos/testes/Ordenar-frases-1.htm. Caso sua escola não possua os laptops, leve os alunos até ao Laboratório de Informática para participarem desse jogo.

São apresentadas palavras em sequência aleatória e o aluno deve colocá-las em ordem. Para isso, o aluno vai clicando nas palavras e colocando-as nos espaços corretos.

 

Ordenação de frases

Fonte: http://www.prof2000.pt/users/rosaritos/testes/Ordenar-frases-1.htm. Acesso em 16/05/2013. 

 

 3ª Atividade - Completar frases

- Proponha aos alunos atividades com um texto incompleto com palavras disponíveis para completar nos espaços. Os alunos deverão verificar quais são as palavras corretas para serem inseridas em cada um dos espaços. Veja a seguir alguns exemplos:

 

Complete 1

Complete 2

Fonte: Atividades  sugeridas no blog: http://atividadesescolaresonline.blogspot.com.br/2011/05/atividades-escolares-trabalho-com.html Acesso em 16/05/2013.

- Proponha aos alunos atividades com um texto incompleto e eles deverão completar com palavras que tenham sentido nas frases, mas nessa atividade o professor não vai mais sugerir as palavras, é o próprio aluno quem deve “inventá-las”

Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) para acessarem o sítio: http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=5485 Caso sua escola não possua os laptops, leve os alunos até ao Laboratório de Informática para participarem desse jogo.

Nesse jogo, o aluno usa o teclado para levar uma centopeia a juntar as letras para formar palavras que completam as frases. (Frases bíblicas.). 

 

Complete a frase

Fonte: http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=5485  Acesso em 17/05/2013.

 

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Enumerar e organizar frases dentro de um parágrafo

- Explique aos alunos o que é um parágrafo. Provavelmente eles já saibam, só não sabem que é assim que se chama;

- Oriente os alunos quanto a sequência das frases dentro de um parágrafo;

- Proponha atividades ilustradas com sequência de fatos.

 

Produção de texto - sugestoes

Fonte:  Atividades do blog:  http://atividadesescolaresonline.blogspot.com.br/2011/05/atividades-escolares-trabalho-com.html   Acesso em 16/05/2013.

 

- Proponha uma atividade de produção de texto com ilustração fora da ordem dos fatos, que os alunos possam recortar, colar na sequência correta e escrever uma pequena história;

Produção de texto

Fonte: Atividades do blog: http://atividadesescolaresonline.blogspot.com.br/2011/05/atividades-escolares-trabalho-com.html  Acesso em 16/05/2013.

- Oriente os alunos para fazerem a correção e a reescrita dos textos individualmente.

Recursos Complementares

No blog http://letrandoealfabetizando.blogspot.com.br/2009/05/frases-substituindo-desenhos-por.html você encontra algumas sugestões de atividades que podem ser trabalhadas nessa aula. Tem exercícios para os alunos substituírem desenhos por palavras para formar frases e perguntas sobre os desenhos que possibilitam a ampliação das frases.

Avaliação

A avaliação nessa aula tem caráter formativo, pois o professor deve acompanhar todos os dias, em todos os momentos, a aprendizagem ou a não aprendizagem de seus alunos, observando como: estão lendo; participam das discussões em sala; estão escrevendo; realizam as atividades propostas. Para tanto, faça registros individuais dos alunos. Avalie seus avanços e confirme o domínio da leitura e da escrita. Ao perceber que uma expectativa em relação à aprendizagem não foi realizada por um aluno ou pelo grupo, é recomendável retomar o que está sendo ensinado e relacionar com o que o aluno já conseguiu dominar e avançar o conteúdo conforme o aluno vai compreendendo o que está sendo apreendido.

Analise  se o aluno construiu ou ampliou o conceito de frase, se conseguiu sistematizar por meio da escrita, se compreendeu que para uma frase ter sentido as palavras precisam estar em uma sequência lógica, se conseguiu ordenar corretamente as palavras dentro da frase e desenvolveu habilidades de produção de frases e parágrafos e criatividade na construção de frases. E ainda, se avançou na compreensão das regras gramaticais por meio da reescrita.

Você deve estar preparado para intervir e mediar as atividades e conduzir os alunos a avanços na sua aprendizagem. Fique atento para perceber elementos sobre como os alunos estão compreendendo, construindo os conceitos e relacionando as informações novas com seus conhecimentos anteriores.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 6 calificaciones

  • Cinco estrelas 5/6 - 83,33%
  • Quatro estrelas 1/6 - 16,67%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.