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Norma padrão - reflexões

 

21/06/2013

Autor y Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Refletir sobre o uso da norma padrão.
  • resolver exercícios sobre norma padrão e variantes linguísticas.
  • Analisar atividades sobre a norma padrão.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Habilidade de leitura e escrita.
Estratégias e recursos da aula
  • Uso da internet

  • Datashow

  • Vídeo

  • Trabalho em grupo - debate

  • Seminários

 

MÓDULO 1

 

IMAGEM NORMA PADRÃO

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/palavreado/casos-controversos/image_preview&imgrefurl=http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/palavreado/casos-controversos&h=234&w=400&sz=16&tbnid=Mhc0DzkO92rJfM:&tbnh=73&tbnw=124&zoom=1&usg=__lt11kPuJgKSWqxLmi_yVcoa9QsQ=&docid=dCMnlz4nxtyqTM&sa=X&ei=aRTDUZqJFpKx4AOG14GwBA&ved=0CFgQ9QEwDQ&dur=818

Acesso em: 20 jun 2013.

 

Introduzindo o tema

 

Atividade 1

Para iniciar o estudo, o professor deve apresentar aos alunos o vídeo disponível em: http://vimeo.com/65819817 Acesso em 16 jun 2013.  Se a escola não tiver um Laboratório de Informática, o professor deverá apresentá-lo no datashow.

 

Atividade 2

Depois de terem assistido ao vídeo, o professor deve incitar um debate sobre o tema.

Debatendo sobre o tema - Contra ou a favor?

imagem debate

Disponível em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://2.bp.blogspot.com/-Sb0J9B07vro/TVPMzlnyTLI/AAAAAAAAAvk/s6xVrsFP6Rc/s1600/IMG_0843.JPG&imgrefurl=http://secundaria-pinhel.blogspot.com/2011/02/parlamento-dos-jovens-2011.html&h=1200&w=1600&sz=580&tbnid=VshLKn-WAhxhaM:&tbnh=94&tbnw=125&zoom=1&usg=__VwG02xwBkEtwgRjMW3y1J1ZPS3I=&docid=5D4nTxWmrIh7XM&sa=X&ei=bBbDUfHSFvip4AP_5oDYBg&ved=0CC4Q9QEwAA Acesso em: 20 jun 2013.

 

Para tanto, o professor deverá separar os alunos em duas turmas. Uma será contra e a outra a favor do uso da norma culta em todas as situações e ambientes.

  • Professor, faça com que todos falem, deem suas opiniões. Ao final,  feche o debate, fazendo com que os estudantes reflitam sobre a importância de se comunicar. Para tanto, o roteiro abaixo auxiliará o professor.

 

Atividade 3

 

Preparando os alunos para um seminário.

seminário

Imagem disponível em: http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/03/01/914966/10-dicas-arrasar-em-apresentaces-e-seminarios.html Acesso em: 20 jun 2013.

Professor, saiba que:

1. O gênero discursivo Seminário é um texto expositivo que tem como foco a oralidade. Em um seminário, um ou mais emissor(es) que estudaram sobre um determinado tema expõem informações, descrevem ou explicam para uma plateia que deseja conhecer sobre o assunto em questão. Possui como características principais uma certa formalidade, a exploração de diversas fontes de informação, a seleção das informações em função do tema e a elaboração de um esquema para a apresentação oral.

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26538  Acesso em: 20 jun 2013.

2. Ensine seu aluno a fazer seminários. Mostre a eles o  vídeo: Comunicação oral: gênero seminário

Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=UOEvxhbJlHc Acesso em 20 jun 2013.

3. Separe os alunos em trios e distribua as perguntas abaixo para cada um. Peça a eles que, no laboratório de Informática da escola, ou em seus tablets ou notes, pesquisem em sites de busca,  informações que os levem a responder às perguntas abaixo.

 

1. Qual é a diferença entre a norma culta e informal?

2. “A escola tenta impor sua norma linguística como se ela fosse, de fato, a língua comum a todos os 180 milhões de brasileiros, independentemente de sua idade, de sua origem geográfica, de sua situação socioeconômica, de seu grau de escolarização. Em que aspecto isso é prejudicial à educação?

2) Muitos pesquisadores têm mostrado que os falantes das variedades linguísticas desprestigiadas têm sérias dificuldades em compreender algumas mensagens da língua-padrão enviadas para eles. Como isso tem afetado às pessoas que desconhecem a norma-padrão da língua?

3) O que você sabe sobre essa história de dizer que brasileiro não sabe português e que só em Portugal se fala bem o português? Explique.

4) Muitos consideram a língua portuguesa é uma língua difícil. Será realmente que a língua portuguesa é tão complexa assim, ao ponto da população criar tanto preconceito em relação à mesma? Por que esse preconceito?

6)  Muitas pessoas que terminam seus estudos, depois de onze anos de ensino fundamental e médio, sentem-se incompetentes para redigir o que quer que seja. O que contribui ou contribuiu para isso?

7) O que é preconceito linguístico?  Em que ele se baseia?

8) Diante de uma tabuleta escrita COLÉGIO é provável que um pernambucano diga còlégio, quem um carioca diga culégio, e que um paulistano diga côlégio. Como podemos definir estas diferenças?

 9) É de conhecimento de todos que a norma culta – por diversas razões de ordem política, econômica, social e cultural – é algo reservado a poucas pessoas. Baseado nisso, é correto afirma que o domínio da norma culta é um instrumento de ascensão social?

Perguntas adaptadas do site :http://letrasuniceub.wordpress.com/  Acesso em: 20 jun 2013.

  •  O professor deverá dar um tempo para os alunos fazerem a pesquisa e, na sequência, solicitará que eles apresentem o resultado em forma de seminários.

 

MÓDULO 2

Exercitando

 

Atividade 1

Professor, leve os alunos ao Laboratório de Informática e peça a eles que acessem o site http://professorjeanrodrigues.blogspot.com.br/2012/05/atividade-de-portugues-sobre-variacao.html Acesso em 20 jun 2013 para resolverem as questões transcritas abaixo. Se não for possível, ou a escola não tiver um laboratório, reproduza as atividades abaixo para os alunos.

1. Leia o texto abaixo e assinale a  única alternativa correta:     

“Iscute o que tô dizeno,

Seu  dotor, seu coroné:

De fome tão padeceno

Meus fio e minha muiér.

Sem briga, questão nem guerra,

Meça desta grande terra

Umas tarefas pra eu!

Tenha pena do agregado

Não me dexe deserdado

Daquilo que Deus me deu”

 

(Patativa do Assaré)

 

Esse falante, pelos elementos explícitos e implícitos no poema, é identificável como:

 

a)   escolarizado proveniente de uma metrópole.

b)   sertanejo de uma área rural.

c)    idoso que habita uma comunidade urbana.

d)    escolarizado que habita uma comunidade no interior do país.

e)    estrangeiro que imigrou para uma comunidade do sul do país.

 

3. Leia a música abaixo e marque a única alternativa correta:

Esmola

Uma esmola pelo amor de Deus

Uma esmola, meu, por caridade

Uma esmola pro ceguinho, pro menino

Em toda esquina tem  gente só pedindo.

Uma escola pro desempregado

Uma esmola pro preto, pobre, doente

Uma esmola pro que resta do Brasil

Pro mendigo, pro indigente (...)

(Samuel Rosa/Chico Amaral)

 

A música registra um pedido de esmola, em que o eu - lírico utiliza uma linguagem:

 

a)    pouco compreensiva, já que contém vários erros de gramática.

b)    coloquial, crítica, compreensiva, comunicável.

c)    imprópria para os poemas da literatura brasileira.

d)    crítica, porém não-coloquial.

e)     descuidada e cheia de repetições.

 

4. Analise as proposições com relação à música “Asa Branca” de Luiz Gonzaga e responda corretamente:

 

                                                                   “Quando oiei a terr’ ardeno

                                                                        Na fogueira d’san João

                                                                 Eu preguntei a Deus do céu ai

                                                                     Pro que tamanha judiação (...)”

 

(    )        Este trecho, em uma análise linguística, está correto, pois, apesar dos desvios da norma culta, ele não apresenta dificuldades para a compreensão.

(    )        Por se tratar de expressões regionais este trecho não pode ser considerado como erro gramatical.

(    )        A música regional tem grande aceitação, principalmente, na região do compositor, mas, podemos dizer que as falhas linguísticas prejudicam a aceitação da música Asa Branca.

 

A sequência correta é:

 

a)      VFF  b) VVV  c) FFF d) FVF  e) VVF

  • Professor, converse com os alunos sobre as variações linguísticas. Para tanto, estude o tema, consulte os links disponíveis nos recursos complementares.

 

Atividade 2

 

Analisando e refletindo

 

O objetivo não é que os alunos façam as atividades (eles até podem fazê-los), o que é importante é que juntos, alunos e professores, façam uma análise do material para discutirem a relevância das atividades no aprendizado e, por conseguinte no dia a dia fora da escola; numa entrevista de emprego, na escrita de uma carta argumentativa, em conversa com um intelectual etc.

Exercícios

1.     Assinale a oração correta, de acordo com a norma culta da língua. 
(A) Na prova houve muitas falhas. 
(B) Na prova houveram muitas falhas. 
(C) Teve muitas falhas na prova. 
(D) Existiu muitas falhas na prova.

2. Indique a oração na qual o emprego da vírgula é inadequado. 
(A) O professor, com bons argumentos, dirimiu as dúvidas. 
(B) Todos os candidatos inscritos, erraram a questão. 
(C) Inexistem, portanto, quaisquer dúvidas. 
(D) Por todo o exposto, e o mais que dos autos consta, julgo procedente a ação.

3.     3. Aposto é a palavra: 
(A) que se opõe ao sentido lógico da oração. 
(B) com sentido dúbio. 
(C) ou expressão que explica ou resume outro termo da oração. 
(D) que muda o sentido da oração.

4.    A frase inteiramente correta quanto à ortografia é: 
(A) A ata da sessão extraordinária apresenta deslises, poucos, é certo, mas que exigem pronta retificação. 
(B) Sempre obsequioso, o assessor incumbiu-se de externar ao Governador nossa dissenção quanto à política energética. 
(C) Os expedientes utilizados pela oposição deixaram exasperados os ânimos, em vista de seu caráter tão-somente protelatório. 
(D) Tais despesas talvez sejam excessivamente onerosas a um orçamento já expoliado pela má fé dos antecessores. 
(E) É sempre penoso discriminar a minoria, mas a falta de concenso implica, é claro, óbices à plena satisfação. 

5. Ocorrem DOIS erros de ortografia em: 
(A) desfaçatez, prazeiroso, incólume, desairoso. 
(B) concisão, suscinto, retaliação, obcecado. 
(C) complementariedade, suspeição, obsessão, vigente. 
(D) privilégio, maugrado, repto, contumaz. 
(E) remanecente, benfazejo, izenção, frouxidão. 

6. "É o RADICAL que irmana as palavras da mesma família e lhes dá uma base comum de significação". Com base na citação acima, é correto afirmar que se irmanam pelo mesmo radical as palavras: 
(A) júri, perjúrio e ajuizar. 
(B) consideração, constelação e conspiração. 
(C) solitário, dissolução e insólito. 
(D) vidente, revisor e convincente. 
(E) condução, condizente e irredutível. 

7. Está inteiramente correta quanto à flexão verbal a frase: 
(A) Os parlamentares divergiram nos detalhes, mas conviram nos pontos essenciais. 
(B) Se eles requisessem revisão do processo, tê-la-iam conseguido. 
(C) Coalizaram-se as oposições, mas o Presidente interveio e obteve uma trégua. 
(D) Pediu-nos que lhe expedíssemos os documentos antes que o superintendente os revesse. 
(E) Desde que se manteram todos calados, o orador houve por bem iniciar sua fala. 

8. A frase inteiramente correta quanto à concordância verbal é: 
(A) Vê-se por toda parte, a todo momento, indícios dos seus descalabros administrativos. 
(B) Não nos ocorreram quantos prejuízos acabaríamos por lhes trazer com nossa decisão. 
(C) Como não se contrapõe o seu ponto de vista e o meu juízo, não haverá razões para polêmica. 
(D) As medidas que nos parece conveniente tomar soarão antipáticas aos ouvidos do povo. 
(E) Caso algum dos presentes pretendam pronunciar-se, é preciso que o façam agora. 

9. "No caso de ...... a faltar recursos para as medidas que se ...... implementar, ...... as responsabilidades", determinou o chefe do Tribunal. As formas verbais que preenchem corretamente as lacunas da frase acima são: 
(A) virem - devem - apurem-se 
(B) virem - devem - apure-se 
(C) vir - deve - apurem-se 
(D) vir - devem - apure-se 
(E) vir - deve - apure-se

10.10. Há ERRO de construção no segmento sublinhado na frase: 
(A) Tais medidas não são relevantes para a classe patronal. 
(B) Sua reclusão a um cárcere foi considerada injusta. 
(C) Creio que foi inoportuna minha recondução ao cargo. 
(D) Sua irreverência para com o magistrado é constrangedora. 
(E) O político paga caro por seu divórcio com a vontade popular.

Respostas: 1- A 2 a 3 D 4 B 5 A 6 E 7 C 8 C 9 E 10 E

Disponíveis em: http://www.seuconcurso.com.br/execport/port15.htm Acesso em: 17 jun 2013.

Recursos Complementares

Para leitura do professor:

BAGNO, Marcos. Norma linguística & preconceito social: questões de terminologia. Disponível em:  http://www.ufjf.br/revistaveredas/files/2009/12/cap063.pdf Acesso em: 16 jun 2013.

ARAÚJO, Silvana Silva de Farias. O  embate norma popular/norma culta/norma padrão: implicações no trabalho com análise linguística para falantes do português rural afro-brasileiro. Disponível em:  http://www.ufjf.br/revistaveredas/files/2009/12/cap063.pdf Acesso em: 16 jun 2013.
 
DUARTE, Vânia. Variações linguísticas. Disponível em: http://www.brasilescola.com/gramatica/variacoes-linguisticas.htm  Acesso em: 20 jun 2013.
 
Vídeos sobre o assunto:
 
Norma padrão - parte 1 - Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=9Z9dUPS92Hk Acesso em: 16 jun 2013.
Norma padrão - parte 2 - Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=nqeHdOcOnKQ Acesso em: 16 jun 2013.
Avaliação

A avaliação deve oferecer ao docente elementos que o possibilite perceber se os estudantes alcançaram os objetivos das aulas. O professor deve observar se os alunos refletiram sobre o uso da norma culta, apontando os pontos positivos e entendendo o preconceito linguístico como prejudicial.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

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Opiniones

  • Marluce Gomes da Silva, ESCOLA JULIO DE MELLO ENSINO FUNDAMENTAL E MEDIO , Pernambuco - dijo:
    gomesache@hotmail.com

    07/07/2013

    Cinco estrelas

    Esta aula está muito bem elaborada.


  • Raquel Lopes, EE. GIACA , Santa Catarina - dijo:
    quelopes60@hotmail.com

    24/06/2013

    Quatro estrelas

    gostei deste plano de aula por estar dentro da nova perspectiva de letramento e alfabetizaçao como um todo. A norma PNP e PP está incluinda o que favorece a compreensão do estudante sobre as variações linguísticas da lingua portuguesa neste imenso Brasil.


Sem classificação.
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