21/06/2013
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Uso da internet
Datashow
Vídeo
Trabalho em grupo - debate
Seminários
MÓDULO 1
Acesso em: 20 jun 2013.
Atividade 1
Para iniciar o estudo, o professor deve apresentar aos alunos o vídeo disponível em: http://vimeo.com/65819817 Acesso em 16 jun 2013. Se a escola não tiver um Laboratório de Informática, o professor deverá apresentá-lo no datashow.
Atividade 2
Depois de terem assistido ao vídeo, o professor deve incitar um debate sobre o tema.
Debatendo sobre o tema - Contra ou a favor?
Para tanto, o professor deverá separar os alunos em duas turmas. Uma será contra e a outra a favor do uso da norma culta em todas as situações e ambientes.
Atividade 3
Imagem disponível em: http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/03/01/914966/10-dicas-arrasar-em-apresentaces-e-seminarios.html Acesso em: 20 jun 2013.
Professor, saiba que:
1. O gênero discursivo Seminário é um texto expositivo que tem como foco a oralidade. Em um seminário, um ou mais emissor(es) que estudaram sobre um determinado tema expõem informações, descrevem ou explicam para uma plateia que deseja conhecer sobre o assunto em questão. Possui como características principais uma certa formalidade, a exploração de diversas fontes de informação, a seleção das informações em função do tema e a elaboração de um esquema para a apresentação oral.
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26538 Acesso em: 20 jun 2013.
2. Ensine seu aluno a fazer seminários. Mostre a eles o vídeo: Comunicação oral: gênero seminário
Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=UOEvxhbJlHc Acesso em 20 jun 2013.
3. Separe os alunos em trios e distribua as perguntas abaixo para cada um. Peça a eles que, no laboratório de Informática da escola, ou em seus tablets ou notes, pesquisem em sites de busca, informações que os levem a responder às perguntas abaixo.
1. Qual é a diferença entre a norma culta e informal?
2. “A escola tenta impor sua norma linguística como se ela fosse, de fato, a língua comum a todos os 180 milhões de brasileiros, independentemente de sua idade, de sua origem geográfica, de sua situação socioeconômica, de seu grau de escolarização. Em que aspecto isso é prejudicial à educação?
2) Muitos pesquisadores têm mostrado que os falantes das variedades linguísticas desprestigiadas têm sérias dificuldades em compreender algumas mensagens da língua-padrão enviadas para eles. Como isso tem afetado às pessoas que desconhecem a norma-padrão da língua?
3) O que você sabe sobre essa história de dizer que brasileiro não sabe português e que só em Portugal se fala bem o português? Explique.
4) Muitos consideram a língua portuguesa é uma língua difícil. Será realmente que a língua portuguesa é tão complexa assim, ao ponto da população criar tanto preconceito em relação à mesma? Por que esse preconceito?
6) Muitas pessoas que terminam seus estudos, depois de onze anos de ensino fundamental e médio, sentem-se incompetentes para redigir o que quer que seja. O que contribui ou contribuiu para isso?
7) O que é preconceito linguístico? Em que ele se baseia?
8) Diante de uma tabuleta escrita COLÉGIO é provável que um pernambucano diga còlégio, quem um carioca diga culégio, e que um paulistano diga côlégio. Como podemos definir estas diferenças?
9) É de conhecimento de todos que a norma culta – por diversas razões de ordem política, econômica, social e cultural – é algo reservado a poucas pessoas. Baseado nisso, é correto afirma que o domínio da norma culta é um instrumento de ascensão social?
Perguntas adaptadas do site :http://letrasuniceub.wordpress.com/ Acesso em: 20 jun 2013.
Atividade 1
Professor, leve os alunos ao Laboratório de Informática e peça a eles que acessem o site http://professorjeanrodrigues.blogspot.com.br/2012/05/atividade-de-portugues-sobre-variacao.html Acesso em 20 jun 2013 para resolverem as questões transcritas abaixo. Se não for possível, ou a escola não tiver um laboratório, reproduza as atividades abaixo para os alunos.
1. Leia o texto abaixo e assinale a única alternativa correta:
“Iscute o que tô dizeno, Seu dotor, seu coroné: De fome tão padeceno Meus fio e minha muiér. Sem briga, questão nem guerra, Meça desta grande terra Umas tarefas pra eu! Tenha pena do agregado Não me dexe deserdado Daquilo que Deus me deu”
(Patativa do Assaré) |
Esse falante, pelos elementos explícitos e implícitos no poema, é identificável como:
a) escolarizado proveniente de uma metrópole.
b) sertanejo de uma área rural.
c) idoso que habita uma comunidade urbana.
d) escolarizado que habita uma comunidade no interior do país.
e) estrangeiro que imigrou para uma comunidade do sul do país.
3. Leia a música abaixo e marque a única alternativa correta:
Esmola Uma esmola pelo amor de Deus Uma esmola, meu, por caridade Uma esmola pro ceguinho, pro menino Em toda esquina tem gente só pedindo. Uma escola pro desempregado Uma esmola pro preto, pobre, doente Uma esmola pro que resta do Brasil Pro mendigo, pro indigente (...) (Samuel Rosa/Chico Amaral) |
A música registra um pedido de esmola, em que o eu - lírico utiliza uma linguagem:
a) pouco compreensiva, já que contém vários erros de gramática.
b) coloquial, crítica, compreensiva, comunicável.
c) imprópria para os poemas da literatura brasileira.
d) crítica, porém não-coloquial.
e) descuidada e cheia de repetições.
4. Analise as proposições com relação à música “Asa Branca” de Luiz Gonzaga e responda corretamente:
“Quando oiei a terr’ ardeno Na fogueira d’san João Eu preguntei a Deus do céu ai Pro que tamanha judiação (...)” |
( ) Este trecho, em uma análise linguística, está correto, pois, apesar dos desvios da norma culta, ele não apresenta dificuldades para a compreensão.
( ) Por se tratar de expressões regionais este trecho não pode ser considerado como erro gramatical.
( ) A música regional tem grande aceitação, principalmente, na região do compositor, mas, podemos dizer que as falhas linguísticas prejudicam a aceitação da música Asa Branca.
A sequência correta é:
a) VFF b) VVV c) FFF d) FVF e) VVF
Atividade 2
O objetivo não é que os alunos façam as atividades (eles até podem fazê-los), o que é importante é que juntos, alunos e professores, façam uma análise do material para discutirem a relevância das atividades no aprendizado e, por conseguinte no dia a dia fora da escola; numa entrevista de emprego, na escrita de uma carta argumentativa, em conversa com um intelectual etc.
Exercícios
1. Assinale a oração correta, de acordo com a norma culta da língua.
(A) Na prova houve muitas falhas.
(B) Na prova houveram muitas falhas.
(C) Teve muitas falhas na prova.
(D) Existiu muitas falhas na prova.
2. Indique a oração na qual o emprego da vírgula é inadequado.
(A) O professor, com bons argumentos, dirimiu as dúvidas.
(B) Todos os candidatos inscritos, erraram a questão.
(C) Inexistem, portanto, quaisquer dúvidas.
(D) Por todo o exposto, e o mais que dos autos consta, julgo procedente a ação.
3. 3. Aposto é a palavra:
(A) que se opõe ao sentido lógico da oração.
(B) com sentido dúbio.
(C) ou expressão que explica ou resume outro termo da oração.
(D) que muda o sentido da oração.
4. A frase inteiramente correta quanto à ortografia é:
(A) A ata da sessão extraordinária apresenta deslises, poucos, é certo, mas que exigem pronta retificação.
(B) Sempre obsequioso, o assessor incumbiu-se de externar ao Governador nossa dissenção quanto à política energética.
(C) Os expedientes utilizados pela oposição deixaram exasperados os ânimos, em vista de seu caráter tão-somente protelatório.
(D) Tais despesas talvez sejam excessivamente onerosas a um orçamento já expoliado pela má fé dos antecessores.
(E) É sempre penoso discriminar a minoria, mas a falta de concenso implica, é claro, óbices à plena satisfação.
5. Ocorrem DOIS erros de ortografia em:
(A) desfaçatez, prazeiroso, incólume, desairoso.
(B) concisão, suscinto, retaliação, obcecado.
(C) complementariedade, suspeição, obsessão, vigente.
(D) privilégio, maugrado, repto, contumaz.
(E) remanecente, benfazejo, izenção, frouxidão.
6. "É o RADICAL que irmana as palavras da mesma família e lhes dá uma base comum de significação". Com base na citação acima, é correto afirmar que se irmanam pelo mesmo radical as palavras:
(A) júri, perjúrio e ajuizar.
(B) consideração, constelação e conspiração.
(C) solitário, dissolução e insólito.
(D) vidente, revisor e convincente.
(E) condução, condizente e irredutível.
7. Está inteiramente correta quanto à flexão verbal a frase:
(A) Os parlamentares divergiram nos detalhes, mas conviram nos pontos essenciais.
(B) Se eles requisessem revisão do processo, tê-la-iam conseguido.
(C) Coalizaram-se as oposições, mas o Presidente interveio e obteve uma trégua.
(D) Pediu-nos que lhe expedíssemos os documentos antes que o superintendente os revesse.
(E) Desde que se manteram todos calados, o orador houve por bem iniciar sua fala.
8. A frase inteiramente correta quanto à concordância verbal é:
(A) Vê-se por toda parte, a todo momento, indícios dos seus descalabros administrativos.
(B) Não nos ocorreram quantos prejuízos acabaríamos por lhes trazer com nossa decisão.
(C) Como não se contrapõe o seu ponto de vista e o meu juízo, não haverá razões para polêmica.
(D) As medidas que nos parece conveniente tomar soarão antipáticas aos ouvidos do povo.
(E) Caso algum dos presentes pretendam pronunciar-se, é preciso que o façam agora.
9. "No caso de ...... a faltar recursos para as medidas que se ...... implementar, ...... as responsabilidades", determinou o chefe do Tribunal. As formas verbais que preenchem corretamente as lacunas da frase acima são:
(A) virem - devem - apurem-se
(B) virem - devem - apure-se
(C) vir - deve - apurem-se
(D) vir - devem - apure-se
(E) vir - deve - apure-se
10.10. Há ERRO de construção no segmento sublinhado na frase:
(A) Tais medidas não são relevantes para a classe patronal.
(B) Sua reclusão a um cárcere foi considerada injusta.
(C) Creio que foi inoportuna minha recondução ao cargo.
(D) Sua irreverência para com o magistrado é constrangedora.
(E) O político paga caro por seu divórcio com a vontade popular.
Respostas: 1- A 2 a 3 D 4 B 5 A 6 E 7 C 8 C 9 E 10 E
Disponíveis em: http://www.seuconcurso.com.br/execport/port15.htm Acesso em: 17 jun 2013.
Para leitura do professor:
BAGNO, Marcos. Norma linguística & preconceito social: questões de terminologia. Disponível em: http://www.ufjf.br/revistaveredas/files/2009/12/cap063.pdf Acesso em: 16 jun 2013.
A avaliação deve oferecer ao docente elementos que o possibilite perceber se os estudantes alcançaram os objetivos das aulas. O professor deve observar se os alunos refletiram sobre o uso da norma culta, apontando os pontos positivos e entendendo o preconceito linguístico como prejudicial.
Quatro estrelas 2 calificaciones
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07/07/2013
Cinco estrelasEsta aula está muito bem elaborada.
24/06/2013
Quatro estrelasgostei deste plano de aula por estar dentro da nova perspectiva de letramento e alfabetizaçao como um todo. A norma PNP e PP está incluinda o que favorece a compreensão do estudante sobre as variações linguísticas da lingua portuguesa neste imenso Brasil.