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Como fazer um “Acampamento da Amizade” com dois grupos de crianças?

 

14/06/2013

Autor y Coautor(es)
GILBERTO LOPES LERINA
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FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Giandréa Reuss Strenzel

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Compartilhar os espaços, as ideias e os planos com outras crianças e outros adultos;

- Reconhecer a linguagem corporal como meio de interação social, considerando os limites de desempenho e as alternativas de adaptação para diferentes indivíduos;

- Interagir com as demais crianças dos grupos envolvidos;

- Trabalhar e planejar em equipe.

Duração das atividades
A atividade será dividida em três etapas, com uma hora aproximadamente cada uma. O professor terá de estar atento e perceptivo ao interesse das crianças, pois a última etapa ultrapassará este tempo de uma hora. A proposta deverá ser em dias alternados.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que o professor propicie habitualmente, ao seu grupo, experiências com o corpo, o movimento e a imaginação. O professor deve considerar a trajetória de seu grupo, a faixa etária e a curiosidade das crianças envolvidas.

Estratégias e recursos da aula

A sugestão é indicada para crianças a partir dos 04 anos de idade.

Serão necessários 02 adultos para coordenação desta aula.

Esta proposta poderá ser mais significativa dependendo da forma como o professor a propõe. O momento requer que o professor se incline para um “mergulho” no imaginário infantil, isto é, perceber o movimento das crianças às propostas, a faixa etária do grupo e as suas curiosidades.

Sugerimos o uso da máquina fotográfica para documentar os diversos momentos da aula.

Primeira Etapa: "Quem já ouviu falar de acampamento?"

Duração: Em torno de uma hora.

Material: Uma máquina fotográfica, aparelho reprodutor de DVD e televisão ou similares, folhas de papel pardo e caneta hidrocor.

Local: Na sala de aula, ou pátio da Instituição.

 

Proposta:

Para esta atividade, o professor deve fazer um reconhecimento prévio de uma área – mais próxima possível da instituição onde trabalha –, que possua um gramado e algumas árvores, podendo ser um bosque, uma praça, um campo de futebol, enfim, um lugar agradável, rodeado pela natureza, onde as crianças possam explorar as belezas naturais, ouvir o som dos pássaros, sentir o vento, entre outras possibilidades, mas que, ao mesmo tempo, não ofereça perigo à integridade física das crianças.  Se, por acaso, o professor identificar um local com este perfil, ele deverá investir em uma saída da Instituição a passeio e propor esta aula.

O professor poderá propor esta atividade para dois grupos de crianças que tenham proximidade de faixas etárias. Se não houver esta contiguidade de idades, deve ficar atento e combinar com as crianças maiores as especificidades dos pequenos.

O professor poderá iniciar a atividade reunindo os dois grupos em um local que seja confortável para o número total de crianças das duas turmas e solicitará uma rodada de apresentação dos seus nomes. A seguir, proporá um alongamento, podendo se apoiar na sugestão dos Recursos Complementares referente a alongamento. Ao final, questionará ao grupo, se alguém já acampou ou se sabe o que é acampar. Caso tenha voluntários a relatar a experiência, o professor deverá fazer a exposição de forma organizada, com levantar de mãos, de modo que, enquanto um fala, os demais o ouvem em silêncio, em respeito à fala do outro. O professor poderá fazer algumas indagações a fim de auxiliar as crianças nesta exposição, perguntando, por exemplo, como foi para elas este momento, onde, quando e com quem estavam no acampamento, se foi divertido, enfim, explorará o relato de cada um que se propuser, principalmente, o das crianças mais tímidas. O professor deverá fazer um comentário sobre o tema, conduzindo para a preservação do meio ambiente, o cuidado com a natureza em todos os dias das nossas vidas, enfim, suscitando reflexões que tratam destas questões de ordem ambientais.

Em seguida, o professor convidará, de forma empolgada e alegre, para juntos fazerem um acampamento! – este momento e a forma como é feito o convite será crucial para o desenvolvimento da atividade. Seguirá comentando que, para uma atividade desta natureza, será preciso se ter espírito de equipe, de união e de cooperação, e que, para iniciá-la, é necessário elaborar uma lista com o que cada um deverá fazer no acampamento, os materiais a ser utilizados etc. O professor deverá organizar um momento no qual as crianças devam se pronunciar sobre a proposta, anotando as sugestões em uma folha de papel pardo para registro.

Na sequência, o professor sugerirá que as crianças escrevam um convite aos pais para participarem, ou ajudarem no que for necessário. O professor deverá viabilizar uma ajuda às crianças nesta elaboração do convite.

Segunda Etapa: "E agora, do que vamos precisar para o nosso acampamento?"

Duração: Em torno de trinta minutos. 

Material: Uma máquina fotográfica, 01(um) bambu grande de aproximadamente 04 (quatro) metros, uma lona do tipo caminhoneiro com ilhós de 4x3 metros, 04 (quatro) cordas de nylon grandes de aproximadamente 04 (quatro) metros cada.

Local:  Pátio, parque da Instituição.

 Proposta: O professor deverá iniciar este momento solicitando que o grupo forme duplas, com uma criança de cada grupo diferente, objetivando-se assim a interação entre grupos. Deve propor uma massagem, dois a dois, de forma que alternem quem faz a massagem e quem a recebe. As crianças deverão ficar de pé, uma criança na frente e a outra atrás, de modo que, quem estiver na frente será massageado, e a criança que estiver atrás será o massagista. O professor deve fazer desta proposta um momento lúdico, sem se preocupar com o desempenho ou com a perfeição do movimento solicitado. Deve sim dar importância à tranquilidade, ao toque leve e sutil, a fim de que as crianças não se machuquem, mas que se conheçam e se aproximem dentro do possível. Caso haja um número ímpar de crianças, o professor deverá fazer dupla com alguém, de forma que, à medida que ele vai massageando, ele vai conduzindo o processo, falando que partes do corpo massagear.

Na sequência, o professor retoma a conversa sobre o acampamento e sente o grau de interesse das crianças, se é necessário se apoiar nos Recursos complementares no que diz respeito a acampamento, para instigá-los. Dando continuidade, ele proporá que as crianças procurem pela Instituição alguns dos materiais que ele escondeu (01 Bambu grande, uma lona e um saco com cordas). Ele deve dizer quais são os materiais que elas deverão procurar. Achados os materiais, o professor fechará a rodada de combinações, reforçando o que cada uma das crianças deverá providenciar ou cuidar no momento em que forem acampar. O professor deverá estar atento aos materiais sugeridos, uma vez que precisarão transportá-los até o local escolhido para o acampamento.

Marcados o dia e a hora, agora é só esperar!

 

                                                                crianças carregando bambu

                                                           Acervo institucional NDI/2013

                                          Crianças conduzindo materiais para acampamento.

                                                         Foto: Gilberto Lerina

 

Terceira Etapa: "O grande dia chegou, uh-uh!".

Duração: Em torno de um período, manhã ou tarde. 

Material: Uma máquina fotográfica, barracas infantis para acampar, de fácil armação (ver sugestões nos  Recursos Complementares sobre tipos de barracas), os materiais relacionados pelas crianças e ponderados pelo professor, lanche, cordas grandes, bambus, a lona plástica, água, repelente e protetor solar, caso seja necessário, tapetes, fios de nylon para varal de roupas e outros materiais, aproximadamente 30 pedaços de EVA, de diferentes cores e tamanhos, e de formas maiores que o tamanho dos pés das crianças.

Local: Local escolhido pelo professor.

Proposta: O professor deverá estar atento a sutilezas nos diferentes processos desta atividade. Dependendo de onde será realizado o acampamento, o professor deverá optar em ter mais adultos para o desenrolar de uma proposta segura e tranquila.

O professor reunirá o grupo no pátio a fim de retomar algumas regras para o desenvolvimento da atividade. Também ao professor caberá delegar funções para os adultos e dividir os materiais a serem levados para o local do acampamento, devendo cada adulto acompanhar de perto certos tipos de materiais, com olhar apurado para a segurança das crianças, sobre a qual o professor comentará com o grupo, apontando ainda para a importância que todos têm nesta atividade, o cuidado com as plantas e com os pequenos animais etc.

Em seguida, o professor coordenará a ida até o local de acampamento anteriormente escolhido. Chegando lá, ele novamente reunirá o grupo todo e iniciará a divisão das funções de cada um, podendo um subgrupo cuidar da alimentação, outro, da armação e do cuidado com a barraca, outro, da limpeza e outro ainda, das brincadeiras que irão se desenvolver no local. E assim, irá organizando a divisão das crianças e dos adultos em diferentes funções, no sentido de todos participarem em partes distintas da grande organização de um Acampamento da Amizade.

O professor ou alguém mais habilidoso com a armação da barraca deverá montá-las e os demais subgrupos deverão se dividir, livremente. Assim, em cada barraca terá, mais ou menos, o mesmo número de componentes, entre crianças e adultos.

Em um dado momento, o professor convidará as crianças para fazerem uma trilha ou uma exploração pelo local. Elas deverão caminhar atrás do professor, que será o guia desta trilha. E enquanto caminha pela “perigosa trilha”, o professor iniciará uma contação de história, de repente, ele pára e pede para o grupo também parar e distribui pedaços de EVA, de forma irregular, pelo chão, e comenta teatralizando: “Agora nós devemos atravessar um rio muito, muito perigoso, com peixes e pedras muito escorregadias, portanto, temos de nos equilibrar”. O último adulto, ao passar, deverá recolher as pedras de EVA.

Mais adiante, o professor pode se valer de uma sugestão de uma aula do Portal do Professor: "Vamos Brincar de corda de um jeito desafiante?", constante nos Recursos Complementares, e assim, o professor conduzirá a volta para a barraca maior e sugerirá que eles durmam um pouco, pois, no dia seguinte, farão novamente o mesmo passeio, podendo se criar novas sugestões.

Ao final das brincadeiras, o professor reunirá todo o grupo e fará uma rodada de conversa sobre a atividade, de forma que todos os presentes tenham a sua vez de se expressar. O material deverá ser recolhido por todos e a mesma divisão de materiais poderá ser mantida para que todos ajudem no retorno à Instituição.

 

                                                               crianças juntas atravessando um rio

                                                                             Acervo institucional do NDI/2013

                                                                        Criança atravessando um rio imaginário.

                                                                                   Foto: Gilberto Lerina

Recursos Complementares
Avaliação

Em seus apontamentos, o professor fará uma reflexão de como os grupos reagiram às propostas e de como interagiram entre si. É importante ter um olhar para as crianças individualmente e para o grupo como um todo. Ele deve considerar os processos envolvidos na proposta, tais como liderança, submissão, proatividade, entre outros. A reflexão se dará sobre o seu trabalho, avaliando cada etapa do proposto.

No momento final da última etapa da aula, o professor convidará as crianças para uma última roda a fim de que, também elas, avaliem a proposta. O professor deve instigá-las a verbalizar como se sentiram participando de uma atividade como esta, sobre o trabalho em grupo, sobre as questões ambientais trabalhadas, entre outras questões que perceberam ao longo da aula. Este momento deve ser organizado de forma que cada criança possa ter a sua oportunidade de se expressar.

 

 

Revisão ortográfica e gramatical: Lygia Schmitz

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