Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A EVOLUÇÃO DOS MEIOS DE TRANSPORTE

 

26/08/2009

Autor y Coautor(es)
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender a evolução dos transportes a partir das necessidades humanas.

Duração das atividades
As atividades são divididas em diferentes momentos com duração de 20 a 30 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os meios de transportes, a invenção da roda, linha do tempo. 

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Ouvir histórias e familiarizar-se com o conhecimento da evolução dos transportes.


1º momento – O professor deve primeiro pesquisar (textos e imagens) a história da evolução dos meios de transporte.

2º momento – O professor seleciona texto e histórias e lê para as crianças. Para a seleção dos textos deve orientar-se pelas seguintes questões:
a) Como era feito o transporte antigamente?
b) Sempre existiram meios de transporte?
c) Como as pessoas se deslocavam?
d) Os animais serviam para que?

Obs.: O professor pode contar uma história ilustrando-a com gravuras, mostrando o transporte sem rodas. É uma prática antiga que ainda permanece em determinados lugares do Brasil; é o encontro do velho e do novo no mundo atual.

.  

Fonte: www.obafloripa.org/blog/wp-content/uploads/2009/07/puxada-de-cavalos-0022.jpg

Atividade 2 – Construir uma linha do tempo.


1º momento – É interessante a montagem da linha do tempo para que as crianças possam melhor visualizar a evolução dos meios de transporte. Para essa noção, o professor faz uma exposição de fotos que registra a história dos meios de transporte no tempo e no espaço, colocando a roda como um marco histórico. Destaca também:
a) o transporte antes e depois da invenção da roda;
c) o transporte depois da invenção do motor;
c) a história da evolução do transporte tomada como referencial para montar a linha de tempo.

 

Fonte: www.cdcc.usp.br/ciencia/artigos/art_19/rodaimagem/rodas.jpg

c) contar a história da evolução do transporte tomar como referencial para montar a linha de tempo o link:   http://www.techs.com.br/meimei/historias/historia91.htm

 

Avaliação

Avaliam-se as crianças, analisando o seguinte:
a) a participação na construção da linha do tempo;
b) o relato da evolução dos meios de transporte;
c) a incorporação ao seu vocabulário de novas palavras  relacionadas aos meios de transporte.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 10 calificaciones

  • Cinco estrelas 6/10 - 60%
  • Quatro estrelas 4/10 - 40%
  • Três estrelas 0/10 - 0%
  • Duas estrelas 0/10 - 0%
  • Uma estrela 0/10 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.