Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Pesado ou leve? Aprendendo sobre quilograma

 

20/06/2013

Autor y Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer instrumentos de medida comuns na vida social;
  • Desenvolver vocabulário básico relativo às medidas;
  • Reconhecer quilograma como medida de massa;
  • Comparar e estimar pesos;
  • Resolver situações problema;
  • Conhecer instrumentos de medição e unidades de medidas;
  • Fazer estimativas relativas ao peso (massa);
  • Realizar comparação entre valores;
  • Desenvolver a capacidade de ler, compreender e localizar informações no texto lido;
  • Formular hipóteses sobre o tema ou assunto desenvolvido;
  • Produzir textos a partir de atividades realizadas;
  • Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupo.
Duração das atividades
Aproximadamente 360 minutos – 6 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que os alunos tenham conhecimento básico das operações matemáticas (adição, subtração, multiplicação e divisão), do nosso sistema monetário, da unidade de medida quilo (de uso comum). Além disto, é preciso que sejam capazes de exporem oralmente suas ideias e de se relacionarem com os colegas. 

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Nossa proposta é de um trabalho interdisciplinar que pressupõe o diálogo entre as diversas áreas de conhecimento.  De acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa uma das contribuições do trabalho articulado entre as diferentes áreas do conhecimento é a possibilidade de desenvolver nos alunos habilidades e conceitos diversificados de modo que sejam alfabetizados e letrados, expandindo suas percepções do mundo que vivem com maior autonomia. (LIMA, Juliana de Melo; TELES, Rosinalda; LEAL, Telma Ferraz. In:  Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Planejar para integrar saberes e experiências. Brasília: MEC, SEB, ano 2, unidade 6, 2012.). Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_2_Unidade_6_MIOLO.pdf> Acesso em: 23 de maio 2013.

Quilo ou quilograma? Peso ou massa? Estas são questões que precisamos saber lidar. Quando subimos na balança, queremos saber quanta matéria há em nosso corpo, isto é, queremos saber nossa massa. Essa quantidade é medida em quilograma (termo de uso comum quilo). Peso é outra coisa: para a Física Clássica, é a força com que o Planeta Terra nos atrai, uma força que nos impede de flutuar no ar. Para medir peso não se usa o quilograma e sim o Newton ou quilograma-força. Enfim, acreditamos que enquanto professor, devemos ter essa noção, mesmo sem aprofundá-las, mas não podemos exigir de nossos alunos que aprendam tudo isso agora, ainda mais que no uso social, no nosso dia a dia, não utilizamos estas terminologias. Para eles, por enquanto, usamos quilo em vez de quilograma e peso no lugar de massa. Sempre que possível, empregue o vocabulário correto e deixe os alunos se apropriarem dele com tempo.

Nessa perspectiva, esta aula será desenvolvida a partir dos conhecimentos prévios da turma, ela irá ampliar as informações dos alunos acerca da unidade de medida: quilograma. Utilizaremos medidas que aparecem muito no cotidiano, e o uso social faz com que os alunos já tenham um contato com elas antes de entrar na escola.

 1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e estabeleça um diálogo sobre o que eles sabem sobre  unidades de medida. Pergunte, por exemplo:

  • Quem já brincou de gangorra? O que acontece nesse brinquedo quando uma pessoa é muito mais pesada que a outra?

Apresente por meio de recurso multimídia, retroprojetor ou confeccione cartaz com imagens ilustrativas de gangorra (brinquedo infantil, formado por uma tábua comprida, apoiada e presa pelo meio, própria para duas crianças se balançarem, cada uma sentada em uma ponta.).

Exemplos de imagens de gangorra:

Leveoupesado Fonte: Sítio: "Comunicação: o contrário do amor".  http://adriariedo.blogspot.com.br/2011_05_01_archive.html

LeveoupesadoFonte: Sítio: "EB escolar". http://escolarbrasil.com.br/produto/Gangorra-com-2-pranchas-de-ferro.html

Leveoupesado Fonte: Sítio: "Bosque da poesia".  http://bosquedapoesia.blogspot.com.br/2012/01/gangorra_11.html

Leveoupesado Fonte: Sítio: "Pintando o 7".http://www.desenhoseatividades.com/2013/02/volta-as-aulas-desenhos-atividades.html -  Acessados em: 26 de maio 2013.

Se for possível vivencie a brincadeira em uma gangorra com os alunos. Não podendo realizá-la, para dar uma ideia, represente-a usando uma régua equilibrada em seu ponto médio sobre uma borracha. Para representar as pessoas que brincam na gangorra, use, por exemplo, uma moeda. Veja:

Leveoupesado  Fonte: Imagem da própria autora.

Se as duas pessoas têm massas iguais, a régua fica na horizontal. (Aproveite para explicar o que é horizontal.).

Leveoupesado   Fonte: Imagem da própria autora.

Se as duas pessoas têm massas diferentes, a régua pende para o lado da mais pesada.

Fonte: Acervo da própria autora.

Continuando o diálogo. Pergunte aos alunos:

  • O que significa pesar?
  • O que compramos que são pesados?
  • Vocês já ouviram a palavra quilograma?
  • Quando as pessoas falam em quilo? Para que serve o quilo?
  • O que vocês conhecem que tem 1 quilograma?
  • Um lápis tem mais de 1 quilograma ou menos que 1 quilograma?
  • Que produtos são vendidos de acordo com sua massa (peso)? (A resposta pode variar segundo as experiências dos alunos e a região onde moram, pois em determinadas localidades existe costume de vender, por exemplo, bananas em dúzia, enquanto em outros lugares elas podem ser vendidas também em quilogramas.).
  • O que é balança?
  • Vocês conhecem algum tipo de balança? Como é?
  • Por que é necessário ter diferentes tipos de balanças?
  • Vamos conhecer alguns tipos de balanças? (Se possível leve os alunos ao Laboratório de Informática, ou se eles possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).  Se os alunos possuírem tablet também poderão utilizá-lo.

Observação: Comente que a balança é o instrumento de medida empregado para medir massa (peso) de corpos. Explique que o grama é uma unidade de medida que aparece muito em receitas culinárias. Entretanto, ela é uma unidade muito pequena para medir, por exemplo, a massa do corpo de uma pessoa. Nesse caso, a unidade usada é o quilograma, cujo símbolo é kg. Um quilograma que equivale a 1.000 gramas. Na linguagem usual, é comum dizer “quinhentas gramas”. Entretanto, a palavra “grama” com o significado de unidade de medida é substantivo masculino; logo, o correto é dizer “quinhentos gramas”.

Balanças antigas

Leveoupesado

Fonte: Sítio: "Fotos de balanças antigas nos remete ao passado". http://comprarbalancas.blogspot.com.br/2013/03/fotos-de-balancas-antigas-nos-remete-ao.html - Acesso em: 20 de maio 2013.

Observação: Professor, nossa história é marcada por diferentes momentos. Temos os patrimônios históricos, espaços que transcendem o tempo e nos convidam às mais substanciais lembranças de um tempo, que não mais voltará, nos inserindo no mundo como pessoas e objetos que constroem a história. Este momento é um convite a você e seus alunos, a viajarem no tempo. Ainda hoje as balanças antigas são encontradas pelo interior do país. São peças especiais nas farmácias e nas pequenas mercearias das pequenas cidades do interior. Informe que a gangorra (e a régua que a representa) funciona como as antigas balanças de braços iguais, em cujas extremidades penduravam-se os pratos. Na atualidade essas balanças quase não são usadas, mas permanecem como representação de equilíbrio e justiça.

Balanças digitais

Leveoupesado

Fonte: Sítio: "Fotos de balanças antigas nos remete ao passado".  http://comprarbalancas.blogspot.com.br/2013/03/fotos-de-balancas-antigas-nos-remete-ao.html - Acesso em: 20 de maio 2013.

Balanças de cozinha

Leveoupesado

 Fonte: Sítio: "BomDfaro: balança de cozinha". http://www.bondfaro.com.br/balanca-de-cozinha.html# - Acesso em: 20 de maio 2013.

Para finalizar este momento questione os alunos sobre o que eles acharam e o que foi possível aprender. Desafie, por meio de diálogo coletivo, a participação de todos, insira aqueles que não têm o hábito de falar, questione-os sobre o que (re)descobriram sobre o quilograma.

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, leve para sala de aula alguns objetos do dia a dia cujo peso seja conhecido.  Providencie pacotes de objetos com mais ou menos 1 quilo. Por exemplo, um pacote de 5 quilos de arroz, 1 quilo de feijão, 1 quilo de açúcar, ½ quilo de café, dentre outros. Como estes produtos não serão consumidos, talvez você possa tomá-los emprestados da cantina da escola. É importante propor comparações que reforcem a habilidade de estimar o mais leve e o mais pesado pela simples observação. Nosso objetivo é dar aos alunos uma noção sensorial do quilograma, a partir de estimativas. Se possível arrume uma balança e leve juntamente com os produtos.

Fazendo estimativas

Desenhe na lousa a tabela abaixo e peça que os alunos copiem no caderno de Matemática. Se eles possuírem laptops do Projeto UCA poderão digitá-la por meio do programa KWord ( Área de Trabalho > Processador de Textos ) ou  KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Peça, aos alunos para criarem uma tabela com colunas, veja o exemplo a seguir.  Não se esqueça do título.

Faça cópia impressa com a atividade e distribua para que os alunos colem no caderno de Matemática.

Experiência com pesos: fazendo estimativas

Objetos com menos de 1 quilograma

Objetos com cerca de 1 quilograma Objetos com mais de 1 quilograma
     

Fonte: Imagem da própria autora.

Apresente os pacotes que você selecionou.

Peça que os alunos, um de cada vez, segure um pacote de 1 quilograma em uma das mãos e outro objeto na outra mão para comparar, ou seja, saber qual é o mais leve e qual é o mais pesado.  Instrua-os a completarem a tabela registrada anteriormente.

Após o preenchimento da tabela, permita que os alunos confiram um ou mais pesos. Para isto, deverão pesar os objetos na balança que você providenciou. Monitore este momento, se necessário você poderá pedir que os alunos verifiquem novamente o peso.

Para finalizar peça que os alunos registrem, logo após a tabela, sua opinião sobre a atividade. É importante que justifiquem suas respostas.

Variações:

Se não for possível providenciar a balança, peça aos alunos que peguem um livro em uma mão e uma revista na outra. Diga para usarem as mãos como uma “balança de 2 pratos” e encontrarem o mais leve e o mais pesado. Repita a atividade com outros objetos disponíveis na sala de aula.

Mostre embalagens de produtos diferentes e pergunte:

  • O que pesa mais: 1 quilo de arroz ou 2 quilos de feijão?
  • Qual o mais pesado: meio quilo de café ou 1 quilo de café?
  • Qual é o mais leve: 1 quilo de arroz ou 1 quilo de farinha?

Você também poderá apresentar a tabela a seguir e solicitar que os alunos copiem e indiquem o que tem mais de 1 quilograma e o que tem menos de 1 quilograma. Veja:

Objeto Mais de 1 kg Menos de 1 kg
caderno    
melancia    
maçã    
escova de dente    
TV    
violão    
mesa da professora    
colher    
bolacha recheada    

Fonte: Imagem da própria autora.

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, antes de registrar as atividades, queremos lembrá-lo que, em geral, as embalagens de produtos sólidos, por exemplo, grãos, indicam as quantidades que contêm em quilogramas ou gramas; as de líquido, por exemplo, água e leite costumam usar litro ou mililitro. Mas, é claro, também se pode expressar o conteúdo de um pacote em quilogramas. Os alunos já têm conhecimento dessas unidades, em seu uso social, ou seja, no dia a dia. Se você achar necessário, converse com a turma sobre esses aspectos. Caso necessário, leve uma balança, mesmo que de cozinha, para a sala de aula e peça outros produtos que não os utilizados na atividade anterior. Antes de fazer a pesagem, peça que façam a estimativa de seus pesos.

1- Veja alguns produtos e a informação sobre quantos quilogramas eles têm, aproximadamente. (Professor, desenhe na lousa e peça que os alunos façam a ilustração em seus cadernos. Se você não for nenhum “artista”, desenhe apenas o contorno por meio de figuras com formas geométricas.).                                                                                

Leveoupesado  Livro: meio quilograma

Fonte: Sítio: "Desenhos para colorir". http://www.pintarcolorir.com.br/livro-para-colorir/ - Acesso em: 21 de maio 2013.

Leveoupesado   Um litro de leite: um quilograma - Sítio: "Desenhos de bebidas para colorir". http://www.colorirgratis.com/desenhos-de-bebidas-para-colorir.html - Acesso em: 21 de maio 2013.

Leveoupesado   Suco de fruta: meio quilograma - Sítio: "Desenhos de bebidas para colorir". http://www.colorirgratis.com/desenhos-de-bebidas-para-colorir.html Acesso em: 21 de maio 2013.

Leveoupesado  Garrafa de 2 litros de água: dois quilogramas - Sítio: "Desenhos de bebidas para colorir".  http://www.colorirgratis.com/desenhos-de-bebidas-para-colorir.html - Acesso em: 21 de maio 2013.

Colocando todos esses produtos em uma balança, quantos quilogramas ela vai marcar? __________________________ (quatro quilogramas)

2- Leia, pense e resolva.

Camila, Tiago e Arthur foram se pesar.

Camila pesa 50 quilos.

Tiago pesa 90 quilos.

Arthur pesa 70 quilos.

Qual deles é o mais pesado? _______________ Tiago

Qual deles é o mais leve? _________________ Camila

Se Arthur encolher a barriga quando estiver em cima da balança, o que acontecerá com o marcador da balança?

(    ) Mostrará que Arthur ficou mais leve.

(    ) Mostrará que Arthur ficou mais pesado.

( x  ) Mostrará que Arthur continua com 70 quilos.

3- Observe e complete.

Leveoupesado

Fonte: Imagem da própria autora.

a- Os três pacotes juntos têm ___________kg de massa. (8)

b- A diferença entre a massa do pacote de farinha de trigo e a massa do pacote de feijão é de ______ kg. (4)

c- Se eu comprar 6 pacotes de farinha de trigo terei _____ kg. (30)

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, para esta atividade será necessário uma balança de cozinha e frutas. Você poderá trazer as frutas de casa ou pedir, se possível, que os alunos tragam de casa.

Leveoupesado

Fonte da imagem: Clipart. Acesso em: 26 de maio 2013.

Promova um diálogo sobre a importância de uma alimentação saudável. Para iniciar pergunte aos alunos qual a visão deles sobre lanche.

Nossa intenção neste momento é levá-los a raciocinar sobre o que nos leva a não ter uma alimentação saudável. Indague por que apreciamos os lanches não saudáveis. Finalize o diálogo expondo uma pirâmide alimentar. Explique que ela serve para nos ajudar a conhecer os tipos de alimentos e entender suas funções. Você poderá utilizar como sugestão, os planos de aulas registradas nos endereços abaixo:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=36797 "Como a pirâmide alimentar pode ser usada como instrumento motivador para a aquisição e uso de uma alimentação saudável?"

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23683  "Pirâmide alimentar: é preciso ter uma alimentação saudável". Acessados em: 21 de maio 2013.

Após a conversa solicite aos alunos que digam o que trouxeram de lanche. Ressalte a relevância de incluir frutas em nossa alimentação. Apresente algumas frutas e utilize a balança para pesar cada unidade. Incentive os alunos a compararem o peso das frutas. Exemplo: uma maçã pesa mais que uma laranja. Uma banana pesa menos que um mamão.

Se você levou as frutas, aproveite e faça uma salada juntamente com a turma. Ou reparta em porções o lanche com os alunos. (Este momento também é adequado para trabalhar: metade, dobro e noção de equivalência antes de recorrer ao algoritmo para obter frações.).

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Leveoupesado

Fonte da imagem: Clipart. Acesso em: 26 de maio de 2013.

Comece a atividade perguntando: “quem pesa mais, a turma toda ou um elefante adulto?” (Professor, dialogue com a turma de maneira que não haja constrangimento para um aluno obeso. Se você sentir que isso pode ocorrer em sua turma, sugerimos que pense de antemão em maneiras de contornar o problema, protegendo a autoestima do aluno envolvido. Caso sinta necessidade substitua a pergunta, você pode questionar: qual é a sua fruta preferida? A partir desta questão você precisará substituir as atividades que propomos por outras que contemplem sua opção, ou seja, trabalhar com o quilograma dos alunos ou das frutas.).

1- Registre na lousa uma lista com o nome de todos os seus alunos. Na frente dos nomes, escreva quantos quilogramas cada aluno tem. Solicite que os alunos copiem no caderno de Matemática. (Se em sua escola tiver uma balança, faça a pesagem anteriormente, ou peça que os alunos tragam de casa, por escrito esta informação.). Você poderá fazer assim:

Nome

Número de quilogramas

Ana Alice

25

Andressa

30

Bruno

22

Cecília

31

Cleber

17

Domitila

28

Fonte: Imagem da própria autora.

Pronta a lista? Agora peça que a turma imagine que todos subiram em uma balança. Quanto marcaria essa balança?  O que temos de fazer para descobrir qual será o peso? (Espera-se que eles digam que é necessário fazer uma operação/conta de adição. Instrua-os a descobrirem o resultado, se for necessário utilize a calculadora. Dessa forma, tem-se um exemplo do tipo de situação em que a calculadora é útil.).

Quantos quilogramas tem a turma toda? ______________________________(Resposta de acordo com a turma.).

2- Trabalhando com gráfico

Professor, o trabalho com gráficos ajuda os alunos a organizarem melhor as informações, bem como proporciona condições favoráveis para a aquisição de uma nova linguagem Matemática e a alfabetização. Permite ainda, que o aluno estabeleça relações comparativas, observando quantidades de diferentes prismas.

Nesse sentido, instrua a turma a produzirem um gráfico de barra mostrando os nomes dos alunos e a faixa de peso de cada um. Para isto, deverão observar a lista e, com muita atenção, e pintar um retângulo para cada aluno. É preciso ficar atento que, conforme o peso, há uma coluna certa para pintar o retângulo. (Professor, faça colunas com títulos menos que 18 kg, de 19 kg a 22 kg, de 23 kg a 26 kg etc.). O gráfico poderá ser elaborado utilizando folhas quadriculadas ou se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA você poderá pedir que façam a tabela por meio de KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto).  Não se esqueça do título. Veja abaixo um exemplo:

Leveoupesado

 Fonte: Imagem da própria autora.

Retome o gráfico anterior, registre as questões  na lousa e peça que os alunos copiem com as seguintes instruções:

1- Observe o gráfico do Peso da Turma. Leia e responda as questões correspondentes a ele.

a-  Quantos alunos estão com peso na faixa menor que 18 kg?

______________________________________________________________________

b- Quantos alunos estão com peso na faixa de 19 kg a 22 kg?

______________________________________________________________________

c- Quantos alunos estão com peso na faixa de 23 kg a 26 kg?

______________________________________________________________________

d- Quantos alunos estão com peso na faixa de 27 a 30 kg?

______________________________________________________________________

e- Quantos alunos estão com peso na faixa de 31 a 33 kg?

______________________________________________________________________

f- Quantos alunos estão com peso na faixa de mais de 33 kg?

______________________________________________________________________

g- Qual é a faixa de peso mais comum entre os alunos?

______________________________________________________________________

h- Você está incluído em qual faixa de peso?

______________________________________________________________________

6ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, para realização desta atividade é preciso que você tenha solicitado os materiais que utilizaremos, com antecedência. Para isto, registre na lousa a seguinte Atividade de Casa: 

          COMUNICACAO

Selecione algumas etiquetas de código de barras contendo informações sobre peso, preço por quilo e quantidade pesada do produto. Recorte-as e traga para sala de aula. Utilizaremos este material no dia ______________ (Registre a data em que você irá trabalhar com a turma. Você poderá indicar uma quantidade de etiquetas, por exemplo, três.). Se julgar necessário, apresente exemplos, veja:

Leveoupesado

Fonte: Sítio: "Produtos Platina- PC" http://www.filizola.com.br/produtos/produto.php?ID=OTA= Acesso em: 21 de maio 2013.

No dia agendado para que os alunos tragam os materiais, você poderá solicitar que eles:

  • Exponham em suas carteiras as etiquetas que trouxeram de suas casas;
  • Observem quando cada produto foi fabricado e qual é a data de validade;
  • Verifiquem se nas etiquetas estão escritos os ingredientes de cada produto;
  • Circulem pela sala, a fim de conhecerem as embalagens dos colegas;
  • Copiem da lousa as atividades que você registrou. Em seguida resolvam as situações apresentadas.
  • Solicitem ajuda de colegas e/ou da professora, sempre que necessário.

             Marchinhascarnaval6

Trabalhando com etiquetas que possuem código de barras

1- Cole as etiquetas que você selecionou.

2- Escreva o nome dos produtos indicados na etiqueta. Depois registre por extenso o valor pago pelo produto.

3- Dos produtos que você selecionou, qual é o mais pesado? Quanto ele pesou?

________________________________________________________________________________________

4- Qual é o produto mais leve? Qual é o peso dele?

________________________________________________________________________________________

5- Copie a tabela registrada na lousa. Ela traz informações sobre o preço de alguns produtos e o valor pago por um consumidor.

Produto

Preço por quilograma do produto

Preço da etiqueta

maçã R$5,00 R$4,50
maracujá doce R$11,00 R$6,00
caqui R$6,00 R$12,00
mamão R$2,49 R$3,00

Fone: Imagem da própria autora.

Variação: Professor, se você quiser poderá incluir na tabela uma coluna para tara. Peça para os alunos pesquisarem no dicionário o significado desta palavra. Ou você mesmo diga que tara é a diferença entre o peso líquido e o peso bruto; redução do preço concedida a título de desconto da embalagem. (SACCONI, Luiz Antonio. Grande Dicionário Sacconi: da Língua Portuguesa- comentado, crítico e enciclopédico. São Paulo: Nova Geração, p.1934, 2010.).

As etiquetas de código de barra geralmente trazem a informação sobre a tara e algumas vezes sua cobrança muda o valor final a ser pago pelo consumidor. Reveja com a turma a etiqueta da Torta de Morango apresentada anteriormente.

Agora, observe a tabela e responda:

a- Tem algum produto que o consumidor comprou mais de um quilo? Justifique sua resposta?

______________________________________________________________________

b- Quais produtos o consumidor comprou menos de um quilo? Como você fez para descobrir a resposta?

______________________________________________________________________

c- Qual foi o valor gasto pelo consumidor?

______________________________________________________________________
 
d- Dê sua opinião:

Os valores cobrados estão caros ou baratos? Justifique sua resposta.

______________________________________________________________________

Recursos Complementares

Sítio: "História da balança."   http://www.sabrimaqbalancas.com.br/index.php?page=articles&op=readArticle&id=2&title=HIST%D3RIA-DA-BALANCA

Sítio: Portal do Professor - "Utilizando gráficos em situações práticas." http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25106

Sítio: "Grama, quilograma e tonelada." http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-1936-16186-,00.html

Sítio: "Pesos e medidas." http://philangra.blogspot.com.br/2012/12/pesos-e-medidas.html

Sítio: "Medidas de massa." http://www.somatematica.com.br/fundam/medmassa.php

Sítio: Inmetro - O tempo todo com você."  http://www.youtube.com/watch?v=z7PtZk4PSbs  Acessados em: 27 de maio 2013.

Avaliação

Professor, a avaliação faz parte de todo o processo aqui sugerido, pois envolverá sua observação cotidiana  seus registros e dos alunos. Ela permite o reconhecimento de conquistas, bem como a verificação das dificuldades e das necessidades dos alunos no processo de ensino e de aprendizagem. Suas observações serão úteis para que você elabore o seu planejamento.  Sendo assim, ao longo de todo o trabalho observe se os alunos reconheceram o quilograma como medida de massa, se foram capazes de: comparar e estimar preços; formular hipóteses sobre o assunto desenvolvido; ler, interpretar e resolver as situações problema; fazer estimativas relativas ao peso; realizar comparação entre valores. Observe ainda, a participação dos alunos em sala de aula, bem como o desenvolvimento nas atividades realizadas.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.