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Impacto ambiental do consumo de carne bovina

 

18/06/2013

Autor y Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Dietas e consumo de alimentos
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Educação Profissional Produção Alimentícia Técnico em Alimentos
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Gerência de Saúde
Educação Escolar Indígena Ciências Corpo humano e a saúde
Educação Profissional Recursos Naturais Técnico em Agricultura
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Farmácia
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Educação Escolar Indígena Ciências Atividades produtivas e relações sociais
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Controle Ambiental
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Educação Escolar Indígena Ciências Seres humanos e o meio ambiente
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Educação Profissional Recursos Naturais Técnico em Agronegócio
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Agente Comunitário de Saúde
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Educação Profissional Recursos Naturais Técnico em Agroecologia
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Enfermagem
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Educação Profissional Recursos Naturais Técnico em Agropecuária
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar etapas em processos de obtenção, transformação, utilização ou reciclagem de recursos naturais, energéticos ou matérias-primas, considerando processos biológicos, químicos ou físicos neles envolvidos.
  • Compreender a importância dos ciclos biogeoquímicos ou do fluxo de energia para a vida, ou da ação de agentes ou fenômenos que podem causar alterações nesses processos.
  • Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes da pecuária, enquanto atividade social de grande interesse econômico, considerando interesses contraditórios.
  • Identificar padrões em processos vitais dos bovinos como alimentação e fisiologia e relações com o ambiente.
  • Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências biológicas, como texto discursivo, gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica.
  • Avaliar métodos, processos ou procedimentos das ciências naturais que contribuam para diagnosticar ou solucionar problemas de ordem social, econômica ou ambiental.
  • Associar características adaptativas dos organismos com seu modo de vida ou com seus limites de distribuição em diferentes ambientes, em especial em ambientes brasileiros.
  • Interpretar técnicas que utilizam seres vivos, analisando implicações para o ambiente, a saúde e a produção de alimentos.
  • Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que visam à preservação e a implementação da saúde individual, coletiva ou do ambiente.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Ciclo do carbono.
  • Efeito estufa e aquecimento global.
Estratégias e recursos da aula

ESTRATÉGIAS

Estudos individuais e em grupos; discussão em pequenos e grandes grupos; coleta, tabulação e análise de dados; pesquisas na internet; montagem e apresentação de trabalho; júri simulado; análise de vídeos e estudo de textos; produção de texto.

RECURSOS

Utilização de computadores com acesso à internet; vídeos e textos digitais.

Módulo 1- A carne nossa de cada dia: resgate de conhecimentos prévios e indagações

Atividade 1- Consumo de carne bovina no dia a dia

Para iniciar o estudo do tema "O impacto ambiental do consumo de carne bovina", sugerimos que o professor projete as duas imagens apresentadas na sequência, previamente salvas em seu computador, utilizando o data show.

Enquanto os alunos as observam o professor deverá fazer as seguintes indagações:

  • Que sentimento estas imagens despertam em você?
  • Esses alimentos fazem parte de sua alimentação?

 

hamburguer               bife acebolado

Imagem 1 - Disponível em: http://www.itodas.com.br/files/2013/01/hamburguer.jpg. Acesso em: 09/06/2013.

Imagem 2 - Disponível em: http://www.bloglegal.net/wp-content/uploads/2011/11/bife-acebolado.jpg. Acesso em 09/06/2013.

Após ouvir os alunos que possivelmente manifestarão gostos e costumes, o professor deverá formular por escrito, no quadro, novas questões a serem copiadas e respondidas pelos alunos em seus cadernos.

  • Quantos hambúrgueres e quantos bifes de carne bovina você come por semana?
  • Multiplique estes números por 52 e terá seu consumo anual de bifes e de hambúrgueres. 

Atividade 2- Coletando e registrando dados

Após fazerem os cálculos, cada aluno deverá fornecer seus dados para o preenchimento da Tabela 1. Após o preenchimento, será possível somar os dados de cada um ao dos  colegas e verificar o consumo dessas duas apresentações de carne bovina de sua turma em um ano. Todos os dados deverão constar na tabela.

Cada aluno deverá ter sua tabela. Para isso, sugerimos que o professor entregue uma cópia da tabela em branco a cada um e que os registros sejam feitos à  medida em que cada aluno for socializando seus dados oralmente, de acordo com a chamada do professor. Para garantir que todos façam registros corretos, o professor deverá fazer a tabela (Tabela 2) no quadro e ir anotando os dados. Para ser mais proativo, o professor deverá montar a tabela no Word, projetar usando a aparelho data show e ir preenchendo-a juntamente com os alunos. Neste caso, deverá entregar aos alunos a tabela completa impressa na  aula seguinte.

O professor deverá instruir os alunos para que calculem, por escrito, seu consumo em quilogramas (kg) e seus múltiplos como gramas (g), considerando cada unidade de bife com o peso de 150g e cada hambúrguer (bife) com 200g de carne bovina.

Possibilidade de interdisciplinaridade

Haverá necessidade de cálculos para conversão dos múltiplos da unidade de medida Quilograma. Os alunos poderão fazê-los em uma aula de matemática, após estabelecida essa parceria entre os professores das duas disciplinas.

Tabela 1- Consumo de carne bovina pela turma ___

Aluno

Consumo semanal

Consumo anual

 

Hambúrgueres

Bifes

Hambúrgueres

Bifes

1

 

 

 

 

2

 

 

 

 

...

 

 

 

 

...

 

 

 

 

TOTAL

 

 

 

 

Consumo anual de carne bovina pela turma ____:

Após montar a tabela e expô-la aos alunos, o professor deverá fazer novas indagações que acionem os conhecimentos prévios e/ou reflexões sobre o consumo de carne bovina.

  • Existe um custo ambiental para a produção de toda essa carne que consumimos?
  • Qual é o impacto ambiental do consumo de carne bovina?
  • O que o consumo de carne bovina têm a ver com o efeito estufa?

 

hamburguer

Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-bPf7WdUxeKM/Th91xs1h3XI/AAAAAAAAA9E/3BXmZClNxv0/s320/hamburger-de-vaca.jpg. Acesso em: 07/06/2013.

Módulo 2 - Custos ambientais do consumo de carne bovina

Atividade 1- Vídeo - Os custos secretos dos hambúrgueres

Para referenciar as repostas e fornecer novos elementos à discussão, sugerimos que o professor utilize o vídeo (de 7 minutos e 52 segundos) cujo endereço disponibilizamos, na sequência. Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessá-los diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá salvar previamente o vídeo em seu computador e apresentá-lo aos alunos, por meio de projeção, utilizando o aparelho  data show ou ainda disponibilizá-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.

Os custos secretos dos hambúrgueres. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=MZ1jimogxRA. Acesso em: 07/06/2013. de 7min:52seg.

O texto é narrado em inglês, mas apresenta legendas em Português. É só clicar no ícone "ativar legendas" na barra de ferramentas na parte inferior à direita na tela do vídeo e marcar "Português (Brasil).

video hamburguer

Imagem do vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=MZ1jimogxRA. Acesso em 07/06/2013.

Resenha

Os norte-americanos amam hambúrgueres – cada habitante dos EUA come uma média de três hambúrgueres por semana. Mas quais são os custos secretos desse consumo? Acontece que o gado produz uma quantidade de poluição que contribui para o efeito estufa tanto quanto carros, aviões e outros meios de transporte, além de ter um forte impacto ambiental sobre a terra e a água do planeta.

Após assistirem ao vídeo, o professor deverá entregar a cada aluno uma cópia impressa (ou registrar no quadro para que todos copiem em seus cadernos) de algumas questões para discussão, como as sugeridas a seguir.

Questões para discussão

1 - Enumere os custos ambientais do consumo de carne bovina abordados no vídeo.

  • Algumas possíveis respostas: ocupação de espaços geográficos  para a criação de bois - 30% de toda a área terrestre do planeta; destruição de ecossistemas naturais para o plantio de alimentos para o gado e desequilíbrios ambientais decorrentes; consumo de água para produção de ração.

2 - Por que o custo ambiental da criação de vacas atualmente é maior do que em décadas atrás?

3 -  Qual é a relação entre a alimentação das vacas por meio de ração e os gases estufa metano e óxido nitroso?

4 - Quais são os custos do consumo exagerado de carne vermelha para a saúde?

5 - Tendo como referência o custo ambiental do consumo de um hambúrguer, de posse de sua Tabela 2, calcule o quanto você e sua turma estão contribuindo para elevar o efeito estufa ao consumir carne vermelha na forma de bifes e hambúrgueres.

6 - O que pode ser feito para minimizar os custos ambientais do consumo de carne vermelha?

Atividade 2 – Discussão do vídeo

A discussão do vídeo deverá acontecer tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

efeito estufa

Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-1RF2PpL2zaQ/UClv5G8uTjI/AAAAAAAAClY/7M_D3FI9KqU/s320/efeito_estufa_dos_hamburgueres_4__2012-08-09123418.jpg. Acesso em: 06/06/2013.

Atividade 3 - Leitura e discussão de textos

Propomos a leitura e discussão dos textos especificados abaixo para fornecer mais elementos teóricos para reflexão e formação de opinião dos alunos a respeito do consumo de carne bovina e os custos implícitos nessa dieta.

Texto 1- Efeito Estufa do Hambúrguer. Disponível em: http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/efeito_estufa_dos_hamburgueres.html. Acesso em: 07/06/2013.

A produção de carne bovina tem custo ambiental negligenciado: libera enormes quantidades de gases que contribuem para o aquecimento global

Texto 2 - Efeitos globais do bife brasileiro. Disponível em: http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/efeitos_globais_do_bife_brasileiro.html. Acesso em: 07/06/2013.

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessá-los diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá salvar previamente o texto em seu computador e apresentá-los aos alunos por meio de projeção, utilizando o aparelho data show ou ainda disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda projetá-los, usando transparências e disponibilizar uma cópia impressa para cada aluno. Juntamente com o texto impresso, o professor deverá disponibilizar questões norteadoras da discussão do mesmo.

O primeiro momento deverá ser de estudo individual; cada aluno deverá ler, silenciosamente, todo texto. Após essa primeira leitura geral, o professor deverá organizar os alunos em grupos de três pessoas para a discussão das questões propostas. Terminada a discussão, cada grupo deverá socializar aos demais e ao professor as suas considerações. Em seguida, o grupo deverá apontar o que mais gostaria de saber sobre o assunto.

Questões norteadoras para compreensão e discussão dos textos.

  • De acordo com os dados de 1994, qual é a estimativa do impacto ambiental relativo à emissão de gases de efeito estufa (GEE) no Brasil?
  • Quais são as estimativas de produção de CO2 por Kg de carne?
  • Qual é a parcela de emissão de GEE atribuída aos desmatamentos na Amazônia? E da pecuária bovina no Brasil?
  • Quais são as alternativas apontadas pelos especialistas para diminuir essa emissão de GEE?
  • A produção de cada alimento que se consome, incluindo vegetais e frutas, incorre em custos ambientais dissimulados: transporte, refrigeração e combustível para o cultivo, além de emissões de metano de plantas e animais. Tudo contribui para o acúmulo de gases atmosféricos de efeito estufa. Por que a produção e o consumo de carne bovina estão sendo tão debatidos?
  • O impacto ambiental do consumo de carne bovina  deve-se apenas aos arrotos e flatos dos animais? Explique.

 

churrasco

Imagem disponível em: http://www.perolasparaporcos.com/wp-content/themes/perolas/images//2012/09/food3.jpeg. Acesso em: 06/06/2013.

Módulo 3 - Pesquisas na internet, produção de textos e socialização

Atividade 1- Pesquisas na internet

Tendo como referência as informações já apresentadas nas atividades anteriores e na perspectiva de complementação e ampliação dos conhecimentos sobre o tema, o professor deverá orientar os alunos para que façam pesquisas na internet.

Selecionamos abordagens diversas do assunto, uma vez que há diferentes pontos de vista e pareceres científicos, muitos interesses envolvidos e muita controvérsia.

Abaixo, sugerimos alguns tópicos e endereços para acesso, mas se os alunos manifestarem curiosidades ou dúvidas, deverão ser orientados a buscar referências para acesso em sítios de busca, como o Google. Cabe ao professor orientar os alunos no sentido de selecionarem sítios mais confiáveis, como os das instituições públicas e revistas de divulgação científica. 

Todos os alunos deverão ler todos os textos e registrar o que considerarem mais importante.

Sugestões de tópicos para pesquisa e endereços onde estão disponibilizados para acesso

 

  

pecuaria

Imagem disponível em: http://www.agendasustentavel.com.br/images/image/Noticias/Exig%C3%AAncias%20para%20Pecu%C3%A1ria.jpg. Acesso em: 06/06/2013.

Atividade 2 - Produção de textos

Depois desse momento de estudo individual, o professor deverá organizar os alunos em grupos de 4 componentes para socialização e discussão dos destaques de cada um. 

Cada grupo deverá produzir um texto que contemple, no mínimo, os seguintes pontos a serem explorados:

  • Os problemas ambientais decorrentes do consumo de carne bovina.

  • As alternativas para minimizar esses problemas.

  • As controversas na discussão do tema.

O texto deverá ser enviado, por e-mail, ao professor para avaliação. Os alunos deverão entregar também o texto manuscrito.

Atividade 3 - Montagem das apresentações sobre o tema

Além da produção do texto, cada grupo de alunos deverá preparar uma apresentação que sintetize o estudo sobre o tema para socializar com a turma. O grupo poderá optar por uma visão geral do que foi abordado ou se dedicar à apresentação de um ou mais aspectos que mais lhes chamaram a atenção.

Deverão montar esta apresentação, por meio do  programa PowerPoint, utilizando imagens que poderão ser buscadas na internet e salvas em arquivos.

As apresentações deverão ser salvas em pendrives que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho  data show, para a exposição aos colegas e professor.

Atividade  4 - Socialização das apresentações sobre o tema

Após a realização da montagem das apresentações, o professor deverá organizar o espaço para a socialização das mesmas por cada grupo. 

Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem responder.

Atividade 5 - Júri simulado

Para a discussão e avaliação desse estudo, sugerimos uma dinâmica denominada de "júri simulado" que deverá ser previamente explicada pelo professor, o qual  também se encarregará de ajudar na distribuição de papéis entre os alunos, de modo que todos possam participar, contribuindo naquilo que for mais pertinente, de acordo com suas habilidades.

A metodologia do "júri simulado" deverá ser previamente explicada pelo professor, que também se encarregará de ajudar na distribuição de papéis entre os alunos, de modo que todos possam participar, contribuindo naquilo que for mais pertinente, de acordo com suas habilidades.

Tema – Carne bovina: utilizar ou não na alimentação?

Objetivos:

  • Estudar e debater o tema em questão (réu), levando todos os participantes do grupo a se envolverem e tomarem uma posição.
  • Exercitar a expressão verbal e o raciocínio.
  • Desenvolver o senso crítico.

Participantes: (Funções)

  • Juiz: Dirige e coordena o andamento do júri.
  • Advogado de acusação: Formula as acusações contra o réu.
  • Advogado de defesa: Defende o réu e responde às acusações formuladas pelo advogado de acusação.
  • Testemunhas: Falam a favor ou contra o réu, de acordo com o que tiver sido combinado, colocando em evidência as contradições e enfatizando os argumentos fundamentais.
  • Corpo de Jurados: Ouve todo o processo e a seguir vota: Culpado ou inocente, definindo a pena. A quantidade do corpo de jurados deve ser constituída por número impar (3, 5 ou 7).
  • Público: Dividido em dois grupos da defesa e da acusação, ajudam seus advogados a prepararem os argumentos para acusação ou defesa. Durante o júri, acompanham em silêncio. 

Passos:

  • Coordenador apresenta o assunto e a questão a ser trabalhada.
  • Orientação para os participantes.
  • Preparação para o júri.
  • Juiz abre a sessão.
  • Advogado de acusação (promotor) acusa o réu ou ré (a questão  em pauta).
  • Advogado de defesa defende o réu ou a ré.
  • Advogado de acusação toma a palavra e continua a acusação.
  • Intervenção de testemunhas, uma de acusação.
  • Advogado de defesa retoma a defesa.
  • Intervenção da testemunha de defesa.
  • Jurados decidem a sentença, junto com o juiz.
  • O público avalia o debate entre os advogados, destacando o que foi bom e o que faltou.
  • Leitura e justificativa da sentença pelo juiz. 

Avaliação:

  • Que proveito foi tirado dessa dinâmica?
  • O que mais agradou?
  • Como o grupo se sentiu?
  • O que pode ser melhorado?

gado

Imagem: http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2009/12/gado-de-corte.jpg. Acesso em: 06/06/2013.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
O efeito estufa Animação/simulação
Mudanças climáticas Animação/simulação
Mudanças ambientais globais: o efeito estufa Animação/simulação
Aquecimento global 1 Imagem
Aquecendo os neurônios - Episódio 2 – Aquecimento global Áudio
Estoque de árvores Animação/simulação
Recursos Complementares

Para ao aluno

Para o professor

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.   Poderão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa: as produções escritas individuais ou em grupo, especialmente os registros e o texto produzido pelo grupo na Atividade 2 do Módulo 3. 

O Júri Simulado e as apresentações do trabalho final produzido pelos grupos deverão ser avaliados qualitativa e quantitativamente.

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