18/06/2013
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Dietas e consumo de alimentos |
Ensino Médio | Biologia | Ecologia e ciências ambientais |
Educação Profissional | Produção Alimentícia | Técnico em Alimentos |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Gerência de Saúde |
Educação Escolar Indígena | Ciências | Corpo humano e a saúde |
Educação Profissional | Recursos Naturais | Técnico em Agricultura |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Farmácia |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Visões de mundo |
Educação Escolar Indígena | Ciências | Atividades produtivas e relações sociais |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Controle Ambiental |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Educação Escolar Indígena | Ciências | Seres humanos e o meio ambiente |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Educação Profissional | Recursos Naturais | Técnico em Agronegócio |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Agente Comunitário de Saúde |
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Educação Profissional | Recursos Naturais | Técnico em Agroecologia |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Terra como espaço para a vida |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Enfermagem |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Educação Profissional | Recursos Naturais | Técnico em Agropecuária |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Estudos individuais e em grupos; discussão em pequenos e grandes grupos; coleta, tabulação e análise de dados; pesquisas na internet; montagem e apresentação de trabalho; júri simulado; análise de vídeos e estudo de textos; produção de texto.
Utilização de computadores com acesso à internet; vídeos e textos digitais.
Para iniciar o estudo do tema "O impacto ambiental do consumo de carne bovina", sugerimos que o professor projete as duas imagens apresentadas na sequência, previamente salvas em seu computador, utilizando o data show.
Enquanto os alunos as observam o professor deverá fazer as seguintes indagações:
Imagem 1 - Disponível em: http://www.itodas.com.br/files/2013/01/hamburguer.jpg. Acesso em: 09/06/2013.
Imagem 2 - Disponível em: http://www.bloglegal.net/wp-content/uploads/2011/11/bife-acebolado.jpg. Acesso em 09/06/2013.
Após ouvir os alunos que possivelmente manifestarão gostos e costumes, o professor deverá formular por escrito, no quadro, novas questões a serem copiadas e respondidas pelos alunos em seus cadernos.
Após fazerem os cálculos, cada aluno deverá fornecer seus dados para o preenchimento da Tabela 1. Após o preenchimento, será possível somar os dados de cada um ao dos colegas e verificar o consumo dessas duas apresentações de carne bovina de sua turma em um ano. Todos os dados deverão constar na tabela.
Cada aluno deverá ter sua tabela. Para isso, sugerimos que o professor entregue uma cópia da tabela em branco a cada um e que os registros sejam feitos à medida em que cada aluno for socializando seus dados oralmente, de acordo com a chamada do professor. Para garantir que todos façam registros corretos, o professor deverá fazer a tabela (Tabela 2) no quadro e ir anotando os dados. Para ser mais proativo, o professor deverá montar a tabela no Word, projetar usando a aparelho data show e ir preenchendo-a juntamente com os alunos. Neste caso, deverá entregar aos alunos a tabela completa impressa na aula seguinte.
O professor deverá instruir os alunos para que calculem, por escrito, seu consumo em quilogramas (kg) e seus múltiplos como gramas (g), considerando cada unidade de bife com o peso de 150g e cada hambúrguer (bife) com 200g de carne bovina.
Haverá necessidade de cálculos para conversão dos múltiplos da unidade de medida Quilograma. Os alunos poderão fazê-los em uma aula de matemática, após estabelecida essa parceria entre os professores das duas disciplinas.
Tabela 1- Consumo de carne bovina pela turma ___
Aluno |
Consumo semanal |
Consumo anual |
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Hambúrgueres |
Bifes |
Hambúrgueres |
Bifes |
1 |
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2 |
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... |
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... |
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TOTAL |
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Consumo anual de carne bovina pela turma ____: |
Após montar a tabela e expô-la aos alunos, o professor deverá fazer novas indagações que acionem os conhecimentos prévios e/ou reflexões sobre o consumo de carne bovina.
Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-bPf7WdUxeKM/Th91xs1h3XI/AAAAAAAAA9E/3BXmZClNxv0/s320/hamburger-de-vaca.jpg. Acesso em: 07/06/2013.
Para referenciar as repostas e fornecer novos elementos à discussão, sugerimos que o professor utilize o vídeo (de 7 minutos e 52 segundos) cujo endereço disponibilizamos, na sequência. Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessá-los diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá salvar previamente o vídeo em seu computador e apresentá-lo aos alunos, por meio de projeção, utilizando o aparelho data show ou ainda disponibilizá-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.
Os custos secretos dos hambúrgueres. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=MZ1jimogxRA. Acesso em: 07/06/2013. de 7min:52seg.
O texto é narrado em inglês, mas apresenta legendas em Português. É só clicar no ícone "ativar legendas" na barra de ferramentas na parte inferior à direita na tela do vídeo e marcar "Português (Brasil).
Imagem do vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=MZ1jimogxRA. Acesso em 07/06/2013.
Os norte-americanos amam hambúrgueres – cada habitante dos EUA come uma média de três hambúrgueres por semana. Mas quais são os custos secretos desse consumo? Acontece que o gado produz uma quantidade de poluição que contribui para o efeito estufa tanto quanto carros, aviões e outros meios de transporte, além de ter um forte impacto ambiental sobre a terra e a água do planeta.
Após assistirem ao vídeo, o professor deverá entregar a cada aluno uma cópia impressa (ou registrar no quadro para que todos copiem em seus cadernos) de algumas questões para discussão, como as sugeridas a seguir.
1 - Enumere os custos ambientais do consumo de carne bovina abordados no vídeo.
2 - Por que o custo ambiental da criação de vacas atualmente é maior do que em décadas atrás?
3 - Qual é a relação entre a alimentação das vacas por meio de ração e os gases estufa metano e óxido nitroso?
4 - Quais são os custos do consumo exagerado de carne vermelha para a saúde?
5 - Tendo como referência o custo ambiental do consumo de um hambúrguer, de posse de sua Tabela 2, calcule o quanto você e sua turma estão contribuindo para elevar o efeito estufa ao consumir carne vermelha na forma de bifes e hambúrgueres.
6 - O que pode ser feito para minimizar os custos ambientais do consumo de carne vermelha?
A discussão do vídeo deverá acontecer tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.
Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-1RF2PpL2zaQ/UClv5G8uTjI/AAAAAAAAClY/7M_D3FI9KqU/s320/efeito_estufa_dos_hamburgueres_4__2012-08-09123418.jpg. Acesso em: 06/06/2013.
Propomos a leitura e discussão dos textos especificados abaixo para fornecer mais elementos teóricos para reflexão e formação de opinião dos alunos a respeito do consumo de carne bovina e os custos implícitos nessa dieta.
Texto 1- Efeito Estufa do Hambúrguer. Disponível em: http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/efeito_estufa_dos_hamburgueres.html. Acesso em: 07/06/2013.
A produção de carne bovina tem custo ambiental negligenciado: libera enormes quantidades de gases que contribuem para o aquecimento global
Texto 2 - Efeitos globais do bife brasileiro. Disponível em: http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/efeitos_globais_do_bife_brasileiro.html. Acesso em: 07/06/2013.
Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessá-los diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá salvar previamente o texto em seu computador e apresentá-los aos alunos por meio de projeção, utilizando o aparelho data show ou ainda disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda projetá-los, usando transparências e disponibilizar uma cópia impressa para cada aluno. Juntamente com o texto impresso, o professor deverá disponibilizar questões norteadoras da discussão do mesmo.
O primeiro momento deverá ser de estudo individual; cada aluno deverá ler, silenciosamente, todo texto. Após essa primeira leitura geral, o professor deverá organizar os alunos em grupos de três pessoas para a discussão das questões propostas. Terminada a discussão, cada grupo deverá socializar aos demais e ao professor as suas considerações. Em seguida, o grupo deverá apontar o que mais gostaria de saber sobre o assunto.
Imagem disponível em: http://www.perolasparaporcos.com/wp-content/themes/perolas/images//2012/09/food3.jpeg. Acesso em: 06/06/2013.
Tendo como referência as informações já apresentadas nas atividades anteriores e na perspectiva de complementação e ampliação dos conhecimentos sobre o tema, o professor deverá orientar os alunos para que façam pesquisas na internet.
Selecionamos abordagens diversas do assunto, uma vez que há diferentes pontos de vista e pareceres científicos, muitos interesses envolvidos e muita controvérsia.
Abaixo, sugerimos alguns tópicos e endereços para acesso, mas se os alunos manifestarem curiosidades ou dúvidas, deverão ser orientados a buscar referências para acesso em sítios de busca, como o Google. Cabe ao professor orientar os alunos no sentido de selecionarem sítios mais confiáveis, como os das instituições públicas e revistas de divulgação científica.
Todos os alunos deverão ler todos os textos e registrar o que considerarem mais importante.
Imagem disponível em: http://www.agendasustentavel.com.br/images/image/Noticias/Exig%C3%AAncias%20para%20Pecu%C3%A1ria.jpg. Acesso em: 06/06/2013.
Depois desse momento de estudo individual, o professor deverá organizar os alunos em grupos de 4 componentes para socialização e discussão dos destaques de cada um.
Cada grupo deverá produzir um texto que contemple, no mínimo, os seguintes pontos a serem explorados:
Os problemas ambientais decorrentes do consumo de carne bovina.
As alternativas para minimizar esses problemas.
As controversas na discussão do tema.
O texto deverá ser enviado, por e-mail, ao professor para avaliação. Os alunos deverão entregar também o texto manuscrito.
Além da produção do texto, cada grupo de alunos deverá preparar uma apresentação que sintetize o estudo sobre o tema para socializar com a turma. O grupo poderá optar por uma visão geral do que foi abordado ou se dedicar à apresentação de um ou mais aspectos que mais lhes chamaram a atenção.
Deverão montar esta apresentação, por meio do programa PowerPoint, utilizando imagens que poderão ser buscadas na internet e salvas em arquivos.
As apresentações deverão ser salvas em pendrives que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho data show, para a exposição aos colegas e professor.
Após a realização da montagem das apresentações, o professor deverá organizar o espaço para a socialização das mesmas por cada grupo.
Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem responder.
Para a discussão e avaliação desse estudo, sugerimos uma dinâmica denominada de "júri simulado" que deverá ser previamente explicada pelo professor, o qual também se encarregará de ajudar na distribuição de papéis entre os alunos, de modo que todos possam participar, contribuindo naquilo que for mais pertinente, de acordo com suas habilidades.
A metodologia do "júri simulado" deverá ser previamente explicada pelo professor, que também se encarregará de ajudar na distribuição de papéis entre os alunos, de modo que todos possam participar, contribuindo naquilo que for mais pertinente, de acordo com suas habilidades.
Objetivos:
Participantes: (Funções)
Passos:
Avaliação:
Imagem: http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2009/12/gado-de-corte.jpg. Acesso em: 06/06/2013.
Nome | Tipo |
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O efeito estufa | Animação/simulação |
Mudanças climáticas | Animação/simulação |
Mudanças ambientais globais: o efeito estufa | Animação/simulação |
Aquecimento global 1 | Imagem |
Aquecendo os neurônios - Episódio 2 – Aquecimento global | Áudio |
Estoque de árvores | Animação/simulação |
Dez dicas para o hambúrguer bem-feito - A dupla carne suculenta e pão fofo pode detonar a dieta mais rígida, mas é, também, uma ótima fonte de alegria. Ou não? Disponível em: http://receitas.ig.com.br/dez-dicas-para-o-hamburguer-bemfeito/n1237618713808.html. Acesso em: 09/06/2013.
Greenpeace Brasil - Mudanças do clima, mudanças de vidas. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=-xUt31hgYKQ. Acesso em: 07/06/2013
O reino do gado – Uma nova fase na pecuarização da Amazônia Brasileira. Disponível em:http://www.agropecuaria.org/agropecuaria/GanaderiaAmazonia.pdf. Acesso em; 09/06/2013.
A hora da conta: Pecuária, Amazônia e Conjuntura. Disponível em: http://commodityplatform.org/wp/wp-content/uploads/2009/05/a-hora-da-conta.pdf. Acesso em; 09/06/2013.
A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas. Poderão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa: as produções escritas individuais ou em grupo, especialmente os registros e o texto produzido pelo grupo na Atividade 2 do Módulo 3.
O Júri Simulado e as apresentações do trabalho final produzido pelos grupos deverão ser avaliados qualitativa e quantitativamente.
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