Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Migrações nordestinas: seca ou cerca?

 

20/06/2013

Autor y Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Sumaia Barbosa Franco Marra

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Entender o processo migratório brasileiro por meio de trechos de Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto.

- Conhecer as causas da migração na região Nordeste do Brasil.

- Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico na região Nordeste, considerando os aspectos históricos e/ou geográficos.

Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O processo de formação territorial do Brasil ao longo dos tempos.

Estratégias e recursos da aula

Nesta proposta de aula, a intenção é propiciar situações nas quais os alunos sejam instigados a compreenderem, por meio do Vídeo "Morte e Vida Severina" disponível na TV Escola, a temática migração nordestina, bem como os principais motivos que forçam grande número de habitantes do Nordeste do Brasil a se mudarem para outras regiões do país, especialmente no auge da industrialização, entre as décadas de 1960 e 1980. Neste período a migração nordestina para a região Sudeste, em especial aos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, foi intensa. 

 

 hhh

Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, no caso de escolas onde projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA) são desenvolvidos, ou em um laboratório de informática, quando existir na escola. Dependendo da realidade da escola, é possível realizar a aula até mesmo utilizando um computador apenas conectado a uma TV.

Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade.

  hh

Atividade 01

 

Morte e vida Severina... introdução!

 

PASSO A PASSO

Professor (a),

- Inicie a aula comentando com os estudantes sobre os processos migratórios no Brasil a partir da década de 1950. Problematize:

  • Seus pais ou avós são nascidos na mesma cidade em que moram, ou vieram de outra cidade/região do país?
  • Você conhece pessoas que vivem em sua cidade, mas vieram de outra cidade/região do país?
  • Que motivos levaram essas pessoas a se mudaram da região onde viviam para outro lugar?

 

- A partir da "sementeira de ideias", instigue-os a entenderem os principais motivos que fazem com que as pessoas deixem seu lugar de origem e busquem outro para viver. Para isso, apresente o desenho animado "Morte e vida Severina" produzido a partir da obra de João Cabral de Melo Neto, disponível em "TV ESCOLA - SALA DO PROFESSOR 2012" <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=5944> (Acesso em 15/06/2013).

- Antes de mostrar o desenho animado, explique aos estudantes que o poema "Morte e Vida Severina" foi escrito na década de 1950, num contexto histórico e político em que os espaço geográfico brasileiro passava por profundas transformações com o crescimento acelerado da urbanização e da industrialização.

- Oriente-os a assistirem ao filme com atenção, buscando compreender:

  • Qual a história narrada pelo filme?
  • Quem é Severino? Onde ele vivia? Para onde ele se mudou?
  • Quais os motivos que influenciaram Severino a seguir a dura caminhada para o litoral pernambucano?

 

 bb

Morte e Vida Severina em desenho animado. Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=5944> (Acesso em 15/06/2013).

 

- Após assistirem ao vídeo, medie uma roda de conversa com o objetivo de discutir as questões anteriores e promover a compreensão, por parte de todos os estudantes, de que o filme narra a dura caminhada de Severino, um retirante nordestino, que migra do sertão para o litoral pernambucano em busca de uma vida melhor.

- Auxilie-os a fazerem registros em seus cadernos, construindo um quadro-síntese sobre as principais ideias comentadas pela turma.

 

Atividade 02

 

As sub-regiões do Nordeste e suas principais características

PASSO A PASSO

 

- Recorde com os estudantes alguns dos principais aspectos do filme "Morte e Vida Severina", e utilize diferentes formas cartográficas (mapas, croquis, gráficos, tabelas, dentre outras) para abordar a temática. Apresente um mapa que mostra a subdivisão da região Nordeste, como este a seguir para ilustrar a discussão:

 

Verde: Meio Norte; Vermelho: Sertão; Lilás: Agreste; Amarelo: Zona da Mata.

As sub-regiões do Nordeste. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/brasil/as-subregioes-nordeste.htm>. Acesso em 15/06/2012.

 

- Problematize:

  • Em qual das sub-regiões do Nordeste Severino vivia? Explique as principais características naturais e socioeconômicas desta sub-região.
  • Para qual das sub-regiões do Nordeste Severino se mudou? Resuma as principais características naturais e socioeconômicas desta sub-região.

 

- Para responderem a estas questões, oriente-os a se organizarem em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo deve pesquisar em atlas e livros geográficos, fazer consulta em sites de busca na internet e outras fontes que abordem a temática. Neste momento é importante orientar para que pesquisem em sites específicos para pesquisas escolares, que dispõem de informações confiáveis, como por exemplo,  a Plataforma Multimídia Britannica Escola Online disponível no endereço web <http://escola.britannica.com.br/>, reconhecida pelo MEC/CAPES, de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares.

- Os grupos devem entregar um relatório os resultados de suas pesquisas, além de apresentá-los oralmente, com o auxílio de recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem). Simultaneamente, transcreva no quadro os aspectos mais relevantes destacando-os no quadro, faça complementações, se necessário, esclareça eventuais equívocos e/ou lacunas promovendo a troca de informações e mediando a construção de conhecimentos de maneira colaborativa. Procure enfatizar o processo histórico de formação dos territórios nordestinos, os biomas existentes na região, os cursos d'água perenes e intermitentes explicando cada ideia.

 

Atividade 03

 

Migração nordestina... Seca ou cerca?

PASSO A PASSO

 

 

 

 

hhh

- Solicite aos estudantes que realizem uma pesquisa em fontes diversas como as sugeridas anteriormente, buscando compreender e explicar a seguinte problemática:

  •  Que “sina” marca a vida dos nordestinos, sempre sem expectativas de melhoria de suas condições, sempre à margem dos planos dos governantes?
  • A seca é mesmo um o principal problema para explicar o atraso do sertão nordestino?
  • Até que ponto é a seca que faz o sertanejo migrar ou a cerca das grandes propriedades?
  • Que modalidades de trabalho os nordestinos são submetidos na sub-região em que moram?
  • Que situações econômicas, políticas e sociais motivaram o deslocamento de milhões de Severinos pelo Brasil?
  • Que expectativa os migrantes têm quando saem de suas regiões para outras?
  • As condições de vida dos trabalhadores nordestinos melhoram de fato após se mudarem apara outras regiões?
  • Quando chegam às cidades nas quais decidem morar, a maioria dos migrantes nordestinos encontram trabalho que lhes garantem boas condições de vida? Por que?
  • Será que a busca das pessoas que permanecem no Nordeste por uma pequena porção de terra para fazer uma roça, ou daquelas que saem com esperança de trabalhar e juntar dinheiro para voltar e comprar uma terra para plantar é satisfeita, na maioria das vezes, plenamente? Por que?
  • É possível conviver no semiárido Nordestino?

 

- Cada grupo deverá ser responsável pela organização de uma apresentação com os resultados da pesquisa. Acompanhe cada etapa da atividade orientando-os, esclarecendo possíveis dúvidas e mediando os debates entre os pares com vistas a propiciar a construção de conhecimentos por todos os estudantes.

 

Atividade 04

 

Socialização dos resultados e considerações finais

PASSO A PASSO

 

 

- Após cada grupo sistematizar as informações levantadas, solicite que organizem uma apresentação com vistas a socializar os conhecimentos adquiridos. Esses resultados podem ser mostrados através de painéis ilustrativos ou com o auxílio de recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem).   

- Fique atendo às apresentações dos resultados pelos grupos, buscando evidenciar a falta de políticas públicas para atender a população que vive no Sertão Nordestino.

- Promova um debate acerca dos projetos criados pelo governo federal com vistas a promover o desenvolvimento regional na região Nordeste, esclarecendo que as políticas públicas devem voltadas realmente para as necessidades da maioria da população. Compare, também, os "Severinos" da época retratada pelo poema com os "Severinos" espalhados pelo Brasil de hoje. Quem são os Severinos do Brasil atualmente? e utilize trechos do poema para ilustrar a discussão.  

- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet (sugerimos os seguintes: <http://br.groups.yahoo.com/>, <https://groups.google.com/>, dentre outros), buscando promover a troca de experiências e reflexões, apresentar sugestões, e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.  

 

Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas!

- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; com História e Sociologia pode-se fazer um estudo sobre como os diferentes grupos sociais se apropriam do espaço geográfico e modificam a paisagem na região Nordeste; em Ciências podem-se fazer estudos sobre as os problemas socioambientais decorrentes das principais atividades econômicas que alteram as paisagens nordestinas; em Artes, podem confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabular dados quantitativos e construir gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades. 

Recursos Complementares

Britânnica Escola Online. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 15/05/2013.

http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=6305

Patrimônio da Caatinga Sala de Professor

O BEABÁ DO REPENTE e POETAS DO REPENTE, doc. do Sala de Professor, TV Escola

 ÁGUA DE CHUVA, O segredo da convivência com o semi-árido brasileiro. Cáritas Brasileira. São Paulo: Paulinas, 2001.

RAMOS, Graciliano. Vidas secas. 45. ed. Rio de Janeiro, São Paulo, Record, 1980.

SÁBER, A. N. Os domínios de natureza no Brasil. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

Avaliação

Entendemos que a avaliação deve acontecer durante todo o processo, e deve considerar entre outros, a participação, o desempenho e a colaboração dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, é relevante, após o desenvolvimento das atividades, avaliar alguns aspectos:

  • Envolvimento e participação propositiva em todas as atividades propostas;
  • Compreensão sobre o tema estudado.

É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir disso, é possível avaliar a continuidade do trabalho, bem como sua reconfiguração. Observando o desenvolvimento das atividades o professor poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos do desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.