Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Conversando sobre a importância da água do lugar em que vivo

 

19/06/2013

Autor y Coautor(es)
INIA FRANCO DE NOVAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Angela Cristina dos Santos, Antomar Araújo Ferreira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula o aluno poderá:

  • Exercitar o processo de leitura de histórias em quadrinhos;
  • Observar e analisar questões relativas à presença e a importância da água no dia a dia;
  • Refletir sobre a necessidade de conhecer o lugar em que vive e a necessidade de mudança de hábitos para a conservação da água.
Duração das atividades
03 horas aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Domínio do processo de leitura de histórias em quadrinhos e do conceito de recurso natural.  

Estratégias e recursos da aula

Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetização na Idade Certa as diferentes áreas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que é o da valorização dos “conhecimentos oriundos das diferentes áreas que podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade”.

Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo, o contexto que envolve o processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental não pode ser analisado de maneira neutra e apolítica, é de extrema importância compreender o papel e a contribuição das disciplinas que compõem o currículo nesse nível de ensino. O caráter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na prática docente, as diversas transformações de ordem cultural, política e econômica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.

Nunca é demasiado repetir que uma alfabetização com qualidade é essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inserção depende, em grande parte, do processo de alfabetização. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribuição a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.

 

ATIVIDADE

 Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.

 

PRIMEIRO MOMENTO

Professor(a) é importante possibilitar aos alunos momentos de análise sobre a importância da água (recurso natural não renovável) para a sociedade e de reflexão sobre o seu consumo, tendo como referência o seu dia a dia. Para tanto, o uso das histórias em quadrinhos torna-se uma possibilidade pedagógica no processo de formação dos alunos que estão em processo de alfabetização.

O computador é uma importante ferramenta na construção do conhecimento aproveite este recurso para incentivar os alunos buscarem informações e a transformá-las em conhecimento.

1. No laboratório de informática, com as máquinas conectadas à internet, convide os alunos a acessarem a história em quadrinhos Água boa pra beber da turma da Mônica no endereço web http://www.monica.com.br/institut/aguaboa/welcome.htm  .   Caso a escola não possua o laboratório de informática a história em quadrinhos poderá ser impressa e distribuída para os alunos.

  agua boa

Imagem: Ilustração HQ Turma da Mônica – Água boa pra beber

Disponível em: http://www.monica.com.br/institut/aguaboa/welcome.htm

Acesso em: junho de 2013

 

2. Solicite que leiam a história em quadrinhos.

3. Durante a leitura anote, no caderno, as palavras desconhecidas.

4. Depois que concluir a leitura da história em quadrinhos, solicite que acessem a internet para encontrar o significado das palavras desconhecidas; como sugestão, ver definição em: http://www.priberam.pt/dlpo/Default.aspx. Procure sistematizar as informações de maneira que os alunos compreendam o significado das palavras. Peça para que leiam as definições encontradas e juntos elaborem o significado das palavras desconhecidas. Anote as dúvidas espontâneas que possam surgir e, a partir dessas dúvidas, procure estabelecer objetivos para as próximas aulas.

 

SEGUNDO MOMENTO

1. Converse com os alunos sobre as questões que são tratadas na história em quadrinhos e a relação com o dia a dia. Organize o ambiente para que apresentem o que compreenderam da história em quadrinhos, em especial, a melhoria da qualidade da água ao longo dos tempos. Solicite que, individualmente, realizem as atividades no caderno e, depois, realizem a correção coletiva proporcionando para os alunos a oportunidade de apresentarem suas conclusões.

 

2. Registre no caderno as questões propostas:

  • Qual o título da história em quadrinhos?
  • Quem são os personagens principais?
  • Qual o assunto tratado na história em quadrinhos?

 

3. Leia o fragmento da história em quadrinhos: 

 planeta agua

Imagem: Fragmento da HQ Turma da Mônica – Água boa pra beber

Disponível em: http://www.monica.com.br/institut/aguaboa/welcome.htm

Acesso em: junho de 2013

  Por que o planeta Terra deveria se chamar planeta Água? Explique com suas palavras.

 

4. Toda a água disponível no planeta Terra é própria para o consumo humano? Justifique sua resposta.

 

5. Leia o fragmento da história em quadrinhos:

 

agua boa

 

Imagem: Fragmento da HQ Turma da Mônica – Água boa pra beber

Disponível em: http://www.monica.com.br/institut/aguaboa/welcome.htm

Acesso em: junho de 2013

Atualmente o planeta Terra possui cerca de 8 bilhões de habitantes. Com o aumento da população aumentou também o consumo de produtos provocando um maior consumo de água. Para você, o que é possível fazer para diminuir o consumo desnecessário de água? Apresente duas sugestões.

 

TERCEIRO MOMENTO

Incentive os alunos a conhecerem o lugar em que vivem e a identificar a origem da água, um dos recursos naturais, que utilizam no dia a dia. Para tanto, solicite que realizem uma pesquisa. Organize a sala em grupos de até três alunos e indique os seguintes passos:

  1. Pesquise em livros, jornais, internet ou em outras fontes a origem da água consumida pela população do lugar em que você mora;
  2. Procure saber qual o caminho percorrido pela agua até chegar em suas residências;
  3. Identifique como está a qualidade da água consumida pela população do lugar em que você vive e como a população cuida da água;
  4. Pense em formas de contribuir para que a água seja utilizada de forma mais correta.
  5. Agora, com todas as informações elaborem uma história em quadrinhos, em parceria com as disciplinas de Português e Artes, relatando as descobertas realizadas pelos grupos: escolham o título, defina os personagens, o cenário, ou seja, em que lugar ou lugares a história acontecerá e elaborem o diálogo. Então, mãos a obra!

 

Professor(a) a história em quadrinhos elaborada pelos alunos tem como objetivo materializar e divulgar os conhecimentos adquiridos. No dia combinado, organize uma exposição do material produzido pelos grupos.

Recursos Complementares

Sugestão de leitura e pesquisa para o professor(a):

 

Entendendo o Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa.

Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto

Acesso em: maio de 2013

 

Universidade dos quadrinhos

Disponível em: http://maurobandeiras.blogspot.com.br/2008/12/importncia-das-histrias-em-quadrinhos.html

 

Água

Disponível em: http://www.smartkids.com.br/especiais/agua.html

Acesso em: maio de 2013

 

Agência Nacional das Águas - ANA

Disponível em: http://www2.ana.gov.br/Paginas/default.aspx

Acesso em: maio de 2013

Avaliação

Além da participação nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios:

  1. A participação na realização das atividades sugeridas;
  2. O interesse em desenvolver as atividades de maneira colaborativa;
  3. A realização das atividades solicitadas, que podem ser objeto de avaliação formal;
  4. A habilidade  de leitura de história em quadrinhos;
  5. A capacidade de conhecer o lugar em que vive e a importância da água para a população do lugar;
  6. A habilidade de realizar trabalho em grupo;
  7. A produção da história em quadrinhos como forma de divulgar os conhecimentos adquiridos e de colaborar na divulgação da necessidade do consumo consciente da água.  
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.