Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Usos da linguagem não-verbal em charges

 

21/06/2013

Autor y Coautor(es)
ROGERIO DE CASTRO ANGELO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Explorar o uso da linguagem não-verbal nas charges;
  • perceber a relação entre a linguagem verbal e não-verbal;
  • aprimorar o conhecimento sobre o gênero charge.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Linguagem verbal e não-verbal;

Gênero charge.

Estratégias e recursos da aula

Recursos:

  • apostila impressa contendo charges;
  • quadro e giz;
  • folha sulfite para a produção de charges.

Estratégias:

  • exposição oral;
  • análise de charges em duplas;
  • comparação de análise em grupos maiores (2 duplas);
  • produção textual (individual ou em duplas).

 

Módulo 1 - revisando conceitos

Atividade 1

Para iniciar o trabalho, o professor deverá revisar oralmente com os alunos o conceito de charge. Para auxiliar o professor nessa explicação/revisão segue um link interessante que  poderá, inclusive, ser apresentado aos alunos.

http://www.suapesquisa.com/o_que_e/charge.htm. Acesso em 19 jun. 2013.

 

Atividade 2

Além de retomar o conceito de charge, o professor deverá  rever com os alunos os conceitos de linguagem verbal e linguagem não-verbal.

Para a revisão desses conceitos, sugerimos os links seguintes:

http://www.infoescola.com/comunicacao/linguagem-verbal-e-nao-verbal/. Acesso em: 19 jun. 2013.

http://www.brasilescola.com/redacao/linguagem.htm. Acesso em: 19 jun. 2013.

 

Módulo 2

Atividade 1

Para essa atividade, o professor deverá imprimir as charges a serem analisadas e organizá-las em uma apostila.

Para possibilitar uma interação maior dos alunos, sugere-se que eles sejam agrupados em duplas para fazer essa atividade.

Após revisar com os alunos o que são charges e o que é linguagem verbal e não-verbal, o professor distribuirá uma apostila para cada integrante da dupla, contendo algumas charges.

Nas duplas, os alunos deverão analisar cada uma das charges, respondendo às questões  seguintes (em folha separada ou na própria apostila):

  • Qual mensagem está sendo transmitida, por meio da linguagem não-verbal da charge?
  • E pela linguagem verbal?
  • Qual a relação existente entre a mensagem em linguagem verbal e não-verbal?
  • Qual efeito de sentido é provocado pela mensagem em linguagem não-verbal? 

Após uma primeira análise das charges pelos alunos em duplas, cada dupla deverá sentar-se com outra dupla para fazerem um cotejamento de suas respostas.

Em seguida, o professor pedirá que os alunos façam uma apresentação de suas análises, de acordo com as orientações seguintes:

1 - Cada grupo de 4 alunos escolherá um dos alunos para os representar.

2 - O professor sorteará uma das charges da apostila para cada representante de grupo.

3- Após cada aluno apresentar a análise feita sobre a charge, o professor poderá explorar aspectos das charges que não foram comentados pelos alunos.

Sugestão de charges para compor essa apostila:

 

Charge

Disponível em: <http://2.bp.blogspot.com/-fLrE52Ov4Rc/UCAWrVfcdyI/AAAAAAAAAeg/qmAmVTwuijE/s1600/trai.jpg>. Acesso em 19 jun. 2013.

Charge 5

Disponível em: <http://dukechargista.com.br/wp-content/uploads/2012/12/ChargeTempo13-12-12.jpg>. Acesso em 19 jun. 2013.

Charge 1

Disponível em: <http://blogs.estadao.com.br/tragico-e-comico/files/2011/01/charge05_oposicao_situacao.jpg>. Acesso em 19 jun. 2013.

Charge 4

Disponível em: <http://joaopaulosampaio.files.wordpress.com/2011/02/charge70.jpg>. Acesso em 19 jun. 2013.

Charge 3

Disponível em: <http://3.bp.blogspot.com/_FK5QjE4gwZc/TEJi4ZpleQI/AAAAAAAAIEk/4R-YJDarHww/s400/charge.jpg>. Acesso em 19 jun. 2013.

Charge 2

Disponível em: <http://3.bp.blogspot.com/-7GkQ70iY3LM/UFtxJ8yTXQI/AAAAAAAAAAw/SKlD0-LUjj4/s1600/charge_cristo_rio_de_janeiro.jpg>. Acesso em 19 jun. 2013.

Charge 6

Disponível em: <http://humordemulher.files.wordpress.com/2011/11/charges_leite2_thumb.jpg?w=621&h=492>. Acesso em 19 jun. 2013.

 

Atividade 2 - Produção Textual

Nesta atividade, os alunos deverão criar (em duplas ou individualmente) uma charge sobre um fato recente.

A charge produzida pelos alunos deverá apresentar linguagem mista (verbal e não-verbal).

O professor deverá dispensar cerca de 30 minutos para os alunos produzirem suas charges. Caso o professor considere pertinente, sugere-se que os alunos façam suas charges no computador (usando o Paint ou outro programa que possibilite integrar imagem e texto).

Transcorrido o tempo de produção das charges, o professor solicitará aos alunos que apresentem suas charges para os colegas, comentando  sobre os efeitos de sentido almejados com as mensagens em  linguagem não-verbal.

Recursos Complementares

Vídeo sobre charge, cartum e caricatura e sua importância:

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=vV4CrATsYto>. Acesso em: 19 jun. 2013.

 

Programa que mostra como a ilustração tornou-se  uma aliada na luta da classe trabalhadora. São charges, cartuns e tirinhas que ajudaram a transformar o movimento sindical.

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=-kKwm77eZY4&list=PLF637C6B701F42BB2>. Acesso em: 19 jun. 2013.

Avaliação

O professor avaliará qualitativamente os alunos, observando seu envolvimento durante a atividade de leitura/análise da linguagem não-verbal das charges. Quantativamente os alunos poderão ser avaliados, por meio da produção de charges, observando, principalmente, se eles compreenderam como a linguagem não-verbal é importante para a construção de sentidos no gênero charge.

Opinión de quien visitó

Três estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/4 - 25%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 2/4 - 50%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • gisely, UFMT , Mato Grosso - dijo:
    gisaericka@hotmail.com

    18/07/2013

    Três estrelas

    Gostei da maneira como a aula foi elaborada


  • NOEME, E.M.prfª Maria de Lourdes Pinheiro , Minas Gerais - dijo:
    noemeruas@gmail.com

    08/07/2013

    Quatro estrelas

    Gostei da aula. É bem elaborada para a exploração da linguagem verbal, linguagem não-verbal e o gênero charge.


  • JEVES BEJAME SALVINO, AGÊNCIA FORMADORA - CEFAPRO DE CUIABÁ , Mato Grosso - dijo:
    jbsalvino@gmail.com

    26/06/2013

    Três estrelas

    Boa. As atividades exploram bem o universo da linguagem dos alunos do oitavo e nono ano do ensino fundamental.


  • irene santos de assis, JOSE CAVARIANI PROF , São Paulo - dijo:
    assisirene@ig.com.br

    24/06/2013

    Cinco estrelas

    Muito bom! Adorei as charges.Situação de aprendizagem muito bem montada.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.