Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Histórias infantis: um espaço para fazer ginástica

 

21/06/2013

Autor y Coautor(es)
LILIANY NASCIMENTO CUSTODIO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Thaís Cristina de Oliveira, Leandro Rezende e Elizabet Rezende de Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Interpretar informações presentes nas histórias infantis.

  • Vivenciar e explorar movimentos da ginástica.

  • Expor suas ideias e ouvir as ideias dos outros colegas e professor.

  • Desenvolver habilidades de escuta e respeito à fala de colegas.

  • Ouvir histórias lidas e ou contadas pelo professor de forma interativa.

Duração das atividades
2 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula poderá ser desenvolvida com crianças de 05 a 07 anos de idade, pois possibilita a leitura de histórias infantis que fazem parte do imaginário da criança, além de desenvolver o interesse lúdico durante a vivência da “ginástica historiada”. Faz-se necessário que o aluno esteja no processo de alfabetização, reconhecendo letras do alfabeto e palavras de modo que possam compreender as histórias contadas, interpretá-las e expor seus pensamentos.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade:

Espaço da “Rodinha”

Professor utilize o espaço da “rodinha” para motivar os alunos para a aula. 

Organize-os em um círculo de forma que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, leve um baú cheio de livros de histórias infantis e pergunte se eles conhecem histórias infantis como, por exemplo: Os três porquinhos; A Branca de Neve e os Sete Anões; A Bela Adormecida; A Bela e a Fera; Chapeuzinho Vermelho etc. (livros que estejam disponíveis no baú –pequenas histórias).

 

Professor deixe os alunos manusearem os livros de histórias dentro do baú, enquanto isso questione os alunos:

 1) Quais histórias vocês conhecem?

 2) De qual mais gostam?

 3) Por quê?

 

Escolha com a turma algumas dessas histórias para contar. Ex. Os três porquinhos; Branca de Neve e os Sete Anões.  Fale para os alunos que, enquanto estiver contando as histórias é preciso que prestem muita atenção nos personagens, no que falam e fazem, e como fazem.  Possivelmente teremos que fazer também. Os alunos poderão acompanhar a contação de história por meio do projetor de slides.

Ao término de cada uma, pergunte sobre o que acontece nessas histórias:

1- Quem eram os personagens desta história?

2- O que os personagens das histórias fazem?

3- Mostre quais movimentos eles realizam?

Anote as falas dos alunos sobre os personagens e os movimentos realizados por eles.

Após essa conversa e a identificação das histórias e seus acontecimentos, leia para eles quais foram os movimentos realizados pelos personagens das histórias que eles identificaram e o professor registrou.

Questione os alunos sobre quais tipos de movimentos os personagens realizam na história. Exemplo: na história dos três porquinhos, o lobo corre atrás dos porquinhos? Ele salta? Ele rola? E os porquinhos? Eles correm, brincam, rolam no chão?  E na história da Branca de Neve e os Sete Anões eles também movimentam muito?

Registre as observações que os alunos fizerem. Caso a história escolhida não apresentar descrição de movimentos dos personagens, questione sobre quais movimentos tal personagem (se for um animal ou uma pessoa) pode realizar.

 

Professor, para aumentar seu repertório de histórias infantis, acesse os links:

 

 

É importante que o professor busque histórias conhecidas pelo grupo para que consigam realizar a atividade.

Nos sites citados, o professor buscará subsídios para sua aula com relação às histórias, mas é fundamental que esteja com o livro impresso ou disponível em formato digital, no seu computador, para projetar e ser apresentado para os alunos durante esta aula.

Algumas sugestões de histórias infantis para oferecer aos alunos:

branca de neve

Disponível em: http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=2. Acesso em 05 de junho de 2013.

 

chapeuzinho

Disponível em: http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=1. Acesso em 05 de junho de 2013.

 

 

 

tres porquinhos

Disponível em: http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=24. Acesso em 05 de junho de 2013.

2ª Atividade:

Professor, antes de iniciar essa atividade prepare:

  •  Um painel de papel Kraft com espaço para escrita do nome do personagem e fixação de imagens de movimentos básicos de ginástica.
  • Reproduza imagens dos movimentos básicos da ginástica – rolar, equilibrar, balançar, saltar, escalar, saltar, girar, dentre outros – recortando-as de modo que o aluno possa fixá-las no painel com fita crepe.

Sugestão de painel:

NOME DA HISTÓRIA:

NOME DO PERSONAGEM

MOVIMENTOS DE GINÁSTICA REALIZADOS POR ELE

NÚMERO DE VEZES QUE O PERSONAGEM REALIZA O MOVIMENTO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Imagem da própria autora.

 

Sugestões de imagens dos movimentos básicos da ginástica:

SALTAR

 

SALTAR

Disponível em: http://lucia-desporto.blogspot.com.br/2010/05/ginastica-salto-com-pirueta-vertical-no.html. Acesso em 16 de junho de 2013.

 

ROLAR

 rolar

Disponível em: http://lucia-desporto.blogspot.com.br/search?q=rolamento. Acesso em 16 de junho de 2013.

 

EQUILIBRAR

 

EQUILIBRAR
 

Imagem disponível em: http://www.drelvt.min-edu.pt/de/normativos/reg-esp-gin-artistica.pdf. (Editado pelo autor). Acesso em 16 de junho de 2013.

 

 

GIRAR

girar

Disponível em: http://diadafisicacp2.blogspot.com.br/. Acesso em 16 de junho de 2013.

 

BALANÇAR

BALANÇAR

Disponível em: http://www.drelvt.min-edu.pt/de/normativos/reg-esp-gin-artistica.pdf. Acesso em 16 de junho de 2013.

 

ESCALAR

ESCALAR

Disponível em: http://comps.fotosearch.com/bigcomps/IMG/IMG121/10024012.jpg. Acesso em 16 de junho de 2013.

Inicie essa atividade solicitando aos alunos que escolham uma história para ser trabalhada nessa aula. Essa escolha poderá ser realizada por votação ou aclamação. Se os alunos optarem por mais de uma história, defina qual será a primeira história a ser trabalhada.

 

Retome com os alunos o registro do professor sobre a identificação dos movimentos realizados pelos personagens da história.  Comente com os alunos que alguns personagens das histórias realizam ou reproduzem movimentos da Ginástica Artística. Sabem que movimentos são estes?

 

Após esse resgate, o professor deverá contar a história mais votada pelos alunos de forma interativa. Solicite aos alunos que fiquem atentos e concentrados na história, pois, na medida em que identificar movimentos de ginástica, os alunos deverão registrar no painel o nome do personagem e fixar as imagens no local adequado dos movimentos de ginástica realizados por ele. Caso alguns alunos não consigam escrever o professor auxilia. Se o livro for projetado o professor poderá contar a história e projetar as imagens ao mesmo tempo, para que os alunos identifiquem os personagens e as letras e as palavras.

 

Caso os personagens escolhidos não realizem movimentos que possam ser representados com movimentos da ginástica, o professor tem autonomia para criar movimentos durante a contação da história. Se a turma escolher várias histórias o professor explica para os alunos que as demais histórias serão desenvolvidas e vivenciadas nas próximas aulas. 

 

3ª Atividade:

 

Antes de iniciar essa atividade, o professor deverá providenciar os materiais necessários para a realização dos movimentos de ginástica, como por exemplo: colchões, cordas, traves de equilíbrio, bancos e/ou escadas e cordas.

Iniciar essa atividade solicitando aos alunos que identifiquem no painel, quais movimentos de ginástica estiveram presentes nas ações dos personagens da história contada pelo professor. Após essa identificação, faça os seguintes desafios para os alunos:

  • Quem consegue identificar e reproduzir o movimento da ginástica que teve a maior número de manifestações na história?
  • Quem consegue identificar e reproduzir o movimento da ginástica que teve a menor número de manifestações na história?
  • Teve algum movimento que não foi anunciado na história? Qual? Quem consegue reproduzi-lo?

Ao final da vivência dos movimentos da história, os alunos deverão registrar em forma de desenho e escrita no papel Kraft, os movimentos da ginástica que eles realizaram durante a história.

 

4ª Atividade

Espaço da “Rodinha”

Professor utilize novamente o espaço da “rodinha” para conversar com os alunos. 

Convide-os para fazer um painel e registrar movimentos da Ginástica Artística que cada aluno da turma sabe fazer? 

Deixe os alunos a vontade para que possam rolar, equilibrar, balançar, saltar, escalar, saltar e  girar.  Descubra qual movimento você consegue fazer mais vezes e guarde na memória para que possa ser registrado no painel.

Após aproximadamente, vinte minutos, cada aluno deverá voltar para a rodinha e contar a sua história com a Ginástica Artística  e escrevê-la no  painel da turma.

O painel da história infantil de da história da turma deverá ficar na porta da sala de aula para contar a todos a nossa história com a Ginástica Artística.

Obs. Solicite aos alunos que façam também registros da aula através de desenhos e tentativas de escrita.

 

         Sugestão de painel:

 

NOME DA TURMA:

NOME DO ALUNO

MOVIMENTOS DE GINÁSTICA QUE ELE CONSEGUE FAZER

NÚMERO DE VEZES QUE REALIZA O MOVIMENTO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Imagem da própria autora.

 

Recursos Complementares

 

Sugestão de aula do Portal do Professor:

Contos de fadas: histórias atrapalhadas – UCA. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31308. Acesso em 04 de junho de 2013.

Histórias Infantis: leitura e dramatização. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37423. Acesso em 04 de junho de 2013.

 

Sugestão de leitura sobre "A importância dos contos de fadas no desenvolvimento da imaginação". Disponível em: http://www.facos.edu.br/old/galeria/129102010020851.pdf. Acesso em 04 de junho de 2013.

 

Sugestão de livro disponível em PDF para baixar. "Prática de leitura". Disponível em:   http://www.tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo/imagens/livros/livro_salto_praticas_de_leitura_e_escrita.pdf.  Acesso em 04 de junho de 2013.

Avaliação

Observar a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho: analisar se eles conseguiram interpretar as histórias contadas, entender e identificar cada momento da história e os movimentos realizados; se contribuíram com o grupo nas atividades coletivas propostas; se conseguiram desenvolver a habilidade de desenho e escrita; se desenvolveram habilidades de escuta e respeito pela fala dos colegas. Registre suas observações para orientar seu planejamento.

Opinión de quien visitó

Três estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Paula Paschoini, Calafiori , Minas Gerais - dijo:
    paulinhapo2009@hotmail.com

    04/07/2015

    Três estrelas

    É uma forma divertida de deixar as aulas de educação física menos monótona, e despertar a atenção das crianças. E também fazem com que elas memorizem os movimentos da ginástica seus e de seus colegas. :)


  • maria gilmara ferreira marciano, EMEF D ILUMINATA MARIA DA NOBREGA , Paraíba - dijo:
    mariagilmaramarciano@gmail.com

    24/06/2013

    Quatro estrelas

    GOSTEI DA RELAÇÃO QUE FOI FEITA:HISTÓRIAS-MOVIMENTOS


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.