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Marcas linguísticas em diferentes gêneros

 

16/07/2013

Autor y Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Interessar-se pela leitura e escrita de textos como fontes de informação e aprendizagem.
  • Identificar termo da linguagem informal.
  • Reconhecer o contraste entre marcas de variação de usos da linguagem.
  • Identificar em texto a variedade do padrão formal da linguagem.
  • Reconhecer a variedade do padrão formal da linguagem.
  • Refletir sobre marcas linguísticas ideológicas de uma charge.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Habilidades de leitura e escrita.
Estratégias e recursos da aula
  • Uso da internet
  • Visita a blogs
  • Trabalho em grupo.

 

texto de opinião

Disponível em: http://novesforanove.wordpress.com/2012/01/12/o-texto-de-opiniao-estrutura/

Acesso em: 08 jul 2013.

Módulo 1

Levantamento prévio

ATIVIDADE 1

Professor, antes de introduzir o tema das aulas, coloque seus alunos em círculo e converse com eles informalmente. Algumas perguntas poderão ser feitas para início de conversa.

Alunos em círculo

 

Imagem disponível em: http://www.google.com.br/imgresimgurl=http://www.cepreuniversitario.com.br/novo/gestao/img/noticias/76d91955d80abf4723eb4056fdf4e941.jpg&imgrefurl=http://www.cepreuniversitario.com.br/index.php/site/noticia/51&h=315&w=420&sz=96&tbnid=i0opUOIl2SWYGM:&tbnh=87&tbnw=116&zoom=1&usg=__pcy-q_SQp9vxjhixlv8XXenhgoc=&docid=n7JTll2kuHoo-M&sa=X&ei=gGTkUbqaHImlqgGqlIGgCQ&ved=0CFgQ9QEwDQ&dur=3325

Acesso em: 15 jul 2013.

Durante a conversa, você, professor, deve tentar perceber o que os alunos já sabem sobre as marcas linguísticas na fala e na escrita.

1. Vocês gostam de nossa língua portuguesa?Sim - Não - Por quê?
2.  Por que pronunciamos muitas palavras do jeito diferente da escrita?
3. Vocês conhecem alguém que fala a Língua Portuguesa diferente de nós?
4. Vocês acham que os jovens falam diferente dos velhos?
5. Vocês consideram a escrita mais complexa do que a fala?

e outras que o professor achar conveniente.

 

ATIVIDADE 2

Visitando blogs na internet

Professor, leve seus alunos para o Laboratório de Informática da escola, e solicite que eles acessem os sites sugeridos abaixo. Eles farão uma visitação a blogs que tratam das marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto. Os exercícios transcritos abaixo deverão ser feitos pelos alunos e corrigidos pelo professor.

1. http://provapetropolis.blogspot.com.br/2011/05/d13-identificar-as-marcas-linguisticas.html Acesso em: 12 jul 2013.

2. http://navegarproinfo.blogspot.com.br/2012/11/10-identificar-as-marcas-linguisticas.ht Acesso em: 12 jul 2013.


BLOG 1

Exercício 1

Leia o texto a seguir e desenvolva a atividade.

Só tenho tempo pras manchetes

no metrô

E o que acontece na novela

Alguém me conta no corredor

Escolho os filmes que eu não

vejo

no elevador

Pelas estrelas que eu encontro

na crítica do leitor

Eu tenho pressa e tanta coisa me interessa

Mas nada tanto assim

Eu me concentro em apostilas

coisa tão normal

Leio os roteiros de viagem

enquanto rola o comercial

Conheço quase o mundo inteiro

por cartão-postal

Eu sei de quase tudo um pouco

e quase tudo mal

Eu tenho pressa e tanta coisa me interessa

mas nada tanto assim


Bruno & Leoni Fortunato. Greatest Hits’80. WEA.


Identifica-se termo da linguagem informal em


(A) “Leio os roteiros de viagem enquanto rola o comercial.” (v. 14-15)

(B) “Conheço quase o mundo inteiro por cartão postal!” (v. 16-17)

(C) “Eu sei de quase tudo um pouco e quase tudo mal.” (v. 18-19)

(D) “Eu tenho pressa e tanta coisa me interessa mas nada tanto assim.” (v. 20-21)

  • Professor, chame a atenção do aluno sobre o termo "rola". É uma palavra utilizada em conversas informais e, ainda, por jovens que o usam como gíria.
 
BLOG 2
Televisão
 
Televisão é uma caixa de imagens que fazem barulho.
Quando os adultos não querem ser incomodados, mandam as crianças ir assistir à televisão.
O que eu gosto mais na televisão são os desenhos animados de bichos.
Bicho imitando gente é muito mais engraçado do que gente imitando gente, como nas telenovelas.
Não gosto muito de programas infantis com gente fingindo de criança.
Em vez de ficar olhando essa gente brincar de mentira, prefiro ir brincar de verdade com meus amigos e amigas.
Também os doces que aparecem anunciados na televisão não têm gosto de coisa alguma porque ninguém pode comer uma imagem.
Já os doces que minha mãe faz e que eu como todo dia, esses sim, são gostosos.
 
Conclusão: a vida fora da televisão é melhor do que dentro dela.
 
PAES, J. P. Televisão. In: Vejam como eu sei escrever. 1. ed. São Paulo: Ática, 2001. p. 26- 27.
 
15-O trecho em que se percebe que o narrador é uma criança é:
 
 
(A) “Bicho imitando gente é muito mais engraçado do que gente imitando gente, como nas telenovelas.”
(B) “ Em vez de ficar olhando essa gente brincar de mentira, prefiro ir brincar de verdade...”
(C) “Quando os adultos não querem ser incomodados, mandam as crianças ir assistir à televisão.”
(D) “Também os doces que aparecem anunciados na televisão não têm gosto de coisa alguma...”
 
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ATIVIDADE 3
 
Conhecendo questões que já caíram no ENEM
 
Professor, peça a seus alunos para acessarem o Blog da professora karina http://profekarina.wordpress.com/2011/02/27/questoes-enem-variedades-linguisticas/ Acesso em 12 jul 2013, para conhecerem questões sobre o tema da aula que já caíram no ENEM. Converse com eles a respeito das questões. Se necessário, reproduza cópias das questões para que eles possam resolvê-las.
 

Questão 1 (ENEM 2006)

Aula de português

A linguagem

na ponta da língua

tão fácil de falar

e de entender.

A linguagem

na superfície estrelada de letras,

sabe lá o que quer dizer?

Professor Carlos Gois, ele é quem sabe,

e vai desmatando

o amazonas de minha ignorância.

Figuras de gramática, esquipáticas,

atropelam-me, aturdem-me, sequestram-me.

Já esqueci a língua em que comia,

em que pedia para ir lá fora,

em que levava e dava pontapé,

a língua, breve língua entrecortada

do namoro com a priminha.

O português são dois; o outro, mistério.

Carlos Drummond de Andrade. Esquecer para lembrar. Rio de Janeiro: José Olympio, 1979.

 

Explorando a função emotiva da linguagem, o poeta expressa o contraste entre marcas de variação de usos da linguagem em

A) situações formais e informais.

B) diferentes regiões do país.

C) escolas literárias distintas.

D) textos técnicos e poéticos.

E) diferentes épocas.

 

Questão 2 (ENEM 2006)

No romance Vidas Secas, de Graciliano Ramos, o vaqueiro Fabiano encontra-se com o patrão para receber o salário. Eis parte da cena: Não se conformou: devia haver engano. (…) Com certeza havia um erro no papel do branco. Não se descobriu o erro, e Fabiano perdeu os estribos. Passar a vida inteira assim no toco, entregando o que era dele de mão beijada! Estava direito aquilo? Trabalhar como negro e nunca arranjar carta de alforria? O patrão zangou-se, repeliu a insolência, achou bom que o vaqueiro fosse procurarserviço noutra fazenda. Aí Fabiano baixou a pancada e amunhecou. Bem, bem. Não era preciso barulho não.

Graciliano Ramos. Vidas Secas. 91.ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.

No fragmento transcrito, o padrão formal da linguagem convive com marcas de regionalismo e de coloquialismo no vocabulário. Pertence a variedade do padrão formal da linguagem o seguinte trecho:

A) “Não se conformou: devia haver engano” (ℓ.1).

B )“e Fabiano perdeu os estribos” (ℓ.3).

C)“Passar a vida inteira assim no toco” (ℓ.4).

D)“entregando o que era dele de mão beijada!” (ℓ.4-5).

E) “Aí Fabiano baixou a pancada e amunhecou” (ℓ.11).

 

Questão 3 (ENEM 2005)

Leia com atenção o texto:

[Em Portugal], você poderá ter alguns probleminhas se entrar numa loja de roupas desconhecendo certas sutilezas da língua. Por exemplo, não adianta pedir para ver os ternos — peça para ver os fatos. Paletó é casaco. Meias são peúgas. Suéter é camisola — mas não se assuste, porque calcinhas femininas são cuecas. (Não é uma delícia?). (Ruy Castro. Viaje Bem. Ano VIII, no 3, 78.)

O texto destaca a diferença entre o português do Brasil e o de Portugal quanto

(A) ao vocabulário.

(B) à derivação.

(C) à pronúncia.

(D) gênero

 (E) à sintaxe.

 

Questão 4 (ENEM 2007)

As dimensões continentais do Brasil são objeto de reflexões expressas em diferentes linguagens. Esse tema aparece no seguinte poema:

“(….)

Que importa que uns falem mole descansado

Que os cariocas arranhem os erres na garganta

Que os capixabas e paroaras escancarem as vogais?

Que tem se os quinhentos réis meridional

Vira cinco tostões do Rio pro Norte?

Junto formamos este assombro de misérias e grandezas,

Brasil, nome de vegetal! (….)”

(Mário de Andrade. Poesias completas. 6. ed. São Paulo: Martins Editora, 1980.)

 

O texto poético ora reproduzido trata das diferenças brasileiras no âmbito

 A) étnico e religioso.

B) lingüístico e econômico.

C) racial e folclórico.

D) histórico e geográfico.

E) literário e popular.

 

Professor, as respostas transcritas abaixo poderão  ajudá-lo na tarefa de discutir com seus alunos.

1 - Resposta: A

Justificativa: O contraste que o poema explora é o do uso da língua em situações formais e informais. A formalidade é expressa pelo figura do Professor Carlos Gois, com suas “figuras de gramática, esquipáticas” em oposição à informalidade do cotidiano do eu-lírico, “a língua em que comia, em que pedia para ir lá fora, em que levava e dava pontapé”. A alternativa B também traz um outro tipo de variedade, mas que não é foco do poema (variedade regional). As demais alternativas não se sustentam.

2 – Resposta: A

Justificativa: A única alternativa que se mantém no padrão formal é a A, pois as demais apresentam vocabulário e expressões regionais ou populares: “estribos” (B), “no toco” (C), “mão beijada” (D) e “amunhecou (D).

3 – Resposta: A

Justificativa: Ruy Castro aborda as diferenças de vocabulário entre o português europeu e o brasileiro. A derivação (variação das palavras), pronúncia (sons), gênero (masculino ou feminino) ou sintaxe (relação entre as palavras) não é abordada.

 4 – Resposta: B

Justificativa: O poema toca na questão linguística (“que importa que uns falem mole descansado/ que os cariocas arranhem os erres na garganta”) e econômica (“Que tem se os quinhentos réis meridional/ Vira cinco tostões do Rio pro Norte?”)

Disponíveis em: http://profekarina.wordpress.com/2011/02/27/questoes-enem-variedades-linguisticas/  Acesso em: 12 jul 2013.

 

Módulo 2 -

ATIVIDADE 1

Competindo com os colegas

Professor, chegou o momento de ver se os alunos entenderam o que foi explicado até aqui. Faça uma competiçãozinha entre eles. Separe a turma em duas. A equipe A e a equipe B. Veja quem consegue acertar a questão abaixo. Leve uma caixa de bombom para  a sala e distribua os bombons entre os vencedores.

Projete a atividade no datashow, dê um tempo para as equipes pensarem na resposta certa. Peça que escrevam numa folha sulfite a alternativa correta. Não deixem que os colegas de outra equipe vejam suas respostas.

Texto
 
Artistas, costureiras, soldadores e desenhistas manejam ferro, madeira, isopor e tecido. No galpão do boi Garantido, o do coração vermelho, todos se esmeram (nunca usam o verbo caprichar) para preparar um espetáculo que supere o do rival. No ano passado, foi o Caprichoso, o da estrela azul, o ganhador da disputa de bois-bumbá do famoso Festival de Parintins, que todo final de junho atrai cerca de cem mil pessoas para a doce ilha situada na margem direita do rio Amazonas. No curral da torcida caprichosa, “alegoristas”, passistas e percussionistas preferem não dizer que uma nova vitória está garantida. Dizem, sim, com todas as letras, que está assegurada.
 
(Fernanda Pompeu. Caprichada e garantida.)
 
15 – As marcas linguísticas e o modo de organização do discurso que caracterizam o texto são, respectivamente,
 
a) verbos no presente e no passado; descritivo-narrativo.
b) substantivos e adjetivos; descritivo-dissertativo.
c) substantivos; narrativo-dissertativo.
d) frases nominais; apenas narrativo.e) adjetivos substantivados; apenas descritivo.
 
 
ATIVIDADE 2
 
  imagem charge
Imagem disponível em: http://www.filologia.org.br/viicnlf/anais/caderno07-09.html
 
 Acesso em: 12 jul 2013.
 
 
Professor, chame a atenção de seus alunos para outro tipo de marca - a marca ideológica.
 
"O verão passou e DENGUE DÁ TRÉGUA POR FALTA DE CHUVA (Jornal do Brasil,12/03/02,p.15), mas a indignação não deve se calar. O texto mostra que a indiganção é com o governo, uma vez que , "na esfera governamental, ninguém queria assumir a responsabilidade pelo descaso com a prevenção da epidemia e um empurrava a responsabilidade para o outro, enquanto a população ficava à mercê dos poderosos no combate à doença que se alastrava rapidamente. Os chargistas não podiam perder a oportunidade de satirizar a situação e Chico, em O Globo, apresentou, em dois dias consecutivos (21,22/02/02), charges sobre a situação.
 
A charge acima é apenas um recorte de um material muito mais amplo da pesquisa de Lucia Helena Lopes de Matos (UERJ) , disponível em:http://www.filologia.org.br/viicnlf/anais/caderno07-09.html Acesso em: 12 jul 2013. A autora explica que porque os alunos ainda estão em formação, à medida que forem agregando e ampliando estágios superiores de conhecimento, o professor poderá ampliar suas abordagens, integrando os conceitos de polifonia e interdiscursividade, que apontam para marcas ideológicas, responsáveis pelo jogo manipulatório da linguagem.

 

Recursos Complementares

Para leitura do professor:

1. SANTOS, Cláudia da Conceição.; ROCHA, Décio Orlando.; DAHER, Maria del Carmen F. González.; GUIMARÃES, Mônica de Castro Guimarães.;
SANT´ANNA,
Vera Lúcia de A.Uma Abordagem Discursiva da voz governamental na mdia impressa: enunciação e polifonia. Disponível em: http://www.filologia.org.br/revista/artigo/5%2815%2968-73.html Acesso em: 12 JUL 2013.

2. A abreviação vocabular - marcas linguísticas. Disponível em:  http://www.brasilescola.com/gramatica/a-abreviacao-vocabularmarcas-linguisticas.htm Acesso em: 12 jul 2013.

AULA DO PORTAL SOBRE O TEMA:

1. A narrativa e suas marcas linguísticas . http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26894 Acesso em: 12 jul 2013.

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e contínua, devendo ser realizada durante o desenvolvimento das atividades. O professor deverá identificar avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula e a realização das atividades serão elementos essenciais para verificar se os objetivos  previstos pelo professor foram ou não desenvolvidos pelos alunos.

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