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Brincadeiras de rodas do Brasil

 

20/07/2013

Autor y Coautor(es)
LILIANY NASCIMENTO CUSTODIO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leandro Rezende e Elizabet Rezende de Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Conhecer brincadeiras de roda de diferentes regiões do Brasil.
  • Desenvolver habilidades de escuta e respeito à fala de colegas.
  • Aprimorar a linguagem oral e escrita: práticas de leitura.
  • Vivenciar brincadeiras de roda de diferentes regiões do Brasil.
  • Vivenciar situações que favoreçam a interação e a socialização.

 

Duração das atividades
7 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

 

Aula 1: Quais brincadeiras de roda conhecemos?

As brincadeiras de roda eram muito comuns no cotidiano infantil da criança brasileira. Hoje, no entanto, é uma manifestação que está sendo esquecida, pois as crianças estão mais interessadas em outros tipos de músicas e brincadeiras.

As brincadeiras de roda ajudam a sociabilizar e desinibir as crianças, uma vez que exige o olhar frente a frente, o toque corporal, a exposição, pois em muitas delas cada um deve se apresentar no centro da roda. Auxiliam no desenvolvimento da expressão corporal, senso rítmico e organização coletiva. É também um dos elementos importantes para a integração e convivência da criança. Diante dos desafios da convivência, torna-se importante resgatar a vivencia da brincadeira de roda no contexto escolar atual.

1. Em uma roda de conversa, pergunte aos alunos o que eles conhecem sobre as brincadeiras de roda. É importante que reforce junto aos alunos a necessidade de que todos devem ser ouvidos e que todos devem escutar com atenção o que está sendo falado:

  • O que são brincadeiras de roda?
  • Vocês já vivenciaram alguma brincadeira de roda?
  • Participaram dessa brincadeira na escola ou em outro local?
  • Como se brinca?

Professor, nesse momento, explique aos alunos que brincadeiras de roda são manifestações folclóricas onde as crianças brincam em uma roda que pode ser acompanhadas de melodias e coreografias e que essas brincadeiras eram muito comuns antigamente no cotidiano infantil. 

Sugestão de texto para discussão:

Fonte disponível em: http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=485&Itemid=181. Acesso em 04 de julho de 2013.

2. Depois que os alunos apresentarem as brincadeiras de roda que conhecem, após votação das que mais gostariam de brincar, proponha a vivência das duas mais votadas na próxima aula. Peça ajuda dos alunos para explicar a turma como é que se brinca cada uma delas.

Professor, se os alunos não apresentarem brincadeiras de roda que vivenciaram, apresente você mesmo duas brincadeiras de roda.

Sugestão de brincadeiras de roda:

  • Corre cotia: Um grupo de crianças se senta no chão, formando um círculo. Elas cantam a música abaixo. Enquanto a música é cantada, uma delas corre em volta da roda, com uma bola na mão. Quando a música acaba, ela tem que colocar a bola atrás de alguém. A criança que recebeu a bola tem que tentar pegar a que estava do lado de fora. Se conseguir, a outra terá que pagar uma prenda e continuar do lado de fora até conseguir trocar de lugar com alguém. Música: "Corre cotia de noite e de dia debaixo da cama da sua tia. Corre cipó, na casa da vó, lá tem um cachorrinho chamado Totó, ele é bonitinho de um lado só, é 1, é 2, é 3 acabou a sua vez”.

Fonte: http://www.vamosbrincarlafora.com.br/brincadeira/corre-cotia.html. Acesso em 04 de julho de 2013.

  • Escravos de Jó: As crianças formam uma roda com uma mão por cima da mão do colega ao lado e outra por baixo da mão do outro colega. Canta-se a música abaixo, um batendo na mão do outro. Quando se diz “tira”, a pessoa que vai levar o tapa tira a mão. Quando se diz “põe”, ela bota a mão de volta. Na hora do “zig-zig-zag”, a ordem das batidas, que era para a direita, vai para a esquerda. Quem tem a mão acertada quando a música acaba vai para a roça (meio da roda). Ganhará quem for o último a ir para o meio. Música: “Escravos de Jó, jogavam Caxangá, tira, põe, deixa ficar, guerreiros com guerreiros fazem zig-zig-zá”.

 

Fonte: http://criancas.uol.com.br/novidades/2011/10/11/brincadeira-de-crianca-escravos-de-jo.jhtm. Acesso em 04 de julho de 2013.

Aula 2: Decifrando as brincadeiras de roda do Brasil

1. Na sala de aula divida a turma em 5 grupos e informe aos alunos que eles vivenciarão brincadeiras de roda que as crianças de todo o país brincam. Em seguida, entregue para cada grupo uma caixa “Caixa de brincadeiras”. Nessa caixa deve conter:

  • 1 mapa do Brasil para cada aluno divido em regiões.
  • 1 envelope com letras soltas referentes ao nome da brincadeira de roda.
  • 1 figura grande e plastificada referente ao nome da brincadeira de roda.
  • 1 cola.
  • 1 caixa de lápis de cor.

Cada caixa deve ser encapada de uma cor (azul, rosa, amarelo, laranja e vermelho).

2. Antes de utilizar a caixa, apresente aos alunos uma imagem do mapa do Brasil dividido em regiões, utilizando o  Data Show ou outro recurso disponível na escola.

Sugestão de mapa:

Fonte: http://www.achetudoeregiao.com.br/ATR2/mapa_brasil.htm. Acesso em 04 de julho de 2013.

Professor informe aos alunos que esta imagem representa o Mapa do Brasil, país onde moramos e que ele está dividido por cores cada região do país. Solicite que escrevam no próprio mapa, o nome de cada região brasileira.

3. Nesse momento, explique que cada grupo representará uma região de acordo com a cor do mapa e da caixa. Assim, solicite que cada aluno pegue na caixa do seu grupo um mapa do Brasil e pinte com a cor correspondente da sua caixa a região que representa e escreva o nome da região nas linhas tracejadas.

Exemplo: Grupo da caixa azul irá pintar a região norte de lápis de cor azul e escrever o nome da região.

Sugestão de mapa:

Fonte: imagem da própria autora.

3. Solicite para cada grupo pegar a figura dentro da caixa que representa a brincadeira de roda da região.

Sugestões de figuras:

  • Brincadeira: Região Centro-oeste (Sai, piaba!)

Fonte: http://galeria.colorir.com/animais/o-mar/peixe-tropical-pintado-por-roco-244294.html.   Acesso em 04 de julho de 2013.

  • Brincadeira: Região Sudeste (Olha o macaco na roda!)

Fonte: http://marcellamartinsborges.blogspot.com.br/2012/05/o-macaco-paquito.html. Acesso em 04 de julho de 2013.

  • Brincadeira: Região Norte (Laranja madura)

Fonte: http://gartic.uol.com.br/almeida/desenho-jogo/1222822924. Acesso em 04 de julho de 2013.

  • Brincadeira: Região Sul (Senhor Ratinho)

Fonte: http://criancas.hsw.uol.com.br/como-desenhar-um-rato.htm. Acesso em 04 de julho de 2013.

  • Brincadeira: Região Nordeste (O circo pegou fogo)

Fonte: http://disseminao.blogspot.com.br/2010/07/formacao-continua.html. Acesso em 04 de julho de 2013.

Professor proponha para cada grupo apresente sua figura e descrevam como poderia ser a brincadeira de roda de acordo com a figura. Retome com os alunos a importância de escutar e respeitar a vez do colega de se expor e apresentar suas ideias.

Sugestões de perguntas para a discussão:

  • O que essa figura representa?
  • O que essa figura faz lembrar vocês?
  • Como a brincadeira pode se relacionar com essa figura?
  • Será que a música da brincadeira de roda se relaciona com a figura?

Depois de todos os grupos se apresentarem, informe aos alunos que na próxima aula eles conheceram o nome da brincadeira e vivenciarão cada uma delas.

Aulas 3, 4, 5, 6 e 7: Vamos vivenciar as brincadeiras de roda?

1. Retomando as caixas: “Caixa de brincadeiras”, solicite aos alunos que peguem um envelope dentro da caixa. Neste envelope estarão as letras separadas que formam o nome da brincadeira. Proponha aos alunos que formem com as palavras, o nome da brincadeira e colem na caixa.

Fonte: imagem da própria autora.

2. Apresente para os alunos o nome das brincadeiras de roda de cada região escrevendo no quadro:

  • Região Centro-Oeste (Sai, piaba!)
  • Região Sudeste (Olha o macaco na roda!)
  • Região Norte (Laranja madura)
  • Região Sul (Senhor Ratinho)
  • Região Nordeste (O circo pegou fogo!)

3. Proponha aos alunos o sorteio das brincadeiras de roda para a ordem da vivência. Apresente fichinhas com o nome das brincadeiras e solicite a um aluno que sorteie a primeira brincadeira de roda a ser vivenciada nesta aula.

Professor, com a brincadeira de roda sorteada, encaminhe os alunos para a quadra ou algum local apropriado para vivenciá-la. Utilize as próximas aulas para vivenciar as outras brincadeiras de roda.

Segue um quadro com sugestões do passo-a-passo de como brincar:

  • Brincadeira Região Centro-Oeste: Sai, piaba!

Como se brinca

Letra da música

Uma pessoa fica no meio da roda, enquanto as outras cantam e ela tem que fazer o que a música abaixo manda.

Quando a música acaba, a criança do meio da roda escolhe outra para tomar seu lugar.

"Sai, sai, sai, ô piaba

Saia da lagoa

Põe a mão na cabeça

Outra na cintura

Dá um remelexo no corpo

E passa a vez pro outro.”

  • Brincadeira da Região Sudeste: Olha o macaco na roda!

Como se brinca

Letra da música

Em um grupo de crianças, todas escolhem uma para ser o “macaco” e ficar no meio da roda. Ela tem que tentar sair enquanto os outros cantam a música abaixo. A música deve ser repetida até a pessoa conseguir sair.

"Olha o macaco na roda

Olha o macaco na roda

Olha o macaco na roda

E ele quer sair

E ele quer sair"

  • Brincadeira  da Região Norte: Laranja madura

Como se brinca

Letra da música

As crianças formam uma roda e cantam a música abaixo, substituindo “Pedrinho” e “Maria” pelo nome de alguém que está na roda. A pessoa cujo nome foi dito tem que se virar de costas, mas continua na roda.

A brincadeira termina quando todos estiverem rodando com as costas viradas para dentro da roda.

“Quanta laranja madura menino

De que cor são elas

Elas são verdes e amarelas

Se vira, Pedrinho

Da cor de canela

Se vira, Maria

Da cor de canela.”

  • Brincadeira da Região Sul: Senhor Ratinho

Como se brinca

Uma das crianças é o lobo mau e a outra é o ratinho. As outras formam uma roda.

O ratinho fica na roda junto com as outras crianças, cantando: “Vamos passear na floresta, enquanto seu lobo não vem”. O lobo bate palmas e pergunta: “O senhor ratinho está em casa?” Os outros respondem: “Não.” O lobo pergunta: "A que horas ele vem?”, e as crianças respondem: “Às três!". Depois disso, a roda continua girando e cantando. O lobo volta um tempinho depois e pergunta de novo: "O senhor ratinho está em casa?” As crianças respondem: “Não!”, e o lobo pergunta novamente: “A que horas ele vem?” A roda responde: “Às três!”. O lobo diz: “São duas e meia. Volto daqui a pouco”. A roda continua e o lobo volta: “O senhor ratinho está em casa?”. As crianças então respondem: “Está!”. Aí, o ratinho sai correndo e o lobo tem que tentar pegá-lo. Se ele conseguir, o ratinho será o lobo na próxima rodada.

  • Brincadeira da Região Nordeste: O circo pegou fogo!

Como se brinca

Letra da Música

As crianças formam uma roda e cantam a música ao lado. Quando a música acaba, todos têm que ficar paradas. Quem se mexer primeiro sai da roda e as outras continuam a brincadeira.

“O circo pegou fogo

O palhaço deu sinal

Acorda, minha gente

Que a bandeira é nacional

Alô, Brasil, dois mil

Quem se mexeu, saiu, bombril!”

Professor, a cada brincadeira de roda vivenciada retome com os alunos o nome da região de origem da mesma que o grupo coloriu no mapa e a figura que representa a brincadeira. Ao final de cada brincadeira de roda, sente em roda com os alunos e dialogue sobre a atividade vivenciada. Aproveite para refletir com o grupo sobre a importância de escutar a fala de todos os colegas e que todos também escutem com atenção o que está sendo falado. Ressalte com os alunos a importância de escutar os colegas durante suas sugestões e suas opiniões.

Sugestão de questões para o diálogo:

  • Vocês já conheciam essa brincadeira? É assim que se brinca ou conhecem outra maneira de se brincar?
  • O que acharam da música que aparece na brincadeira? É fácil para cantar?
  • Todos participam da brincadeira ou alguém foi excluído dela?   
  • Gostaram da brincadeira? Gostariam de fazer algum outro comentário?

Para finalizar a aula, proponha que os alunos desenhem a brincadeira de roda que mais gostaram de vivenciar, escrevam o nome da brincadeira e porque gostaram de vivenciá-la. Solicite aos alunos que em roda apresentem e expliquem seus desenhos.

Sugestão de instrumento de registro.

Fonte: Imagem da própria autora.

Recursos Complementares

Mapa do brincar. Disponível em: http://mapadobrincar.folha.com.br/brincadeiras/roda/indice/. Acesso em 05 de julho de 2013.

Sai piaba – brinquedos cantados. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=seki0GWtYqI. Acesso em 05 de julho de 2013. Tempo de duração: 2 minutos.

Avaliação

Observar a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho: analisar se eles contribuíram com o grupo nas atividades coletivas propostas; se desenvolveram habilidades de escuta e respeito pela fala dos colegas; se empenharam para vivenciar as brincadeiras de rodas; se ampliaram o seu conhecimento a respeito das brincadeiras de roda.  Registre suas observações para orientar seu planejamento.

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