Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Polígonos – Sistematização a partir de um jogo

 

23/11/2009

Autor y Coautor(es)
FLAVIA APARECIDA BRITTO
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG COLTEC - COLEGIO TECNICO DA UFMG

Edmar Rabelo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Distinção entre polígonos e não polígonos,
• Sistematização das propriedades e características dos polígonos – classificação quanto aos lados e ângulos.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Recomenda-se que o professor já tenha trabalhado previamente o conceito de polígono com seus alunos, bem como tenha explorado as principais propriedades das figuras côncavas e convexas, dos triângulos, dos quadriláteros e dos polígonos regulares e irregulares (lados, ângulos, nomenclatura, paralelismo, perpendicularismo,...).

Estratégias e recursos da aula

Professor, a proposta desta aula encontra-se dividida em dois momentos, a saber:


1º momento (75 minutos): Revisão das principais características dos polígonos.
• 2º momento (75 minutos): Sistematização do estudo das figuras geométricas planas a partir de um jogo.


Passaremos agora a apresentar as sugestões e estratégias previstas para cada um desses momentos.


1º momento


Para este momento, imaginamos que pudesse ser realizada uma revisão dialogada com os alunos sobre as seguintes temas:
1. Figuras côncavas e convexas
2. Triângulos
       a. Eqüilátero
       b. Isósceles
       c. Escaleno
       d. Retângulo
3. Quadriláteros notáveis
       a. Trapézios
           i. Isósceles
           ii. Escaleno
           iii. Retângulo
       b. Paralelogramos
           i. Retângulo
           ii. Quadrado
           iii. Losango
4. Polígonos Regulares e Irregulares


Sugerimos a você professor que construa com seus alunos um painel da seguinte forma:


1º) Traga em cartazes desenhos de formas que são polígonos (figuras côncavas, convexas, quadriláteros, triângulos, hexágonos, octógonos, ...) e outras que não são. Peça aos alunos que façam a diferenciação explicando os argumentos usados para realizá-la (a figura possui apenas segmentos de reta? É fechada? Oriente a discussão).


2º) Agora proponha aos alunos que nomeiem (quanto aos lados ou ângulos) aquelas formas classificadas por eles como polígonos. Você pode trazer faixas para colar sobre as figuras a medida que os alunos forem descobrindo os seus nomes (triângulo isósceles, triângulo escaleno, quadrado, retângulo, pentágono,...).


3º) Retome as figuras nomeadas procurando agora relembrar as suas propriedades. Incentive e coordene para que os próprios alunos façam isso. Por exemplo, pegue o cartaz que contem o retângulo e pergunte para eles: no retângulo temos lados congruentes? Quantos? Temos lados paralelos? Como são os seus ângulos internos?. Você pode, inclusive, construir uma tabela para ser colocada abaixo de cada figura com as suas características:

Nome da Figura

Nome da Figura

Nome da Figura

Figuras geométricas
Nome da figura Número de lados É côncava ou convexa? Possui lados congruentes? Quantos? Possui par(es) de lados paralelos? Quantos? Possui algum ângulo interno reto?

4º) Se possível deixe essas figuras visíveis na sala, em um painel, por exemplo.

2º momento


Agora que os alunos relembraram as figuras planas e as suas propriedades, podemos propor um jogo que encerra essa aula de sistematização.

                                                                             O Tabuleiro do Jogo

Professor, p rovidencie 1 cópia da folha apresentada na sequencia para cada dupla de alunos de sua sala.


De acordo com a discussão que foi realizada no primeiro momento da aula, peça aos alunos que preencham a folha com os nomes das figuras que são polígonos e que escrevam não-polígonos para as demais.


Esta folha servirá como tabuleiro para o jogo proposto.


As regras deste jogo são apresentadas na sequencia.

Tabuleiro do jogo

Regras do jogo


 Divida a sala em grupos de 4 alunos.
 Dentro de cada grupo, serão constituídas duas equipes, jogará dupla contra dupla.
 Cada dupla escolhe uma figura geométrica dentre aquelas disponíveis no tabuleiro sem que a dupla adversária saiba qual é e a representa no espaço indicado na folha.
 Alternadamente, cada dupla realiza uma pergunta para dupla adversária sobre a figura escolhida por ela, na tentativa de identificar tal figura. As perguntas devem se limitar às propriedades das figuras (Por exemplo, a figura escolhida por vocês é um polígono? Tem lados paralelos? Possui algum ângulo reto?...). As respostas válidas para qualquer pergunta são SIM ou NÃO.
 Após cada resposta, a equipe deve registrar no espaço de justificação a (s) conclusão (ões) obtida (s) naquela rodada de perguntas.
 Vence a partida a equipe que primeiro descobrir a figura escolhida pela equipe adversária, justificando corretamente o porquê de a figura apontada atender às características descritas pelo adversário (Peça aos estudantes que usem os registros do espaço de justificação).
 A folha permite a realização de duas rodadas semelhantes a essa que acabamos de descrever.

Recursos Complementares

DICAS E SUGESTÕES
O professor pode alterar ao seu critério as figuras geométricas apresentadas no tabuleiro.

Avaliação

Após a realização das duas rodadas por cada grupo o professor pode recolher a folha que serviu como tabuleiro para o jogo. A partir desta folha o professor poderá avaliar o conhecimento assimilado pelos alunos. Algumas dicas para realizar essa avaliação:
 Os alunos conseguiram identificar quais eram os polígonos presentes nas folhas?
 Os alunos conseguiram classificar corretamente os polígonos quanto aos seus lados ou ângulos?
 Diferenciaram os quadriláteros corretamente?

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • laryssa, larissa , Distrito Federal - dijo:
    larissabrq13@hotmail.com

    09/07/2013

    Cinco estrelas

    ameiiiiiiiiiii tenho 11 anos e tava precisando estudar para prova de matematica e aprendi bastante e minha mae falo que quandoi eu fo estudar e pra min vim para esse saite huuhu


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.