23/11/2009
Edmar Rabelo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
• Distinção entre polígonos e não polígonos,
• Sistematização das propriedades e características dos polígonos – classificação quanto aos lados e ângulos.
Recomenda-se que o professor já tenha trabalhado previamente o conceito de polígono com seus alunos, bem como tenha explorado as principais propriedades das figuras côncavas e convexas, dos triângulos, dos quadriláteros e dos polígonos regulares e irregulares (lados, ângulos, nomenclatura, paralelismo, perpendicularismo,...).
Professor, a proposta desta aula encontra-se dividida em dois momentos, a saber:
• 1º momento (75 minutos): Revisão das principais características dos polígonos.
• 2º momento (75 minutos): Sistematização do estudo das figuras geométricas planas a partir de um jogo.
Passaremos agora a apresentar as sugestões e estratégias previstas para cada um desses momentos.
1º momento
Para este momento, imaginamos que pudesse ser realizada uma revisão dialogada com os alunos sobre as seguintes temas:
1. Figuras côncavas e convexas
2. Triângulos
a. Eqüilátero
b. Isósceles
c. Escaleno
d. Retângulo
3. Quadriláteros notáveis
a. Trapézios
i. Isósceles
ii. Escaleno
iii. Retângulo
b. Paralelogramos
i. Retângulo
ii. Quadrado
iii. Losango
4. Polígonos Regulares e Irregulares
Sugerimos a você professor que construa com seus alunos um painel da seguinte forma:
1º) Traga em cartazes desenhos de formas que são polígonos (figuras côncavas, convexas, quadriláteros, triângulos, hexágonos, octógonos, ...) e outras que não são. Peça aos alunos que façam a diferenciação explicando os argumentos usados para realizá-la (a figura possui apenas segmentos de reta? É fechada? Oriente a discussão).
2º) Agora proponha aos alunos que nomeiem (quanto aos lados ou ângulos) aquelas formas classificadas por eles como polígonos. Você pode trazer faixas para colar sobre as figuras a medida que os alunos forem descobrindo os seus nomes (triângulo isósceles, triângulo escaleno, quadrado, retângulo, pentágono,...).
3º) Retome as figuras nomeadas procurando agora relembrar as suas propriedades. Incentive e coordene para que os próprios alunos façam isso. Por exemplo, pegue o cartaz que contem o retângulo e pergunte para eles: no retângulo temos lados congruentes? Quantos? Temos lados paralelos? Como são os seus ângulos internos?. Você pode, inclusive, construir uma tabela para ser colocada abaixo de cada figura com as suas características:
Nome da Figura
Nome da Figura
Nome da figura | Número de lados | É côncava ou convexa? | Possui lados congruentes? Quantos? | Possui par(es) de lados paralelos? Quantos? | Possui algum ângulo interno reto? |
4º) Se possível deixe essas figuras visíveis na sala, em um painel, por exemplo.
2º momento
Agora que os alunos relembraram as figuras planas e as suas propriedades, podemos propor um jogo que encerra essa aula de sistematização.
O Tabuleiro do Jogo
Professor, p rovidencie 1 cópia da folha apresentada na sequencia para cada dupla de alunos de sua sala.
De acordo com a discussão que foi realizada no primeiro momento da aula, peça aos alunos que preencham a folha com os nomes das figuras que são polígonos e que escrevam não-polígonos para as demais.
Esta folha servirá como tabuleiro para o jogo proposto.
As regras deste jogo são apresentadas na sequencia.
Regras do jogo
Divida a sala em grupos de 4 alunos.
Dentro de cada grupo, serão constituídas duas equipes, jogará dupla contra dupla.
Cada dupla escolhe uma figura geométrica dentre aquelas disponíveis no tabuleiro sem que a dupla adversária saiba qual é e a representa no espaço indicado na folha.
Alternadamente, cada dupla realiza uma pergunta para dupla adversária sobre a figura escolhida por ela, na tentativa de identificar tal figura. As perguntas devem se limitar às propriedades das figuras (Por exemplo, a figura escolhida por vocês é um polígono? Tem lados paralelos? Possui algum ângulo reto?...). As respostas válidas para qualquer pergunta são SIM ou NÃO.
Após cada resposta, a equipe deve registrar no espaço de justificação a (s) conclusão (ões) obtida (s) naquela rodada de perguntas.
Vence a partida a equipe que primeiro descobrir a figura escolhida pela equipe adversária, justificando corretamente o porquê de a figura apontada atender às características descritas pelo adversário (Peça aos estudantes que usem os registros do espaço de justificação).
A folha permite a realização de duas rodadas semelhantes a essa que acabamos de descrever.
DICAS E SUGESTÕES
O professor pode alterar ao seu critério as figuras geométricas apresentadas no tabuleiro.
Após a realização das duas rodadas por cada grupo o professor pode recolher a folha que serviu como tabuleiro para o jogo. A partir desta folha o professor poderá avaliar o conhecimento assimilado pelos alunos. Algumas dicas para realizar essa avaliação:
Os alunos conseguiram identificar quais eram os polígonos presentes nas folhas?
Os alunos conseguiram classificar corretamente os polígonos quanto aos seus lados ou ângulos?
Diferenciaram os quadriláteros corretamente?
Cinco estrelas 1 calificaciones
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09/07/2013
Cinco estrelasameiiiiiiiiiii tenho 11 anos e tava precisando estudar para prova de matematica e aprendi bastante e minha mae falo que quandoi eu fo estudar e pra min vim para esse saite huuhu