Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Ecologia: Biomas Brasileiros - Parte 2

 

18/07/2013

Autor y Coautor(es)
CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lérida de Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer os principais Biomas Brasileiros em termos de suas características básicas, conforme competência de área 1 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Utilizar recursos tecnológicos na construção do conhecimento sobre Biomas Brasileiros, conforme habilidade H3 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Organizar criteriosamente informações sobre os Biomas Brasileiros oriundas de diferentes fontes, conforme habilidade H2 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas de Ecologia (Ensino Fundamental).

Noções básicas de Informática.

Estratégias e recursos da aula

Essa aula, como seu próprio título indica, representa a continuidade da aula Ecologia: Biomas Brasileiros – Parte 1, disponível no Portal do Professor.

Primeiro momento: Criando uma história em quadrinhos

Preparação do ambiente:

Esse momento da aula deverá ser desenvolvido no Laboratório de Informática. Cabe ao professor orientar os alunos a permanecerem nos mesmos grupos formados para a aula Ecologia: Biomas Brasileiros – Parte 1. Será necessário, no mínimo, um computador por grupo.

Os alunos deverão criar uma pequena história em quadrinhos envolvendo o conteúdo da pesquisa realizada na aula Ecologia: Biomas Brasileiros – Parte 1. Para tanto, o professor deverá orientá-los a, empregando seus computadores, acessar os sites indicados nas figuras 1 e 2, nos quais os procedimentos pertinentes se encontram detalhados. Vale destacar que tais sites são autoexplicativos.

Figura 1: Tutorial HagáQuê

11

Fonte: site disponível em: http://materialdidatico.pbworks.com/w/page/20509747/Tutorial%20Hag%C3%A1Qu%C3%AA  (Acesso em 29/06/2013)

Figura 2: História em quadrinhos

10

Fonte: site disponível em: http://penta3.ufrgs.br/tutoriais/hagaque/ (Acesso em 29/06/2013)


Cada história em quadrinhos poderá ter um enfoque diferente, dependendo da criatividade dos grupos, mas todas elas devem envolver o conteúdo da pesquisa realizada na aula Ecologia: Biomas Brasileiros – Parte 1. Por exemplo, se o grupo realizou a pesquisa sobre o Bioma Pantanal, pode criar uma história em quadrinhos especificamente sobre tal bioma, apresentando suas características básicas, ou utilizá-lo como ambientação para os personagens.


Segundo momento: Conhecendo um blog

Preparação do Ambiente:

Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Será destinado à criação de um blog para a divulgação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos a respeito dos biomas estudados anteriormente, na aula Ecologia: Biomas Brasileiros – Parte 1, em particular para a divulgação das histórias em quadrinhos criadas pelos alunos.

Inicialmente será necessário um computador com acesso à internet e um projetor multimídia para a exibição dos vídeos selecionados e indicados abaixo nas figuras 3 e 4, que tratam dos tutoriais para a criação de um blog.

Os vídeos apresentam o passo-a-passo da criação de um blog.

Figura 3: Tutorial: Criando um blog – Motivação (3:37)

28

Fonte: vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=X5GlHTfDNa0 (Acesso em 29/06/2013)


Figura: Tutorial: Como criar um blog - Passo a Passo (2:36)

29

Fonte: vídeo disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A&feature=related (Acesso em 29/06/2013)

Comentário: Cabe ao professor esclarecer, após a exibição dos vídeos, eventuais dúvidas dos alunos de forma a garantir que o conteúdo sobre a criação de um blog possa ser consolidado.

Observação: O professor pode também fazer o download do vídeo previamente e gravá-lo em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula.

Após a apresentação dos vídeos, para o desenvolvimento da atividade, o professor deve solicitar aos alunos que mantenham os grupos já definidos anteriormente, na aula Ecologia: Biomas Brasileiros – Parte 1, para a criação dos blogs.

Será necessário, no mínimo, um computador por grupo com acesso à internet.

Caso necessário, o professor pode indicar para os grupos, o endereço https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (Acesso em 29/06/2013), para criarem os seus blogs.

 Blogger

30

Fonte: site disponível: https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (Acesso em 29/06/2013)

Inscritos os blogs, os grupos deverão iniciar a inclusão das histórias em quadrinhos que eles criaram.

Finalizada a tarefa de inclusão das histórias em quadrinhos, o professor deverá orientar cada um dos grupos a inserirem em seus blogs os links dos demais. Desse modo, os mesmos poderão ter acesso aos blogs uns dos outros, o que contribuirá para a socialização do conhecimento referente ao tema da aula.

Os alunos deverão ser orientados pelo professor a navegar nos blogs dos colegas e comentá-los por meio de posts. Em casa, os alunos deverão ainda convidar seus familiares para navegarem em seus blogs para explorar mais esse recurso digital.

Observação: A criação dos blogs poderá ser utilizada pelo professor em outras atividades da disciplina, fomentando, assim, o interesse dos alunos nas atividades escolares.

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:

Artigo “A importância das histórias em quadrinhos para educação”, site Universidade de Quadrinhos – DF
Disponível: http://maurobandeiras.blogspot.com.br/2008/12/importncia-das-histrias-em-quadrinhos.html (Acesso em 27/06/2013)

Artigo “Blog: diário (de aprendizagem) na rede”, site Revista Nova Escola
Disponível: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/blog-diario-423586.shtml (Acesso em 27/06/2013)

Artigo “Blogs na educação: por que não?”, site Microsoft
Disponível: http://www.microsoft.com/brasil/educacao/parceiro/blogs_na_educacao.mspx (Acesso em 27/06/2013)

Sugestões de links para alunos:

Artigo “Biomas Brasileiros”, site Sua Pesquisa
Disponível: http://www.suapesquisa.com/geografia/biomas_brasileiros.htm (Acesso em 27/06/2013)

Artigo “Biomas Brasileiros”, site Mundo Educação
Disponível: http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/biomas-brasileiros.htm (Acesso em 27/06/2013)

Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições da turma como um todo, assim como a partir do envolvimento dos alunos nas atividades solicitadas ou, mais especificamente, na elaboração dos quadrinhos e no desempenho na criação dos blogs.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.