Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Carimbos: possibilidades de escrita

 

22/07/2013

Autor y Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Construir e criar imagens com carimbos;
  • Explorar possibilidades de criação por meio de materiais que lhes são oferecidos;
  • Conhecer carimbo como possibilidade de repetição de imagens;
  • Sistematizar conhecimentos a cerca do uso de carimbos;
  • Compartilhar conhecimentos e opiniões;
  • Ler diferentes textos de forma autônoma ou com ajuda;
  • Produzir textos de forma autônoma;
  • Compor cenas por meio de carimbos;
  • Atribuir significados às formas que se originam por meio da impressão feita com carimbos;
  • Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 360 minutos – 6 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios relativos ao tema.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para outras informações acesse: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Brasília: MEC, SEB,  2012. Disponível em: < http://pacto.mec.gov.br/2012-09-19-19-09-11 > Acesso em: 8 de junho 2013.

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

Motivando os alunos

Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e estabeleça um diálogo sobre o que eles sabem sobre carimbos. Pergunte, por exemplo:

  • Vocês conhecem carimbos?
  • Quem já usou um carimbo?
  • Para que serve um carimbo?
  • Alguém de sua família utiliza carimbos durante a realização do seu trabalho? O que está desenhado ou escrito nele?
  • Qual é a cor da tinta desses carimbos?
  • Que material pode-se usar para fazer um carimbo?

Ouça as respostas e se for necessário faça novos questionamentos.

Incentive a turma a consultar o dicionário para verificar se suas hipóteses sobre o significado da palavra “carimbo” estão corretas.

Em seguida, reforce: carimbos servem para repetir formas. Quando o passamos na tinta e o pressionamos sobre uma superfície pode reproduzir um nome, uma imagem, um símbolo ou colocar sua marca num documento. Aproveite para contar à turma sobre o uso do carimbo enquanto selo para autenticação de documentos. Para isto, você poderá utilizar o sítio “História do carimbo”. Disponível em: http://www.carimbos.net/historia_dos_carimbos.php > Acesso em: 21 de jun. 2013.

Para exemplificar, mostre alguns modelos de carimbos. Juntamente com a turma, acesse os sítios abaixo. Leve os alunos ao Laboratório de Informática, ou se eles possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).  Se os alunos possuírem tablet também poderão utilizá-lo. Você também poderá optar por usar data show.

Sugestões para explorar os carimbos:

  • Faça com os alunos uma leitura das imagens;
  • Pergunte-lhes se conhecem algum dos carimbos apresentados;
  • Leia o texto dos carimbos e peça que os alunos imaginem em que seria utilizado cada um deles;
  • Explore as diferentes formas dos contornos das imagens dos carimbos e seus desenhos internos;
  • Observe: as cores de tintas utilizadas; alguns carimbos têm apenas textos e outros apenas imagens, outros associam texto e imagem.

CarimbosSítio: “Carimbos Real”. Disponível em: <  http://www.carimbosreal.com.br/historia.html >.    

 CarimbosSítio: “Fotolia”. Disponível em: <  http://br.fotolia.com/id/40594311 >.

CarimbosSítio: “Geração 8090: carimbos”. Disponível em: < http://www.geracao8090.com.br/?p=543 >.

CarimbosSítio: “Poder Judiciário de Santa Catarina”. Disponível em: < http://www.tj.sc.gov.br/servicos/modelos/carimbos/carimbos.htm >.

CarimbosSítio: “Carimbos pedagógicos” Disponível em: <  http://www.not1.com.br/carimbos-pedagogicos-modelos-de-carimbos-onde-comprar/ >.  

Acessados em: 21 de maio 2013.

Ao término deste momento, faça uma avaliação da atividade. Desafie, por meio de diálogo, a participação de todos os alunos, insira aqueles que não têm o hábito de falar, questione-os sobre o que (re)descobriram. Neste momento, a intenção é fazer com que os alunos percebam a utilidade do carimbo.

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

Leve para a sala de aula diferentes carimbos. Disponibilize um tempo para que os alunos possam utilizá-los.

Depois que a turma utilizar os carimbos deixe-os colorir os desenhos.

Aproveite para verificar como eles estão escrevendo. Você poderá registrar na lousa e pedir para os alunos copiarem no caderno de Língua Portuguesa, algumas das atividades abaixo:

  • Escrever as palavras referentes a cada carimbo;
  • Organizar as palavras em ordem alfabética;
  • Produzir frases utilizando cada palavra ou grupos de palavras;
  • Separar as palavras em sílabas e classificá-las quanto ao número de sílabas;
  • Escrever as palavras no diminutivo, aumentativo, plural, dentre outros.

Socialize as produções. Dê tempo para cada aluno ler as frases elaboradas. Se você fez atividade na folha de papel, afixe-as no mural da sala de aula. Lembre-se de pedir que os alunos escrevam seus nomes para que possam ser identificados.

Observação: Auxilie os alunos para que aprendam carimbar não utilizando excesso de tinta.

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

Professor, você e seus alunos poderão fazer carimbos artesanais.

Utilizem, por exemplo: folhas, rolhas, plástico bolha, legumes (pimentão, cebola, batata, quiabo, vagem), bucha vegetal, prendedores de roupa, tampinhas de refrigerantes, botões velhos, para fazer os carimbos.

Convide a turma para confeccionar carimbos. Para isto providencie alguns dos materiais acima. Você poderá pedir que os alunos tragam de casa. Envie uma “Atividade de Casa” solicitando o material. Você poderá registrar assim:

      COMUNICACAO

Vamos confeccionar carimbos?

Para isso, peça aos seus pais ou outro responsável, para te ajudar a reunir os seguintes materiais: folhas, rolhas, plástico bolha, legumes (pimentão, cebola, batata, quiabo, vagem), prendedores de roupa, tampinhas de refrigerantes.

Reúna os objetos selecionados e traga para sala de aula no dia........ (Professor, dê um prazo suficiente para que os alunos possam organizar os materiais. Inclua um final de semana, desta forma os pais poderão acompanhar mais de perto o trabalho que está sendo realizado.).

Observação: Informe a turma sobre a utilidade dos vegetais, sua importância para a alimentação e os cuidados com o desperdício. Contudo, utilizará alguns para realização da atividade, pois os mesmos também servem para carimbar imagens.

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

Confeccionando carimbos

Professor, leve para sala de aula diferentes cores de tinta guache, jornal para forrar as carteiras, bandejas de isopor ou cartelas de ovos para colocar as tintas, pincéis para pintura, pequenas vasilhas para colocar água (copos de iogurte, potes de margarina).

Antes dos alunos iniciarem a atividade, sugerimos:

  • Organize a turma em pequenos grupos;
  • Estabeleça algumas regras para a realização da atividade. Por exemplo: cuidados com os materiais, limpeza das carteiras e da sala de aula, tom de voz ao falar, trocar e/ou empréstimo de materiais na hora de carimbar;
  • Solicite que cada aluno apresente aos colegas os materiais que trouxeram para a confecção dos carimbos. Explore-os falando de suas utilidades;
  • Oriente a turma sobre suas escolhas no processo do trabalho: que objeto e cor utilizar, quantidade de repetição das formas carimbadas;
  • Exemplifique a forma de utilizar: tintas, pincéis, bandeja de isopor e água;
  • Informe que os legumes serão cortados pela professora;
  • Esclareça as dúvidas;
  • Agora, é só carimbar!

Quando os alunos terminarem suas produções coloque-as para secar. Reorganize a sala de aula com a ajuda dos alunos, faça a limpeza do espaço e dos materiais utilizados.

Peça aos alunos que falem o que sentiram ao realizar a atividade. É importante que justifiquem suas respostas.

Observação: Você poderá realizar esta atividade na sala de Artes, caso tenha em sua escola. Também poderá convidar um ou mais profissionais da escola para ajudá-lo, assim será possível dar mais atenção para cada aluno. Se preferir solicite ajuda a um grupo de pais.

Fotografe este momento. Caso os alunos possuam laptop do Projeto UCA você poderá pedir que os alunos fotografem a atividade utilizando a Câmera do Laptop acessando: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou (Área de Trabalho > Câmera). O botão “máquina de retrato” tira uma foto através da Webcam.

Sugestão para fazer um carimbo de batata.

a) Primeiro, escolha uma batata crua. Um adulto deve cortá-la ao meio;

b)  Com um palito de churrasco, desenhe escavando em baixo relevo a superfície da batata. Retire a polpa que sobrar;

c)  Pronto o desenho, mergulhe o pedaço desenhado da batata em tinta guache grossa;

d)  Experimente carimbar a batata entintada num papel.

Carimbos

Carimbo utilizando batata - Fonte: Imagem da própria autora.

Outras sugestões:

1-Carimbos com legumes

 Carimbos

  Fonte: Acervo da própria autora

2- Carimbos com frutas

Carimbos

Fonte: Acervo da própria autora.

3- Carimbos com botões colados em pedacinhos de madeira.

Carimbos

Fonte: Acervo da própria autora.

4- Carimbos utilizando folhas.

Carimbos

Fonte: Acervo da própria autora.

5- Carimbos utilizando bucha vegetal.

Carimbos

Fonte: Acervo da própria autora.

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

Socializando as criações da aula anterior

Professor, agora que os carimbos estão secos, oriente a turma a trocar informações sobre suas criações. Peça que cada um mostre seu produto e fale sobre o seu processo. Para facilitar as apresentações sugira que diga como selecionou as cores, como decidiu que estava na hora de terminar seu trabalho, por que escolheu utilizar aqueles materiais. (Ao realizar um trabalho selecionar processos e produtos é importante. A forma como o professor recebe os trabalhos e a sua interação com os alunos durante a produção deles, impulsiona a participação nas atividades.).

Para finalizar, peça que os alunos colem seus trabalhos no mural da sala de aula ou nos corredores da escola. É importante que os trabalhos sejam identificados com os nomes dos “artistas” e a temática trabalhada.

6ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

Produzindo texto

Professor, proponha aos alunos que produzam um texto, a partir das situações vivenciadas na confecção de carimbos. (É fundamental que as vivências dos alunos, nos mais variados contextos, sejam consideradas ao propor uma produção de texto.). Solicite que ilustrem o texto.

Ressalte ações básicas de uma produção:

  • Planejar o que irão escrever;
  • Escrever o texto propriamente dito (textualidade);
  • Fazer a revisão do texto.

Para finalizar a atividade, faça um momento de socialização das produções. Permita que cada aluno faça leitura de seu texto. Depois, que a atividade foi realizada em uma folha de papel, afixe os trabalhos no mural da sala de aula.

Observação: Deixe claro para os alunos, o tipo de texto que irão produzir e o seu objetivo (para que e porque).

Questões sobre sinais de pontuação, ortografia, gramática poderão ser verificadas, porém, permita o fluir das ideias.  A proposta é que os alunos redijam um texto com autonomia.

Você poderá trabalhar com a reescrita das produções, no entanto, é fundamental preservar cada atividade da forma como o aluno realizou e assinalar o mínimo possível a sua produção. Assim, individualmente ou mesmo em duplas, poderá ser realizada a correção das produções escritas dos alunos. Conforme Pessoa e Cabral: “nos momentos de revisão de textos produzidos pelos alunos, o professor pode levar ao questionamento sobre a escrita de algumas palavras. [...] É importante que o conhecimento ortográfico dos alunos seja cada vez mais explícito e consciente, a fim de que possam explicitar porque tal palavra se escreve com determinado grafema e não com outro”. (CABRAL, Ana Catarina dos Santos Pereira;  PESSOA, Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves. Planejamento do ensino: princípios didáticos e modos de organização do trabalho. In:  Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A consolidação das correspondências letra-som no último ano do ciclo de alfabetização.  Brasília: MEC, SEB, ano 3, unidade 3, p. 20-32, 2012.). Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_3_MIOLO.pdf>  Acesso em: 28 de jun. 2013.

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, solicite que façam o registro utilizando o programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Esse registro também poderá ser realizado, através do tablet. Por sua vez o desenho poderá ser feito utilizando o programa KolourPaint: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > Ferramenta de Pintura).

Faça um momento de socialização das atividades. Permita que cada aluno mostre ao grupo a sua produção e ouça dos colegas as opiniões sobre sua atividade.

Professor, de acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, ao avaliarmos a produção de textos escritos, podemos verificar algumas capacidades, que são relevantes ao final do terceiro ano do Ensino Fundamental. Dentre elas:

  • Escrever com legibilidade;
  • Adequar o texto aos propósitos da situação de escrita;
  • Usar conhecimentos sobre as características do gênero solicitado;
  • Pontuar o texto;
  • Usar letra maiúscula;
  • Escrever com correção ortográfica;
  • Estruturar parágrafos.

Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, 2012, p. 34. Disponível em:  <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/caderno_avaliacao.pdf >. Acesso em: 28 de jun. 2013.

Recursos Complementares

Sugestão de bibliografia para o aluno:

EMBERLEY, Ed. Desenhando com os dedos. São Paulo: Panda Books, 2004.

Sugestões de links para professores:

Sítio: “Como fazer carimbo de EVA: passo a passo”. Disponível em: <  http://muraisamodelosmoldesideias.blogspot.com.br/2011/05/caomo-fazer-carimbo-de-eva-passo-passo.html >. Acesso em: 28 de jun. 2013.

Sítio: “Técnica de carimbo feito de rolha!”. Disponível em: <  http://www.youtube.com/watch?v=BQVohaW_5a4 >. Acesso em: 28 de junho 2013.

Avaliação

Professor, a avaliação faz parte de todo o processo aqui sugerido, pois envolverá sua observação cotidiana e registros seus e dos alunos. Ela permite o reconhecimento de conquistas, bem como a verificação das dificuldades e das necessidades dos alunos no processo de ensino e de aprendizagem. Nesse sentido, o aluno tem possibilidade de se conscientizar dos conteúdos que já aprendeu e daqueles nos quais, para construir seu conhecimento, necessita de um maior investimento. Sendo assim, ao longo de todo o trabalho observe se os alunos: conseguiram construir e criar imagens com carimbos; produziram textos com autonomia; leram, interpretaram e resolveram questões apresentadas; exploraram possibilidades de criação por meio de materiais que lhes foram oferecidos; atribuíram significados às formas que se originam por meio da impressão feita com carimbos. Observe ainda, se durante os desafios os alunos conseguiram desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupos.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.