Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Vegetais ameaçados de extinção: como protegê-los?

 

22/07/2013

Autor y Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Pontuação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Resgatar os conhecimentos prévios sobre vegetais;
  • Realizar pesquisas sobre vegetais em extinção;
  • Sistematizar as informações coletadas na pesquisa por meio de relatório;
  • Compartilhar conhecimentos e opiniões;
  • Assumir atitudes responsáveis de preservação do meio ambiente;
  • Reconhecer o desmatamento como uma prática que causa prejuízo ao meio ambiente;
  • Compreender a importância dos vegetais e, consequentemente, de preservá-los;
  • Ler diferentes textos de forma autônoma ou com ajuda;
  • Desenvolver a capacidade de ler, compreender e localizar informações no texto lido;
  • Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 360 minutos – 6 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que os alunos tenham habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

Professor, esta aula poderá ser trabalhada em diferentes anos do Ensino Fundamental, desde que planejada de acordo com o nível de conhecimento dos alunos. As atividades propostas serão realizadas com o auxílio do laptop do Projeto UCA, conectado à internet. Utilize os seguintes programas: KWord pelo ícone do processador de textos da área de trabalho ou KWord [Metasys > Aplicativos > KWord]  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet) e KolourPaint (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > Ferramenta de Pintura).

Informações ao professor

Professor, acreditamos que a valorização dos vegetais da fauna brasileira e a problemática da extinção de diversas espécies precisam ser expostas, discutidas e analisadas com os alunos. Nas análises realizadas vemos possibilidades da busca de soluções desde os primeiros anos escolares, pois cremos que, dessa forma, teremos cidadãos ativos e conscientes em um futuro próximo. Assim, estabeleça diálogos com a turma, faça questionamentos que possam refletir juntamente com seus familiares sobre a valorização do meio ambiente, especificamente a nossa temática: Vegetais em extinção.

Com a temática proposta, nosso planejamento é de um trabalho interdisciplinar que pressupõe o diálogo entre as diversas áreas de conhecimento. De acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa uma das contribuições do trabalho articulado entre as diferentes áreas do conhecimento é a possibilidade de desenvolver nos alunos habilidades e conceitos diversificados de modo que sejam alfabetizados e letrados, expandindo suas percepções do mundo em que vivem com maior autonomia. (LIMA, Juliana de Melo; TELES, Rosinalda; LEAL,  Telma Ferraz. In:  Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Planejar para integrar saberes e experiências.  Brasília: MEC,SEB, ano 2, unidade 6, 2012.). Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_2_Unidade_6_MIOLO.pdf>. Acesso em: 23 jun. 2013.

Dessa forma, esta aula será desenvolvida a partir dos conhecimentos prévios da turma, tendo como contexto a vida cotidiana, ou seja, ela irá ampliar as informações dos alunos acerca de vegetais. Com a temática você poderá trabalhar diferentes conteúdos curriculares, por exemplo:

Ciências: Conhecer espécies de vegetais, locais onde são encontradas, suas estruturas, meios de reprodução e importância.

História: Conhecer vegetais de outras épocas, relacionando passado e futuro.

Matemática: Fazer gráficos com nomes de vegetais em extinção. Trabalhar  números pares e ímpares, sucessor e antecessor e escrever por extenso.

Língua Portuguesa: Produzir textos, fazer relatórios de pesquisas, elaborar cartazes, fazer leitura de textos literários.

Geografia: Pesquisar as regiões brasileiras que são o habitat natural dos vegetais utilizando mapa.  

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e estabeleça um diálogo sobre o que eles sabem sobre  vegetais. Você poderá iniciar a conversa por meio de imagens.

Apresente, por exemplo, as cenas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro para sua turma. Em seguida estabeleça um diálogo para interpretá-las.

Vegetaisemextincao

Cenas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Fonte: Sítio: “Papo viagem: Jardim Botânico Rio de Janeiro”. Disponível em:  http://papo-viagem.blogspot.com.br/2013/03/jardim-botanico-rio-de-janeiro-brasil.html . Acesso em: 19 de maio 2013. (Se for possível leve os alunos ao Laboratório de Informática, ou se eles possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).  Se os alunos possuírem tablet também poderão utilizá-lo).

Para informações sobre o Jardim Botânico do Rio de Janeiro você e seus alunos poderão visitar o sítio dele  WWW.jbrj.gov.br. No link “Visitação”, por exemplo, é possível: visualizar o mapa desta instituição e acessar coleções, monumentos, projetos ambientais dentre outros.

Vegetaisemextincao

Fonte: Acervo da própria autora.

Comece indagando:

a- O que vocês estão vendo em cada imagem apresentada?

b- Qual é o assunto dessas imagens?

c- Vocês conhecem alguns desses vegetais? Quais?

d- Que outros vegetais vocês conhecem?

e- Vocês já foram a um ambiente como esse?

f- O que é um Jardim Botânico? (Espera-se que os alunos digam que é uma área protegida, que possui plantas vivas organizadas, documentadas e identificadas para estudos, pesquisas e documentação. É um local aberto ao público para visitação.).

g- O que significa a palavra extinção? (Se necessário peça que consultem o dicionário para descobrirem significado da palavra extinção.).

h- O que causa extinção de vegetais? (Observe se os alunos são capazes de levantar a hipótese de que as causas da extinção incluem a exploração inadequada dos recursos naturais, poluição, destruição do habitat do vegetal, desmatamento. Tudo isso tem causado a extinção de centenas de espécies da flora brasileira e mundial.).

i- Vocês conhecem ou já ouviram falar de algum vegetal que está em extinção? Onde estão localizados estes vegetais?

j- De que forma podemos ajudar a conter a extinção de espécies?

Para finalizar esse momento induza os alunos a dizerem o que acharam da atividade. Não se esqueça de pedir que justifiquem sua resposta. 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, retome a aula anterior ressaltando elementos que os alunos acharam relevantes. Em seguida, apresente alguns vegetais que estão em extinção. Você poderá utilizar as imagens apresentadas no sítio “Plantas em extinção no Brasil”. Disponível em: http://www.dicasfree.com/plantas-em-extincao-no-brasil/ . (Acesso em: 19 de maio 2013.). Veja algumas representações disponíveis neste sítio: 

Vegetaisemextincao  Nome popular: Aroeira do Sertão       Vegetaisemextincao Nome popular: Sucupira

VegetaisemextincaoNome popular: Jequitibá                           VegetaisemextincaoNome popular: Castanheira

Agora, proponha que os alunos façam uma pesquisa sobre vegetais em extinção. Você poderá registrar na lousa e pedir que os alunos copiem no caderno de Ciências.

     COMUNICACAO

Vegetais em extinção

a- Escrevam pelo menos o nome de quatro vegetais brasileiros ameaçados de extinção fazendo uma descrição de suas características. Se quiserem, podem anotar também alguma curiosidade a respeito desses vegetais.

b- Perguntem aos seus familiares ou amigos os nomes de vegetais que antes existiam na região onde vivem e que hoje já não são mais encontrados. Registrem os nomes destes vegetais.

Observação: Você poderá fazer uma ficha para os alunos preencherem a partir de suas pesquisas. Caso faça opção pelo uso da ficha, a turma deverá copiar e preencher uma para cada vegetal que pesquisar. Sugerimos o seguinte modelo de ficha:

VEGETAIS EM EXTINÇÃO (Se possível insira a figura do vegetal.).

Nome científico:

Nome popular:

Características:

Origem:

Ambiente em que vive:

Por que está ameaçado de extinção:

Fonte: Acervo da própria autora.

Se você preferir não realizar a pesquisa por meio de fichas, poderá solicitar que os alunos leiam as informações contidas nos sítios:

“Plantas em via de Extinção”, disponível em:  http://pedroplantasstars.blogspot.com.br/ - Acesso em: 19 de maio 2013.

“Plantas do Estado de São Paulo ameaçadas de extinção, cultivadas no Jardim Botânico de São Paulo”, disponível em:

http://www.ibot.sp.gov.br/jardim/colecoes_plantas/Plantas%20em%20Extincao%20(Site)2[1].pdf - Acesso em: 21 de maio 2013.

Você também poderá fazer um cartaz com os dados apresentados nos referidos sítios.

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que façam o registro utilizando o programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  Kword ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Essa atividade também poderá ser realizada através do tablet.

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Apresentação da pesquisa

Professor, com o objetivo de trocar informações, organize a turma para apresentação da pesquisa proposta anteriormente.

Inicie registrando na lousa os nomes dos vegetais que cada aluno pesquisou.

Em seguida divida a turma em pequenos grupos, procure agrupar os alunos que pesquisaram o mesmo vegetal. Neste caso peça que comparem os dados coletados e complementem a pesquisa acrescentando dados que possam enriquecer o trabalho. Instrua-os a fazerem a leitura das fichas dos vegetais que pesquisaram.

Durante a leitura das fichas solicite que cada aluno escolha um vegetal para apresentar aos demais colegas.

Quando terminar o tempo que você estabeleceu para o trabalho nos pequenos grupos reorganize as carteiras para que os alunos possam visualizar uns aos outros durante a apresentação.

Cada aluno na sua vez deverá ler e/ou explicar com suas palavras o que descobriu sobre o vegetal que apresentará. Antes de iniciar as apresentações informe aos alunos que perguntas, esclarecimentos ou informações a acrescentarem, poderão ser feitas após a exposição do colega.

Para finalizar esse momento induza os alunos a dizerem o que acharam da atividade. Não se esqueça de pedir que justifiquem sua resposta.

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Explore com seus alunos as tirinhas abaixo. Distribua-as reproduzindo-as ou copie em um arquivo- CD ou pendrive, e apresente-as.

A primeira tirinha possibilita uma análise do dialeto utilizado pelo personagem em contraposição com a linguagem formal, e também, como a segunda, nos leva a dialogar sobre a preservação da natureza e sua importância para a vida do planeta e no planeta. Questione a turma sobre o motivo que levou o Chico Bento a plantar a “Árvore da Isperança”. Por que Chico Bento chama a muda de árvore de “Isperança”? (Não se esqueça de dizer aos alunos que as palavras utilizadas por Chico Bento e Zé Lelé são uma das diferentes linguagens da variação linguística. Ou seja, são os diferentes usos de uma mesma língua, considerando dentre outras coisas o nível de formalidade, o grau de escolaridade, condições culturais e regionais.).

Vegetaisemextincao

Fonte: Sítio: “Turma da Mônica: Quadrinhos - Tira 195. Disponível em: http://www.monica.com.br/comics/tirinhas/tira195.htm - Acesso em: 19 de maio 2013.

Vegetaisemextincao

Fonte: Sítio: “Realce em leitura”. Disponível em:  http://realceemleitura.blogspot.com.br/2011/05/atividade.html - Acesso em: 19 de maio 2013.

Aproveite o momento e dialogue com os alunos sobre o desmatamento. Verifique os conhecimentos prévios que eles têm sobre este assunto, ouça-os e ressalte que:

  • O desmatamento é a retirada total ou de parte da vegetação nativa para uso do solo (agricultura, pecuária ou construção de cidades). Pode ser realizado por meio de cortes, capina ou queimadas, retirando a cobertura vegetal de uma determinada área;
  • O desmatamento é crime e pode levar o indivíduo à prisão;
  • O desmatamento é um problema ambiental  grave, principalmente no Brasil. Esta prática causa impactos sobre o ambiente e os seres vivos, que dependem dos vegetais para sobreviver e os utilizam na alimentação, como apoio e abrigo. Quando derrubamos uma árvore, muitos seres vivos são prejudicados;
  • O desmatamento diminui o número de espécies vegetais, modifica a paisagem, retira nutrientes do solo, impedindo o nascimento/desenvolvimento de novas plantas.

Apresente algumas imagens que representam desmatamento. Veja algumas sugestões:

Vegetaisemextincao

Fonte: Sítio: “O ‘Dia D’ Amazônia”. Disponível em: http://essetalmeioambiente.com/o-dia-d-amazonia/ - Acesso em: 19 de maio 2013.

Vegetaisemextincao

Fonte: Sítio: “Brasil Escola”. Disponível em: http://www.brasilescola.com/geografia/desmatamento-poluicao-ar.htm - Acesso em: 19 de maio 2013.

Vegetaisemextincao

Fonte: Sítio: “Globo Amazônia”. Disponível em:  http://www.globoamazonia.com/Amazonia/0,,MUL1633101-16052,00.html - Acesso em: 19 de maio 2013.

Para concluir este momento induza os alunos a dizerem o que foi possível aprender com esta atividade. Não se esqueça de pedir que justifiquem sua resposta.

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Textos online

Utilize o sítio “Serviço florestal brasileiro”. Disponível em:   http://www.florestal.gov.br/snif/recursos-florestais/especies-florestais (acesso em: 21 de maio 2013) para que os alunos possam ler um texto sobre as espécies florestais brasileira em perigo de extinção. Providencie o texto impresso ou os alunos poderão lê-lo utilizando o laptop do Projeto UCA por meio do programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox. Caso os alunos possuam tablet também terão possibilidades de utilizá-lo. 

Professor, é importante que você já tenha conhecimento do texto para que possa fazer intervenções/comentários pertinentes aos conteúdos trabalhados. No sítio sugerido, há alguns links: “Riqueza de espécies na floresta”; “Diversidade de espécies arbóreas”; “Espécies ameaçadas ou em perigo de extinção”; “Informações sobre espécies florestais”. Você poderá selecionar os links que forem adequados ao nível de seus alunos.

Explorando o texto online

O trabalho com textos online em sala de aula é um excelente recurso pedagógico. Oriente os alunos a fazerem uma leitura silenciosa, pois esse tipo de leitura possibilita a adaptação dos mesmos, às suas características individuais de ritmo, pontuação, compreensão e interpretação. Em seguida leia para a turma em voz alta. Faça interrupções ao final de cada parágrafo, ressalte as informações que você e/ou os alunos acharem importantes e comente com eles estes dados. A atividade a ser realizada, após a leitura da turma é fundamental para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conteúdo. Por isso, sugerimos que você organize uma roda de conversa com a turma e tenha como base as seguintes questões para permear o diálogo:

  • O que cada aluno achou do texto?
  • Tem/êm alguma/s palavra/s que desconhecem o significado? Qual/is?
  • O que foi possível descobrir a partir do texto que vocês leram?
  • O que gostariam de descobrir mais?

Ao final do diálogo, faça um relatório coletivo registrando o que foi feito. Redija dados relevantes do diálogo e para concluir a produção, instrua os alunos a fazerem um desenho representando a leitura e a interpretação dos textos.

6ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

      COMUNICACAO

Professor, depois que os alunos já vivenciaram diferentes atividades, você poderá propor mais algumas. Registre-as na lousa e peça aos alunos que as copiem no caderno de Ciências.

Pensando nos vegetais que estão em extinção

 a- Escreva três nomes de vegetais que fazem parte da flora brasileira e que estão correndo risco de serem extintos.

 b- Escreva três nomes de vegetais que não fazem parte da flora brasileira e que estão correndo risco de serem extintos.

 c- Explique com suas palavras, o que é extinção.

d- Cite os principais fatores que contribuem para a extinção dos vegetais.

Para socializar as respostas, faça leituras em voz alta: você lê as perguntas e os alunos respondem.

Outras possibilidades 

Professor, você poderá enriquecer sua aula com as seguintes atividades:

1a – Produzir cartazes informando o que descobriram e também alertando as pessoas sobre a necessidade de preservação dos vegetais, principalmente daqueles que estão em risco de extinção. Divida a turma em duplas, ou grupos de até quatro alunos. Leve para sala de aula revistas para recortes, cartolinas, colas, tesouras, canetas, tintas para pintura em papel, dentre outros materiais que você julgar necessário para confecção de cartazes. Após a produção permita que cada grupo socialize seu trabalho. Em seguida peça que escolham diferentes espaços no interior da escola para que possam colar os cartazes dos grupos. Não se esqueça de pedir que escrevam: título, nomes dos autores e seu respectivo ano de estudo.

2a - Resolver cruzadinhas e caça palavras com nomes de vegetais que estão em extinção.

3a - Elaborar frases sobre a temática.

4a - Produzir texto coletivo ou individual sobre a temática.

5a - Procurar em revistas e jornais palavras que iniciam com as mesmas letras dos nomes dos vegetais que você solicitar.

6a - Resolver situações problema envolvendo informações de diálogos e/ou registros realizados sobre a temática.

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

Sítio: “Mundo das plantas”. Disponível em: http://www.canalkids.com.br/meioambiente/mundodasplantas/mogno.htm - Acesso em: 21 de jun. 2013.

Sítio: “Meio ambiente: mundo das plantas”. Disponível em:  http://www.canalkids.com.br/meioambiente/mundodasplantas/ - Acesso em: 21 de jun. 2013.

Sugestões de links para professores:

Sítio: Portal do Professor – Aula "Utilidades dos vegetais: as plantas e o mundo que construímos – Metodologia Científica -UCA".Disponível em:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40596 - Acesso em: 21 de jun. 2013.

Sítio: “Biomas brasileiros  e biodiversidade”. Disponível em:  http://www.multirio.rj.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=233&Itemid=114 – Acesso em: 21 de jun. 2013.

Sítio: “Preservação do Pau Brasil”. Disponível em:  http://www.sescsp.org.br/sesc/hotsites/paubrasil/cap6/preserva.htm – Acesso em: 21 de jun. 2013.

Avaliação

A avaliação faz parte de todo o processo. Ela permite o reconhecimento de conquistas, bem como a verificação das dificuldades e das necessidades dos alunos no processo de ensino e de aprendizagem. Neste sentido, a observação da turma, e de cada aluno em específico em seu processo próprio de vivenciar cada atividade, poderá ser acompanhada pelos seus registros. Utilize suas anotações e observações para verificar se os alunos foram capazes de: resgatar seus conhecimentos prévios sobre a temática; realizar pesquisas sobre vegetais em extinção; sistematizar as informações coletadas na pesquisa por meio das atividades propostas; ler diferentes textos de forma autônoma ou com ajuda. Observe ainda, se durante os desafios a turma conseguiu desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupos.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.