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Espaço e técnica: o trabalho humano provocando arrumação e desarrumação socioambiental no planeta

 

08/07/2013

Autor y Coautor(es)
IZABEL CASTANHA GIL
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ADAMANTINA - SP EUDECIO LUIZ VICENTE PROF ETE

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Geografia Produção e organização do espaço geográfico: projeções cartográficas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer o papel da técnica e do trabalho como elementos fundamentais na produção espacial, utilizados tanto para o atendimento das necessidades básicas das pessoas quanto de seus interesses de acumulação e poder;

Identificar os impactos ambientais decorrentes da relação da sociedade com a natureza, mitigados pelo uso de técnicas mais sensíveis e apropriadas;

Identificar a influência das novas tecnologias no arranjo espacial contemporâneo, considerando as dimensões econômica, cultural, política e ambiental dessas relações.

Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito de trabalho vivo e trabalho morto

Conceito de espaço geográfico

Implicações éticas da relação sociedade natureza no mundo moderno

Impactos ambientais decorrentes das ações humanas

Estratégias e recursos da aula

Aula sugerida para a 1ª série do ensino médio.

Devido à multidimensionalidade de abordagens que o tema permite, sugere-se que a aula seja desenvolvida com o envolvimento de vários componentes curriculares: Geografia, Biologia, Língua portuguesa, Química, e Física.

Nesta aula, propõem-se ações que possibilitam a compreensão da temática apresentada, posicionando-se criticamente frente a ela: de que maneira me valho das técnicas e do trabalho vivo e do trabalho morto? Como me posiciono frente a produtos que derivam de trabalho e de técnicas condenáveis, tais como: trabalho escravo, uso abusivo de agroquímicos, desmatamentos ilegais, entre outros? Na condição de consumidor responsável, como proceder para evitar tais abusos?

Atividade 1

Usando transparência para retroprojetor ou projetor multimídia, o professor deverá apresentar a foto selecionada ou outra de sua preferência, que demonstre algum tipo de domínio do homem sobre a natureza. Por meio de um diálogo, o professor deverá instigar a curiosidade dos alunos para que identifiquem a finalidade da construção representada na foto, bem como a presença de algumas técnicas visivelmente presentes nessa paisagem. Nesse momento, considera-se a participação oral dos alunos, nas respostas aos questionamentos feitos pelo professor, tais como: De que se trata a imagem apresentada? Qual a finalidade dessa obra? Como está presente em nosso cotidiano?

Além da imagem, o professor deverá propor uma pesquisa sobre matérias jornalísticas relacionadas ao tema Usinas hidrelétricas. Em grupos de quatro ou cinco alunos, eles deverão consultar jornais e revistas disponíveis no acervo da escola. As principais informações deverão ser anotadas no caderno.  Essas informações serão socializadas num debate, quando o professor, reprojetando a imagem selecionada, solicitará que os estudantes socializem aquilo que aprenderam.  Todos deverão apresentar o que investigaram, ampliando o conhecimento da turma sobre o tema em estudo.

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http://blogdaelianegomes.blogspot.com.br/2009/11/usina-hidreletrica-de-itaipu.html (Acesso em 5/6/2013)

Após o debate, o professor deverá imprimir e apresentar a síntese sugerida na sequência. Ainda na fase de sensibilização, a leitura promoverá a percepção de expressões geográficas fundamentais para a compreensão do tema. Para isso, recomenda-se que a primeira leitura seja feita individual e silenciosamente, sublinhando algumas palavras chave. A compreensão do texto deverá ser sintetizada em uma frase redigida, no máximo, em até 140 caracteres. Aleatoriamente, o professor deverá solicitar que alguns alunos leiam a sua síntese, verificando a compreensão geral da turma.

Trabalho e técnica transformam a natureza

Para a realização da vida, historicamente, a sociedade apropriou-se da natureza. Alimentos, agasalho, abrigo, constituem necessidades vitais, cujo atendimento evoluiu da simples coleta e caça para a agricultura e criação de animais; das cavernas para as habitações construídas a partir da transformação dos recursos naturais disponíveis, e outros sinteticamente obtidos.

A condição de seres inteligentes e sensíveis fez com que os desafios do meio estimulassem a criatividade, resultando na descoberta do fogo, na agricultura e na domesticação de animais. Esses acontecimentos, ocorridos há cerca de dez mil anos, caracterizam a fase embrionária da sociedade humana, como a conhecemos e vivemos hoje. Como se vê, a produção do espaço aconteceu de modo espontâneo e concomitante à realização da vida: não se produz o espaço antes para nele habitar depois. Ao contrário, as necessidades humanas instigam a apropriação da natureza e a transformação espacial.

Considerando as transformações que tais acontecimentos proporcionaram na evolução da sociedade, destaca-se o papel das técnicas e das ferramentas nesse processo, ainda que rudimentares e incipientes. Friccionar duas pedras para provocar o fogo e, com ele, limpar o solo; com uma madeira roliça e pontiaguda, furar a terra para nela depositar a semente; lixar a ponta de algumas madeiras resistentes facilitando a captura dos animais; amassar o barro ou perfurar rochas transformando minerais em habitações; estancar a água dos rios guardando-a para a estiagem.

O conhecimento adquirido permite o aprimoramento dessas técnicas e das ferramentas desenvolvidas para a realização das tarefas. A sociedade evoluiu em número de pessoas, enquanto o conhecimento acumulado promove aperfeiçoamento constante, resultando na complexidade das demandas cotidianas. Um apito rudimentar para atrair aves e animais transformou-se em sofisticados equipamentos que detectam a localização dos cardumes e das manadas selvagens; o amontoado de pedras estancando a água de um rio transformou-se em complexos sistemas de irrigação; as peles de animais foram substituídas por tecidos sintéticos impermeáveis e térmicos.

Tanto no passado quanto no presente a ação humana transforma a natureza, criando e recriando o espaço geográfico. Toda transformação gera impacto e a principal diferença entre os impactos do passado e os do presente é a sua intensidade, tanto quantitativa quanto qualitativa. Qual o impacto ambiental do preparo de uma pequena área, utilizando técnicas rudimentares, e o de uma grande área, valendo-se de tecnologias industriais? Qual o impacto ambiental de um pequeno aglomerado de habitações e o de uma megalópole?

Estudar a evolução das técnicas, seus usos e seus significados permite compreender aspectos instigantes, tais como: o seu papel na formação das diferentes culturas, a sua influência na formação do espaço, a sua natureza paradoxal tanto atendendo necessidades humanas como provocando vários tipos de impactos: ambientais, econômicos, sociais, políticos, culturais, e outros. (Profª drª Izabel Castanha Gil)

A próxima etapa consiste na formação de duplas para a resolução das questões propostas.

1- Quais elementos explícitos e implícitos na imagem selecionada evidenciam a presença de técnicas e tecnologias?

2- Qual a diferença entre técnica e tecnologia?

3- Identifique uma técnica presente no ambiente representado na imagem, citando:

a- a utilidade dessa técnica naquele ambiente.

b- ferramentas utilizadas para a sua execução.

c- diferentes tipos de profissionais envolvidos na sua execução.

d- recursos naturais utilizados e a localização espacial da disponibilidade desses recursos.

4- Considerando a ideia de evolução técnica contemplada no texto, identifique outras formas de obtenção de energia utilizada pelas sociedades, antes da fase industrial, como vivenciamos hoje.

As respostas devem ser anotadas no caderno e socializadas oralmente, demonstrando a diversidade de informações observadas. O professor deverá estimular um diálogo entre os alunos para que as ideias fluam espontaneamente.

Atividade 2

Considerando a água como elemento essencial para a realização da vida, a tarefa seguinte constitui-se numa investigação sobre o uso da água nos assentamentos humanos. Divida a turma em oito grupos, sendo que cada grupo pesquisará sobre um tema.

As informações coletadas serão sintetizadas em forma de tópicos, destacando as mais relevantes e ilustradas com imagens e ou vídeos pertinentes ao tema, identificados pelos alunos durante as investigações.

O resultado será socializado por meio de apresentações orais, com uso de slides preparados em Power point. Cada grupo (definirá o papel de cada componente do grupo, a fim de que todos trabalhem e se sintam responsáveis e envolvidos)terá até seis minutos para suas apresentações, contando com a participação de todos os membros. As falas poderão ser distribuídas da seguinte maneira: um deles faz a introdução, alguns se encarregam do conteúdo e outro apresenta as conclusões. Os expositores deverão utilizar técnicas para comunicação oral, tais como interação com a turma, domínio de conteúdo, desenvoltura (evitando leituras em pequenas tiras de papel, no caderno ou na tela), uso das mãos, e emprego da norma culta da língua portuguesa (evitando vícios de linguagem).

Considerando um sistema de avaliação baseado em notas (não em menção), apresenta-se uma sugestão de pontuação para as competências e habilidades a serem observadas durante as apresentações orais.

Domínio de conteúdo

Espontaneidade durante as apresentações: argumentação, gestos, domínio da linguagem oral

Comunicação interpessoal: interação com os ouvintes

Slides: clareza, objetividade, ilustração, domínio da norma culta da língua portuguesa

3,0

2,0

2,0

3,0

 Algumas dicas de como falar bem em público estão disponíveis em http://oglobo.globo.com/educacao/dez-dicas-para-falar-bem-em-publico-4566443.

A formação integral do educando pressupõe a consideração de todas as dimensões inerentes ao processo de ensino e aprendizagem. Assim, o envolvimento dos alunos vai além da objetividade do conhecimento específico, estendendo-se também aos aspectos comportamentais. Enquanto os grupos expõem, os demais devem prestigiar os colegas evitando estudar durante as apresentações, conversar paralelamente ou qualquer outro tipo de desatenção. O professor deverá adotar a seguinte tática: a cada 2 grupos expositores, faz-se uma pausa de 3 minutos para que os 2 grupos seguintes revisem seus conteúdos. Dessa forma, minimiza-se a ansiedade e estimula-se a participação, evitando o estudo de alguns durante a apresentação de outros. Para garantir equidade, o professor deverá dar o mesmo tempo de 3 minutos antes das apresentações dos dois primeiros grupos.

Outra orientação significativa do professor refere-se à prática de se fazer perguntas ao final das apresentações. Tão importante quanto saber expor é o ato de saber perguntar: identificação de aspectos relevantes durante as falas, objetividade, respeito à divergência de opinião, organização do tempo e da sequência das perguntas, entre outros, são aspectos inerentes à participação por meio de perguntas. Assim, o professor deverá estimular os questionamentos, definindo com a turma o momento de fazê-los: ao final das apresentações ou durante as mesmas, conforme surgirem as dúvidas.

É comum o retraimento dos alunos, esperando que o mesmo aconteça enquanto estão expondo: não questionam para não serem questionados. Como forma de estímulo ao debate, o professor deverá esclarecer que essa prática enriquece a compreensão dos temas e a sua atuação será a de esclarecer dúvidas, caso alguém não consiga responde-las.

Com o objetivo de enriquecer a performance da comunicação oral, o professor poderá propor a filmagem das apresentações. Um aluno de cada grupo será indicado pelos colegas para a realização dessa tarefa, usando seu aparelho de telefone celular. Em momento oportuno, essas filmagens serão projetadas para que os expositores visualizem seus pontos fortes e identifiquem aspectos que podem ser melhorados. É importante que o professor estabeleça critérios, tais como: clareza e naturalidade, interação com o público ouvinte, domínio de conteúdo, uso da norma culta da língua portuguesa, entre outros. O item comunicação pode ser incorporado nos critérios de avaliação.

Grupo 1:Qual o papel dos rios nas primeiras civilizações?

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http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9310(13/6/13)

Fonte: A importância dos rios para as primeiras civilizações

http://www.historialivre.com/antiga/importancia_dos_rios.pdf(Acesso em 12/6/2013)

 

Grupo 5: Doenças transmitidas pela água. Como evitar epidemias em grandes assentamentos humanos?

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http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/esquistossomose/esquistossomose-11.php

Fonte:  Doenças transmitidas pela água

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Agua/Agua9.php              (Acesso em 12/6/2013)

Vigilância e controle da água para consumo humano

http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/vigilancia_controle_qualidade_agua.pdf (Acesso em 12/6/2013)

 

Grupo 2: O que se entende por poluição da água?

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http://planeta_verde.no.comunidades.net/index.php?pagina=1250528172

Fontes:  Poluição hídrica: causas e consequências http://www.vetorial.net/~regissp/pol.pdf (Acesso em 12/6/2013)

O rio em perigo

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=11678 (Acesso em 12/6/2013)

 

Grupo 6: Cidades e enchentes: é possível prevenir-se?

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http://www.pragmatismopolitico.com.br/2012/09/sakamoto-eleicoes-periodo-chuvas.html

Fonte: Enchentes

 http://www.brasilescola.com/geografia/enchentes.htm  (Acesso em 12/6/2013)

É possível evitar enchentes nas grandes cidades? http://mundoestranho.abril.com.br/materia/e-possivel-evitar-enchentes-nas-grandes-cidades   (Acesso em 12/6/2013)

 

Grupo 3: Como se faz o tratamento da água que consumimos em casa?

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http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1440

Fonte: Tratamento de água

http://www.usp.br/qambiental/tratamentoAgua.html (Acesso em 12/6/2013)

Falta de água de qualidade mata uma criança a cada 15 segundos no mundo, revela Unicef

http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-03-22/falta-de-agua-de-qualidade-mata-uma-crianca-cada-15-segundos-no-mundo-revela-unicef

Grupo 7: Águas transpostas: solução para cidades com problemas de abastecimento?

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http://www.infoescola.com/hidrografia/transposicao-do-rio-sao-francisco/

Fonte: Projeto São Francisco

Transposição do rio São Francisco http://www.infoescola.com/hidrografia/transposicao-do-rio-sao-francisco/

(Acesso em 12/6/2013)

 

 

 

Grupo 4: Como transformar água em energia?

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http://www.diarioliberdade.org/index.php?option=com_content&view=article&id=12856:cabo-verdiano-preconiza-dessalinizacao-de-agua-usando-energia-renovavel&catid=80:consumo-e-meio-natural&Itemid=94

Fonte: Portal das energias renováveis

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecao.html?id=535 (Acesso em 12/6/2013)

Como funciona uma hidrelétrica

http://www.infoescola.com/fisica/como-funciona-uma-hidreletrica/  (Acesso em 12/6/2013)

 

 

Grupo 8: Gestão da água: questão técnica ou política?

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http://glaucocortez.com/2011/04/05/especialistas-revelam-que-a-questao-da-falta-de-agua-no-brasil-esta-mais-ligada-a-gestao-do-que-a-escassez/

Fontes: Das águas transpostas às águas dispostas: uma análise da implantação do Canal da Integração

http://www.uvanet.br/rcgs/index.php/RCGS/article/view/21/23(Acesso em 12/6/2013)

Série sobre água – Plano de aula 4 – Gestão das águas

http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/gestao-aguas-brasil-mundo-500982.shtml (Acesso em 12/6/2013)

Especialistas revelam que a questão da falta de água no Brasil está mais ligada à gestão do que à escassez

http://glaucocortez.com/2011/04/05/especialistas-revelam-que-a-questao-da-falta-de-agua-no-brasil-esta-mais-ligada-a-gestao-do-que-a-escassez/

Atividade 3

Combinando com a turma sobre qual o melhor momento (durante as apresentações ou no final das mesmas), o professor deverá organizar um debate retomando a centralidade do tema proposto: Qual é o papel da técnica e do trabalho na arrumação e desarrumação socioambiental do planeta? A discussão deverá focar os desafios impostos pelo desenvolvimento humano: atender as nossas necessidades provocando o mínimo de impactos ambientais. Novamente, destaca-se o papel da técnica, considerando que a escolha das mesmas depende de filtros culturais, políticos e éticos. A tecnologia deve estar a serviço da sociedade e não o contrário.

O conhecimento adquirido por meio das investigações, dos diálogos e do debate deverá ser sistematizado em uma produção textual. Considerando a abrangência dos temas propostos, sugere-se que seja produzido um texto jornalístico, noticiando a outras pessoas o que foi apreendido. Informações sobre esse assunto podem ser acessadas em http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/redacao---noticia-a-estrutura-do-texto-jornalistico.htm.

O professor poderá selecionar alguns desses textos para publicação no jornalzinho ou no site da escola. Para apresentar a atividade realizada, o professor poderá redigir uma breve contextualização teórico-metodológica, reforçando o aspecto didático-pedagógico da ação empreendida.

Além da síntese escrita, o professor deverá solicitar a garimpagem de exercícios de vestibular e ou do ENEM, dispostos online ou em livros didáticos, que abordem a temática investigada. Inicialmente, um/a aluno/a voluntário/a atuará como receptor das questões garimpadas pelos membros do seu grupo, sendo uma questão por aluno. Outro aluno deverá atuar como voluntário recebendo os arquivos dos líderes de cada grupo, selecionando as questões em duplicidade. O arquivo final deverá ser remetido ao professor, que selecionará algumas para comentário em sala de aula. Elas serão projetadas na tela ou impressas, de modo que todos acompanhem a sua resolução.  Outras questões poderão ser reproduzidas na prova bimestral institucional, tornando-se valiosos indicadores da apreensão da turma, em relação ao tema estudado.

Recursos Complementares
Avaliação

Tanto as questões de vestibular e ou ENEM selecionadas quanto o conteúdo pesquisado pelos grupos serão utilizados na elaboração da prova bimestral institucional, aferindo o domínio dos alunos sobre a temática estudada.

O quadro de pontuação apresentado na atividade 2 facilita o trabalho avaliatório do professor. Além das apresentações orais, todas as etapas devem ser consideradas, de acordo com os objetivos pré-estabelecidos.

A auto avaliação tem relevante papel no processo de ensino e aprendizagem. Na sequência, apresenta-se uma sugestão de itens para serem aplicados aos alunos. O professor deverá imprimir duas cópias para cada grupo, sendo uma utilizada como rascunho e outra para entrega ao professor. Os dois últimos itens devem ser respondidos individualmente, enquanto os demais devem ser respondidos a partir do consenso do grupo.

Avaliação da atividade vivenciada e de auto avaliação dos membros do grupo

Temas propostos

Estrutura da escola (laboratórios, acervo da biblioteca etc)

Atuação do/a professor/a

Desempenho do grupo

Nota final que o grupo se atribui

Desempenho individual

Nota final individual. Meu desempenho merece nota ....

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nota:

 

 

 

 

 

 

(nome e nota auto atribuída)

 

Aluno 1 …..

.................

Aluno 2…..

................

Aluno 3 ...

.................

Aluno 4… .................

Aluno 5 …

................

1- Valendo-se do banco de palavras disponibilizado, identifique aquelas que você considera apropriadas para a experiência que acabou de vivenciar. As palavras podem ser usadas mais de uma vez.

Divertido – sério demais – provocador – deixou a desejar – comprometido – razoável – interessante – pouco interessante – fácil - difícil – sintonizado – sem novidades - articulado – sem sintonia – pouco envolvimento – novo - insuficiente – suficiente.

2- Crie outras palavras que não foram relacionadas, mas que julgue apropriadas.  Procure utilizá-las nas colunas correspondentes.

Opinión de quien visitó

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Opiniones

  • Andreia Stankiewiscz Klemann, Colégio Estadual do Campo Duque de Caxias , Paraná - dijo:
    andreiaklemann@yahoo.com.br

    18/09/2014

    Cinco estrelas

    Excelente material para trabalho em grupo, com estrutura e características de estudo e pesquisa a partir de situações cotidianas. Parabéns.


Sem classificação.
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