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Alfabetização e Jogos na Internet: brincando para aprender.

 

20/07/2013

Autor y Coautor(es)
TIAGO SOARES ALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Trabalhar habilidades de leitura e escrita.

Desenvolver atenção e concentração.

Expressar suas ideias.

Interagir com o grupo e respeitar os colegas.

Desenvolver habilidades de escuta e respeito à fala de colegas.

Identificar diferenças na vivência de jogos virtuais e reais.

Duração das atividades
7 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Aulas 1 e 2: Introdução e reflexão.

Dica: Esta estratégia de ensino pode ser realizada de forma interdisciplinar entre os professores de Educação Física, Regente de turma (polivalente) e professor do Laboratório de Informática.

1. O professor de Educação Física deverá iniciar os trabalhos com a seguinte dinâmica:

Na sala de aula, o professor apresentará imagens de crianças e jovens utilizando jogos eletrônicos em diversas situações para que os alunos identifiquem comportamentos que possam ser familiares a eles.

As imagens devem ser projetadas por meio do Data Show, de modo que todo o grupo visualize. Para tanto, é necessário promover um ambiente para análise e reflexão, sendo necessário que todos os alunos permaneçam em silêncio. Após a apresentação, haverá um momento para que os alunos expressem sua opinião sobre o que sentiram ao ver as imagens.

Sugestões de imagens para os alunos:

menino j

Disponível em Google Imagem: http://1.bp.blogspot.com/_3qlbeQTvMFI/S8JQGMtMIJI/AAAAAAAAAFo/rIyNCgCofcw/s320/555.jpg. Acesso em: 07 de julho de 2013.

 

meni

Disponível em Google Imagem: http://3.bp.blogspot.com/_META2m9Ipzs/TFYxDqoYuuI/AAAAAAAAABE/ZUt9rKeMhH4/s1600/Kids-Playing-Video-Games.jpg. Acesso em: 07 de julho de 2013.

 

 

jogando

Disponível em Google Imagem:  http://2.bp.blogspot.com/-pjb-d2pnAYQ/UEKwGdY1SKI/AAAAAAAAAA4/FFUG6uCzXqw/s1600/gaga_jogando.jpg. Acesso em: 07 de julho de 2013.

 

meninas

 

Disponível em Google Imagem: http://jornalgospelnews.com.br/wp-content/uploads/2012/10/contato_eletronico1_991129530156.jpg. Acesso em: 07 de julho de 2013.

 

2. Após a apresentação das imagens, o professor fará alguns questionamentos aos alunos, tais como:

a)      Quem são essas crianças?

b)      Que idade tem?

c)       Será que estão se divertindo?

d)      Onde estão seus amigos?

e)      Será que sempre preferem mais os jogos virtuais do que os jogos reais?

 

O professor deve conduzir a atividade de modo que todos os alunos possam manifestar suas impressões sobre as imagens que viram, bem como concordar ou discordar dos posicionamentos dos colegas. Contudo, o professor deve sempre frisar que a divergência de ideias é algo que está presente no nosso cotidiano, pois nem todos compartilham com as mesmas ideias, o que por sua vez deve ser feito de forma respeitosa.

Esta aula pode contar com a participação do professor Regente de Turma (Polivalente) este, além de ajudar a conduzir o debate, poderá assumir também à função de registrar (digitar no notebook utilizando o programa Word) todos os posicionamentos dos alunos. Os registros  elaborados pelo Professor Regente também deve ser projetado no Data Show, de modo que todos possam visualizar o que está sendo construído coletivamente.

Ao final da atividade, na sala de aula, o professor realizará a dinâmica Linha da Aproximação e motivará os alunos a identificarem os pontos em comum entre todas as opiniões.

 

linha

Disponível em Google Imagem: http://2.bp.blogspot.com/_ve7rtoB4yEw/S_CSWw2kZHI/AAAAAAAAANc/qCXnlImijRk/s400/ESCRITORES+DA+LIBERDADE+FOTO+1.jpg. Acesso em: 07 de julho de 2013.

 

 

Para a realização da Linha da Aproximação o professor pode permanecer no espaço da sala de aula, e deve proceder da seguinte forma:

a)      O professor deve fazer uma linha no chão da sala de aula (pode ser com fita crepe ou giz);

b)      À medida que o professor ler as colocações ("comandos") apresentadas na sala de aula, as quais foram registradas por ele, os alunos que se identificam com a opinião pisarão na Linha da Aproximação.

Exemplo: O professor lê uma colocação que um aluno elaborou e a utiliza como um comando: “Quem joga muito tempo acaba se afastando dos amigos” ou “jogar futebol no computador é mais emocionante que jogar no campo”. Ao ouvir os "comandos", o aluno que se identificar com o mesmo, pode se aproximar da linha, inclusive, aqueles que não emitiram determinada opinião, basta concordar com o que foi dito.

Nessa lógica, o professor lerá todas as colocações dos alunos (as semelhantes poderão ser aglutinadas para não tornar a atividade repetitiva) e, ao final de cada frase, os alunos se aproximarão ou se afastarão da Linha da Aproximação.

Dica: Esta dinâmica foi inspirada em uma atividade realizada no filme "Escritores da Liberdade" (Freedom Writers, EUA, 2007).

 

3. Para finalizar esta aula, o professor informará os alunos que será construído, coletivamente, um Blog da sala, com intuito de interagir com outras escolas para trocar conhecimentos e vivências a respeito dos jogos virtuais e reais na vida dos alunos.

 

Aulas 3 e 4: Construção do Blog da turma e convite de participação a outras escolas.

1. Nesta aula o professor deve contar com o apoio do professor do Laboratório de Informática para a construção do Blog da turma (será necessário contato prévio para construção dessa parceria de trabalho). Contudo, este processo deve ser realizado com a participação ativa dos alunos.

 

imagem blog da

Disponível em Google Imagem: http://kathybackus.files.wordpress.com/2011/08/blog-2.jpg. Acesso em: 07 de julho de 2013.

 

O professor do Laboratório de Informática fará todo processo de elaboração do Blog utilizando a tela do projetor (data show), de modo que os alunos acompanhem o passo-a-passo, bem com possam fazer intervenções na estrutura, diagramação, layout, nome do Blog etc.

 

Sugestão de link para o professor:  Como criar um Blog. Duração: 5:13 minutos: http://www.youtube.com/watch?v=Kw9t-8iqiB0. Acesso em: 07 de julho de 2013.

 

blog

Disponível em Google Imagem. http://3.bp.blogspot.com/-IWNF5MiF6hA/TZYC4-JddlI/AAAAAAAAABo/e3aoplWb7go/s1600/SDC13275.JPG. Acesso em 10 de julho de 2013.

 

2. Após a criação do Blog, o professor enviará convites on line, via e-mail, a professores de outras escolas, convidando-os para participar das discussões inserindo comentários no Blog da turma. Para tanto, é importante que o professor faça um levantamento prévio dos endereços eletrônicos dos convidados.

Dica: O foco central deste Blog é compartilhar,  tanto jogos virtuais, quanto jogos reais que possibilitem o aprendizado (alfabetização e compreensão das regras dos jogos até então trabalhados), além das opiniões e depoimentos dos alunos e convidados sobre a relação das crianças e jovens com esses jogos.

 

3. Após a construção do Blog, será criada e iniciada uma Enquete Virtual sobre os jogos virtuais e os jogos reais:

 

O que você prefere?

Jogos Virtuais [     ]

                   

Jogos Reais  [     ]

 

 

Quadro elaborado pelo autor.

 

Sugestão de link para o professor. Tutorial de como fazer uma enquete no blog. Duração: 4:50 minutos. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=vENh6-Y3X5E. Acesso em 10 de julho de 2013.

 

4. Sugerimos que a Enquete Virtual fique disponível no Blog por 2 dias. Como tarefa de casa, todos os alunos da sala deverão acessar o Blog e com a ajuda dos pais ou responsáveis responderão a enquete. O professor deve informar ao grupo que, ao final da enquete, os resultados serão analisados coletivamente.

Em seguida, o professor proporá aos alunos que se organizem em duplas para realização do jogo virtual de Boliche no Laboratório de Informática. Enquanto  os alunos estão jogando, o professor deve registrar imagens da turma para postar no Blog, o professor também pode registrar alguns relatos dos alunos em relação ao jogo.

Atenção professor: Para a atividade anterior e as demais, será necessário a utilização de computadores com acesso à internet, os quais, geralmente, ficam no Laboratório de Informática. Caso a escola não disponibilize este recurso, estas atividades podem ser enviadas como tarefa de casa, ou, caso a realidade da turma não permita, serão substituídas por jogos reais.

Dica: é importante que previamente o professor solicite a autorização por escrito dos pais para publicização da imagem dos alunos no Blog.

Sugestões de links para os alunos:

Boliche.  Disponível em: http://clickjogos.uol.com.br/jogos/boliche-do-bakugan/. Acesso em 10 de julho de 2013.

Boliche The Flinstones. Disponível em: http://clickjogos.uol.com.br/Jogos-online/Esportes/The-Flinstones-Bedrock-Bowling/. Acesso em 10 de julho de 2013.

fred

Disponível em Google Imagem. http://mutantexis.files.wordpress.com/2010/09/blog-boliche.jpg. Acesso em 10 de julho de 2013.

 

5. Ao término do jogo virtual, o professor deve conduzir a turma para quadra de esportes e solicitar que os alunos tentem reproduzir o jogo virtual (Boliche) com movimentos reais. Esta atividade também deve ser registrada por meio de filmagem.

O jogo de boliche "real" deve ser previamente organizado pelo professor. Como os alunos estão na fase de alfabetização, este jogo pode conter alguns elementos que enriqueçam este processo. Desse modo, os pinos do jogo devem ser identificados com os nomes dos colegas da sala acompanhados de números. Cada aluno deve identificar os nomes dos colegas que conseguiu derrubar em cada jogada, bem como a quantidade de pontos que marcou a partir da soma dos números indicados nos pinos.

Obs.: Os pinos podem ser confeccionados com garrafas pet.

 

jogar bolic

Disponível em Google Imagens: http://msalx.revistaescola.abril.com.br/2013/01/15/1041/LrmVp/4-aprendendo-a-jogar-boliche-1.jpeg. Acesso em 10 de julho de 2013.

 

6. Após a atividade, sentados em roda, o professor colherá o depoimento dos alunos sobre a atividade realizada, de modo que os alunos expressem o que sentiram ao fazer a “transposição” do jogo virtual para o real.

Dica: Como registro para o Blog, o professor deve posicionar a câmera filmadora num local fixo (ou utilizar um tripé), de modo que toda a dinâmica seja registrada.

Obs.: É importante frisar que as postagens serão feitas pelo professor de Educação Física em parceria com o professor do Laboratório de Informática ao final de cada aula. No que se refere aos comentários a serem postados no Blog, é fundamental que os mesmos sejam publicados somente após a aprovação da pessoa que administra o Blog, no caso, o próprio professor. Também é necessário todos os alunos se identificarem ao enviarem seus comentários, assim o professor e os colegas terão condições de observar o envolvimento do grupo na atividade.

 

AULA 5: Jogos de concentração: do computador para quadra.

 

1. Nesta aula, serão selecionados dois jogos virtuais (Labirinto e Memória) para os alunos jogarem no Laboratório de Informática, conforme seguem as dicas de links para os alunos:

 

labirinto

Disponível em Google Imagem: http://2.bp.blogspot.com/-kYq-RZcorRo/TajVR7-4VUI/AAAAAAAAAGc/46g3PGStJ38/s1600/JOGO_LABIRINTO.gif. Acesso em 10 de julho de 2013.

 

 

 

jogo me

Disponível em Google Imagem. http://www.ojogos.tv/img/fotos/jogo%20da%20memoria%20infantil%203.JPG. Acesso em 10 de julho de 2013.

 

2. Em seguida, na sala quadra os alunos realizarão jogos de concentração semelhantes aos desenvolvidos no computador, contudo, o professor proporá aos alunos que os jogos sejam realizados utilizando o movimento de seus corpos e outros recursos como papel, barbante etc.

 

Para a confecção do jogo Labirinto o professor deve seguir os seguintes procedimentos:

Labirinto: O professor organizará um caminho com barbante amarrados em cadeiras. Cada aluno terá 1 minuto para fazer o trajeto. Para tanto, todos devem permanecer em silêncio, não podem dar dicas ou tentar ajudar ou atrapalhar o colega. O intuito aqui é que o aluno se concentre para concluir a tarefa.

Para que o jogo fique mais estimulante, o professor pode fazer pequenas modificações no trajeto para que os colegas que irão em seguida, não fiquem privilegiados. Exemplo: mudar cadeiras de lugar; aumentar ou diminuir o número de cadeiras.

Dica: o professor pode solicitar que cada aluno refaça o mesmo trajeto, mas na segunda tentativa, os alunos podem ter seus olhos vendados.

 

labirinto barbante

Labirinto de barbante. Disponível em Google Imagem: http://3.bp.blogspot.com/-aiEXML-Ti-8/UE95JUMvqqI/AAAAAAAACj8/YW8jl8id2dI/s1600/CIMG0103.JPG. Acesso em 10 de julho de 2013.

 

Para o jogo da memória, o professor pode utilizar uma versão impressa, tal como o modelo abaixo:

 

me

Disponível em Google Imagem: http://1.bp.blogspot.com/--7NUF3lZ9s8/TeqYy4CRxmI/AAAAAAAABbk/GDRj_bR7-bo/s400/ALFABETO+COLORIDO+IDEIA+CRIATIVA+1.jpg. Acesso em 10 de julho de 2013.

 

Jogo da Memória: O professor deve imprimir em folha A4 palavras com imagens correspondentes (conforme modelo acima) e entregar uma palavra com imagem (carta) para cada aluno de forma aleatória. As impressões devem ser feitas aos pares, portanto, deve haver duas “cartas” iguais de cada modelo, de modo que dois alunos recebam a mesma carta. É importante que ao receber a carta o aluno não mostre aos colegas.

Cada aluno terá a oportunidade de escolher duas cartas por vez, se encontrar os pares das cartas, terá direito a mais 01 (uma) tentativa.

Nesta atividade o professor terá a oportunidade de solicitar que os alunos façam a leitura das palavras das “cartas”, caso haja algum aluno que tenha dificuldades na leitura, é importante que o professor estimule a tentativa deste aluno, mesmo que seja uma leitura parcial (seja de identificação de letras, sílabas ou leitura silabada).

Dica 1: As cartas podem conter  palavras com imagens semelhantes à palavra ou que tenha alguma relação entre a palavra e a imagem. Por exemplo: A palavra pena pode estar junto da imagem de uma asa; ou a palavra mel pode estar junto à imagem da abelha. Portanto, o aluno será desafiado ampliar a sua leitura, não se atendo somente na leitura rápida da imagem, assim, será estimulado a ler a palavra e estabelecer uma relação lógica à imagem correspondente.

 

Dica 2: O professor também pode imprimir fotos dos alunos com seus nomes para construir o jogo da memória, isso tornará o jogo mais lúdico e envolvente.

 

O professor deve registrar toda atividade com fotos toda atividade para que sejam postadas no Blog.

 

3. Ao término desta aula, o professor solicitará aos alunos, como tarefa de casa, que acessem o Blog e, com a ajuda dos pais ou responsáveis, insiram comentários sobre as atividades realizadas, bem como seus depoimentos de como se sentiram na realização das duas versões dos jogos: Virtuais e Reais.

 

AULA 6: Jogos: leitura, escrita e movimento.

1. Para iniciar a aula, o professor deve levar para turma, os comentários postados pelos alunos de outras escolas sobre as atividades realizadas pelo grupo.

Numa roda de conversa, os alunos poderão se manifestar sobre os comentários e como se sentiram em relação aos mesmos, se concordam ou discordam com as colocações das pessoas que estão acessando o Blog.

Na sequência, na sala de aula, utilizando um computador conectado à internet, o professor projetará no Data Show alguns jogos de modo que todo grupo possa jogar o mesmo jogo de forma interativa.

 

Sugestão de link para os alunos:

Site Jogos da Escola. Disponível em: http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/brincadeiras-com-bola-forca.html. Acesso em 10 de julho de 2013.

 

O jogo que será realizado coletivamente é a “Forca”. Nesta atividade, os alunos dirão as letras que formarão nomes de brincadeiras que podem ser realizadas com a bola.

Para realização deste jogo, o professor pode separar a sala em 2 grupos. Cada grupo terá uma chance de dizer qual a letra formará a resposta para a brincadeira da “Forca”.

 

imagem forca

Disponível em Google Imagem: http://portais.bauru.sp.gov.br/Portais/12/Imagens/3183.jpg. Acesso em 10 de julho de 2013.

 

Obs.: Como jogar: Uma palavra deve ser desvendada pelos grupos. Cada grupo tem a chance de dizer uma letra da palavra. Ao acertar a letra, formará aos poucos a palavra. Caso erre, será desenhada uma parte do corpinho que está na forca a cada erro. Perde quem completar a forca. Vence quem completar a palavra. Contudo, não vale dizer a palavra (mesmo que saibam), pois a brincadeira ocorre de forma gradativa, com uma chance para cada grupo a cada rodada.

 

2. Em seguida, o professor deve agrupar os alunos em duplas e solicitar que registrem em seus cadernos as palavras corretas da “Forca”. Cada dupla deve elaborar frases rimadas com as palavras.

Cada dupla terá 10 minutos para elaborar suas frases e na sequência, eles apresentarão suas frases ao grupo .

É importante lembrar que os alunos deverão ser orientados pelo professor a ouvir com atenção o que o colega tem a dizer, da mesma forma, os alunos tímidos, deverão ser encorajados a se expressaram perante o grupo.

 

alunas

Disponível em Google Imagem: http://cdn.mundodastribos.com/386320-fde-programa-ler-e-escrever-1.jpg. Acesso em 10 de julho de 2013.

 

3. Como produção de material para postar no Blog da turma, o professor deve registrar com fotos o processo de realização da atividade e escanear as frases produzidas pelas duplas.

4. Ao final da atividade, o grupo deve ser levado à quadra para executarem as brincadeiras que podem ser realizadas com a bola, as quais foram trabalhadas na brincadeira da “Forca”. Exemplo: futebol, handebol etc.

 

hand

Disponível em Google Imagem: http://portal.oregional.net/wp-content/uploads/2013/03/paulinia-handebol-11.jpg. Acesso em 10 de julho de 2013.

 

5. Os alunos terão como tarefa de casa a função de acessar o Blog da turma com a ajuda dos responsáveis e inserir comentários do que foi postado até o momento, bem como interagir com os colegas e pessoas de outras escolas.

O professor deve informar que na aula seguinte acontecerá uma Vídeo Conferência com uma escola parceira. Assim, é fundamental que o professor esclareça que a atividade se trata de uma conversa entre alunos de escolas diferentes por meio do computador.

Desse modo, o professor deve solicitar que os alunos elaborem com a ajuda dos pais ou responsável, em casa, as perguntas que deseja fazer para os colegas da outra escola.

 

AULA 7: Vídeo Conferência com escola parceira

1. O professor deve entrar em contato previamente com uma escola parceira que esteja se envolvendo nas discussões do Blog e agendar uma Vídeo Conferência entre as turmas.

 

video

Disponível em Google Imagem: http://www.objetivoindaiatuba.com.br/shared/upload/noticia/1_197_1149.jpg. Acesso em 10 de julho de 2013.

 

Esta conferência deve acontecer no Laboratório de Informática (ou sala de aula), para tanto é necessário que o professor tenha a sua disposição um notebook com respectivo programa para vídeo conferência conectado à internet, uma filmadora digital para captar imagem e som. As imagens devem ser projetadas no Data Show de modo que todos possam ver o grupo parceiro da outra escola.

 

Tutorial: Como fazer uma Vídeo Conferência?  Vídeo Aula Completa Vídeo Conferência (videochat) com flash media server e flashbuilder. Duração. 3:12 horas. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Fh_CUGTlZMs Acesso em 10 de julho de 2013.

 

2. Os professores que participarão da Vídeo Conferência devem estabelecer um horário previamente marcado entre as duas turmas que farão a conferência.

3. Para realização da Vídeo Conferência, o professor deve proporcionar um ambiente em que todos os alunos possam fazer suas perguntas aos colegas da outra escola, de modo que haja respeito durante a fala do colega. O professor também deve estar atento ao foco da discussão, assim, no momento da conferência, ele deve mediar à atividade com intuito de que os alunos se detenham nas questões sobre os jogos virtuais e os reais e suas implicações nas suas vidas.

Nesta oportunidade os alunos também debaterão sobre o resultado da enquete da aula 2: “O que você prefere? Jogos virtuais ou reais?".

alunos per

Disponível em Google Imagem: http://1.bp.blogspot.com/_jY2fc6HJxeY/TCH0uA9F7XI/AAAAAAAAAK8/cwcaH_baeVs/s400/Imagem+003.jpg. Acesso em 10 de julho de 2013.

É importante frisar que os professores devem estimular que os alunos não se atenham apenas às perguntas elaboradas em casa, uma vez que deverão se sentir à vontade para elaborar questões espontâneas, mas sem perder o foco.

Recursos Complementares

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM OLHAR SOBRE OS JOGOS ELETRÔNICOS. Disponível em: http://www.cbce.org.br/cd/resumos/157.pdf. Acesso em 10 de julho de 2013.

Jogos da Escola. Disponível em: http://www.jogosdaescola.com.br/play/index.php/escrita. Acesso em 10 de julho de 2013.

Jogos da Escola. Disponível em: http://www.jogosdaescola.com.br/play/. Acesso em 10 de julho de 2013.

Smart Kids. Disponível em: http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos. Acesso em 10 de julho de 2013.

Avaliação

1. Os alunos serão avaliados ao longo de todo processo. O professor deve acompanhar o envolvimento dos alunos a partir da análise da participação na postagem de comentários, assim como, refletir sobre a contribuição da enquete.

2. Também, deve ser observado o envolvimento nas discussões em sala de aula, nas participações durante a vivência dos Jogos "Virtuais" e "Reais" e na Vídeo Conferência realizada com a turma parceira.

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