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Paisagens climatobotânicas: diversidade, recursos e impactos ambientais

 

17/07/2013

Autor y Coautor(es)
IZABEL CASTANHA GIL
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ADAMANTINA - SP EUDECIO LUIZ VICENTE PROF ETE

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as principais paisagens climatobotânicas do planeta e do Brasil, sua distribuição espacial, caracterização física e a interferência dos fatores naturais (latitude, temperatura, umidade, altitude, entre outros) na sua formação; 

Identificar a influência das condições naturais sobre as atividades humanas e algumas técnicas de adaptação ao meio, visando o bem estar humano, produção e produtividade agrícola e outras atividades econômicas; 

Reconhecera influência humana na modificação das paisagens naturais, identificando consequências e esforços bem sucedidos para minimização de impactos ambientais

Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceitos de :

Paisagem

Espaço geográfico

Recursos naturais

Determinismo e possibilismo geográfico

Impactos ambientais  

Estratégias e recursos da aula

Atividade proposta para a 1ª série do ensino médio.

Atividade 1

P1

http://atlasescolarmundi.blogspot.com.br/2011/03/17.html

Sugere-se a participação do professor de Biologia, enriquecendo o conteúdo a ser trabalhado. O professor deverá formar grupos de quatro alunos, solicitando que recortem imagens selecionadas de jornais e revistas disponíveis na escola ou fornecidas pelo professor, referentes a paisagens naturais ou construídas pela ação humana. Cada grupo deverá formar um mosaico de imagens dispostas numa cartolina. Cada grupo, com a ajuda do livro didático e de um atlas geográfico, deverá responder os seguintes questionamentos:

1- O que há em comum na formação das paisagens naturais?

2- Nessas paisagens, identifique a presença da temperatura, umidade, luminosidade, altitude, e relevo.

3- Quais animais habitam cada uma delas?

4- Identifique a localização das mesmas no globo terrestre ou no Brasil.

5- Dê o nome de cada uma dessas paisagens, descrevendo as suas principais características.

6- O que há em comum nas paisagens construídas pela ação humana?

7- Identifique algumas técnicas utilizadas pelos grupos humanos que ali habitam, resultando na formação dessas paisagens construídas.

8- Nessas paisagens, identifique a presença da temperatura, umidade, luminosidade, altitude, e relevo.

9- Identifique também a presença de animais.

10- Identifique a localização de cada uma delas no globo terrestre ou no Brasil.

11- Seria possível a existência humana sem a alteração do ambiente natural? Por que?

As respostas deverão ser anotadas no caderno e a socialização dos resultados deverá ocorrer da seguinte maneira: todos os cartazes serão afixados na lousa, que terá um espaço reservado para a colocação do mapa-múndi. Um dos grupos ficará responsável pela localização das diferentes paisagens. Para isso, os alunos deverão percorrer os demais grupos identificando os nomes e as respectivas localizações para o momento da sua apresentação, valendo-se do mapa-múndi.

Outro grupo ficará responsável pela apresentação das técnicas utilizadas para a construção das paisagens artificiais, igualmente apontando a sua localização. A observação das imagens revelará determinadas semelhanças na fisionomia das grandes cidades (prédios, fluxos de trânsito etc.) e as marcas culturais mais facilmente identificadas em aglomerações menores, tais como traços arquitetônicos, materiais utilizados para as construções etc.

Os demais grupos apresentarão as características presentes nas paisagens com predomínio de climas quentes, temperados, frios, áridos e semiáridos, respectivamente. Outro demonstrará a caracterização da fauna natural e da chamada fauna urbana. O professor deverá estar atento para que haja participação de todos os grupos. A primeira etapa tem como objetivos principais a sensibilização e o envolvimento dos alunos, não havendo necessidade de maior aprofundamento das informações.

Atividade 2

P2

http://biomaseformacoes.blogspot.com.br/

Esta etapa procura atender os objetivos propostos. Para isso, o professor deverá apresentar alguns questionamentos norteadores: Como se explica a diversidade de paisagens naturais existentes no globo terrestre? De que maneira são transformadas em recursos naturais para a sociedade? É possível apropriar-se desses recursos sem provocar impactos ambientais?

A turma deverá ser dividida em dez grupos e os temas serão distribuídos por sorteio. As informações deverão ser obtidas em fontes impressas, como o livro didático e o atlas geográfico. As ilustrações e outras informações relevantes para a montagem do trabalho deverão ser obtidas em fontes virtuais, como as sugeridas em cada tema, no quadro abaixo.

Dependendo dos recursos da escola (existência de laboratório de informática ou não), as apresentações poderão ser montadas em cartolinas ou de modo virtual, em Power point. No primeiro caso, os trabalhos deverão ser apresentados em sala de aula e afixados posteriormente no mural da escola, socializando aos demais colegas as pesquisas realizadas. No segundo caso (apresentações virtuais), os trabalhos deverão ser postados no site da escola ou num blog construído pelos próprios estudantes para este fim. Informações sobre como montar um blog podem ser encontradas emhttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391 OK

O professor deverá estabelecer critérios de avaliação para as apresentações, e orientações sobre regras básicas da comunicação oral. O quadro abaixo constitui-se numa sugestão desses critérios.

Domínio de conteúdo

Espontaneidade durante as apresentações: argumentação, gestos, domínio da linguagem oral

Comunicação interpessoal: interação com os ouvintes

Slides: clareza, objetividade, ilustração, domínio da norma culta da língua portuguesa

3,0

2,0

2,0

3,0

 

Relação dos temas para pesquisa em grupo

Grupo 1: Climas quentes

   P3  P4  P5

http://www.educacional.com.br/reportagens/florestas/parte-06.asp

http://www.survivalinternational.org/povos/pigmeus

http://geografalando.blogspot.com.br/2013/05/clima-classificacao-climatica.html

Identificar a localização geográfica e a caracterização dos climas equatorial, tropical e tropical monçônico, bem como das formações vegetais correspondentes, destacando os elementos naturais responsáveis pela sua formação.

Ilustrar com imagens da flora e da fauna.

Identificar e caracterizar o modo de vida (habitação, vestimenta, alimentação, música e ou dança etc.) de um grupo humano tradicional, que vive nessas áreas.

Identificar técnicas tradicionais de uso do solo.

Identificar técnicas modernas de uso do solo.

Identificar um impacto ambiental provocado pelo uso dessas técnicas.

Identificar uma ação bem sucedida para minimização de algum desses impactos ambientais.

OBS: Escolher uma localidade fora do Brasil, considerando que um dos grupos se ocupará desse bioma brasileiro.

Fontes de pesquisa

Paisagens naturais

http://www.brasilescola.com/geografia/paisagens-naturais.htm

Grupo 6: Brasil - clima tropical

  P18 P19 P20 P21

http://osbiomasbr.blogspot.com.br/2012_08_19_archive.html

http://www.infoescola.com/geografia/cerrados/

http://salageo2.blogspot.com.br/2011/04/exercicio-climograma.html

Identificar a localização geográfica e a caracterização do clima tropical continental e tropical úmido, bem como das formações vegetais correspondentes, destacando os elementos naturais responsáveis pela sua formação.

Ilustrar com imagens da flora e da fauna.

Identificar e caracterizar o modo de vida (habitação, vestimenta, culinária, música e ou dança etc.) de um grupo humano tradicional, que vive nessa área.

Identificar técnicas tradicionais de uso do solo.

Identificar técnicas modernas de uso do solo.

Identificar um impacto ambiental provocado pelo uso dessas técnicas.

Identificar uma ação bem sucedida para minimização de algum desses impactos ambientais.

Fontes de pesquisa

Paisagens naturais

http://www.brasilescola.com/geografia/paisagens-naturais.htm

 

Grupo 2: Climas amenos

  P6 P7 P8

http://www.prof2000.pt/users/elisabethm/geo7/clima/climas.htm

http://economia.terra.com.br/noticias/noticia.aspx?idNoticia=201203221048_BBB_81013068

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/trigo/trigo-1.php

http://educaterra.terra.com.br/vestibular/ufscar2/bfg.htm

Identificar a localização geográfica e a caracterização dos climas temperado oceânico, temperado continental e mediterrâneo, bem como das formações vegetais correspondentes, destacando os elementos naturais responsáveis pela sua formação.

Ilustrar com imagens da flora e da fauna.

Identificar e caracterizar o modo de vida (habitação, vestimenta, alimentação, música e ou dança etc.) de um grupo humano tradicional, que vive nessa área.

Identificar técnicas tradicionais de uso do solo.

Identificar técnicas modernas de uso do solo.

Identificar um impacto ambiental provocado pelo uso dessas técnicas.

Identificar uma ação bem sucedida para minimização de algum desses impactos ambientais.

OBS: Escolher uma localidade fora do Brasil, considerando que um dos grupos se ocupará desse bioma brasileiro.

Fontes de pesquisa

Paisagens naturais

http://www.brasilescola.com/geografia/paisagens-naturais.htm

Grupo 7: Brasil - clima semiárido

  P22 P25 P24

http://pt.wikipedia.org/wiki/Caatinga

http://www.infoescola.com/meio-ambiente/desmatamento-da-caatinga/

http://professor.bio.br/geografia/provas_questoes.asp?section=Territorio-Brasileiro&curpage=13

Identificar a localização geográfica e a caracterização do clima semiárido e das formações vegetais correspondentes, destacando os elementos naturais responsáveis pela sua formação.

Ilustrar com imagens da flora e da fauna.

Identificar e caracterizar o modo de vida (habitação, vestimenta, culinária, música e ou dança etc.) de um grupo humano tradicional, que vive nessa área.

Identificar técnicas tradicionais de uso do solo.

Identificar técnicas modernas de uso do solo.

Identificar um impacto ambiental provocado pelo uso dessas técnicas.

Identificar uma ação bem sucedida para minimização de algum desses impactos ambientais.

Fontes de pesquisa

Paisagens naturais

http://www.brasilescola.com/geografia/paisagens-naturais.htm

 

Grupo 3: Climas frios

   P9 P10 P11

http://2012diciembre.foroactivo.com/t166-el-terremoto-de-chile-se-sintio-en-ciudades-argentinas

http://www.brasilescola.com/historiag/os-esquimos.htm

http://geoconceicao.blogspot.com.br/2012/05/classificacao-climatica-de-koppen.html

Identificar a localização geográfica e a caracterização dos climas polar e das altas montanhas, bem como das formações vegetais correspondentes, destacando os elementos naturais responsáveis pela sua formação.

Ilustrar com imagens da flora e da fauna.

Identificar e caracterizar o modo de vida (habitação, vestimenta, alimentação, música e ou dança etc.) de um grupo humano tradicional, que vive nessa área.

Identificar técnicas tradicionais de uso do solo.

Identificar técnicas modernas de uso do solo.

Identificar um impacto ambiental provocado pelo uso dessas técnicas.

Identificar uma ação bem sucedida para minimização de algum desses impactos ambientais.

OBS: Escolher uma localidade fora do Brasil, considerando que um dos grupos se ocupará desse bioma brasileiro.

Fontes de pesquisa

Paisagens naturais

http://www.brasilescola.com/geografia/paisagens-naturais.htm

 

 

Grupo 8: Brasil – clima subtropical

  P25 P26 P27 P28

http://www.geocosta.com.br/meteorologia/conceitos-climaticos/

http://www.brasilescola.com/brasil/paisagens-vegetais-brasil.htm

http://apoiogeografiahistoriaescolasp.blogspot.com.br/2011/06/pampas-pampa-gaucho-campanha-gaucha.html

http://professor.bio.br/geografia/provas_questoes.asp?section=Territorio-Brasileiro&curpage=30

 

Identificar a localização geográfica e a caracterização do clima subtropical e das formações vegetais correspondentes, destacando os elementos naturais responsáveis pela sua formação.

Ilustrar com imagens da flora e da fauna.

Identificar e caracterizar o modo de vida (habitação, vestimenta, culinária, música e ou dança etc.) de um grupo humano tradicional, que vive nessa área.

Identificar técnicas tradicionais de uso do solo.

Identificar técnicas modernas de uso do solo.

Identificar um impacto ambiental provocado pelo uso dessas técnicas.

Identificar uma ação bem sucedida para minimização de algum desses impactos ambientais.

Fontes de pesquisa

Paisagens naturais

http://www.brasilescola.com/geografia/paisagens-naturais.htm

Grupo 4: Climas áridos e semiáridos

  P12  P13 P14

https://plus.google.com/photos/117358593883702669765/albums/5682012363979189921?banner=pwa

http://es.wikipedia.org/wiki/Clima_de_Chile

Identificar a localização geográfica e a caracterização dos árido e semiárido quente, bem como das formações vegetais correspondentes, destacando os elementos naturais responsáveis pela sua formação.

Ilustrar com imagens da flora e da fauna.

Identificar e caracterizar o modo de vida (habitação, vestimenta, alimentação, música e ou dança etc.) de um grupo humano tradicional, que vive nessa área.

Identificar técnicas tradicionais de uso do solo.

Identificar técnicas modernas de uso do solo.

Identificar um impacto ambiental provocado pelo uso dessas técnicas.

Identificar uma ação bem sucedida para minimização de  algum desses impactos ambientais.

OBS: Escolher uma localidade fora do Brasil, considerando que um dos grupos se ocupará desse bioma brasileiro.

Fontes de pesquisa

http://www.brasilescola.com/geografia/paisagens-naturais.htm

 

 

Grupo 9: Brasil - clima tropical de altitude

  P29 P30 P31

http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mylinks/viewcat.php?cid=51&min=100&orderby=titleA&show=10

http://vegetdobrasil.blogspot.com.br/

http://meteoropole.com.br/tag/estacoes-do-ano-2/

Identificar a localização geográfica e a caracterização do clima tropical de altitude e das formações vegetais correspondentes, destacando os elementos naturais responsáveis pela sua formação.

Ilustrar com imagens da flora e da fauna.

Identificar e caracterizar o modo de vida (habitação, vestimenta, culinária, música e ou dança etc.) de um grupo humano tradicional, que vive nessa área.

Identificar técnicas tradicionais de uso do solo.

Identificar técnicas modernas de uso do solo.

Identificar um impacto ambiental provocado pelo uso dessas técnicas.

Identificar uma ação bem sucedida para minimização de algum desses impactos ambientais.

Fontes de pesquisa

Paisagens naturais

http://www.brasilescola.com/geografia/paisagens-naturais.htm

Grupo 5: Brasil - clima equatorial

  P15 P16-1  P17

http://www.not1.com.br/grandes-biomas-no-brasil/

http://www.klickeducacao.com.br/simulados/simulados_mostra/0,7562,POR-4496-41-436-2005,00.html

Identificar a localização geográfica e a caracterização do clima equatorial e das formações vegetais correspondentes, destacando os elementos naturais responsáveis pela sua formação.

Ilustrar com imagens da flora e da fauna.

Identificar e caracterizar o modo de vida (habitação, vestimenta, culinária, música e ou dança etc.) de um grupo humano tradicional, que vive nessa área.

Identificar técnicas tradicionais de uso do solo.

Identificar técnicas modernas de uso do solo.

Identificar um impacto ambiental provocado pelo uso dessas técnicas.

Identificar uma ação bem sucedida para minimização de algum desses impactos ambientais.

Fontes de pesquisa

Paisagens naturais

http://www.brasilescola.com/geografia/paisagens-naturais.htm

 

 

Grupo 10: Brasil - formações complexas

  P32 P33 P34 P35

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pantanal

http://www.mochileiro.tur.br/corumbap.htm

http://www.brasilescola.com/brasil/mangues.htm

http://caribebrasileiro.wordpress.com/category/gastronomia/

Identificar a localização geográfica e a caracterização da paisagem natural do Pantanal Mato-grossense e dos manguezais, destacando os elementos naturais responsáveis pela sua formação.

Ilustrar com imagens da flora e da fauna.

Identificar e caracterizar o modo de vida (habitação, vestimenta, culinária, música e ou dança etc.) de um grupo humano tradicional, que vive nessa área.

Identificar técnicas tradicionais de uso do solo.

Identificar técnicas modernas de uso do solo.

Identificar um impacto ambiental provocado pelo uso dessas técnicas.

Identificar uma ação bem sucedida para minimização de algum desses impactos ambientais.

Fontes de pesquisa

Paisagens naturais

http://www.brasilescola.com/geografia/paisagens-naturais.htm

Atividade 3

Com a ajuda do professor de Biologia, deverá ser proposto um reconhecimento da vegetação disponível no ambiente escolar e nas imediações, propondo a identificação das mesmas tanto em relação aos aspectos botânicos quanto ao seu ambiente original: a qual bioma terrestre ou brasileiro elas pertencem. Outra opção é a realização de uma visita a algum local adequado, como por exemplo uma reserva natural ou até mesmo uma praça localizada próxima à escola.

O professor deverá formar grupos de alunos, cujo número varia de acordo com a quantidade de plantas a serem catalogadas: maior número de espécies sugere grupos menores e menor número de espécies requer grupos maiores. O professor de Biologia deverá orientar sobre os procedimentos básicos para a catalogação das espécies e os alunos farão a tarefa municiados de seus aparelhos celulares ou câmeras fotográficas para registro das mesmas.

Cada grupo deverá elaborar um cartaz com as espécies catalogadas. O conjunto dos trabalhos deverá ser afixado no mural da escola, marcando uma data e horário para que os alunos expliquem as descobertas a outras turmas que não realizaram o trabalho. Esse momento deve combinado entre os professores. As imagens virtuais deverão ser postadas no site da escola ou no blog da turma.

O tema Paisagens climatobotânicas é bastante explorado em processos seletivos. Como forma de estimular os alunos a reforçarem os conteúdos estudados, o professor poderá valer-se de alguns recursos de apoio:

1- Resolução das questões apresentadas no livro didático, ao final dos capítulos estudados. Uma forma de agilizar a resolução, em sala de aula, é dividir o total das questões por grupo, estipulando prazo para desenvolvimento da atividade. No momento da correção, os grupos apresentam suas respostas, indicando as razões que os levaram à escola de determinada alternativa (em se tratando de questões de múltipla escolha) ou à argumentação escrita (em se tratando de questões discursivas);

2- Garimpagem de exercícios de vestibulares, concursos públicos e do ENEM. Neste caso, cada grupo elege um líder, a quem serão enviadas as questões garimpadas individualmente, com as devidas respostas. O líder direciona o seu arquivo a um/a aluno/a voluntário/a da sala. Essa pessoa receberá os arquivos, excluirá as questões repetidas, e encaminhará o novo arquivo ao professor. De posse desse banco de questões, o professor deverá selecionar algumas questões para comentários em sala e aproveitar outras para a composição da prova bimestral.

Recursos Complementares

Catalogação científica das plantas: uma ferramenta a serviço da educação ambiental

http://www.crbiodigital.com.br/portal?txt=33773433

Espaço e técnica: o trabalho humano provocando arrumação e desarrumação socioambiental no planeta

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50376

Matriz de referência para o ENEM

http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2009/Enem2009_matriz.pdf

O uso da imagem na pesquisa educacional

http://www.anped.org.br/reunioes/26/trabalhos/josyannemilleomartelli.pdf

Avaliação

O professor deverá considerar aspectos comportamentais, atitudinais e conceituais para a composição da média final. Assim, envolvimento, participação, cooperação, pontualidade, organização, juntamente com domínio de conteúdo e performance nas apresentações orais, serão itens presentes em todas as fases.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
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Opiniones

  • leisiane vitoria de castro oliveira, nenhuma , Bahia - dijo:
    leisebrasil@hotmail.com

    05/11/2014

    Cinco estrelas

    eu acho que o aluno que viu essa aula, sai com a memoria cheia de conhecimento


  • Daniele de Oliveira Moura Silva, Faculdades Adamantinenses Integradas , São Paulo - dijo:
    daniele.bio.oliveira@gmail.com

    13/09/2013

    Cinco estrelas

    Material pedagógico de excelente qualidade, apresentado de maneira didática e elaborado por profissional de referencia, não só na grande área de Humanas, mas também de biológicas e agrárias. Utilizarei na disciplina de Ecossistemas, ensino superior.


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