17/07/2013
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
Identificar as principais paisagens climatobotânicas do planeta e do Brasil, sua distribuição espacial, caracterização física e a interferência dos fatores naturais (latitude, temperatura, umidade, altitude, entre outros) na sua formação;
Identificar a influência das condições naturais sobre as atividades humanas e algumas técnicas de adaptação ao meio, visando o bem estar humano, produção e produtividade agrícola e outras atividades econômicas;
Reconhecera influência humana na modificação das paisagens naturais, identificando consequências e esforços bem sucedidos para minimização de impactos ambientais
Conceitos de :
Paisagem
Espaço geográfico
Recursos naturais
Determinismo e possibilismo geográfico
Impactos ambientais
Atividade proposta para a 1ª série do ensino médio.
Atividade 1
http://atlasescolarmundi.blogspot.com.br/2011/03/17.html
Sugere-se a participação do professor de Biologia, enriquecendo o conteúdo a ser trabalhado. O professor deverá formar grupos de quatro alunos, solicitando que recortem imagens selecionadas de jornais e revistas disponíveis na escola ou fornecidas pelo professor, referentes a paisagens naturais ou construídas pela ação humana. Cada grupo deverá formar um mosaico de imagens dispostas numa cartolina. Cada grupo, com a ajuda do livro didático e de um atlas geográfico, deverá responder os seguintes questionamentos:
1- O que há em comum na formação das paisagens naturais?
2- Nessas paisagens, identifique a presença da temperatura, umidade, luminosidade, altitude, e relevo.
3- Quais animais habitam cada uma delas?
4- Identifique a localização das mesmas no globo terrestre ou no Brasil.
5- Dê o nome de cada uma dessas paisagens, descrevendo as suas principais características.
6- O que há em comum nas paisagens construídas pela ação humana?
7- Identifique algumas técnicas utilizadas pelos grupos humanos que ali habitam, resultando na formação dessas paisagens construídas.
8- Nessas paisagens, identifique a presença da temperatura, umidade, luminosidade, altitude, e relevo.
9- Identifique também a presença de animais.
10- Identifique a localização de cada uma delas no globo terrestre ou no Brasil.
11- Seria possível a existência humana sem a alteração do ambiente natural? Por que?
As respostas deverão ser anotadas no caderno e a socialização dos resultados deverá ocorrer da seguinte maneira: todos os cartazes serão afixados na lousa, que terá um espaço reservado para a colocação do mapa-múndi. Um dos grupos ficará responsável pela localização das diferentes paisagens. Para isso, os alunos deverão percorrer os demais grupos identificando os nomes e as respectivas localizações para o momento da sua apresentação, valendo-se do mapa-múndi.
Outro grupo ficará responsável pela apresentação das técnicas utilizadas para a construção das paisagens artificiais, igualmente apontando a sua localização. A observação das imagens revelará determinadas semelhanças na fisionomia das grandes cidades (prédios, fluxos de trânsito etc.) e as marcas culturais mais facilmente identificadas em aglomerações menores, tais como traços arquitetônicos, materiais utilizados para as construções etc.
Os demais grupos apresentarão as características presentes nas paisagens com predomínio de climas quentes, temperados, frios, áridos e semiáridos, respectivamente. Outro demonstrará a caracterização da fauna natural e da chamada fauna urbana. O professor deverá estar atento para que haja participação de todos os grupos. A primeira etapa tem como objetivos principais a sensibilização e o envolvimento dos alunos, não havendo necessidade de maior aprofundamento das informações.
Atividade 2
http://biomaseformacoes.blogspot.com.br/
Esta etapa procura atender os objetivos propostos. Para isso, o professor deverá apresentar alguns questionamentos norteadores: Como se explica a diversidade de paisagens naturais existentes no globo terrestre? De que maneira são transformadas em recursos naturais para a sociedade? É possível apropriar-se desses recursos sem provocar impactos ambientais?
A turma deverá ser dividida em dez grupos e os temas serão distribuídos por sorteio. As informações deverão ser obtidas em fontes impressas, como o livro didático e o atlas geográfico. As ilustrações e outras informações relevantes para a montagem do trabalho deverão ser obtidas em fontes virtuais, como as sugeridas em cada tema, no quadro abaixo.
Dependendo dos recursos da escola (existência de laboratório de informática ou não), as apresentações poderão ser montadas em cartolinas ou de modo virtual, em Power point. No primeiro caso, os trabalhos deverão ser apresentados em sala de aula e afixados posteriormente no mural da escola, socializando aos demais colegas as pesquisas realizadas. No segundo caso (apresentações virtuais), os trabalhos deverão ser postados no site da escola ou num blog construído pelos próprios estudantes para este fim. Informações sobre como montar um blog podem ser encontradas emhttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391 OK
O professor deverá estabelecer critérios de avaliação para as apresentações, e orientações sobre regras básicas da comunicação oral. O quadro abaixo constitui-se numa sugestão desses critérios.
Domínio de conteúdo |
Espontaneidade durante as apresentações: argumentação, gestos, domínio da linguagem oral |
Comunicação interpessoal: interação com os ouvintes |
Slides: clareza, objetividade, ilustração, domínio da norma culta da língua portuguesa |
3,0 |
2,0 |
2,0 |
3,0 |
Relação dos temas para pesquisa em grupo
Grupo 1: Climas quentes
http://www.educacional.com.br/reportagens/florestas/parte-06.asp http://www.survivalinternational.org/povos/pigmeus http://geografalando.blogspot.com.br/2013/05/clima-classificacao-climatica.html Identificar a localização geográfica e a caracterização dos climas equatorial, tropical e tropical monçônico, bem como das formações vegetais correspondentes, destacando os elementos naturais responsáveis pela sua formação. Ilustrar com imagens da flora e da fauna. Identificar e caracterizar o modo de vida (habitação, vestimenta, alimentação, música e ou dança etc.) de um grupo humano tradicional, que vive nessas áreas. Identificar técnicas tradicionais de uso do solo. Identificar técnicas modernas de uso do solo. Identificar um impacto ambiental provocado pelo uso dessas técnicas. Identificar uma ação bem sucedida para minimização de algum desses impactos ambientais. OBS: Escolher uma localidade fora do Brasil, considerando que um dos grupos se ocupará desse bioma brasileiro. Fontes de pesquisa Paisagens naturais http://www.brasilescola.com/geografia/paisagens-naturais.htm |
Grupo 6: Brasil - clima tropical
http://osbiomasbr.blogspot.com.br/2012_08_19_archive.html http://www.infoescola.com/geografia/cerrados/ http://salageo2.blogspot.com.br/2011/04/exercicio-climograma.html Identificar a localização geográfica e a caracterização do clima tropical continental e tropical úmido, bem como das formações vegetais correspondentes, destacando os elementos naturais responsáveis pela sua formação. Ilustrar com imagens da flora e da fauna. Identificar e caracterizar o modo de vida (habitação, vestimenta, culinária, música e ou dança etc.) de um grupo humano tradicional, que vive nessa área. Identificar técnicas tradicionais de uso do solo. Identificar técnicas modernas de uso do solo. Identificar um impacto ambiental provocado pelo uso dessas técnicas. Identificar uma ação bem sucedida para minimização de algum desses impactos ambientais. Fontes de pesquisa Paisagens naturais http://www.brasilescola.com/geografia/paisagens-naturais.htm
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Grupo 2: Climas amenos
http://www.prof2000.pt/users/elisabethm/geo7/clima/climas.htm http://economia.terra.com.br/noticias/noticia.aspx?idNoticia=201203221048_BBB_81013068 http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/trigo/trigo-1.php http://educaterra.terra.com.br/vestibular/ufscar2/bfg.htm Identificar a localização geográfica e a caracterização dos climas temperado oceânico, temperado continental e mediterrâneo, bem como das formações vegetais correspondentes, destacando os elementos naturais responsáveis pela sua formação. Ilustrar com imagens da flora e da fauna. Identificar e caracterizar o modo de vida (habitação, vestimenta, alimentação, música e ou dança etc.) de um grupo humano tradicional, que vive nessa área. Identificar técnicas tradicionais de uso do solo. Identificar técnicas modernas de uso do solo. Identificar um impacto ambiental provocado pelo uso dessas técnicas. Identificar uma ação bem sucedida para minimização de algum desses impactos ambientais. OBS: Escolher uma localidade fora do Brasil, considerando que um dos grupos se ocupará desse bioma brasileiro. Fontes de pesquisa Paisagens naturais http://www.brasilescola.com/geografia/paisagens-naturais.htm |
Grupo 7: Brasil - clima semiárido
http://pt.wikipedia.org/wiki/Caatinga http://www.infoescola.com/meio-ambiente/desmatamento-da-caatinga/ http://professor.bio.br/geografia/provas_questoes.asp?section=Territorio-Brasileiro&curpage=13 Identificar a localização geográfica e a caracterização do clima semiárido e das formações vegetais correspondentes, destacando os elementos naturais responsáveis pela sua formação. Ilustrar com imagens da flora e da fauna. Identificar e caracterizar o modo de vida (habitação, vestimenta, culinária, música e ou dança etc.) de um grupo humano tradicional, que vive nessa área. Identificar técnicas tradicionais de uso do solo. Identificar técnicas modernas de uso do solo. Identificar um impacto ambiental provocado pelo uso dessas técnicas. Identificar uma ação bem sucedida para minimização de algum desses impactos ambientais. Fontes de pesquisa Paisagens naturais http://www.brasilescola.com/geografia/paisagens-naturais.htm
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Grupo 3: Climas frios
http://2012diciembre.foroactivo.com/t166-el-terremoto-de-chile-se-sintio-en-ciudades-argentinas http://www.brasilescola.com/historiag/os-esquimos.htm http://geoconceicao.blogspot.com.br/2012/05/classificacao-climatica-de-koppen.html Identificar a localização geográfica e a caracterização dos climas polar e das altas montanhas, bem como das formações vegetais correspondentes, destacando os elementos naturais responsáveis pela sua formação. Ilustrar com imagens da flora e da fauna. Identificar e caracterizar o modo de vida (habitação, vestimenta, alimentação, música e ou dança etc.) de um grupo humano tradicional, que vive nessa área. Identificar técnicas tradicionais de uso do solo. Identificar técnicas modernas de uso do solo. Identificar um impacto ambiental provocado pelo uso dessas técnicas. Identificar uma ação bem sucedida para minimização de algum desses impactos ambientais. OBS: Escolher uma localidade fora do Brasil, considerando que um dos grupos se ocupará desse bioma brasileiro. Fontes de pesquisa Paisagens naturais http://www.brasilescola.com/geografia/paisagens-naturais.htm
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Grupo 8: Brasil – clima subtropical
http://www.geocosta.com.br/meteorologia/conceitos-climaticos/ http://www.brasilescola.com/brasil/paisagens-vegetais-brasil.htm http://professor.bio.br/geografia/provas_questoes.asp?section=Territorio-Brasileiro&curpage=30
Identificar a localização geográfica e a caracterização do clima subtropical e das formações vegetais correspondentes, destacando os elementos naturais responsáveis pela sua formação. Ilustrar com imagens da flora e da fauna. Identificar e caracterizar o modo de vida (habitação, vestimenta, culinária, música e ou dança etc.) de um grupo humano tradicional, que vive nessa área. Identificar técnicas tradicionais de uso do solo. Identificar técnicas modernas de uso do solo. Identificar um impacto ambiental provocado pelo uso dessas técnicas. Identificar uma ação bem sucedida para minimização de algum desses impactos ambientais. Fontes de pesquisa Paisagens naturais http://www.brasilescola.com/geografia/paisagens-naturais.htm |
Grupo 4: Climas áridos e semiáridos
https://plus.google.com/photos/117358593883702669765/albums/5682012363979189921?banner=pwa http://es.wikipedia.org/wiki/Clima_de_Chile Identificar a localização geográfica e a caracterização dos árido e semiárido quente, bem como das formações vegetais correspondentes, destacando os elementos naturais responsáveis pela sua formação. Ilustrar com imagens da flora e da fauna. Identificar e caracterizar o modo de vida (habitação, vestimenta, alimentação, música e ou dança etc.) de um grupo humano tradicional, que vive nessa área. Identificar técnicas tradicionais de uso do solo. Identificar técnicas modernas de uso do solo. Identificar um impacto ambiental provocado pelo uso dessas técnicas. Identificar uma ação bem sucedida para minimização de algum desses impactos ambientais. OBS: Escolher uma localidade fora do Brasil, considerando que um dos grupos se ocupará desse bioma brasileiro. Fontes de pesquisa http://www.brasilescola.com/geografia/paisagens-naturais.htm
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Grupo 9: Brasil - clima tropical de altitude
http://vegetdobrasil.blogspot.com.br/ http://meteoropole.com.br/tag/estacoes-do-ano-2/ Identificar a localização geográfica e a caracterização do clima tropical de altitude e das formações vegetais correspondentes, destacando os elementos naturais responsáveis pela sua formação. Ilustrar com imagens da flora e da fauna. Identificar e caracterizar o modo de vida (habitação, vestimenta, culinária, música e ou dança etc.) de um grupo humano tradicional, que vive nessa área. Identificar técnicas tradicionais de uso do solo. Identificar técnicas modernas de uso do solo. Identificar um impacto ambiental provocado pelo uso dessas técnicas. Identificar uma ação bem sucedida para minimização de algum desses impactos ambientais. Fontes de pesquisa Paisagens naturais http://www.brasilescola.com/geografia/paisagens-naturais.htm |
Grupo 5: Brasil - clima equatorial
http://www.not1.com.br/grandes-biomas-no-brasil/ http://www.klickeducacao.com.br/simulados/simulados_mostra/0,7562,POR-4496-41-436-2005,00.html Identificar a localização geográfica e a caracterização do clima equatorial e das formações vegetais correspondentes, destacando os elementos naturais responsáveis pela sua formação. Ilustrar com imagens da flora e da fauna. Identificar e caracterizar o modo de vida (habitação, vestimenta, culinária, música e ou dança etc.) de um grupo humano tradicional, que vive nessa área. Identificar técnicas tradicionais de uso do solo. Identificar técnicas modernas de uso do solo. Identificar um impacto ambiental provocado pelo uso dessas técnicas. Identificar uma ação bem sucedida para minimização de algum desses impactos ambientais. Fontes de pesquisa Paisagens naturais http://www.brasilescola.com/geografia/paisagens-naturais.htm
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Grupo 10: Brasil - formações complexas
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pantanal http://www.mochileiro.tur.br/corumbap.htm http://www.brasilescola.com/brasil/mangues.htm http://caribebrasileiro.wordpress.com/category/gastronomia/ Identificar a localização geográfica e a caracterização da paisagem natural do Pantanal Mato-grossense e dos manguezais, destacando os elementos naturais responsáveis pela sua formação. Ilustrar com imagens da flora e da fauna. Identificar e caracterizar o modo de vida (habitação, vestimenta, culinária, música e ou dança etc.) de um grupo humano tradicional, que vive nessa área. Identificar técnicas tradicionais de uso do solo. Identificar técnicas modernas de uso do solo. Identificar um impacto ambiental provocado pelo uso dessas técnicas. Identificar uma ação bem sucedida para minimização de algum desses impactos ambientais. Fontes de pesquisa Paisagens naturais http://www.brasilescola.com/geografia/paisagens-naturais.htm |
Atividade 3
Com a ajuda do professor de Biologia, deverá ser proposto um reconhecimento da vegetação disponível no ambiente escolar e nas imediações, propondo a identificação das mesmas tanto em relação aos aspectos botânicos quanto ao seu ambiente original: a qual bioma terrestre ou brasileiro elas pertencem. Outra opção é a realização de uma visita a algum local adequado, como por exemplo uma reserva natural ou até mesmo uma praça localizada próxima à escola.
O professor deverá formar grupos de alunos, cujo número varia de acordo com a quantidade de plantas a serem catalogadas: maior número de espécies sugere grupos menores e menor número de espécies requer grupos maiores. O professor de Biologia deverá orientar sobre os procedimentos básicos para a catalogação das espécies e os alunos farão a tarefa municiados de seus aparelhos celulares ou câmeras fotográficas para registro das mesmas.
Cada grupo deverá elaborar um cartaz com as espécies catalogadas. O conjunto dos trabalhos deverá ser afixado no mural da escola, marcando uma data e horário para que os alunos expliquem as descobertas a outras turmas que não realizaram o trabalho. Esse momento deve combinado entre os professores. As imagens virtuais deverão ser postadas no site da escola ou no blog da turma.
O tema Paisagens climatobotânicas é bastante explorado em processos seletivos. Como forma de estimular os alunos a reforçarem os conteúdos estudados, o professor poderá valer-se de alguns recursos de apoio:
1- Resolução das questões apresentadas no livro didático, ao final dos capítulos estudados. Uma forma de agilizar a resolução, em sala de aula, é dividir o total das questões por grupo, estipulando prazo para desenvolvimento da atividade. No momento da correção, os grupos apresentam suas respostas, indicando as razões que os levaram à escola de determinada alternativa (em se tratando de questões de múltipla escolha) ou à argumentação escrita (em se tratando de questões discursivas);
2- Garimpagem de exercícios de vestibulares, concursos públicos e do ENEM. Neste caso, cada grupo elege um líder, a quem serão enviadas as questões garimpadas individualmente, com as devidas respostas. O líder direciona o seu arquivo a um/a aluno/a voluntário/a da sala. Essa pessoa receberá os arquivos, excluirá as questões repetidas, e encaminhará o novo arquivo ao professor. De posse desse banco de questões, o professor deverá selecionar algumas questões para comentários em sala e aproveitar outras para a composição da prova bimestral.
Catalogação científica das plantas: uma ferramenta a serviço da educação ambiental
http://www.crbiodigital.com.br/portal?txt=33773433
Espaço e técnica: o trabalho humano provocando arrumação e desarrumação socioambiental no planeta
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50376
Matriz de referência para o ENEM
http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2009/Enem2009_matriz.pdf
O uso da imagem na pesquisa educacional
http://www.anped.org.br/reunioes/26/trabalhos/josyannemilleomartelli.pdf
O professor deverá considerar aspectos comportamentais, atitudinais e conceituais para a composição da média final. Assim, envolvimento, participação, cooperação, pontualidade, organização, juntamente com domínio de conteúdo e performance nas apresentações orais, serão itens presentes em todas as fases.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
05/11/2014
Cinco estrelaseu acho que o aluno que viu essa aula, sai com a memoria cheia de conhecimento
13/09/2013
Cinco estrelasMaterial pedagógico de excelente qualidade, apresentado de maneira didática e elaborado por profissional de referencia, não só na grande área de Humanas, mas também de biológicas e agrárias. Utilizarei na disciplina de Ecossistemas, ensino superior.