20/07/2013
Antomar Araujo e Ângela Cristina Santos
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Matemática | Álgebra |
ESTRATÉGIAS E RECURSOS MATERIAIS
A Aula:
Fonte: Google imagens acesso em julho/2013
Professor comece a aula chamando a atenção dos alunos para o tema alimentação saudável através do vídeo “Dieta Saudável” disponível em http://www.youtube.com/watch?v=82qpNgrFoB4(acesso em 03/07/2013).
Comentário: O vídeo mostra, de forma bem humorada, o dilema que grande parte da população vive diariamente: escolher uma dieta saudável com poucas calorias ou um cardápio mais saboroso com excesso de calorias.
Professor, se houver dificuldade ao utilizar o vídeo, ou se julgar pertinente, utilize o texto "Obesidade Infantil e na Adolescência” disponível em www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/obesidade-infantil.htm (acesso em 03/07/2013), ressaltando a importância de uma alimentação saudável.
Promova uma discussão entre os alunos com perguntas como:
- O tema interessa vocês?
- Uma alimentação saudável é necessária apenas para controle de peso?
- Você se preocupa com sua alimentação?
- Já fez alguma dieta?
- Acredita que a matemática pode contribuir para uma alimentação saudável? Como?
- Em alguns municípios existe uma lei que proíbe a escola de vender alguns tipos de lanche como frituras e doces na cantina, você concorda?
Professor fique atento para o caso de haver algum aluno obeso na turma, para que este não seja discriminado ou ridicularizado.
Se a escola oferecer condições (balança, trena ou fita métrica), faça a pesagem e meça a altura de cada aluno. Esta atividade pode ser feita em parceria com o professor de Educação Física. Os dados coletados podem servir para construção de tabelas e gráficos, para cálculo de média aritmética (de todos os alunos, das meninas ou dos meninos), para cálculo de moda e mediana, etc.
Uma possibilidade é apontada na proposta de aula disponível no Portal do Professor, nos links: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50446 e http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50410. Acesso em 16 jul. 2013.
Se não for possível efetuar estas medidas na escola, solicite que cada aluno traga o valor de sua altura e de seu "peso".
Solicite também que os alunos anotem tudo que comerem durante três dias, peça-lhes para escolherem, se for possível, um dia do final de semana. Providencie para cada aluno a cópia do roteiro de atividades (anexado ao final) para que ele possa fazer suas anotações e cálculos e proceda com a atividade a seguir:
ATIVIDADE
De posse dos dados solicitados (valor do “peso” e da altura) encaminhe os alunos para o laboratório de informática.
Nessa atividade os alunos terão como meta a construção de um cardápio saudável. Para isso, terão como ferramenta, para verificar se o cardápio que utilizam é saudável ou não, o cálculo do valor numérico de expressões algébricas.
Professor, ao iniciar a aula explique que primeiramente cada aluno vai verificar se seu "peso" (massa corporal) está dentro do ideal ou se está precisando reduzi-lo.
Para isso, peça que os alunos acessem o site http://pt.scribd.com/doc/7332726/Dieta-Dos-Pontos-Contagem-Para-Criancas (acesso em junho/2013) e que sigam os passos sugeridos efetuando e registrando os cálculos no roteiro.
Comentário: Nesse momento, é importante que se ressalte o significado de" peso" na linguagem coloquial, isto é, que no dia a dia ao utilizar uma balança não se está medindo o “peso”, mas sim a massa do corpo.
No primeiro momento, os alunos vão calcular sua TMB (Taxa de Metabolismo Basal) que é a quantidade de energia que o corpo gasta em repouso. Para isso devem verificar em qual faixa etária se encontram multiplicarem o índice correspondente pelo seu peso e somarem com a taxa correspondente. As meninas de 10 a 18 anos, por exemplo, farão:
O resultado deve ser anotado no roteiro. Em seguida, devem analisar sua rotina diária para verificar qual é seu FA (Fator Atividade) consultando a tabela no site.
De posse destas duas informações, oriente os alunos para que calculem a quantidade de energia que seu corpo gasta em um dia, fazendo:
Comentário: O resultado deste último cálculo é a quantidade de calorias que o aluno precisa ingerir diariamente, se ele não precisa engordar e nem emagrecer.
Agora, leve os alunos a transformarem a quantidade de calorias em pontos para poder elaborar um cardápio utilizando a tabela de pontos. Para isso, basta dividir a quantidade de energia diária por 3,6:
Para saber se o aluno precisa ou não emagrecer, este deve calcular seu IMC (Índice de Massa Corporal). Fazendo seu peso em quilos dividido pela sua altura elevada ao quadrado:
Após este cálculo, os alunos devem consultar a tabela disponível no site, para verificar se estão acima, abaixo ou dentro do peso ideal.
Agora convide seus alunos para verificarem se seu cardápio diário atende a necessidade de pontos obtida como resultado dos cálculos. Para isso, peça que consultem a tabela de pontos disponível em http://pt.scribd.com/doc/481135/TABELA-DIETA-DOS-PONTOS e registrem no seu cardápio, a quantidade de pontos correspondente a cada item. Logo após deve-se calcular a quantidade total de pontos correspondente a um dia.
Peça que comparem o resultado com o obtido nos cálculos.
Solicite ainda que elaborem um cardápio seguindo as orientações disponíveis em http://pt.scribd.com/doc/6834043/CARDAPIO-DIETA-DOS-PONTOS e adaptando-o conforme suas preferências.
Comentário: Professor, os alunos que verificarem que estão acima do peso devem calcular o seu limite diário de calorias, sabendo que para perder peso devem ingerir um número menor de calorias do que o necessário. Para isso precisam saber se estão com sobrepeso ou com obesidade (de acordo com o IMC), e conforme sua faixa etária diminuírem os pontos necessários. Por exemplo, se o aluno tem entre 7 e 14 anos e esta com sobrepeso deve diminuir 80 pontos no cardápio diário.
Comentário: Nessa atividade, o professor, em trabalho conjunto com o professor de educação física, pode discutir que além de estar atento aos pontos, para uma dieta saudável, é necessário estar atento quanto a importância da atividade física. Outra questão relevante e que, constatado situações críticas, no caso a obesidade, em particular a infantil, é importante entrar em contato com a família e solicitar um acompanhamento médico.
ROTEIRO DE ATIVIDADES
A MATEMÁTICA CONTRIBUINDO PARA UMA ALIMENTAÇÃO MAIS SAUDÁVEL
Fonte: Google imagens - acesso julho 2013
Nome: _______________________________________ Altura: ___________ Peso: __________
Anote tudo que você comer durante 3 dias:
1º Dia |
2º Dia |
3º Dia |
Manhã |
Manhã |
Manhã |
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Fonte: Arquivo da Autora
Acesse o site http://pt.scribd.com/doc/7332726/Dieta-Dos-Pontos-Contagem-Para-Criancas e siga as instruções para calcular:
1) Sua Taxa de Metabolismo Basal (TMB):
TMB = __________x ____________ + ___________ =
2) Seu Fator Atividade (FA) - consulte a tabela no site de acordo com a sua rotina:
FA = ______________
3) A Quantidade Energética Diária, ou seja,o que você gasta diariamente de calorias:
Quantidade Energética Diária = Fator Atividade x TMB = ____________x _____________ = ___________
4) Quantidade de pontos referentes a quantidade energética diária, vamos transformar as calorias em pontos:
Quantidade de pontos = Quantidade Energética Diária ÷ 3,6 = ___________ ÷ 3,6 = __________
5) Índice de Massa Corporal:
____________________ = ______________
6) Consulte a tabela de IMC disponível do site e de acordo com sua faixa etária e sexo verifique se você está com sobrepeso ou obeso. Se o seu índice for inferior aos valores da tabela, você não precisa emagrecer. Anote abaixo o resultado da sua consulta:
7) Caso você esteja com sobrepeso ou obesidade, consulte as informações no site para calcular seu limite diário de pontos, diminuindo a quantidade de pontos indicada da sua quantidade de pontos diária:
8) Agora, procure na tabela de pontos os alimentos que você ingeriu durante os três dias e contabilize os pontos na tabela abaixo:
1º Dia |
2º Dia |
3º Dia |
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Alimento |
Pontos |
Alimento |
Pontos |
Alimento |
Pontos |
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Total de Pontos: |
Total de Pontos: |
Total de Pontos: |
Fonte: Arquivo da Autora
9) O que você conclui? A quantidade de pontos que você está ingerindo diariamente está dentro do calculado? Você precisa aumentar ou diminuir a quantidade de pontos?
10) Agora, tente elaborar um cardápio para um dia, com coisas que você gosta e costuma comer, em quantidades suficientes para alcançar a quantidade de pontos ideal pra você:
Café da Manhã: |
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Alimento |
Pontos |
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Lanche |
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Almoço |
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Lanche |
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Jantar |
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Quantidade total de pontos: |
Fonte: Arquivo da Autora
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:
http://www.dietaesaude.com.br/avaliacao traz maiores informações sobre a dieta dos pontos.
http://www.cdof.com.br/nutri4.htmtraz a tabela com as calorias dos alimentos.
AVALIAÇÃO
Professor questione os alunos quanto à utilidade dos conhecimentos adquiridos: se foi útil ou não. Peça que escrevam um relato do que aprenderam e de como isso pode ajudá-los na busca por uma alimentação mais saudável.
Outra sugestão seria pedir para que os alunos anotem o cardápio da escola durante uma semana. Analisando o cardápio, os alunos devem responder a questões como:
- Uma porção de lanche corresponde a quantos pontos?
- Esta quantidade de pontos corresponde a quantos por cento do total de pontos que pode ser consumido em um dia?
- Você considera o lanche da escola adequado para o horário?
- Com relação a quantidade de calorias você considera o lanche apropriado?
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