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Praticando as operações com números decimais num contexto de reeducação alimentar

 

20/07/2013

Autor y Coautor(es)
SILENE RODOLFO CAJUELLA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araujo e Ângela Cristina Santos

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Álgebra
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Contribuir para a construção de significados para os números decimais e as operações matemáticas envolvendo estes números, num contexto social, atendendo assim o item H1 da competência de área 1 da matriz de referência de Matemática e suas tecnologias do ENEM.
  • Utilizar as operações com números decimais para elaborar um cardápio diário saudável levando em consideração fatores como peso, idade e atividade física.
  • Dar significado ao cálculo do valor numérico de uma expressão algébrica atendendo o item H21 da competência de área 5 da matriz de referência de Matemática e suas tecnologias do ENEM.
Duração das atividades
2 horas/aulas (50 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  •   Adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação envolvendo números decimais.
  •   Cálculo do valor numérico de uma expressão algébrica.
  •   Leitura de tabelas
Estratégias e recursos da aula

ESTRATÉGIAS E RECURSOS MATERIAIS

  •   Laboratório de Informática com acesso a internet
  •   Computador e data-show

A Aula:

Alimentação saudável grupo

Fonte: Google imagens acesso em julho/2013

Professor comece a aula chamando a atenção dos alunos para o tema alimentação saudável através do vídeo “Dieta Saudável” disponível em http://www.youtube.com/watch?v=82qpNgrFoB4(acesso em 03/07/2013).

Comentário: O vídeo mostra, de forma bem humorada, o dilema que grande parte da população vive diariamente: escolher uma dieta saudável com poucas calorias ou um cardápio mais saboroso com excesso de calorias.

Professor, se houver dificuldade ao utilizar o vídeo, ou se julgar pertinente, utilize o texto "Obesidade Infantil e na Adolescência” disponível em www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/obesidade-infantil.htm  (acesso em 03/07/2013), ressaltando a importância de uma alimentação saudável.

Promova uma discussão entre os alunos com perguntas como:

- O tema interessa vocês?

- Uma alimentação saudável é necessária apenas para controle de peso?

- Você se preocupa com sua alimentação?

- Já fez alguma dieta?

- Acredita que a matemática pode contribuir para uma alimentação saudável? Como?

- Em alguns municípios existe uma lei que proíbe a escola de vender alguns tipos de lanche como frituras e doces na cantina, você concorda?

Professor fique atento para o caso de haver algum aluno obeso na turma, para que este não seja discriminado ou ridicularizado.

Se a escola oferecer condições (balança, trena ou fita métrica), faça a pesagem e meça a altura de cada aluno. Esta atividade pode ser feita em parceria com o professor de Educação Física. Os dados coletados podem servir para construção de tabelas e gráficos, para cálculo de média aritmética (de todos os alunos, das meninas ou dos meninos), para cálculo de moda e mediana, etc.

Uma possibilidade é apontada na proposta de aula disponível no Portal do Professor, nos linkshttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50446 e http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50410. Acesso em 16 jul. 2013.

Se não for possível efetuar estas medidas na escola, solicite que cada aluno traga o valor de sua altura e de seu "peso".

Solicite também que os alunos anotem tudo que comerem durante três dias, peça-lhes para escolherem, se for possível, um dia do final de semana. Providencie para cada aluno a cópia do roteiro de atividades (anexado ao final) para que ele possa fazer suas anotações e cálculos e proceda com a atividade a seguir:

ATIVIDADE

De posse  dos dados solicitados (valor do “peso” e da altura) encaminhe os alunos para o laboratório de informática.

Nessa atividade os alunos terão como meta a construção de um cardápio saudável. Para isso, terão como ferramenta, para verificar se o cardápio que utilizam é saudável ou não, o cálculo do valor numérico de expressões algébricas.  

Professor, ao iniciar a aula explique que primeiramente cada aluno vai verificar se seu "peso" (massa corporal) está dentro do ideal ou se está precisando reduzi-lo.

Para isso, peça que os alunos acessem o site http://pt.scribd.com/doc/7332726/Dieta-Dos-Pontos-Contagem-Para-Criancas (acesso em junho/2013) e que sigam os passos sugeridos efetuando e registrando os cálculos no roteiro.

Comentário: Nesse momento, é importante que se ressalte o significado de" peso" na linguagem coloquial, isto é, que no dia a dia ao utilizar uma balança não se está medindo o “peso”, mas sim a massa do corpo.

No primeiro momento,  os alunos vão calcular sua TMB (Taxa de Metabolismo Basal) que é a quantidade de energia que o corpo gasta em repouso. Para isso devem verificar em qual faixa etária se encontram multiplicarem o índice correspondente pelo seu peso e somarem com a taxa correspondente. As meninas de 10 a 18 anos, por exemplo, farão:

Formula TMB

O resultado deve ser anotado no roteiro. Em seguida, devem analisar sua rotina diária para verificar qual é seu FA (Fator Atividade) consultando a tabela no site.

tabela fator atividade

De posse destas duas informações, oriente os alunos para que calculem a quantidade de energia que seu corpo gasta em um dia, fazendo:

Formula energia diária

Comentário: O resultado deste último cálculo é a quantidade de calorias que o aluno precisa ingerir diariamente, se ele não precisa engordar e nem emagrecer.

Agora, leve os alunos a transformarem a quantidade de calorias em pontos para poder elaborar um cardápio utilizando a tabela de pontos. Para isso, basta dividir a quantidade de energia diária por 3,6:

Formula caloria pontos

Para saber se o aluno precisa ou não emagrecer, este deve calcular seu IMC (Índice de Massa Corporal). Fazendo seu peso em quilos dividido pela sua altura elevada ao quadrado:

Fórmula transformar calorias em pontos

Após este cálculo, os alunos devem consultar a tabela disponível no site, para verificar se estão acima, abaixo ou dentro do peso ideal.

Tabela IMC

 

Agora convide seus alunos para verificarem se seu cardápio diário atende a necessidade de pontos obtida como resultado dos cálculos. Para isso, peça que consultem a tabela de pontos disponível em http://pt.scribd.com/doc/481135/TABELA-DIETA-DOS-PONTOS e registrem no seu cardápio, a quantidade de pontos correspondente a cada item. Logo após deve-se calcular a quantidade total de pontos correspondente a um dia.

 

Tabela de pontos

 

Peça que comparem o resultado com o obtido nos cálculos.

Solicite ainda que elaborem um cardápio seguindo as orientações disponíveis em http://pt.scribd.com/doc/6834043/CARDAPIO-DIETA-DOS-PONTOS e adaptando-o conforme suas preferências.

Comentário: Professor, os alunos que verificarem que estão acima do peso devem calcular o seu limite diário de calorias, sabendo que para perder peso devem ingerir um número menor de calorias do que o necessário. Para isso precisam saber se estão com sobrepeso ou com obesidade (de acordo com o IMC), e conforme sua faixa etária diminuírem os pontos necessários. Por exemplo, se o aluno tem entre 7 e 14 anos e esta com sobrepeso deve diminuir 80 pontos no cardápio diário.

Comentário: Nessa atividade, o professor, em trabalho conjunto com o professor de educação física, pode discutir que além de estar atento aos pontos, para uma dieta saudável, é necessário estar atento quanto a importância da atividade física. Outra questão relevante e que, constatado situações críticas, no caso a obesidade, em particular a infantil, é importante entrar em contato com a família e solicitar um acompanhamento médico.

ROTEIRO DE ATIVIDADES

 

A MATEMÁTICA CONTRIBUINDO PARA UMA ALIMENTAÇÃO MAIS SAUDÁVEL

Alimentação saudável menina

Fonte: Google imagens - acesso julho 2013

 

Nome: _______________________________________ Altura: ___________ Peso: __________

 

Anote tudo que você comer durante 3 dias:

1º Dia

2º Dia

3º Dia

Manhã

Manhã

Manhã

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tarde

Tarde

Tarde

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Noite

Noite

Noite

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Arquivo da Autora

Acesse o site http://pt.scribd.com/doc/7332726/Dieta-Dos-Pontos-Contagem-Para-Criancas e siga as instruções para calcular:

1)      Sua Taxa de Metabolismo Basal (TMB):

 

TMB = __________x ____________ + ___________ =

 

2)      Seu Fator Atividade (FA) - consulte a tabela no site de acordo com a sua rotina:

FA = ______________

 

3)      A Quantidade Energética Diária, ou seja,o que você gasta diariamente de calorias:

Quantidade Energética Diária = Fator Atividade x TMB = ____________x _____________ = ___________

 

4)      Quantidade de pontos referentes a quantidade energética diária, vamos transformar as calorias em pontos:

Quantidade de pontos = Quantidade Energética Diária ÷ 3,6 = ___________ ÷ 3,6 = __________

 

5)      Índice de Massa Corporal:

____________________ = ______________

 

6)      Consulte a tabela de IMC disponível do site e de acordo com sua faixa etária e sexo verifique se você está com sobrepeso ou obeso. Se o seu índice for inferior aos valores da tabela, você não precisa emagrecer. Anote abaixo o resultado da sua consulta:

 

7)      Caso você esteja com sobrepeso ou obesidade, consulte as informações no site para calcular seu limite diário de pontos, diminuindo a quantidade de pontos indicada da sua quantidade de pontos diária:

 

8)      Agora, procure na tabela de pontos os alimentos que você ingeriu durante os três dias e contabilize os pontos na tabela abaixo:

1º Dia

2º Dia

3º Dia

Alimento

Pontos

Alimento

Pontos

Alimento

Pontos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Total de Pontos:

Total de Pontos:

Total de Pontos:

Fonte: Arquivo da Autora

9)      O que você conclui? A quantidade de pontos que você está ingerindo diariamente está dentro do calculado? Você precisa aumentar ou diminuir a quantidade de pontos?

 

10)   Agora, tente elaborar um cardápio para um dia, com coisas que você gosta e costuma comer, em quantidades suficientes para alcançar a quantidade de pontos ideal pra você:

Café da Manhã:

Alimento

Pontos

 

 

 

 

 

 

Lanche

 

 

 

 

Almoço

 

 

 

 

 

 

 

 

Lanche

 

 

 

 

Jantar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quantidade total de pontos:

Fonte: Arquivo da Autora

Recursos Complementares

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:

http://www.dietaesaude.com.br/avaliacao traz maiores informações sobre a dieta dos pontos.

http://www.cdof.com.br/nutri4.htmtraz a tabela com as calorias dos alimentos.

Avaliação

AVALIAÇÃO

Professor questione os alunos quanto à utilidade dos conhecimentos adquiridos: se foi útil ou não. Peça que escrevam um relato do que aprenderam e de como isso pode ajudá-los na busca por uma alimentação mais saudável.

Outra sugestão seria pedir para que os alunos anotem o cardápio da escola durante uma semana. Analisando o cardápio, os alunos devem responder a questões como:

- Uma porção de lanche corresponde a quantos pontos?

- Esta quantidade de pontos corresponde a quantos por cento do total de pontos que pode ser consumido em um dia?

- Você considera o lanche da escola adequado para o horário?

- Com relação a quantidade de calorias você considera o lanche apropriado?

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