Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Trava-língua: desvendando a escrita e descobrindo palavras

 

22/07/2013

Autor y Coautor(es)
Laís de Castro Agranito
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes ; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Ouvir histórias;
  • Desenvolver oralidade;
  • Desenvolver habilidades de escuta e de respeito à fala de colegas;
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Produzir textos;
  • Recitar trava-línguas;
  • Resolver situações problema;
  • Realizar contagem e notação numérica de forma convencional;
  • Organizar dados em gráficos;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos - cinco (5) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, para a realização das atividades propostas nesta aula é necessário que os alunos tenham desenvolvidas as capacidades básicas de: leitura, escrita, contagem e notação numérica, e demonstrem interesse por trava-línguas e atividades que lhes exijam interação e uso da oralidade.

Estratégias e recursos da aula

alunos

Professor, esta aula tem como objetivo orientar práticas docentes contemplando as ações e referências do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O Pacto trata-se de um compromisso firmado pelo governo federal, com os estados e os municípios, que visa assegurar o direito de todas as crianças se alfabetizarem até os oito anos de idade. As ações do Pacto se constituem em um conjunto integrado de materiais, referências curriculares e pedagógicas a serem disponibilizados pelo MEC, que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores.

Para obter mais informações sobre o Pacto, você poderá acessar:

Sítio: Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação).  Disponível em:<www.consed.org.br/index.php/artios/474-pacto-nacional-pela-alfabetização-na-idade-certa>. Neste sítio você encontra informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 01de jul. 2013.

Sítio: E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/->. Neste Blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 01 de jul. 2013.

Sítio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Acesso em: 06 de jul. 2013, e depois clique em "Cadernos de Formação". 

 

1ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Introduzindo o tema: travadinhas...

Tendo em vista que esta é uma proposta interdisciplinar em uma aula poderemos dialogar com diferentes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Ética dentre outras, ou mesmo trabalhar com apenas um conteúdo.

Professor, os trava-línguas constituem-se como manifestações orais da cultura popular, e devem ser inseridos no contexto da sala de aula, principalmente com crianças em processo de alfabetização, pois se caracterizam como uma estratégia lúdica com a qual as crianças podem brincar com as palavras e letras, percebendo por sua vez, a relação fonema-grafema. Além disso, ao exigir a rapidez de repetições de palavras com sons semelhantes, estimulam a atenção, a concentração e o avanço na oralidade.

Para introduzir essa temática com os alunos, nossa sugestão é que trabalhe o livro “Travadinhas” da autora Eva Furnari, da Editora Moderna. Esse é um livro que aborda de maneira lúdica e ilustrativa diversos trava-línguas. Além de desafiador, é muito engraçado e prazeroso para as crianças, na medida em que propõe a recitação de trava-línguas de maneira rápida, o que por sua vez, possibilitará que as crianças compreendam de maneira concreta o motivo do nome trava-língua, ao enrolarem a língua na tentativa de oralizar os mesmos.

Professor, verifique se a sua escola possui este livro, pois “Um dos destaques do PNBE é a distribuição dos livros de literatura, que englobam textos em prosa (novelas, contos, crônicas, memó­rias, biografias e teatro), em verso (poemas, cantigas, parlendas, adivinhas), livros de imagens e livros de história em quadrinhos. Esses livros são destinados às bibliotecas das escolas.” (BRASIL, 2012, p. 40).

Fonte: LEAL, Telma Ferraz; LIMA, Juliana de Melo. Materiais didáticos no ciclo de alfabetização. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Planejamento escolar: alfabetização e ensino da Língua Portuguesa. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 2, p. 36-44, 2012. Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf>. Acesso em: 01 de jul. 2013.

 

travadinhass

Fonte da imagem: Disponível em: <http://ninjaocidental.blogspot.com.br/p/estou-lendo.html>. Acesso em 01 de jul. 2013.

FURNARI, Eva. Travadinhas. São Paulo: Moderna, 2011. (Coleção Hora da Fantasia).

 

Ressaltamos que, o incentivo a leitura é muito importante para o avanço dos alunos no processo de alfabetização, bem como para o desenvolvimento do gosto e prazer pela leitura. Nesse sentido, o trabalho com a história ainda possibilitará aos alunos o desenvolvimento de alguns direitos de aprendizagem tais como:

 

  • Reconhecer a finalidade do texto;
  • Localizar informações;
  • Identificar o tema/sentido do texto;
  • Compreender o sentido e expressões/palavras do texto;
  • Elaborar inferência;
  • Dentre outras.

 

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1, Brasília: MEC, SEB, 2012.

Organize seus alunos na rodinha e leia o livro com eles propondo a participação dos mesmos, verbalize um trava-língua de cada vez, em seguida peça para eles repetirem em voz alta e cada vez mais rápido.

Após esse momento, ainda em rodinha, converse com seus alunos sobre o que eles entendem sobre trava-línguas. Questione-os sobre:

 

  • O que vocês acharam desse livro?
  • Que tipo de texto ele abordava?
  • O que vocês perceberam ao tentar oralizar os textos contidos no livro?
  • Porque será que nossa língua se enrola ao falar?
  • Vocês sabem o que são trava-línguas?
  • Quais trava-línguas vocês conhecem?
  • Vamos recitá-los!

 

Neste momento, deixe que seus alunos falem suas opiniões e aproveite para aprofundar com eles o direito de aprendizagem que propõe: “Planejar intervenções orais em situações públicas: exposição oral, debate, contação de história”. (BRASIL, 2012, p. 35.).

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1, Brasília: MEC, SEB, 2012.

Explique aos seus alunos o que são trava-línguas. Utilize o sítio: Sua pesquisa. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/trava_linguas.htm>Neste sítio você encontra o conceito e também diversas sugestões de trava-línguas para trabalhar com seus alunos. Acesso em 05 de jul. 2013.

Para finalizar esse momento, divida sua turma em grupos de quatro alunos. Disponibilize o livro para os grupos e peça que cada um escolha um trava-língua para copiar no caderno de Língua Portuguesa e em seguida ilustrar.

Se preferir, leve antecipadamente os trava-línguas contidos no livro, digitados em uma folha de papel com espaço para ilustração e entregue aos seus alunos. Veja abaixo um exemplo:

  

                        UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA                 

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

  1º ANO “_____”

 

ALUNO: ______________________________________________________

DATA: _________/_________/__________

travadinhass

Fonte da imagem: Disponível em: <http://ninjaocidental.blogspot.com.br/p/estou-lendo.html>. Acesso em 01 de jul. 2013.

FURNARI, Eva. Travadinhas. São Paulo: Moderna, 2011. (Coleção Hora da Fantasia).

 

LEIA O TRAVA-LÍNGUA ABAIXO, RETIRADO DO LIVRO “TRAVADINHAS” DA AUTORA EVA FURNARI, EDITORA MODERNA.

  

O CHICO TRAVESSO

TOMA CHUVA DE GALOCHA

E GUARDA- CHUVA

 

ILUSTRE O TRAVA-LÍNGUA NO ESPAÇO ABAIXO:

 

 

 

 

 

 

Fonte: Imagem da própria autora. Atividade realizada com os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU - Eseba - 2013.

 

menino tarefa 

Entrevista com familiares:

 

Proponha aos alunos que realizem uma pesquisa com seus familiares sobre o tema trava-línguas. Essa atividade além de possibilitar a interação das crianças e seus familiares, também permitirá que o adulto entrevistado resgate aspectos de sua infância por meio da recordação de trava-línguas com os quais ele brincava.

Professor, você também poderá organizar um momento em que o familiar entrevistado, vá com o aluno até a escola para recitar o trava-língua que ele elencou na pesquisa. Esse momento poderá ser na rodinha, no inicio da aula seguinte.

 

Veja uma sugestão de entrevista:

                             UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA                    

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

1º ANO “_____”

 

ALUNO: ______________________________________________________

DATA: _________/_________/__________

 

PAPAI, MAMÃE E/OU OUTRO RESPONSÁVEL;

        ESTAMOS ABORDANDO O TEMA TRAVA-LÍNGUA EM NOSSA SALA DE AULA. PARA TANTO, GOSTARÍAMOS QUE VOCÊS PARTICIPASSEM CONTRIBUINDO COM NOSSOS ESTUDOS.

        ASSIM CONVIDAMOS UM DE VOCÊS PARA PARTICIPAR DE NOSSA ENTREVISTA.

 

ROTEIRO DE ENTREVISTA:

 

NOME DO ENTREVISTADO: ________________________________________

IDADE: _______

GRAU DE PARENTESCO COM O ENTREVISTADOR: ___________________

 

AGORA RESPONDA:

 

1. VOCÊ SABE O QUE É TRAVA-LÍNGUA?

­­­

2. VOCÊ JÁ BRINCOU DE TRAVA-LÍNGUA? QUANDO?

3. RECITE UM TRAVA-LÍNGUA. EM SEGUIDA, ESCREVA-O ABAIXO E FAÇA UM DESENHO PARA REPRESENTÁ-LO.

 

 

 

 

 

VOCÊ ACEITA IR ATÉ NOSSA ESCOLA, NA PRÓXIMA AULA, PARA RECITAR O TRAVA-LÍNGUA QUE VOCÊ RECITOU? FICAREMOS MUITO FELIZES COM SUA PARTICIPAÇÃO!

(   ) SIM      (   ) NÃO

ASSINATURA:______________________________________

Fonte: Imagem da própria autora. Atividade realizada com os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU - Eseba - 2013.

 

2ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Socializando:

 

Nesse momento, os familiares entrevistados irão recitar os trava-línguas que elencaram na pesquisa realizada. Será um momento muito rico de interação entre, aluno, família e escola.

Para essa socialização, organize sua sala de aula da forma como achar mais adequada. Nossa sugestão é em círculo, o que possibilitará a visualização a todos. Proponha aos alunos e familiares, inicialmente que conversem sobre o tema trava-língua e depois que cada um recite de uma vez o trava-língua que elencou. Eles poderão fazer isso em parceria (entrevistador/entrevistado).

Fotografe esse momento, e monte um painel em sua sala de aula.

Monte também um varal na sala de aula com as entrevistas realizadas.

 

3ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Explorando trava-línguas...

Que tal iniciar sua aula de forma bem divertida! Sabemos que cantar e dançar faz parte do universo infantil, é próprio das crianças expressarem sentimentos, ideias e emoções por meio do corpo, bem como utilizarem-se da expressão corporal no processo de aprendizagem. Nesse sentido, nossa sugestão é que inicie essa aula explorando a música “Trava-língua” da dupla Patati e Patata. Para tanto, acesse o sítio: Letras.mus.br. Disponível em: <http://letras.terra.com.br/patati-patata/1526683/>. Neste sítio você poderá explorar a letra e o vídeo da música com seus alunos. Acesso em: 05 de jul. 2013.

patati

Fonte: Sítio Terra. Disponível em: <http://letras.terra.com.br/patati-patata/1526683/>. Acesso em: 05 de jul. 2013.

 

Cante e dance com seus alunos eles irão adorar!

Você também poderá reproduzir a música para seus alunos utilizando o CD e o aparelho de som.

Veja abaixo a letra da música. Você poderá reproduzi-la e entregar para que seus alunos:

 

Trava-Língua

Patati e Patata 

Ooooooooooooooooooooooooo

Trava-línguas é uma brincadeira,

Divertida e fácil de brincar,

É só enrolar a língua fazendo

Ela dançar. hey!! (2x)

O rato roeu a roupa do rei de roma

Em roma a roupa do rei o rato roeu.

Aranha arranha a rata, a rata arranha

A aranha, a aranha e a rata arranha a ratazana

Um prato de trigo para um tigre

Dois pratos de trigo para dois tigres

Três pratos de trigo para três tigres

Trava línguas é uma brincadeira,

Divertida e fácil de brincar,

É só enrolar a língua fazendo Ela dançar.

Um ninho de mafagafos com

Sete mafagafinhos, quem

Desmafaguifar um ninho

De mafagafos, bom

Desmafaguifador Será

O tempo perguntou pro tempo

Quanto tempo o tempo tem

O tempo respondeu pro tempo

Tenho o tempo que o tempo tem.

O pelo no peito do pé de pedro

É preto.

Trava-línguas é uma brincadeira,

Divertida e fácil de brincar,

É só enrolar a língua fazendo

Ela dançar.

Ooooooooooooooooooooooooooo

Olha o sapo dentro do saco

O saco com o sapo dentro

O sapo batendo papo

E papo soltando vento

Por que pia pardal pardo

Porque pio e piarei

Porque sou o pardal pardo

Por que pio para o rei

Tem pena a pata do pato

Do patati

A pata do pato do patati tem pena

Tem pena a pata do pato do patata

A pata do pato patata tem pena

Trava-línguas é uma brincadeira,

Divertida e fácil de brincar,

É só enrolar a língua fazendo

Ela dançar. hei (2x)

Ooooooooooooooooooooooooo

 

 

Posteriormente, oriente seus alunos a colarem a letra da música no caderno de Língua Portuguesa.

Veja algumas sugestões de atividades:

 

TRAVA-LÍNGUA FATIADO:

Divida sua turma em grupo de 3 a 4 alunos. Entregue para cada grupo um trava-língua que aparece na canção, dividido em frases. Os alunos deverão recortar e em seguida montar o trava-língua de acordo com a ordem correta. Com essa atividade, você poderá trabalhar estratégias de leitura com seus alunos.

Veja um exemplo abaixo:

 

O TEMPO PERGUNTOU PRO TEMPO

QUANTO TEMPO O TEMPO TEM

O TEMPO RESPONDEU PRO TEMPO

TENHO O TEMPO QUE O TEMPO TEM.

 

Depois de colocar em ordem, entregue para eles um pedaço de cartolina para  colarem as frases em ordem e em seguida ilustrem o trava-língua.

 

TROCANDO LETRAS:

Coloque em uma caixa algumas letras do alfabeto. Passe a caixa na sala de aula e solicite que cada aluno pegue uma letra do alfabeto dentro da caixa. Escolha um trava-língua contido na canção e escreva na lousa. Em seguida, cada aluno deverá recitar o trava-língua trocando a letra em destaque pela letra que ele pegou dentro da caixa. Essa atividade possibilitará abordar a leitura e também as letras do alfabeto. Veja um exemplo:

 

 

 

O RATO ROEU A ROUPA DO REI DE ROMA

EM ROMA A ROUPA DO REI O RATO ROEU.

 

 

Se o aluno tiver pegado a letra “P” por exemplo, ela irá trocar a letra “R” no trava-língua pela letra “P” e recitá-lo, da seguinte maneira:

 

 

O PATO POEU A POUPA DO PEI DE POMA

EM POMA A POUPA DO PEI O PATO POEU.

 

 

EXPLORANDO PALAVRAS DO TRAVA-LÍNGUA:

Entregue para seus alunos fichas com algumas palavras contidas na letra da música. Peça para que leiam. Veja o exemplo:

FICHAS:

 

RATO

 

 

ARANHA

 

 

MAFAGAFOS

 

 

 

Em seguida, entregue para eles o quadro a seguir e solicite que colem em seus cadernos:

 

PALAVRA

QUANTIDADE DE LETRAS

QUANTIDADE DE VOGAIS

QUANTIDADE DE CONSOANTES

SEPARE EM SÍLABAS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Posteriormente, oriente-os a preencherem o quadro abordando cada palavra das fichas que foram entregues, de acordo com o que é solicitado. Veja um exemplo:

 

PALAVRA

QUANTIDADE DE LETRAS

QUANTIDADE DE VOGAIS

QUANTIDADE DE CONSOANTES

SEPARE EM SÍLABAS

RATO

4

2

2

RA - TO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com essa atividade você poderá abordar contagem, letras, consoantes, vogais, separação de sílabas e leitura.

Outra opção é orientar os alunos a classificarem as palavras de acordo com a quantidade de sílabas: monossílabas; dissílabas; trissílabas ou polissílabas.

 

4ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Trabalhando a matemática

 

Gráficos: nossos trava-línguas preferidos

Retome com seus alunos alguns trava-línguas que foram trabalhados com a turma. Em seguida, faça uma lista com seus alunos elencando os trava-línguas que eles mais gostaram de conhecer e recitar.

Em seguida faça uma votação com eles para eleger o trava-língua preferido da turma.

Você poderá fazer um gráfico com eles e propor situações problema, a partir do que foi elencado na votação.

Veja um exemplo:

 

TRAVA-LÍNGUAS

NÚMERO DE VOTOS RECEBIDOS

1 –O RATO ROEU A ROUPA DO REI

2

2-NINHO DE MAFAGAFOS

8

3 –O TATU TAÍ?

5

4 – SAPO DENTRO DO SACO

4

5 – ARANHA ARRANHA A JARRA

3

 

Para fazer um gráfico com seus alunos, entregue a eles uma folha de papel quadriculada para que eles possam preencher, colorindo de acordo com os dados obtidos na tabela acima.

 

 GR

  

Fonte: Gráfico da própria autora – Atividade realizada com os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU - Eseba - 2013.

 

Outra possibilidade é criar situações problema a partir do gráfico. Como por exemplo:

 

a) Qual foi o trava-língua mais votado por nossa turma?

b) Quantos votos ele recebeu?

c) Qual foi o trava-língua menos votado?

d) Quantos votos ele recebeu?

e) Quantos alunos participaram da votação? Como você descobriu isso?

 

 

5ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Construindo um trava-língua

 

Explore com seus alunos o vídeo “Trava Línguas” do Cocoricó. Para tanto, acesse o sítio YouTube, disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=3mkmmCjJQrw>. Acesso em: 05 de jul. 2013.

Reproduza o vídeo para seus alunos utilizando data show.

cocorico

Fonte: You Tube. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=3mkmmCjJQr>  - Acesso em: 05 de jul. 2013.

 

Após assistirem ao vídeo, dialogue com seus alunos sobre os trava-línguas que foram abordados e veja se eles perceberam que alguns deles foram modificados e inventados pelos personagens do vídeo Cocoricó.

Em seguida, lance um desafio!

Divida sua turma em grupos de 4 alunos, e oriente-os a construírem um trava-língua. Auxilie-os nesse processo de criação. Solicite que eles escrevam o trava-língua inventado em uma folha de papel A4 e ilustrem.

Veja um exemplo:

QUANDO ANDO COM A MARIANA

NÃO ANDO COM A ANA

QUANDO ANDO COM A ANA

NÃO ANDO COM A MARIANA

A MARIANA E A ANDA ESTÃO COMENDO BANANA

 

Fonte: Acervo da própria autora - Trava-língua criado pela professora Laís com seus alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU - Eseba - 2013.

 

Você poderá organizar um momento de socialização, para cada grupo apresentar seu trava-língua para a turma.

Recursos Complementares

Sítio com sugestões de trava-línguas para serem abordados com os alunos:

Sítio: Qdivertido.com.br. Disponível em: <http://www.qdivertido.com.br/verfolclore.php?codigo=22 >. Acesso em: 05 de jul. 2013.

 

Livro literatura infanto/juvenil:

CORREIA, Almir. Trava-língua quebra-queixo rema-rema remelexo. Ilustrações Claúdia Ramos. São Paulo: Cortez, 2008.

Avaliação

 

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1, Brasília: MEC, SEB, 2012. Observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles: recitaram e se interessaram pelos trava-línguas; desenvolveram sua oralidade e habilidades de escuta e de respeito à fala de colegas; construíram seu trava-língua de forma autônoma e criativa; organizaram dados em gráficos e resolveram situações problema a partir do mesmo e participaram das atividades de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos de forma respeitosa. Registre suas observações para orientar seu planejamento.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.