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Hora da receita: cozinhar é aprender!

 

20/08/2013

Autor y Coautor(es)
Laís de Castro Agranito
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educação
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Desenvolver habilidades de leitura;
  • Desenvolver a oralidade em situações como apresentações;
  • Conhecer características do gênero tirinhas em quadrinhos;
  • Compreender a estrutura e a função do texto instrucional: receita;
  • Interpretar e elaborar receitas;
  • Analisar a diferença entre receita falada e receita escrita;
  • Conhecer e utilizar de forma adequada unidades de medida;
  • Construir um caderno de receitas da turma;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de  troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – cinco (5) aulas de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização das atividades propostas nesta aula é necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização e tenha noções de escrita, de leitura e de medidas.

Estratégias e recursos da aula

 alunos

Professor, esta aula tem como objetivo orientar práticas docentes contemplando as ações e referências do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O Pacto trata-se de um compromisso firmado pelo governo federal, com o Distrito Federal, os estados e os municípios que visa assegurar o direito de todas as crianças se alfabetizarem até os oito anos de idade. As ações do Pacto se constituem em um conjunto integrado de materiais e referências curriculares e pedagógicas a serem disponibilizados pelo MEC, que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores.

Para obter mais informações sobre o Pacto, você poderá acessar os sítios abaixo:

Sítio: Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação). Disponível em: <www.consed.org.br/index.php/artios/474-pacto-nacional-pela-alfabetização-na-idade-certa>. Neste sítio você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 01 de jul.2013.

Sítio: E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste Blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 06 de jun. 2013.

Sítio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/>, e depois clique em "Cadernos de Formação".  Acesso em: 06 de jun. 2013.

 

1ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Introduzindo o tema: portadores de texto e suas funções no cotidiano

Professor, tendo em vista que esta é uma proposta interdisciplinar nesta aula poderemos dialogar com diferentes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Ética, dentre outras, ou mesmo trabalhar com apenas um conteúdo.

Alfabetizar letrando implica em proporcionar às crianças situações em que possam ler, escrever e pensar sobre o funcionamento do sistema de escrita. Porém, mais do que ler e escrever, é preciso que as crianças compreendam a função social dos diversos portadores de textos e sua importância no cotidiano.

Nesse primeiro momento nossa sugestão é que leve para a rodinha uma caixa surpresa com diferentes portadores de textos (receitas, jornais, livros literários, poemas, dentre outros), para explorar com seus alunos.

Instigue a curiosidade deles sobre o que pode estar dentro da caixa. Em seguida, oriente os alunos para retirarem de dentro da caixa um dos portadores de textos e tentarem explicar do que se trata. Nesse sentido, indague sobre:

  • O que é isso que você tirou de dentro da caixa?
  • Há um texto escrito nele?
  • Para que você acha que serve esse texto?
  • Você já viu um texto como esse?
  • Onde?

 

Neste momento, deixe que seus alunos falem suas opiniões e aproveite para trabalhar com eles o direito de aprendizagem que propõe “Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala”. (BRASIL, 2012, p. 35.).

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1, Brasília: MEC, SEB, 2012.

Para finalizar esse momento, explique para os alunos que existem vários portadores de textos e que cada um tem sua função para nosso cotidiano, por exemplo:

 

  • Bula de remédio – serve para nos mostrar do que é feito o remédio, para que ele serve, e como devemos tomá-lo;

  • Jornal – veicula informações, anúncios e notícias que acontecem diariamente em vários lugares do mundo;

  • Receita culinária – serve para nos mostrar como fazer um determinado alimento/receita como carnes, bolos, salgados.

 

Posteriormente, divida sua turma em grupos de quatro elementos, e distribua para cada um deles uma cartolina. Eles deverão colar os portadores de textos que cada elemento pegou dentro da caixa surpresa na cartolina e escrever ao lado de cada um do que ele trata, como por exemplo; colar a bula e do lado dela escrever “Bula de remédio”.

Deixe que os alunos escrevam utilizando suas hipóteses, pois esse momento será muito rico para que você atue como mediador no grupo, auxiliando-os na escrita convencional das palavras.

Uma boa estratégia é colar as cartolinas na lousa e realizar a correção coletiva da escrita com eles.

Fixe as cartolinas no “Varal Literário” da sala de aula.

 

2ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Introduzindo o gênero textual receita: tirinha “O aniversário de Magali”

Professor, nesse momento utilize uma tirinha para introduzir o gênero textual “receita” com seus alunos. Para tanto, providencie uma cópia da tirinha de Mauricio de Sousa e proponha à turma que realize a leitura do texto. Veja a sugestão:

tirinha magaliu

Fonte:  Arquivos Turma da Mônica. Disponível em: <http://arquivosturmadamonica.blogspot.com.br/2013/05/tirinha-n-1-aniversario-da-magali.html>. Acesso em: 06 de jul.2013.

 

Após a leitura e a apreciação da tirinha, proponha aos alunos que discutam questões referentes ao texto. Questione-os, por exemplo:

  • Quais são os personagens dessa história?
  • O que estava acontecendo com a Magali?
  • Quantos anos Magali estava fazendo?
  • Qual era o pedido que Cebolinha achou que Magali faria ao assoprar a velinha?
  • Em sua opinião, por que ela fez esse pedido?
  • O que Magali queria na realidade?
  • O que costumamos comer em festas de aniversário?
  • Quem será que fez o bolo do aniversário da Magali?
  • De qual sabor você acha que é o bolo da Magali?
  • O que precisamos para fazer um bolo como o da Magali?
  • O que tem em uma receita?
  • O que precisamos para fazer uma receita?

 

Professor, de acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012), algumas capacidades de leitura são relevantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tais como:

  • Reconhecer a finalidade do texto;

  • Localizar informações;

  • Identificar o tema/sentido do texto;

  • Compreender o sentido e expressões/palavras do texto;

  • Elaborar inferência;

  • Dentre outras. (BRASIL, 2012, p. 17.).

 

Nesse sentido, para concluir esse momento proponha uma atividade explorando as questões abordadas na tirinha.

 

Interpretando o Texto:

 

1. Esse texto narra uma história por meio de imagens e palavras, distribuídas em tirinhas. Como é chamado esse gênero textual? Assinale com um X a resposta correta.

( ) POESIA

( ) TEXTO JORNALÍSTICO

( ) TIRINHA

 

2. Observe a ilustração da história e pinte com lápis de cor vermelho o quadro que indica o evento que estava acontecendo na história:

 

 

BATIZADO

CASAMENTO

ANIVERSÁRIO

 

 3. Observe a tirinha e faça o que se pede abaixo:

a) Localize e circule o nome da principal personagem dessa história.

b) Escreva abaixo o nome do personagem do sexo masculino que aparece na história.

 

4. Observe o quadrinho abaixo e responda:

tirinha 

Fonte: Arquivos Turma da Mônica . Disponível em:  <http://arquivosturmadamonica.blogspot.com.br/2013/05/tirinha-n-1-aniversario-da-magali.html>. Acesso em: 06 de jul.2013.

 

 

a) Qual palavra está escrita de forma não convencional na fala do Cebolinha?

b) Qual seria a escrita correta dessa palavra?

c) Qual letra o Cebolinha trocou em sua fala?

d) Quantos anos Magali está completando?

  

Professor, ao concluir a atividade anterior, proponha aos alunos “Colocarem a mão na massa” e executarem uma receita, pois dessa maneira eles irão aprender na prática, para que serve e como utilizar o texto instrucional “receita”. Provoque-os convidando-os:

 

  • Que tal fazermos um bolo como o da Magali?
  • Para isso do que iremos precisar?
  • Como faremos para descobrir os ingredientes e o modo de preparo do bolo?
  • Qual será o sabor do nosso bolo?

 

Combine com seus alunos de fazerem uma pesquisa como atividade de casa com seus familiares, para a escolha do sabor do bolo que irão fazer. Veja uma sugestão abaixo:

 

 

 menino tarefa

 

OBSERVE A TIRINHA ABAIXO E RESPONDA:

tira

Fonte: Blog do Arthur. Disponível em: <http://blogdoarthur.tuningblog.com.br/image/1249674852-gif/>. Acesso em: 06 de jul. 2013.

 

  1.  ESCREVA O NOME DOS PERSONAGENS DA HISTÓRIA.

  2. QUEM É A PERSONAGEM PRINCIPAL.

  3. COMO VOCÊ ACHA QUE MAGALI ESTÁ SE SENTINDO NA PRIMEIRA TIRINHA?

  4. QUAL É A REAÇÃO DE MAGALI NA ÚLTIMA TIRINHA?

  5. PORQUE VOCÊ ACHA QUE ELA FICOU TRISTE?

  6. PORQUE OS COLEGAS DE MAGALI LEVARAM UM BOLO PARA ELA?

  7. QUE FESTA ELES ESTAVAM COMEMORANDO?

  8. VOCÊ GOSTA DE BOLO?

 

 

menino pesquisa

VAMOS PESQUISAR?

AGORA PESQUISE COM SEUS FAMILIARES UMA RECEITA DE BOLO PREFERIDA DE SUA FAMÍLIA. ESCREVA-A NO IMPRESSO ABAIXO E LEVE PARA A ESCOLA NA PRÓXIMA AULA PARA COMPARTILHAR COM SEUS COLEGAS. PEÇA PARA QUE SEUS FAMILIARES LHE EXPLIQUEM COMO SE FAZ ESSA RECEITA, E SE POSSÍVEL REALIZE-A COM VOCÊ.

RECEITA:_______________________________________________

INGREDIENTES:

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MODO DE PREPARO:

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Professor, oriente seus alunos, que se eles quiserem poderão levar juntamente com a receita escrita, o bolo que eles fizeram para seus colegas de sala saborearem.

Outra sugestão é que convidem a pessoa que lhes ensinou a fazer a receita, para realizá-la na escola. Para isso, basta combinar com o professor um dia e horário.

Professor, a atividade anterior é relevante na medida em que possibilita além da aprendizagem concreta, a interação entre família e escola.

 

3ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Apresentação das receitas pesquisadas

 

Professor, organize seus alunos na rodinha para que socializem a receita do bolo pesquisada com sua família. Deixe que falem e exponham suas opiniões sobre a receita de cada um. Caso eles tenham executado a receita em casa, questione-os sobre como foi esse momento, se eles gostaram, como fizeram para executar a receita, o que utilizaram. Se eles trouxeram a receita pronta, organize um momento de degustação para que experimentem as receitas uns dos outros.

Para finalizar esse momento, escolha com eles uma das receitas de bolo que trouxeram para ser executada por vocês na sala de aula. A escolha poderá ser feita por sorteio, votação, decisão da turma, ou utilizando outra estratégia.

Decidida a receita, combine com os alunos quem trará determinado ingrediente, ou então se preferir traga você mesma. Lembre-se que além dos ingredientes é preciso providenciar alguns utensílios como: colheres, xícaras, avental, toucas, dentre outros.

 

4ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Colocando a mão na massa: executando uma receita

 

Professor, providencie a receita do bolo escrita para seus alunos. Você poderá projetá-la utilizando o data show, ou então reproduzi-la para cada um. Ou ainda, escrevê-la utilizando letra de imprensa maiúscula em papel Kraft e fixar na lousa para que todos possam visualizá-la e se orientar.

Organize sua turma da maneira como achar mais adequada para o trabalho. Coloque os aventais e toucas nos alunos e em você.

Você também poderá executar a receita na cozinha de sua escola, caso seja possível.

Trabalhe os aspectos mais gerais, necessários para a confecção de qualquer receita, como: medidas, cuidados e higiene.

 

Trabalhando com medidas

  • Colheres:

-O que significa dizer uma colher de chá de margarina, por exemplo?

-Quais tamanhos de colheres existem?

=> Leve colheres de: chá, sopa e café para que os alunos possam visualizar e perceber as diferenças e classificá-las como maior ou menor, definindo em qual cabe mais ou menos, dentre outros.

  • Xícaras

Faça de forma semelhante a comparação entre as xícaras de café e de chá.

  • Outras medidas

Muitas receitas possuem a expressão “A mesma medida”. O que significa isso? Faça a correlação entre o item anterior e o que possui esta expressão para que os alunos entendam também esta forma de medida.

Além disso, é comum aparecer expressões como meio ou metade, aproveite assim, para trabalhar um pouco as frações em nosso cotidiano, mesmo que de forma breve.

 

Cuidados

Converse com os alunos sobre alguns dos perigos para as crianças, existentes em uma cozinha e os cuidados necessários ao se fazer receitas que exijam o uso do fogão ou de facas, por exemplo.

 

Higiene

Considerando os hábitos de higiene como necessários para a saúde e para a confecção de uma receita, trabalhe com os alunos a necessidade de lavar as mãos, prender os cabelos e não conversar, tossir ou espirrar sobre os alimentos.

 

Explorando a receita e os ingredientes

Como sugestão, vamos explorar nessa atividade, uma receita de “Bolo de Aipim”, lembrando que você deverá confeccionar a receita que sua turma escolheu.

 

 

NOME DA RECEITA: BOLO DE AIPIM

INGREDIENTES:

 

2 XÍCARAS DE AIPIM RALADO;

2 XÍCARAS DE AÇÚCAR;

2 XÍCARAS DE COCO RALADO;

2 COLHERES DE SOPA DE MANTEIGA;

1 COLHER DE SOPA DE FERMENTO EM PÓ;

4 OVOS.

 

MODO DE PREPARO:

 

BATA O AÇÚCAR COM OS OVOS E A MANTEIGA. ACRESCENTE O AIPIM E O COCO RALADO. MISTURE BEM E COLOQUE EM UM TABULEIRO MÉDIO. LEVE AO FORNO POR 20 MINUTOS.

 

 ILUSTRE A RECEITA:

 

 

 

 

 

Fonte: Acervo da própria autora.

 

Explore a receita oralmente com seus alunos, perguntando-os:

 

  • Em quantas partes a receita é dividida?
  • Quais são essas partes?
  • Qual parte da receita vem escrita em forma de lista?
  • Vamos falar os nomes dos ingredientes da receita e suas quantidades?
  • A receita é um texto de gênero instrucional, por que você acha que esse texto tem esse nome?
  • Na região onde você mora como o aipim é chamado? (Mandioca, macaxeira, dentre outros.).
  • O aipim pode ser consumido de várias maneiras: frito, cozido, assado. Como você prefere comer aipim?

 

Execute a receita com seus alunos e deixe que eles participem colocando e medindo os ingredientes.

Marque no relógio o tempo de preparo da receita e mostre aos seus alunos. Depois de pronta a receita, proponha a degustação do bolo.

Proponha algumas atividades a partir da receita do “Bolo de Aipim”, explorando conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática e História. Veja abaixo algumas sugestões:

 

 

atividade 1e

  

Fontes das imagens:

Fonte: Imagem farinha de trigo. Disponível em: <http://turmadocoruja.blogspot.com.br/2009_09_23_archive.html>. Acesso em: 07 de jul. 2013.

Fonte: Imagem fermento em pó. Disponível em:<http://www.portaldapropaganda.com/design/2008/09/0014>.  Acesso em: 07 de jul. 2013.

Fonte: Imagem margarina. Disponível em: <http://noticiasfuradas.blogspot.com.br/2011/12/exclusivo-fabricante-da-margarina.html>. Acesso em: 07 de jul. 2013.

Fonte: Imagem açúcar. Disponível em: <http://limpamaiscampinas.com.br/?wpsc-product=acucar-uniao-1kg>. Acesso em: 07 de jul. 2013.

Fonte: Imagem coco ralado. Disponível em: <http://www.calmonrepresentacoes.com.br/abreproduto.asp?id=362>. Acesso em: 07 de jul. 2013.

Fonte: Imagem mandioca/aipim/macaxeira. Disponível em: <http://revistagosto.uol.com.br/portal/materia/mandioca/mandioca-materia-template.aspx>.  Acesso em: 07 de jul. 2013.

Fonte: Imagem milho. Disponível em:<http://jornaldehoje.com.br/milho-verde-e-acerola-ficam-mais-caros-na-primeira-semana-de-junho/>. Acesso em: 07 de jul. 2013.

 

at 2

 

Fonte: Imagem fermento em pó. Disponível em:<http://www.portaldapropaganda.com/design/2008/09/0014>. Acesso em: 07 de jul. 2013.

Fonte: Imagem margarina. Disponível em:<http://noticiasfuradas.blogspot.com.br/2011/12/exclusivo-fabricante-da-margarina.html>. Acesso em: 07 de jul. 2013.

Fonte: Imagem açúcar. Disponível em:<http://limpamaiscampinas.com.br/?wpsc-product=acucar-uniao-1kg>. Acesso em: 07 de jul. 2013.

Fonte: Imagem coco ralado. Disponível em:<http://www.calmonrepresentacoes.com.br/abreproduto.asp?id=362>. Acesso em: 07 de jul. 2013.

Fonte: Imagem mandioca/aipim/macaxeira. Disponível em: <http://revistagosto.uol.com.br/portal/materia/mandioca/mandioca-materia-template.aspx>. Acesso em: 07 de jul. 2013.

Fonte: Imagem ovo. Disponível em: <http://www.ruadireita.com/alimentacao/info/coma-um-ovo-e-ganhe-musculos/>. Acesso em: 07 de jul. 2013.

 

 atividade    

Fonte: Acervo da própria autora.

 

Fonte: Imagem farinha. Disponível em:<http://turmadocoruja.blogspot.com.br/2009_09_23_archive.html>. Acesso em: 07 de jul. 2013.

Fonte: Imagem fermento em pó. Disponível em:<http://www.portaldapropaganda.com/design/2008/09/0014>. Acesso em: 07 de jul. 2013.

Fonte: Imagem margarina. Disponível em: <http://noticiasfuradas.blogspot.com.br/2011/12/exclusivo-fabricante-da-margarina.html>. Acesso em: 07 de jul. 2013.

Fonte: Imagem açúcar. Disponível em: <http://limpamaiscampinas.com.br/?wpsc-product=acucar-uniao-1kg>. Acesso em: 07 de jul. 2013.

Fonte: Imagem mandioca/aipim/macaxeira. Disponível em: <http://revistagosto.uol.com.br/portal/materia/mandioca/mandioca-materia-template.aspx>.Acesso em: 07 de jul. 2013.

Fonte: Imagem colher. Disponível em: <http://profissoes.colorir.com/cozinheiros/colher.html>. Acesso em: 07 de jul. 2013.

Fonte: Imagem xícara. Disponível em: <http://baudaweb.blogspot.com.br/2011/07/desenhos-de-bules-e-xicaras-para.html>. Acesso em: 07 de jul. 2013.

  

ATIVIDADE COMPLEMENTAR: A LENDA DA MANDIOCA

 

Professor, você poderá propor uma atividade na qual os alunos possam pesquisar sobre a história da mandioca. Abaixo segue uma lenda indígena que você poderá abordar com seus alunos.

 

LENDA DA MANDIOCA

 

 

           CONTAM OS ÍNDIOS QUE HÁ MUITO TEMPO, NUMA TRIBO, NASCEU UMA MENINA A QUEM CHAMARAM DE MANI. MANI ERA LINDA, MUITO BRANCA COMO A LUA, MAS FRÁGIL E DOENTE. OS PAJÉS TENTARAM DEIXÁ-LA FORTE E SADIA. ENTRETANTO, AS REZAS E OS CHÁS NÃO CONSEGUIRAM SALVÁ-LA E MANI MORREU AINDA MUITO PEQUENA.

           NO LUGAR ONDE FOI ENTERRADA, NASCEU UMA RAIZ QUE SE TRANSFORMOU NUMA BONITA PLANTA. PARA OS ÍNDIOS, A PLANTA ERA A OCA DE MANI E PASSARAM A CHAMÁ-LA DE MANI-OCA.

          ASSIM NASCEU A LENDA DA MANDIOCA. MAIS TARDE, OS ÍNDIOS DESCOBRIRAM QUE A RAIZ ERA MUITO SABOROSA E QUE PODERIA SER UTILIZADA NA ALIMENTAÇÃO.

 

Folclore brasileiro

 

 

Fonte: ALBUQUERQUE, Eliana Garcia Farias de. Língua Portuguesa: Projeto Descobrir. 1º ano. São Paulo: Saraiva, 2011.

 

Leia a lenda e faça o que é solicitado:

 

  1. Circule no texto o nome da menina que nasceu na tribo.

  2. Escreva três características da menina.

  3. Porque eles chamaram a planta que nasceu de Mani-oca?

  4. Você gostou dessa lenda? Por quê?

  5. Faça um desenho representando a lenda da mandioca.

 

menino tarefa 

As crianças adoram brincar com massinha de modelar. Que tal enviar uma receita de massa de modelar caseira para que seus alunos executem em casa com seus familiares e brinquem no final de semana?

Para tanto, reproduza o texto da receita para eles e mande-a colada nos cadernos de “Atividades de Casa”. Ensine a eles como se faz. Se possível execute a receita na sala de aula antes de mandar para casa.

Outra sugestão é que após os alunos fazerem a receita, brinquem com a massinha formando desenhos, eles poderão fotografar e levar as fotos para compartilharem com você e os colegas de turma. Monte um painel com as fotos dos alunos.

 

 

RECEITA DE MASSINHA PARA BRINCAR (MASSA DE MODELAR)

 

INGREDIENTES:

1  XÍCARA DE FARINHA

½ XÍCARA DE ÁGUA

½ XÍCARA DE SAL

1 COLHER DE SOPA DE TINTA GUACHE (COR À ESCOLHER)

 

MODO DE PREPARO:

 

MISTURAR OS INGREDIENTES EM UMA VASILHA. SE A MASSA NÃO FICAR CONSISTENTE, ACRESCENTAR UM POUCO DE ÁGUA. PARA CONSERVAR SUA MASSINHA, GUARDÁ-LA NA GELADEIRA EM UM RECIPIENTE COM TAMPA.

 

Fonte: Acervo da própria autora.

 

 

5ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Construindo um "Livro de receitas da turma"

 

Professor para finalizar o trabalho com o gênero textual “Receita”, nossa sugestão é que você construa com seus alunos um “Livro de receitas da turma”. Para tanto, eles poderão pesquisar receitas com seus familiares, ou em livros, internet e revistas. Cada aluno deverá selecionar uma receita para copiar e ilustrar na folha impressa, que você entregará para eles.

Confeccione uma capa para o livro com eles. Em seguida reúna as receitas e a capa e encaderne. Coloque as receitas de acordo com a ordem alfabética dos nomes dos alunos da turma, aproveitando esse momento para trabalhar essa questão com seus alunos.

Você também poderá organizar uma exposição do livro de receitas, para os familiares e comunidade escolar. Para isso, confeccione convites e cartazes, divulgando para a comunidade escolar e familiares, o evento da mostra do livro. Organize também uma tarde de autógrafos. Eles irão adorar ter seu trabalho reconhecido.

Recursos Complementares

 

Livro de Literatura Infantil que aborda o tema “receita” e os cinco sentidos do corpo humano: RAMOS, Pilar; ARAGÓ, Maria Rosa.  O bolo de chocolate. São Paulo: Editora do Brasil, 2008.

 

Sítio: Terra - culinária só para crianças. Disponível em: <http://www.terra.com.br/culinaria/criancas/>. Neste sítio você encontrará informações sobre: receitas; cuidados que devemos ter ao preparar um alimento e utensílios utilizados no preparo de alimentos. Acesso em: 07 de jul. 2013.

Avaliação

 

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1, Brasília: MEC, SEB, 2012. Observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles: desenvolveram habilidades de leitura e de escrita; utilizaram a oralidade em situações como apresentações; conheceram as características do gênero tirinha em quadrinhos; compreenderam a estrutura e a função do texto instrucional receita; interpretaram e elaboraram receitas; conheceram e utilizaram de forma adequada unidades de medida; participaram da  construção do caderno de receitas da turma desenvolvendo atitudes de interação,de  colaboração e de troca de experiências em grupos. Registre suas observações para orientar seu planejamento.

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