Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


De Olho nas Estrelas: descobrindo o universo

 

21/07/2013

Autor y Coautor(es)
VANEIDE CORREA DORNELLAS
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Formular hipóteses sobre o tema da aula;
  • Construir os conceitos de: universo, estrelas e planetas;
  • Possibilitar a identificação dos planetas que formam o Sistema Solar;
  • Reconhecer a posição dos planetas em relação ao sol;
  • Conhecer as características básicas dos oito planetas do Sistema Solar;
  • Criar uma maquete do Sistema Solar;
  • Interagir com seus colegas por meio de discussão sobre o Sistema Solar;
  • Desenvolver a linguagem oral e escrita;
  • Produzir relatório a partir de situações vivenciadas;
  • Desenvolver habilidades relativas à fala por meio de interação e de sua participação nas diversas atividades propostas;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que esta aula seja realizada é necessário que já tenham sido trabalhadas com os alunos, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias e que eles sejam capazes de expor o que pensam. Além disso, é necessário que o aluno tenha habilidades de leitura e de escrita.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Contemplando ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Professor, esta aula objetiva contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa aos oito anos de idade, as crianças já precisam ter o entendimento e a compreensão do funcionamento do sistema de escrita e o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que não dominem todas as convenções ortográficas irregulares. Elas também precisam ter a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

Dentro da visão de alfabetização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para isso, precisa entender a alfabetização para além de uma visão tradicional em que considera a aprendizagem da leitura e a produção de texto como uma aprendizagem de habilidades individuais e de simples codificação e decodificação. Para tanto, alfabetização precisa abarcar os conceitos do letramento que têm como objeto de aprendizagem os aspectos sociais da língua escrita. Dessa forma, se faz necessário que o professor proponha a seus alunos leitura e produção textual de temas ligados ao seu cotidiano ou para que compreendam a importância social da leitura e da escrita. E que ainda, valorize e acolha a bagagem cultural diversificada que seus alunos possuem, independente da escola, pois eles já são participantes de atividades nos grupos sociais a que pertencem.

O aluno precisa entender a função da leitura e da escrita para a sua vida e de sua comunidade. Portanto, o professor precisa trabalhar temas que sejam significativos para eles, pois, dessa forma, haverá maior possibilidade do aluno se interessar pelos conteúdos propostos.

A proposta dessa aula se justifica dentro da visão do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, porque leva em consideração um dos direitos da aprendizagem do ensino de Ciências que diz respeito ao possível uso de maquetes para entendimento do conteúdo, que é, de acordo com Brasil (2012, p.39.), levar o aluno a “produzir mapas, croquis ou roteiros utilizando os elementos da linguagem cartográfica (orientação, escala, cores e legendas)”.

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Os Diferentes Textos em Salas de Alfabetização. Ano 1: unidade 5. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Brasília: MEC, SEB, 2012.

É importante que o professor, conheça os direitos de aprendizagem dos alunos que estão contemplados em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles estão disponibilizados no link: <http://pacto.mec.gov.br>.  Acesso em: 01 de jul.2013. "Cadernos de Formação".

 

1ª Atividade - Aproximadamente 60 minutos.

Professor, para a presente aula, você deverá organizar os alunos em roda de conversa e estabelecer um diálogo a respeito do que eles entendem por estrelas e o que sabem sobre o Sistema Solar.

O diálogo e a roda de conversa é um espaço privilegiado de troca de ideias, e deve sempre, ser utilizado pelo professor, lembrando que é fundamental oferecer a oportunidade de participação para todos os alunos e valorizar as suas falas.

A aula deverá ser desenvolvida a partir dos conhecimentos prévios da turma, ampliando as informações dos alunos acerca do Sistema Solar e sua principal estrela: o sol.

As crianças gostam de aprender sobre o Sistema Solar. O sol, a lua e as estrelas as fascinam e elas já trazem um conhecimento acerca desse tema, independente de sua idade, umas conhecem mais, outras menos. Mas, para que você saiba que conhecimentos são esses e possa aguçar a curiosidade deles, comece a conversa com perguntas como:

- Alguém sabe o que é o Sistema Solar?

- Por que o Sistema Solar se chama assim?

- Qual é a maior estrela do Sistema Solar?

- Quais são os planetas do Sistema Solar?

Nessa roda de conversa você deve, a partir das respostas dos alunos, explicar que o Sistema solar é constituído pelo sol e por vários astros que giram em torno dele. Você poderá se surpreender com tantas informações que as crianças têm a respeito do universo. Explique que oito planetas compõem a maior parte da massa do Sistema Solar, mas que existem outros corpos celestes. Explique também que o sol é uma estrela como as outras que vemos brilhar no céu durante a noite, mas ilumina os planetas durante o dia porque tem luz própria, é a maior estrela do Sistema Solar e é a estrela mais próxima da Terra. É uma grande bola de fogo feita de gás, rodeada pelos oito planetas do sistema, que giram ao seu redor recebendo luz e calor. Vá conversando com os alunos de acordo com as curiosidades e as informações deles. Essa conversa pode demorar o quanto você achar que deve, mas não conte tudo nesse momento, apenas aguce a curiosidade dos alunos para que eles mesmos busquem as respostas para seus questionamentos, é assim que formamos alunos pesquisadores.

A música é um recurso muito rico para trabalharmos diversos temas, além de possibilitar um trabalho interdisciplinar, ela possui uma linguagem lúdica que motiva as crianças, despertando o interesse pelo tema trabalhado. Portanto, sugerimos a música “Sistema Solar” de Ana Pessoa, que pode ser usada como sensibilização para trabalhar com os nomes dos planetas. É importante apresentar uma cópia da música para que os alunos possam acompanhar e cantar juntos.

Se você quiser, seria interessante montar um mural ou apresentar em power point desenhos dos planetas na medida em que forem sendo citados na música.

 

SISTEMA SOLAR

                   Ana Pessoa

 

Vênus, Netuno,

Júpiter, Saturno,

Terra, Urano, Plutão,

Marte e Mercúrio.

São nove planetas que giram em torno do Sol...

Sou habitante da Terra.

Tenho mar,

Tenho os rios, as florestas

E os animais.

 

Áudio da música disponível em: <http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/ana-person/sistema-solar/54725>. Acesso em: 01 de jul. 2013.

 

Após ouvirem a música, peça aos alunos que fechem os olhos e imaginem o espaço sideral. Solicite que façam de conta, que são astronautas e estão viajando pelo espaço e avistaram os corpos celestes: os planetas, o sol, as estrelas, asteroides, cometas, satélites naturais como a lua e tudo o que possa existir no universo. Vá falando e levando-os a imaginarem diferentes formas, tamanhos e cores de planetas e estrelas.

Depois de imaginarem, solicite que descrevam suas sensações por meio de uma produção de texto:

  

Viajando pelo espaço

 

 

 

 

 

 

 

 

Ilustração

 

 

 

 

 

 

 

 1

Como “Atividade para casa”, peça aos alunos, que no início da noite olhem para o céu, vejam as estrelas e a lua e imaginem a imensidão do universo e o que existe depois das nuvens. E que em seguida pesquisem imagens de corpos celestes, para isso eles poderão utilizar revistas ou livros, mas lembre-os de registrarem as fontes da pesquisa.

Solicite também, que façam, através de desenho, uma representação do que viram. Outra possibilidade é solicitar que fotografem o céu. Estas imagens (desenhos e fotografias), poderão posteriormente fazer parte de uma exposição denominada:  “IMAGENS DO SISTEMA SOLAR, VISTAS PELOS ALUNOS”.

 

2ª Atividade - Aproximadamente 60 minutos.

 

Prepare para essa atividade, imagens dos planetas com seus devidos nomes, cores e tamanhos característicos e também cometas, estrelas, asteroides, lua, entre outros. Amarre com um cordão, barbante ou linha para que possa ser pendurado no pescoço das crianças. Observe o exemplo abaixo:

2

Fonte: Imagem da própria autora.

Em roda de conversa retome a atividade proposta no dia anterior, de olhar o céu e pesquisar as imagens, desenhar ou fotografar. Socialize o que os alunos aprenderam e as possíveis imagens trazidas por eles. Traga também imagens de livros ou apresente em power point imagens pesquisadas na internet sobre o Sistema Solar.

Deixe que os alunos falem sobre a experiência de observar e o que chamou mais atenção.

Depois, leve os alunos para o pátio. Faça um desenho no chão com oito círculos, cada um deles um pouco maior que o anterior, para traçar as órbitas dos planetas. Mercúrio, Vênus, Terra e Marte orbitam o Sol de perto, de modo que você fará esses círculos mais próximos ao centro (onde ficará o sol). Deixe um espaço maior e trace as órbitas de Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Diga os alunos que haverá um desafio para eles nessa atividade.

Escolha um aluno para representar o sol e coloque-o no centro. Pendure o desenho do sol no pescoço dele.

Professor, fotografe ou filme as etapas deste trabalho para que possa ser utilizado durante a socialização.

3

Fonte: Imagem da própria autora. Aluna representando o Sol na atividade sobre Sistema Solar, realizada na quadra de esportes da escola com os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU - Eseba - 2013. Professora Vaneide.

Explique que o aluno que representar o sol deve ficar no centro porque o sol é o centro do Sistema e é por isso que se chama Sistema Solar. Conte que todos os corpos celestes orbitam ao seu redor por causa de sua força gravitacional e é a maior e mais quente estrela.

Explique-lhes o que significa os círculos no chão e que cada aluno deverá ficar em um círculo diferente e por quê. Fale que os planetas ficam em uma determinada ordem em relação ao sol e têm cores e tamanhos diferentes.

Vá chamando os alunos um a um, pendure um planeta ou outro corpo celeste em seu pescoço e os oriente a ficarem no círculo correspondente à órbita do seu planeta:

Círculo central: Sol

Segundo círculo: Mercúrio

Terceiro círculo: Vênus

Quarto círculo: Terra

Quinto círculo: Marte

Sexto círculo: Júpiter

Sétimo círculo: Saturno

Oitavo círculo: Urano

Nono círculo: Netuno

Coloque entre os planetas, fora dos círculos, os alunos com os desenhos representando asteroides, lua, estrelas e cometas.

8

Fonte: Imagem da própria autora. Atividade sobre a posição dos planetas, realizada pelos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU - Eseba - 2013. Professora Vaneide.

Coloque a lua ao lado da Terra e explique aos alunos, que a lua é um satélite natural da Terra e por isso precisam ficar pertinho. Diga que existem muitos satélites naturais espalhados pelo Sistema Solar. No caso da Terra, tem apenas um, mas Saturno, por exemplo, tem nove luas.

5

Fonte: Imagem da própria autora. Alunas representando a Terra e a Lua, na atividade sobre Sistema Solar, realizada na quadra de esportes da escola com os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, da Escola de Educação Básica da UFU - Eseba - 2013. Professora Vaneide.

 

Conte aos alunos, que os planetas têm cores diferentes e que os cientistas descobrem muitas coisas acerca dos planetas por causa de sua cor, pois ela diz respeito a seus elementos. A Terra, por exemplo, é mais rica em água e por isso ela é azul, e que Marte é vermelho porque é rico em ácido oxidável, que é o mesmo que a ferrugem e é chamado de planeta vermelho, por isso que os cientistas acreditam que lá já teve água.

 

Chegou a hora do desafio:

Os alunos que representam os planetas devem girar em torno de si mesmos e ao mesmo tempo girarem em torno do sol, sem se baterem.

Certamente haverá muita risada e tropeços. Ajude-os a cumprirem o desafio.

De volta à sala de aula, explique de forma simples os movimentos de rotação dos planetas sem aprofundar no assunto.

 

SISTEMATIZANDO: PRODUZINDO TEXTO

Peça aos alunos para socializarem os sentimentos vividos nessa atividade. Solicite que registrem por escrito individualmente ou façam um RELATÓRIO coletivamente, registrando na lousa, uma síntese das ideias dos alunos. Depois, eles devem copiar e ilustrar o relatório.

 

3ª Atividade - Aproximadamente 60 minutos.

 

Montando um móbile

Quando o conteúdo é trabalhado com atividades práticas, que podem ser vivenciadas   torna-se atraente e de melhor entendimento. O Sistema Solar, assim como outros assuntos trabalhados na escola, é um pouco complexo para ficar apenas na teoria, mas existem outras opções que parecem mais interessantes para os alunos e podem sistematizar o conhecimento de forma prática. Nesse sentido, a proposta dessa atividade é que os alunos montem um móbile do Sistema Solar com os respectivos planetas. Propomos um móbile bem simples, sem as dimensões de distância, mas com as dimensões de tamanho e posicionamento em relação ao sol. Veja a sugestão:

6

Fonte: SOUZA, Maurício. Revista Saiba Mais: Sistema Solar, n. 41. Turma da Mônica. São Paulo: Globo, 2012.

7  

Fonte: SOUZA, Maurício. Revista Saiba Mais: Sistema Solar, n. 41. Turma da Mônica. São Paulo: Globo, 2012.

Cuide para que os planetas Mercúrio, Vênus, Terra e Marte fiquem na posição mais perto do sol e os planetas Júpiter, Saturno, Urano e Netuno fiquem mais afastados.

Se você quiser fazer um móbile mais elaborado poderá encontrar orientações nos sítios abaixo, disponíveis em:

<http://www.recreio.com.br/faca-voce-mesmo/monte-um-mobile-do-sistema-solar-para-enfeitar-o-seu-quarto>.  Mostra o passo a passo de como fazer os planetas e o sol com moldes.

<http://comofas.com/como-fazer-maquetes-do-sistema-solar/>. Apresenta lista de materiais e o passo a passo para fazer maquete e móbile do Sistema Solar.

Acessados em: 01 de jul. 2013.

 

SOCIALIZANDO

Professor, para socializar o que os alunos aprenderam, discuta com os mesmos sobre a realização de uma exposição com fotos, desenhos e relatórios produzidos ao longo do trabalho e convide as outras turmas para conhecerem “IMAGENS DO SISTEMA SOLAR, VISTAS PELOS ALUNOS”. Outra possibilidade seria apresentar a vivência que fizeram na quadra de esportes da escola, porém o mais importante é os próprios alunos apresentarem o resultado do trabalho, para isso divida a turma em equipes e defina tarefas para cada uma, deixando na responsabilidade dos alunos a explicação de todo trabalho.

Esta etapa do trabalho poderá ter diversos desdobramentos que os alunos devem participar ativamente, tais como:

  • Elaboração de convites para as outras turmas;
  • Organização e decoração do espaço;
  • Dentre outras.

Muitos jogos online podem levar a criança a aprender durante as aulas de informática ou mesmo em casa e podem ser propostos para iniciar a aprendizagem de maneira mais interessante e dinâmica. Por meio deles o aluno recebe informações a respeito dos elementos do Sistema Solar e as suas características singulares. Com cores vibrantes e movimentos que retratam a realidade, as crianças aprendem de forma lúdica sobre as características dos planetas e como funciona o Sistema Solar. Elas adquirem informações importantes, por meio das animações, que dificilmente conseguiria ter só com a explicação oral do professor. Portanto, não se deve deixar de lado essa ferramenta para aquisição desse conhecimento.

 

Jogo do Sistema Solar do Cambito: Disponível em:

<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10814>. Acesso em: 01 de jul. 2013.

 

 

Esse jogo é bem interessante, pois vai criando as órbitas dos planetas em torno do sol na medida em que a criança vai acertando a posição do planeta em relação ao sol. E os planetas vão circulando dentro da órbita. Além de incentivar o aluno a memorizar essa ordem, o jogo dá a noção ao aluno do movimento de rotação. Mas deve ser explicada aos alunos a situação do antigo planeta Plutão, que em 2006 passou a ser considerado um "planeta anão", depois de descobertas de vários corpos celestes com sua mesma dimensão, pois o mesmo ainda aparece no jogo ocupando a nona posição dos planetas em relação ao sol.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Jogo do sistema solar do Cambito Animação/simulação
Recursos Complementares

         

Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops para acessarem o sítio: Sistema Solar – Escola Games. Disponível em: <http://www.escolagames.com.br/jogos/sistemaSolar/> (acesso em: 01 de jul. 2013), por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet).  Caso sua escola não possua os laptops, leve os alunos ao Laboratório de Informática, para que possam ter acesso a esse jogo com o objetivo de completar o aprendizado relacionado com o estudo sobre os planetas. Esse jogo tem informações atualizadas acerca do Sistema Solar.

 

Você também pode utilizar esse pequeno vídeo de 60 segundos, no qual o personagem Doki da Discovery Kids apresenta as principais características dos planetas e sua localização em relação ao Sol. Muitas crianças se familiarizarem com esse personagem, dessa forma, têm a possibilidade de se interessarem mais ainda pelo tema.

Sítio: Doki Descobre - Os Planetas do Sistema Solar. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=NEJ557IU3bg>.  Acesso em: 01 de jul. 2013.

 

         

Avaliação

A avaliação acontece de forma contínua e processual. Ela começa quando o professor  faz o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos indagando sobre o Sistema Solar. É um procedimento investigativo do trabalho pedagógico, portanto, a todo o momento você precisa analisar o que o aluno já sabe e o que ainda precisa aprender sobre a questão trabalhada.

Ao ser ministrado esse conteúdo você deve estar preparado para intervir e mediar as atividades e conduzir os alunos a avanços na sua aprendizagem. É imprescindível fazer observações e anotações pessoais para sistematizar os dados e informações e recolher elementos importantes sobre como os alunos estão compreendendo e construindo os conceitos e relacionando as informações novas com seus conhecimentos anteriores.

Durante o processo todos os avanços devem ser considerados. Observe se eles formulam hipóteses sobre o tema, se conseguem identificar os planetas que formam o Sistema Solar e reconhecem a posição dos planetas em relação ao sol, bem como características básicas dos oito planetas do Sistema Solar. Quando estiverem construindo a maquete do Sistema Solar observe se conseguem associar a atividade com os conteúdos apreendidos.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Iris, Escola Paulo Freire , Maranhão - dijo:
    iris_araujo72@hotmail.com

    14/02/2014

    Cinco estrelas

    Parabéns você foi bastante criativa pois este assunto e complicado para ensinar mas você clareou minhas idéias !!!!


  • edeildes, futuro certo , Sergipe - dijo:
    cefuturo_certo@hotmail.com

    30/01/2014

    Quatro estrelas

    parabéns pela sua criatividade


  • Cibele, Rede particular , Minas Gerais - dijo:
    cibelezampa@ig.com.br

    05/11/2013

    Cinco estrelas

    Achei muito interessante, principalmente as atividades.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.