06/10/2008
Cristina Leite
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Professor (a), esta proposta de aula foi estruturada em quatro atividades distintas e subseqüentes.
As atividades propostas têm o objetivo de fazer com que os alunos desenvolvam as seguintes capacidades cognitivas: observar; descrever; comparar; relacionar e concluir.
Outros questionamentos poderão ser elaborados pelo professor.
Professor (a), desperte a curiosidade dos alunos para o tema a ser abordado. Comece orientando a conversa para as seguintes questões:
A chuva é um fenômeno natural que ocorre em todas as regiões do Brasil. Muitas vezes ela vem acompanhada de vento forte e granizo. É cada vez mais comum notícias em jornais sobre destruição e danos causados por ela. Por outro lado, a chuva permite que córregos e rios tenham água durante todo o ano. Essa água é utilizada para abastecer cidades, irrigar lavouras, etc.
Com certeza a chuva é um fenômeno natural muito importante...
Professor (a), peça aos alunos para acessarem a página do RIVED com o texto e animações a serem utilizados: http://rived.mec.gov.br/atividades/ciencias/ciclo/obj_ped_ciclo_das_aguas.swf
Oriente os alunos a ler o texto e assistir às animações utilizadas para conceituar o “Ciclo da Água” (Figura 1). Sugira uma dinâmica de leitura em grupo, onde cada aluno lê um parágrafo em voz alta.
Professor(a), interrompa a leitura após cada animação e quando achar necessário, de modo a complementar e reforçar explica&cce dil;ões sobre os conceitos trabalhados (ciclo da água, condensação, precipitação, evapotranspiração e evaporação). Caso ache necessário, utilize o quadro negro para auxiliar nas explica&ccedi l;ões.
Figura 1: Texto e animações disponíveis na página.
Professor (a), depois de ler o texto e assistir às animações, oriente a discussão para as questões abaixo apresentadas.
Interrompa a discussão sempre, de modo a complementar e reforçar explicações sobre os conceitos trabalhados (ciclo da água, condensação, precipitação, evapotranspiração e evaporação). Caso ache necessário, repita a apresentação das animações e utilize o quadro negro para auxiliar nas explicações.
Oriente os alunos a anotarem as conclusões obtidas.
O que é o ciclo da água? Por que ele é importante?
O que é condensação? Como ocorre a condensação? Por que ela é importante? (OBS: oriente os alunos a fazerem o teste disponível para esse tópico (Figura 2)).
O que é precipitação? Quais são as três formas de precipitação descritas na animação? Quais são as diferenças entre elas? Qual delas é mais comum onde você mora? Por que ela é importante? O que acontece com a água resultante da precipitação? Para que serve a água precipitada? (OBS: oriente os alunos a fazerem o teste disponível para esse tópico).
O que é evapotranspiração? Como ela ocorre? Por que ela é importante? (OBS: oriente os alunos a fazerem o teste disponível para esse tópico).
O que é evaporação? Como ela oco rre? Para que serve? Onde ela ocorre?
Figura 2: Teste disponível para cada fase do ciclo da água.
Professor (a), quando terminar de responder às perguntas, oriente os alunos a fazer um desenho que represente o ciclo da água.
Quando terminarem o desenho, peça que descrevam as fases do ciclo da água que desenharam.
Cinco estrelas 1 calificaciones
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24/03/2010
Cinco estrelasMuito interesasante o que você colocou que, a midia é muito imporante hoje é um carro chefe pricipalmente das escolas como o computador que o aluno tenha interesse na apredizagem. Então dar aula com as ferramenta como é o caso do projeto, datashow que maravilha os alunos fica mais atuante na sala de aula.