Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Campanhas publicitárias e suas linguagens

 

18/08/2013

Autor y Coautor(es)
SELMA SUELI SANTOS GUIMARAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Inferir em um texto os objetivos de seu produtor e o público alvo a quem se destina;
  • Buscar informações para além do que está escrito em um texto;
  • Criar textos publicitários.
Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos aproximadamente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Estratégias de leitura;
  • Conhecer o modo imperativo.
Estratégias e recursos da aula
  • Textos publicitários da revista Veja digital;
  • Internet;
  • Computador e Projetor;
  • Tirinha da Mafalda veiculada na internet;
  • Atividade em grupo;
  • Redação de textos publicitários.

Módulo 1

O que se espera com essa aula é despertar no aluno a capacidade de inferir em um texto quais são os objetivos do seu produtor e quem é seu público alvo, por meio da análise dos procedimentos argumentativos utilizados. É importante que o aluno saiba que o exercício de inferência não pode se ater apenas ao texto. As circunstâncias de produção e recepção do texto são muito importantes para sua significação. As intenções do autor e seu público alvo não são sempre explícitas, mas, podem ser inferidas por meio da análise dos procedimentos argumentativos utilizados.  

ATIVIDADE 1

Traga para a sala de aula os textos publicitários da revista Veja selecionados abaixo. Você poderá fazer a exibição desses textos com um projetor e um computador, ou também no laboratório de informática. Se não for possível, providencie cópias coloridas dos textos e cole-os em cartazes para apresentá-los aos alunos. Não é necessário uma cópia para cada aluno.

TEXTO 1

indispensavel

Imagem da Revista Veja Edição 2132 de 30/09/2009, p. 46-47. Disponível em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx. Acesso em: 01 ago 2013.

TEXTO 2

maravilhosa

Imagem da Revista Veja Edição 2133 de 07/10/2009, p. 228-229. Disponível em:http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx.. Acesso em: 01 ago 2013.

TEXTO 3

relevante

Imagem da Revista Veja Edição 2134 de 14/10/2009, p. 132-133. Disponível em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx. Acesso em: 01 ago 2013.

TEXTO 4

respeitado

Imagem da Revista Veja Edição 2135 de 21/10/2009, p. 132-133. Disponível em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx. Acesso em: 01 ago 2013.

TEXTO 5

influente

Imagem da Revista Veja Edição 2136 de 28/10/2009, p. 38-39. Disponível em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx. Acesso em: 01 ago 2013.

TEXTO 6

privilegiado

Imagem da Revista Veja Edição 2137 de 04/11/2009, p. 28-29. Disponível em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx. Acesso em: 01 ago 2013.

Depois que exibir os textos publicitários da revista Veja, comece uma discussão com os alunos a respeito desses textos. Veja sugestões de questionamentos:

1. Qual o título da revista onde estão veiculadas essas mensagens publicitárias?

2. O título da revista é um verbo que está no imperativo. O que o modo imperativo expressa?

3. Qual é a palavra inicial das frases dos seis textos publicitários expostos?

4. Qual a(s) semelhança(s) entre o título da revista e a palavra inicial das frases expostas?

5. No Texto 1, a frase imperativa é: "Seja indispensável" e a frase escrita logo abaixo do nome da revista é: "Ler é indispensável". Você percebe uma ligação entre as duas frases? A quem se dirige a frase imperativa? Qual é o público alvo dessa publicidade?

6. A frase do Texto 2 é: "Seja maravilhosa". A primeira leitura dessa frase leva a pensar em qual público alvo? Homens ou mulheres? Por quê?

7. Sabendo-se que está publicidade está inserida na revista Veja, cuja capa está exposta abaixo, a quem se pode dizer que a frase "Seja maravilhosa" se refere?

rio janeiro

Imagem disponível em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx. Acesso em: 01 ago 2013.

8. Você sabia que a cidade do Rio de Janeiro é chamada de cidade maravilhosa?

9. Quais são as cores utilizadas no Texto 2? Qual a relação entre essas cores e a mensagem veiculada pelo texto?

10. A frase "Ler é indispensável" aparece em todos os seis textos, logo abaixo do nome da revista. Qual seria a relação que se pode estabelecer entre ser indispensável, relevante, respeitado, influente, privilegiado e a frase "ler é indispensável"?

11. Você acredita que esses textos publicitários convencem que a leitura da revista Veja é indispensável? Quais são os procedimentos argumentativos do produtor do texto para convencer seu público?

12. Nesses textos, as cores também transmitem uma mensagem?

ATIVIDADE 2

Ainda no laboratório de informática, ou na sala de aula com um computador e um projetor, ou com uma cópia colorida do texto publicitário abaixo, apresente aos alunos o texto publicitário abaixo:

digital

Imagem da Revista Veja Edição 2139 de 18/11/2009, p. 184-185. Disponível em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx. Acesso em: 01 ago 2013.

Explore a imagem por meio de questionamentos como:

1. Qual é o produto anunciado no texto?

2. Qual é o público alvo desse texto publicitário?

3. Qual é a palavra que aparece nos textos da atividade anterior e que se repete nesse texto?

4. Nos textos da atividade anterior aparece a frase "Ler é indispensável", nesse último texto, aparece a frase "Indispensável em tempo real". Qual o significado da expressão "em tempo real"?

ATIVIDADE 3

Desafie os alunos a criarem outras frases começando com o mesmo verbo imperativo "Seja" para uma publicidade da revista Veja. Divida a turma em grupos pequenos de 4 a 6 alunos e peça a cada grupo que crie uma frase. Eles deverão também usar cores como nos exemplos dos textos publicitários da Atividade 1. Depois peça aos grupos que exponham seus trabalhos.  Explore cada texto com os alunos e verifique a compreensão de todos.

Módulo 2

ATIVIDADE 1

Exiba a tirinha da Mafalda selecionada e copiada abaixo com um projetor ou providencie uma cópia colorida e cole-a sobre uma cartolina para mostrar aos alunos.

Imagem disponível em: http://clubedamafalda.wordpress.com/author/clubedamafalda/. Acesso em: 01 ago 2013.

Promova uma discussão com os alunos sobre os comentários da Mafalda:

1. Por que a Mafalda está tão nervosa no primeiro quadrinho e desliga a televisão?

2. A quem ela se refere quando diz: "o que eles pensam que nós somos?"

3. Qual é o modo dos verbos utilizados pela Mafalda no primeiro quadrinho? O que esse modo verbal expressa? Em que tipo de texto esse modo verbal sempre aparece?

4. No segundo quadrinho, Mafalda está refletindo sobre "o que nós somos". A que conclusão ela chega?

5. Por que ela liga novamente a televisão?

6. Você concorda com a conclusão da Mafalda?

ATIVIDADE 2

Você já comprou alguma revista, livro ou jornal digital? Você sabe o que é iba.com.br? Veja a publicidade abaixo e responda às questões propostas.

iba

Imagem da Revista Veja Edição 2330 de 17/07/2013, p. 28. Disponível em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx. Acesso em: 01 ago 2013.

1. Qual é o produto veiculado nesse texto publicitário?

2. A que público alvo ele se destina?

3. Qual a palavra da frase principal que indica o público alvo?

4. O produto veiculado é pago?

5. Por que a oferta de 4 revistas digitais gratuitas é uma maneira de veicular um produto, isto é, de fazer sua publiciade?

6. Você já viu outras publicidades que utilizam o mesmo recurso? Apresentar uma oferta gratuita do produto para fidelizar o cliente? Qual ou quais?

ATIVIDADE 3

Observe a imagem e o texto publicitário abaixo:

polenguinho

Imagem da Revista Veja Edição 2133 de 07/10/2009, p. 90-91. Disponível em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx. Acesso em: 15 ago 2013.

Peça aos alunos para responderem individualmente, por escrito, as seguintes questões sobre esse texto:

1. O slogan da marca Polenghi veiculado na propaganda é: "Polenghi: o queijo em seu melhor momento". Quais são os melhores momentos retratados na publicidade?

2. Você curte algum ou alguns desses momentos? Quais são os momentos melhores pra você? Faça uma lista dessas atividades, em ordem decrescente de importância pra você.

3. A publicidade diz que o queijo Polenguinho tem quatro lados iguais, como um quadrado. O lado gostoso, o lado nutritivo, o lado prático e o lado saudável. Na sua opinião, essas quatro qualidades são realmente iguais, isto é, têm a mesma importância? O que é mais importante pra você, o sabor ou o fator nutritivo? Ou eles são igualmente importantes?

4. Você concorda que o queijo Polenguinho tem esses "quatro lados"?

5. A mensagem não verbal da publicidade é convincente? Você ficou com vontade de experimentar ou comer um Polenguinho?

6. A quem se dirige esse texto? Qual a palavra no texto que indica a quem o texto se dirige?

7. Você conhece outro produto que também tem a forma de um quadrado? Crie uma publicidade para esse produto usando a mesma ideia, isto é, o mesmo modelo, enumere quatro qualidades desse produto e faça um texto que convença seu leitor a comprar esse produto.

ATIVIDADE 4

Professor, faça as correções necessárias nos textos feitos pelos alunos. Posteriormente, depois de corrigidos os textos publicitários, façam uma exposição deles. Vocês podem fixar os textos nas paredes da sala de aula, ou colá-los em cordões que possam ser pendurados. Assim, todos poderão circular livremente e fazer a leitura dos textos. Se julgar pertinente, vocês podem fazer uma votação e escolher os melhores textos.

http://3.bp.blogspot.com/-KteLVk3Vldw/TiB5K6lHtnI/AAAAAAAAABE/WgRf4IyYtCQ/s320/DSC04792.JPG

Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-KteLVk3Vldw/TiB5K6lHtnI/AAAAAAAAABE/WgRf4IyYtCQ/s320/DSC04792.JPG. Acesso em: 04 ago 2013.

Recursos Complementares

Para mais informações sobre o iba, acesse:

https://www.iba.com.br/?gclid=CKLU8LLe3bgCFVNo7Aod3AUAWg. Acesso em: 01 ago 2013.

Para outras edições da revista Veja, acesse:

http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx. Acesso em: 01 ago 2013.

Avaliação

A avaliação será feita durante as aulas, por meio da observação da participação dos alunos nas atividades propostas. A avaliação também poderá ser quantitativa, por meio da análise dos textos publicitários criados pelos alunos.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.