28/08/2008
Cristina Leite
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Natureza e as questões socioambientais |
Professor (a), esta proposta de aula foi estruturada em quatro atividades distintas e subseqüentes.
Organize uma experiência que simule a infiltração da água no solo. Para isso, providencie uma mangueira conectada a uma torneira e proponha aos alunos que regrem as plantas. O objetivo da atividade é fazer com que os alunos percebam o que acontece com a água lançada sobre o solo.
Professor (a), organize uma experiência que simule a infiltração da água no solo. O objetivo da atividade é despertar a curiosidade dos alunos para o que acontece com a água após a infiltração. Para isso, providencie uma mangueira conectada a uma torneira e proponha aos alunos que reguem as plantas. Em seguida, peça que lancem água sobre um determinado ponto até formar uma pequena poça de água. Desligue a torneira e peça que os alunos observem o que vai acontecer. Quando a água infiltrar completamente, faça as seguintes perguntas:
O que acontece com a água lançada sobre o solo? Para onde ela vai? O que acontece com ela?
Em relação a água da chuva que infiltra no solo, o que acontece com ela?
Já ouviram falar em poços de coleta de água (cisternas)? Como a água desses poços é formada?
Professor (a), chame a atenção dos alunos para assistir dois vídeos:
O primeiro vídeo, com 30 segundos de duração, explica o que é o Aqüífero Guarani.
O segundo vídeo, com 2 minutos e 34 segundos de duração, mostra a localização e a importância do Aqüífero Guarani.
Professor (a), destaque aos alunos que esses vídeos servirão de base para as discussões posteriores.
Interrompa a apresentação quando achar necessário, de modo a complementar e reforçar explicações sobre os conceitos trabalhados (água subterrânea, Aqüífero Guarani). Caso ache necessário, utilize o quadro negro para auxiliar nas explicações.
Professor (a), depois de assistir aos vídeos, oriente a discussão para as questões abaixo apresentadas.
Interrompa a discussão quando achar necessário, de modo a complementar e reforçar explicações sobre os conceitos trabalhados (água subterrânea, Aqüífero Guarani). Caso ache necessário, repita a apresentação dos vídeos e utilize o quadro negro para auxiliar nas explicações.
Oriente os alunos a anotarem as conclusões obtidas.
O que é apresentado no primeiro vídeo?
O Aqüífero Guarani localiza-se em que países da América do Sul?
O que é o Aqüífero Guarani? Como esse tipo de reserva de água subterrânea é formada?
Como é possível aproveitar a água desse aqüífero?
O que é apresentado no segundo vídeo?
Como ocorre a recarga do aqüífero Guarani?
Quais são as ameaças a esse aqüífero apresentadas no vídeo?
Quais são as medidas apresentadas no vídeo para garantir a preservação do Aqüífero Guarani?
Nome | Tipo |
---|---|
O que é o Aquífero Guarani | Vídeo |
Aquífero Guarani | Vídeo |
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
09/12/2010
Cinco estrelasPrezados Interessante a preocupação do MEC neste contexto dos aquíferos. Infelizmente é uma molécula no oceano dos desinfirmados das escolas. As escolas são indicador do quanto a nossa sociedade necessita conhecer. A partir de algumas palestras e mini oficinas sobre recursos hídricos que ministro percebo muito isso. Precisamos nos esforçar mais. Até o professor não percebe em verdadeira grandeza e sem ela como chegar aos alunos. Só o que está disponível no site pode se perder! Capacitação URGENT