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Águas Subterrâneas (Aqüífero Guarani)

 

28/08/2008

Autor y Coautor(es)
Sandro Nunes de Oliveira
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Cristina Leite

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Natureza e as questões socioambientais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O conceito “águas subterrâneas”. Identificar o que é o Aqüífero Guarani. Formação do Aqüífero Guarani.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimentos sócio-culturais dos alunos sobre o tema.
Estratégias e recursos da aula

 

ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR (A):
  • Professor (a), esta proposta de aula foi estruturada em quatro atividades distintas e subseqüentes.

  • Organize uma experiência que simule a infiltração da água no solo. Para isso, providencie uma mangueira conectada a uma torneira e proponha aos alunos que regrem as plantas. O objetivo da atividade é fazer com que os alunos percebam o que acontece com a água lançada sobre o solo.

  • Material de aprofundamento recomendado para o professor:
  1. http://www.sg-guarani.org/microsite/pages/pt/info_aguas.php

  • Outros questionamentos poderão ser elaborados pelo professor no decorrer da aula.

 

ATIVIDADE 1: PROBLEMATIZAÇÃO
  • Professor (a), organize uma experiência que simule a infiltração da água no solo. O objetivo da atividade é despertar a curiosidade dos alunos para o que acontece com a água após a infiltração. Para isso, providencie uma mangueira conectada a uma torneira e proponha aos alunos que reguem as plantas. Em seguida, peça que lancem água sobre um determinado ponto até formar uma pequena poça de água. Desligue a torneira e peça que os alunos observem o que vai acontecer. Quando a água infiltrar completamente, faça as seguintes perguntas:

  1. O que acontece com a água lançada sobre o solo? Para onde ela vai? O que acontece com ela?

  2. Em relação a água da chuva que infiltra no solo, o que acontece com ela?

  3. Já ouviram falar em poços de coleta de água (cisternas)? Como a água desses poços é formada?

 

ATIVIDADE 3: APRESENTAÇÃO DE VÍDEO
  • Professor (a), chame a atenção dos alunos para assistir dois vídeos:

O primeiro vídeo, com 30 segundos de duração, explica o que é o Aqüífero Guarani.
 

O que é o Aqüífero Guarani
 

O segundo vídeo, com 2 minutos e 34 segundos de duração, mostra a localização e a importância do Aqüífero Guarani.
 

 
  • Professor (a), destaque aos alunos que esses vídeos servirão de base para as discussões posteriores.

  • Interrompa a apresentação quando achar necessário, de modo a complementar e reforçar explicações sobre os conceitos trabalhados (água subterrânea, Aqüífero Guarani). Caso ache necessário, utilize o quadro negro para auxiliar nas explicações.


ATIVIDADE 4: DISCUSSÃO
  • Professor (a), depois de assistir aos vídeos, oriente a discussão para as questões abaixo apresentadas.

  • Interrompa a discussão quando achar necessário, de modo a complementar e reforçar explicações sobre os conceitos trabalhados (água subterrânea, Aqüífero Guarani). Caso ache necessário, repita a apresentação dos vídeos e utilize o quadro negro para auxiliar nas explicações.

  • Oriente os alunos a anotarem as conclusões obtidas.

Vídeo 1: O que é o Aqüífero Guarani
  1. O que é apresentado no primeiro vídeo?

  2. O Aqüífero Guarani localiza-se em que países da América do Sul?

  3. O que é o Aqüífero Guarani? Como esse tipo de reserva de água subterrânea é formada?

  4. Como é possível aproveitar a água desse aqüífero?

Vídeo 2: Aqüífero Guarani
  1. O que é apresentado no segundo vídeo?

  2. Como ocorre a recarga do aqüífero Guarani?

  3. Quais são as ameaças a esse aqüífero apresentadas no vídeo?

  4. Quais são as medidas apresentadas no vídeo para garantir a preservação do Aqüífero Guarani?

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
O que é o Aquífero Guarani Vídeo
Aquífero Guarani Vídeo
Recursos Complementares
Datashow, projetor, computadores e/ou TV conectada ao computador.
Avaliação
A avaliação poderá ser a elaboração de um relatório onde os alunos devem abordar as formas de aproveitamento desses tipos de reservas de água. Para isso, proponha a realização de uma pesquisa na internet para levantamento de fotos e informações sobre o tema. O relatório dos alunos poderá ser publicado em um Blog ou fórum de discussão.
Opinión de quien visitó

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Opiniones

  • Elaine, UFRJ , Rio de Janeiro - dijo:
    uerjelaine@gmail.com

    09/12/2010

    Cinco estrelas

    Prezados Interessante a preocupação do MEC neste contexto dos aquíferos. Infelizmente é uma molécula no oceano dos desinfirmados das escolas. As escolas são indicador do quanto a nossa sociedade necessita conhecer. A partir de algumas palestras e mini oficinas sobre recursos hídricos que ministro percebo muito isso. Precisamos nos esforçar mais. Até o professor não percebe em verdadeira grandeza e sem ela como chegar aos alunos. Só o que está disponível no site pode se perder! Capacitação URGENT


Sem classificação.
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