Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Montando nosso próprio quebra-cabeça!

 

13/08/2013

Autor y Coautor(es)
SASKYA CAROLYNE BODENMULLER
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Giandréa Reuss Strenzel

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Desenvolver a capacidade de ouvir o outro;

- Manusear e conhecer diferentes materiais e texturas;

- Exercitar a imaginação e criatividade;

- Ampliar o repertório musical;

- Ampliar a inserção e interação social;

- Perceber novas possibilidades de brincadeiras;

- Mostrar para os outros sua forma de ver certas coisas.

Duração das atividades
Três momentos de 15 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de trabalhar conhecimentos prévios pelo professor.

Estratégias e recursos da aula

A aula elaborada abaixo foi planejada para crianças de 3 a 6 anos, possibilitando a descoberta de novos olhares diante dos espaços e objetos ao seu redor. Além disso, é importante que as crianças saibam o quanto é possível construir e transformar brinquedos, sem que tenham um alto custo.

Primeiro momento: Contação de história “A Vaca Fotógrafa”

Materiais necessários: livro

Duração: 15 minutos

A professora organizará uma roda num espaço convidativo para contar a história “A Vaca Fotógrafa”. A literatura infantil conta a história de uma vaca que fotografa elementos presentes em seu cotidiano. A partir desta história, a professora fará uma proposta para o grupo: escolher um espaço ou objeto da instituição para fotografar. Cada criança poderá fotografar da forma que achar mais significativa, qualquer que seja a angulação ou posição. Essa história possibilita a discussão dos diferentes olhares diante que um objeto e as diferenças entre as crianças, seja em suas preferências ou opiniões.

Fonte: http://compare.buscape.com.br/a-vaca-fotografa-adriano-messias-8538528092.html#precos

 

Segundo momento: Escolha um espaço e flash!

Materiais necessários: câmera digital

Duração: 15 minutos

Após a contação da história e a conversa sobre a proposta de fotografar, o grupo sairá para escolher qual elemento cada criança gostaria de registrar. Para facilitar esse momento, a professora poderá dividir a turma em pequenos grupos e sair pela instituição. Antes de começar a fotografar, a professora deverá alertar sobre os cuidados com a câmera, já que as crianças manipularão sozinhas esse recurso. Caso as crianças optarem por fotografar os colegas também será permitido.

Theodoro fotografou seu colega Bernardo na casinha

Arquivo institucional  NDI/CED/UFSC/2013

Fotografia: Theodoro

 

Terceiro momento: Montar o quebra-cabeça

Materiais necessários: cola, papel cartão, giz de cera, tesoura, caneta permanente, régua

Duração: 15 minutos

Ao terminar a atividade de fotografar com as crianças, as imagens devem ser impressas ou reveladas. Se possível  ampliar as imagens, já que em seguida serão transformadas em quebra-cabeças, ficando mais fáceis para visualizar. Logo após, as crianças deverão colar as fotos no papel cartão e pintar o verso. A professora auxiliará as crianças a separar a imagem em quadradinhos com régua e caneta permanente, para que depois seja recortada, formando assim as peças do quebra-cabeça.

Recursos Complementares

Para conhecer outros quebra-cabeças, com diferentes imagens e temas, acesse: www.horadolazer.com

 

Aula do portal que utiliza a fotografia: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=48921

Avaliação

O professor deverá avaliar se as crianças se envolveram na atividade e conseguiram estabelecer relações de apoio e solidariedade com o grupo, seja no momento de tirar as fotos ou na construção do quebra-cabeça. Perceber ainda se o grupo teve a oportunidade de desenvolver a criatividade e imaginação durante a brincadeira e a construção da mesma.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.