Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Campo e Cidade: espaços que se complementam

 

20/08/2013

Autor y Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Sumaia Barbosa Franco Marra

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Geografia Espaços agrários, globalização e modernização
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Entender as causas dos aumentos expressivos dos alimentos que consumimos cotidianamente;

- Analisar as relações Campo versus Cidade;

- Compreender o meio rural e urbano como espaços complementares.

Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Diferença entre rural e urbano.

Estratégias e recursos da aula

Nesta proposta de aula, em consonância com a Matriz Curricular do ENEM - Eixo temático: Ciências Humanas e suas Tecnologias, a intenção é propiciar situações nas quais os alunos sejam instigados a entenderem que Cidade e Campo possuem uma "relação de complementaridade".  Por meio da observação, descrição, explicação, interação, comparação e análise, espera-se que as atividades propostas promovam a construção de conhecimentos significativos sobre as diversas relações que se estabelecem entre os espaços Rural e Urbano na atualidade.

 hhh

Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala, no caso de escolas onde projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA) são desenvolvidos, ou em um laboratório de informática, quando existir na escola. Dependendo da realidade da escola, é possível realizar a aula até mesmo utilizando um computador apenas conectado a uma TV.

Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação.

 

 Atividade 01

Introdução: de onde vem os alimentos que consumimos?

PASSO A PASSO

Professor (a),

- Inicie a aula comentando com os estudantes sobre a origem dos alimentos que são consumidos nas cidades todos os dias. Ressalte diversos produtos, desde alguns que são consumidos "frescos", como frutas, legumes e verduras, até aqueles que são industrializados e disponibilizados nas prateleiras dos supermercados. Problematize:

  • De onde vêm os alimentos que consumimos em nosso cotidiano?
  • De onde vem o leite que tomamos?
  • Como os alimentos são produzidos, transportados e disponibilizados para o nosso consumo diário?
  • Você sabe o preço dos principais produtos que consumimos todos os dias?

 

- Permita que os estudantes expressem seus conhecimentos prévios e, posteriormente, comente alguns noticiários veiculados pelas diferentes mídias (TV, rádio, jornal, internet, dentre outros) sobre os preços de alguns produtos alimentícios. Apresente a reportagem veiculada pelo jornal "Correio Brasiliense" em 06 de abril de 2013, sobre o preço de frutas e verduras no Distrito Federal, sob o título: “Sacolão a preço de ouro: frutas, legumes e verduras tiveram fortes altas” (figura 1):

 

Figura 1: Reportagem veiculada pelo jornal “Correio Brasiliense”

 

hhh  

 

Disponível em: <http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2013/04/06/interna_cidadesdf,358854/sacolao-a-preco-de-ouro-frutas-legumes-e-verduras-tiveram-fortes-altas.shtml>. Publicação: 06/04/2013 07:05. Acesso em: 12/08/2013.

 

- Faça a leitura com os alunos, chamando a atenção não apenas para o título do texto, mas também para a manchete: "

Com aumento de 59,5%, o tomate está entre os campeões. Em alguns estabelecimentos, o quilo já custa mais de R$ 10,00. Pragas e fenômenos climáticos são as causas dos prejuízos."

- Após, leiam a reportagem:

"Os preços dos itens da feira estampados nas prateleiras dos mercados e verdurões do Distrito Federal estão assustando os consumidores. Frutas, legumes e verduras chegaram a subir até 59,5% de um mês para o outro. O tomate é um dos campeões da escalada de preços, em alguns estabelecimentos comerciais da capital da República se encontra o fruto por R$ 10,58, o quilo. Nas Centrais de Abastecimento do DF (Ceasa) o custo passou de R$ 3,73 em março para R$ 5,95 por quilo. A disparada dos preços não afeta exclusivamente os brasilienses. Em São Paulo, uma tradicional cantina italiana retirou do cardápio os pratos que exigem molho de tomate, devido à excessiva alta do valor do produto.
[...]" 

- Problematize:

  • Em que cidade/região brasileira está ocorrendo este aumento excessivo no preço das frutas, verduras e legumes?
  • Segundo a reportagem, quais são as causas do expressivo aumento desses produtos?

 

- Converse com os estudantes sobre os preços das frutas, legumes e verduras que chegam às feira e outros alimentos que estão dispostos nas prateleiras dos supermercados. Destaque quais são os produtos que estão mais caros na cidade onde moram e proponha uma pesquisa com vista a compreender as relações Campo x Cidade.

 

Atividade 02: momento de pesquisa

Quanto custa os alimentos que consumimos?

PASSO A PASSO

 

hhh

- Oriente o alunos, como "tarefa de casa", a anotarem os principais produtos consumidos em suas casas diariamente e fazerem um levantamento do custo desses alimentos. Os estudantes devem, também, pesquisar se esses produtos tiveram alta no último mês e, em caso positivo, levantar as causas desse aumento. Cada aluno deverá trazer suas anotações para apresentar na aula seguinte.

- Em seguida, solicite-lhes que organizem um quadro para agrupar os alimentos mais comuns à mesa, conforme o modelo abaixo (figura 2):

Figura 2: Modelo de quadro para agrupar os alimentos mais comuns à mesa.

 

Alimento

Valor mês anterior

Valor atual

Causa do aumento

 

Frutas

 

1.

 

 

 

2.

 

 

 

3.

 

 

 

 

Verduras

 

1.

 

 

 

2.

 

 

 

3.

 

 

 

 

Legumes

 

1.

 

 

 

2.

 

 

 

3.

 

 

 

Carne

 

1. Frango

 

 

 

2. Bovina

 

 

 

3. Peixe

 

 

 

 

Outros

 

1. Arroz

 

 

 

2. Feijão

 

 

 

3. Óleo

 

 

 

Leite

 Longa Vida

 

 

 

Fonte: Arquivo do autor.

 

- M edie uma roda de conversa para que possam socializar os resultados de suas pesquisas e auxilie-os a elaborarem um quadro somente dos alimentos que mais sofreram aumento no último mês. Problematize:

  • Onde esses produtos que mais sofreram aumento são produzidos?
  • Quais as causas que proporcionaram o aumento desses produtos?

- Após os estudantes pesquisarem onde esses alimentos foram produzidos e quais as causas do aumento dos mesmos, solicite que se organizem em grupo com a finalidade de conversarem sobre a relação de complementaridade existente entre o Campo e a Cidade.

Sugestão: Sugira uma atividade interdisciplinar com o professor de matemática que poderá trabalhar as operações (os aumentos), o percentual, construção de gráficos, etc.

 

Atividade 03

Campo versus Cidade: espaços que se complementam

PASSO A PASSO

hhh

- Inicie a aula comentando com os estudantes as relações entre o Campo e a Cidade. Problematize:

  • Por que a ocorrência de uma estiagem prolongada ou forte geada no meio rural pode afetar o preço dos produtos ofertados nas feiras livres ou supermercados nos centros urbanos?
  • Pode-se afirmar que Campo e Cidade, apesar de serem espaços distintos, estão interligados? Por quê?
  • Quais são as principais relações de interdependência entre o Campo e a Cidade?

 

-  Permita que os estudantes, em grupo, conversem entre seus pares, com vistas a entenderem que Campo e Cidade, embora sejam espaços distintos, são interdependentes.

- Para responderem a estas questões, oriente-os a irem até a biblioteca e pesquisarem em livros geográficos, fazer consulta em sites de busca na internet e outras fontes que abordem a temática. Sugira a leitura do texto "Reflexões sobre o Urbano e o Rural", disponível em: <http://meuartigo.brasilescola.com/geografia/reflexoes-sobre-urbano-rural.htm>. Acesso em 16/08/2013.

Comentário: Neste momento é importante orientar para que pesquisem em sites específicos para pesquisas escolares, que dispõem de informações confiáveis, como por exemplo, a Plataforma Multimídia Britannica Escola Online disponível no endereço web <http://escola.britannica.com.br/>, reconhecida pelo MEC/CAPES, de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares.

- Acompanhe cada etapa da atividade orientando-os, esclarecendo possíveis dúvidas e mediando os debates entre os pares com vistas a propiciar a construção de conhecimentos por todos os estudantes.

 

Atividade 04

Socialização dos resultados e considerações finais

PASSO A PASSO

- Os grupos devem entregar um relatório os resultados de suas pesquisas, além de apresentá-los oralmente, com o auxílio de recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem).

- Evidencie durante as exposições dos grupos, pelo menos três relações diretas:

  • Enquanto o campo produz os alimentos que serão consumidos na cidade, é nos centros urbanos que são produzidos os maquinários, os fertilizantes, os insumos que permitem a melhoria das condições de produção no campo.
  • Uma parcela significativa da população que trabalha no campo mora nos centros urbanos mais próximos (boa parte de boias-frias) e consomem produtos adquiridos no comércio.
  • As propriedades rurais que se tornam atrativos para o turismo rural.

 

- Solicite aos grupos que montem painéis ilustrativos mostrando como as atividades do Campo e da Cidade estabelecem relações entre si, como a ilustração (Figura 3) a seguir:

Figura 3: Relações Campo e Cidade

Fonte: Imagem disponível em: <http://geodorvina.blogspot.com.br/2013/07/7-ano.html>. Acesso em 15/08/2013.

 

- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet (sugerimos os seguintes: <http://br.groups.yahoo.com/>, <https://groups.google.com/>, dentre outros), buscando promover a troca de experiências e reflexões, apresentar sugestões, e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.

 

Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas!

- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; com História e Sociologia pode-se fazer um estudo sobre como os diferentes países se apropriam do espaço rural e modificam a paisagem a partir do uso de técnicas agrícolas modernas; em Ciências podem-se fazer estudos sobre as os problemas socioambientais decorrentes das práticas agrícolas modernas; em Artes, podem confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabular dados quantitativos e construir gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.

Recursos Complementares

 

BRITANNICA ESCOLA ONLINE. <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 15/08/2013.

Relações entre mundo rural e mundo urbano: evolução histórica, situação atual e pistas para o futuro. Disponível em: <http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0250-71612000007800006>. Acesso em 11/08/2013.

Avaliação

Entendemos que a avaliação deve acontecer durante todo o processo, e deve considerar entre outros, a participação, o desempenho e a colaboração dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, é relevante, após o desenvolvimento das atividades, avaliar alguns aspectos:

  • Envolvimento e participação propositiva em todas as atividades propostas;
  • Compreensão sobre o tema estudado.

É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir disso, é possível avaliar a continuidade do trabalho, bem como sua reconfiguração. Observando o desenvolvimento das atividades o professor poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos do desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.