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Fígado: um órgão vital – Parte 2

 

18/08/2013

Autor y Coautor(es)
CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lérida de Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Delinear a importância da redação no processo de aprendizagem, conforme a competência de área 7 da matriz de referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do ENEM.

Compreender os processos efetivos de integração das tecnologias na sala de aula, conforme a competência de área 9 da matriz de referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do ENEM.

Utilizar o experimento como metodologia de ensino e aprendizagem, conforme a habilidade H15 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas sobre o sistema digestório (Ensino Fundamental).

Noções básicas de Informática.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: Redação

Essa aula, como seu próprio título indica, representa a continuidade da aula Fígado: um órgão vital – Parte 1, disponível no Portal do Professor.

Preparação do ambiente:

Esse momento da aula pode ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a projeção dos Textos 1 e 2. O professor pode também “copiar” e “colar” os Textos 1 e 2 em um documento do software Microsoft Word e imprimi-los em transparências para exibição em um retroprojetor em sala de aula.

Texto 1 - Transplante de fígado e a lista única
Disponível: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?510(Acesso feito em 31/07/2013)

Texto 2 - Transplante de fígado com doador vivo
Disponível: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?502(Acesso feito em 31/07/2013)

O professor deverá solicitar que um aluno leia em voz alta o Texto 1 e outro aluno faça o mesmo com o Texto 2.

Com base no conteúdo já trabalho na aula Fígado: um órgão vital – Parte 1e a partir das informações veiculadas por meio dos Textos 1 e 2, o professor deverá orientar aos  alunos para, individualmente, elaborarem uma redação com o seguinte tema:

- É possível diminuir a fila de transplante de fígado no Brasil?

Essa atividade poderá ser feita em conjunto com o professor de Língua Portuguesa, que poderá, durante sua aula, realizar, com alunos, uma discussão sobre como elaborar uma redação dissertativa, por exemplo. Com isso, os alunos podem obter um melhor aproveitamento do conteúdo trabalhado na aula em ambos os conteúdos.

Cabe ao professor promover a socialização convidando os alunos a exporem suas redações no mural da sala. Se o espaço do mural for insuficiente para expor todas as redações concomitantemente, o professor pode realizar um rodízio diário das redações, adotando como critério, por exemplo, a ordem alfabética da lista de presença.

Segundo momento: Viajando no conhecimento

Preparação do ambiente:

Esse momento da aula também pode ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula.

Os alunos deverão trabalhar individualmente ou em duplas e serão convidados pelo professor a acessar três sites por meio dos quais poderão, de forma lúdica, aprender um pouco mais sobre diferentes aspectos do funcionamento do fígado.

Para tanto, cabe ao professor orientar os alunos a acessar os sites abaixo. Vale destacar que tais sites são auto explicativos: basta seguir os comandos apresentados automaticamente.

Cortisol 1: ação no fígado

4

Disponível: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10453/cortisol_figado_musculo.swf (Acesso feito em 31/07/2013)

Glucagon 2: fígado

3

Disponível: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10662/glucagon_hepatocito.swf (Acesso feito em 31/07/2013)   

Insulina

5

Disponível: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10663/insulina.swf (Acesso feito em 31/07/2013)

Terceiro momento: Pesquisando no Laboratório de Biologia

Preparação do Ambiente:

Esse momento da aula pode ser desenvolvido no Laboratório de Biologia ou em sala de aula. Os alunos devem ser em divididos pelo professor em grupos de no mínimo três e no máximo cinco integrantes para a realização do experimento “Catalase em ação, ou não!”, seguindo, para tanto, os procedimentos descritos no link abaixo.

 

 

 

Quarto momento: Explorando o Conhecimento

Preparação do Ambiente:

Esse momento poderá ser desenvolvido em sala de aula. Cabe ao professor entregar a cada aluno uma via impressa do questionário abaixo, o qual é constituído por questões inspiradas em processos seletivos de universidades e do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).


1 – O fígado humano é uma glândula que participa de processos de digestão e absorção de nutrientes, ao:

a) Produzir secreção rica em enzimas que digerem as gorduras.

b) Produzir a insulina e o glucagon, reguladores dos níveis de glicose no sangue.

c) Produzir secreção rica em sais que facilita a digestão e a absorção de gorduras.

d) Absorver excretas nitrogenadas do sangue e transformá-las em nutrientes proteicos.

e) Poduzir diversas enzimas hidrolíticas que atuam na digestão de carbo-hidratos.


2 – O fígado é uma glândula encontrada nos mamíferos com diversas características e funções. Assinale a opção na qual NÃO encontramos uma função ou característica deste órgão.

a) Secreta o hormônio insulina.

b) Está associada à reserva de glicogênio.

c) É responsável pela detoxificação do sangue.

d) Produz bile, que auxilia na emulsão das gorduras.

e) É um dos responsáveis pela destruição de hemácias velhas.


3 – O fígado humano é um órgão que realiza uma grande quantidade de funções diferentes. Trata-se de um órgão vital. Ele armazena o excesso de glicose, formando um polissacarídeo denominado glicogênio, fonte primaria de energia utilizada na contração muscular.

O fígado, usando a vitamina K, produz protrombina, composto que atua na coagulação sanguínea.

Ele também produz a proteína denominada fibrinogênio, que se transforma em fibrina, facilitando a formação dos coágulos.

Para dificultar a formação anormal de coágulos internos, ele produz a heparina, composto anticoagulante.

O fígado realiza uma grande quantidade de reações metabólicas, que facilitam a destruição de substâncias tóxicas, como, por exemplo, o álcool.

Ele também produz vários aminoácidos indispensáveis à vida, além de transformar a amônia, substância muito tóxica, em ureia, que é menos tóxica e pode ser excretada com menor consumo de água.

Pergunta-se:

Qual é a função do fígado na digestão humana?


4 – Parte da bile produzida pelo nosso organismo não é reabsorvida na digestão. Ela se liga às fibras vegetais ingeridas na alimentação e é eliminada pelas fezes.

Recomenda-se uma dieta rica em fibras para pessoas com altos níveis de colesterol no sangue.

a) Onde a bile é produzida e onde ela é reabsorvida em nosso organismo?

b) Qual é a relação que existe entre a dieta rica em fibras e a diminuição dos níveis de colesterol no organismo? Justifique.

 

Gabarito

1 – C

2 – A

3 – Secreta a bile, cujos sais emulsionam as gorduras, facilitando a digestão e a absorção dos ácidos graxos resultantes. 

4

a) A bile é produzida no fígado e, posteriormente, reabsorvida no intestino delgado.

b) As fibras provocam uma eliminação maior da bile, portanto, mais colesterol é requerido pelo fígado para a síntese da bile. Neste caso, há uma redução do colesterol circulante.

Disponível: http://www.vestibulandoweb.com.br/biologia/sistema-digestivo.asp(Acesso feito em 31/07/2013)

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Catalase em ação, ou não! Experimento prático
Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:

Artigo “Como é feito um transplante de fígado?”, site
Disponível: http://saude.abril.com.br/edicoes/0365/medicina/transplante-figado-747908.shtml(Acesso feito em 31/07/2013)

Artigo “Mídias na Educação”, site Portal do Mec
Disponível: http://portal.mec.gov.br/index.php/?option=com_content&view=article&id=12333(Acesso feito em 31/07/2013)

Sugestões de links para alunos:

Entrevista “Transplante de fígado”, site Dr. Drauzio
Disponível:http://drauziovarella.com.br/clinica-geral/transplante-de-figado/(Acesso feito em 31/07/2013)

Artigo “Mídias Educacionais”, site InfoEscola
Disponível:http://www.infoescola.com/comunicacao/midias-educacionais/(Acesso feito em 31/07/2013)

Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Como sugestão, o professor pode avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e comentários, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho na redação ou no experimento.

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