Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Conhecendo o lobo das histórias infantis

 

21/08/2013

Autor y Coautor(es)
LILIANY NASCIMENTO CUSTODIO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leandro Rezende e Elizabet Rezende de Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita.
  • Ampliar o repertório literário.
  • Identificar características de cada um dos personagens dos contos.
  • Criar história em quadrinhos.
  • Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupos.
  • Respeitar diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto.
  • Deleitar com a leitura de diferentes histórias.
Duração das atividades
8 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Professor, como subsídio para a construção desta aula, assista ao vídeo: Letra viva - PGM. 6: Leitura também é coisa de criança. Duração: 29min. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4275. Acesso em 10 de julho de 2013. 

Sinopse
A série propõe diferentes formas de introduzir a criança no mundo da leitura e da escrita. Os vídeos tratam de alfabetização e letramento na Educação Infantil e no Ensino Fundamental e apresentam projetos e atividades para professores que trabalham a linguagem com crianças de até 10 anos de idade.

No sexto programa da série, professores debatem sobre o cuidado na recomendação de livros aos alunos. Além disso, o programa apresenta ferramentas para estimular a criança a ler e fala da contribuição da leitura como forma de ampliar o uso da linguagem em diversas situações sociais.

Aula 1: Conhecendo o sobre o lobo

Atividade 1. Inicie a aula no Laboratório de Informática com os alunos divididos em duplas. Oriente os alunos para que acessem a imagem abaixo no seguinte endereço: http://galeria.colorir.com/animais/bosque/lobo-pintado-por-mariaamo-cavalos-66657.html. Acesso em 13 de agosto de 2013.

t

Fonte da imagem: http://galeria.colorir.com/animais/bosque/lobo-pintado-por-mariaamo-cavalos-66657.html. Acesso em 13 de agosto de 2013.

Proponha alguns questionamentos para os alunos.

1) Que animal é esse?

2) Vocês já viram esse animal de perto?

3) Quais são suas características?

4) Como ele vive?

Atividade 2. Professor anote as respostas e proponha aos alunos que, para conhecer melhor o lobo, é necessário que façam uma pesquisa sobre esse animal. Pergunte aos alunos o que mais gostariam de saber sobre este animal? A pesquisa será por meio do site: http://www.webciencia.com/14_lobo.htm. Acesso em 13 de agosto de 2013. Professor é necessário adequar as perguntas para pesquisa de acordo com o ano de ensino do aluno.

Sugestão de instrumento para a pesquisa.

hh

Fonte: Imagem da própria autora.

Atividade 3. Solicite aos alunos que apresentem suas pesquisas e seus desenhos. Organize que cada dupla apresente duas questões do instrumento e mostre os desenhos.

Informe aos alunos que na próxima aula conhecermos várias histórias infantis que tem como um dos personagens o lobo.

Aulas 2, 3, 4, 5, 6 e 7. O lobo das histórias infantis.

Atividade 1. Em uma roda de conversa pergunte aos alunos se eles conhecem algumas histórias infantis em que o lobo seja um dos personagens. Anote no quadro, as histórias citadas pelos alunos. Caso os alunos não conheçam nenhuma, apresente algumas histórias para eles.

Sugestões de histórias: Chapeuzinho Vermelho, Os Três Porquinhos, Pedro e o Lobo, Ruivão: o lobo bom com cara de lobo mau, O Lobo e os Sete Cabritinhos e A Verdadeira História dos Três Porquinhos.

j

Fonte: http://1001roteirinhos.com.br/2013/05/15%C2%BA-salao-fnlij-do-livro-para-criancas-e-jovens/. Acesso em 13 de agosto de 2013.

Atividade 2. Pergunte aos alunos como é o personagem do lobo em todas as histórias, se suas características são iguais às que pesquisaram ou em algumas histórias ele se apresenta com características diferentes. Para essa discussão, proponha aos alunos uma rodada de leituras sobre essas histórias e o preenchimento de uma ficha.

Professor providencie um livro para cada aluno. Sorteie entre os livros citados o primeiro a ser trabalhado. Leve os alunos para a biblioteca ou um espaço disponível na escola para a leitura do livro. Entregue para cada aluno uma ficha do livro. De posse dessa ficha, após a leitura, cada aluno escreverá as características da história e do lobo.

Sugestão Modelo de ficha.

d

Fonte: Imagem da própria autora.

Explique que o cenário da história é onde ela acontece, em qual ambiente a história se passa, se em um só ou em vários e suas características. Quanto ao conflito, explique qual é o desenrolar da história, o que os personagens fazem, quais suas atitudes e as fases da história. Por fim quanto ao desfecho, explique que é o fim da história, como ela termina, o que cada personagem faz no final da história.

Nesta aula apresente o próximo livro de história que será lido por todos: Chapeuzinho Vermelho:

d

Fonte: http://leiturainfantil.wordpress.com/tag/chapeuzinho-vermelho/. Acesso em 13 de agosto de 2013.

Sinopse do livro. Disponível em: http://www.sinopsedolivro.net/livro/chapeuzinho-vermelho-pop-up.html. Acesso em 13 de agosto de 2013.

Atividade 3. Depois da leitura do livro, entregue a ficha para cada aluno preencher. Voltando para sala de aula, divida a turma em duplas para que os alunos socializem suas fichas, observando se as descrições são semelhantes ou não, se o colega observou alguma característica diferente na história.

Atividade 4. Em roda, proponha que algumas duplas apresentem suas descrições da história e socializem com a turma suas observações. Professor, nesse momento, inicie uma reflexão sobre os itens da ficha:

1) Como é o cenário dessa história? Onde ela acontece? Como é esse lugar, vocês já viram um lugar parecido?

2) O que que acontece na história? O que os personagens fazem e como eles se relacionam?

3) Como é o lobo da história? Ele se relaciona bem com os outros personagens? Quais suas características? Vocês gostaram a participação dele na história?

Professor faça essa dinâmica de leitura do livro, preenchimento da ficha, socialização da ficha em duplas e da roda de discussão com todos os livros sugeridos (um livro em cada aula), procure frisar bem com os alunos as características do lobo na história.

Os Três Porquinhos

u

Fonte: http://proaiseartedeeducar.blogspot.com.br/2012/11/projeto-os-tres-porquinhos.html. Acesso em 13 de agosto de 2013.

Sinopse do livro. Disponível em: http://www.sinopsedolivro.net/livro/os-tres-porquinhos-pop-up.html. Acesso em 13 de agosto de 2013.

Pedro e o Lobo

ddd

Fonte: http://capas-livros.blogspot.com.br/2012/04/pedro-e-o-lobo.html. Acesso em 13 de agosto de 2013.

Sinopse do livro. Disponível em: http://www.historias-infantis.com/o-pedro-e-o-lobo/. Acesso em 13 de agosto de 2013.

O Lobo e os Sete Cabritinhos

e

Fonte: http://www.skoob.com.br/livro/98434-o_lobo_e_os_sete_cabritinhos. Aceso em 13 de agosto de 2013.

Sinopse do livro. Disponível em: http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=40529. Acesso em 13 de agosto de 2013.

A Verdadeira História dos Três Porquinhos

s

Fonte: http://www.soudeminasuai.com/2011/09/verdadeira-historia-dos-tres-porquinhos.html. Acesos em 13 de agosto de 2013.

Sinopse do livro. Disponível em: http://www.sinopsedolivro.net/livro/a-verdadeira-historia-dos-tres-porquinhos.html. Acesso em 13 de agosto de 2013.

Ruivão: o lobo bom com cara de lobo mau

ddf

Fonte: http://turmaalcateia.wordpress.com/lobo-livros/livros-do-projeto/. Acesso em 13 de agosto de 2013.

Sinopse do livro. Disponível em: http://www.skoob.com.br/livro/216695-ruivao_o_lobo_bom_com_cara_de_mau. Acesso em 13 de agosto de 2013.

Aula 8. O personagem: Lobo

Professor, antes de iniciar essa aula, sugerimos leitura do seguinte livro: “Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Guará” Autor: Ângelo Machado. Editora Melhoramentos. Caso não tenha acesso a esse livro, assista sua leitura dramatizada disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=g_N64Ge9xBc. Duração de 16min28seg. Acesso em 18 de agosto de 2013.

Professor, o lobo é um personagem que, frequentemente, simboliza o mal, o perigo e provoca medo e destruição nas histórias dirigidas às crianças. Outros, de autores contemporâneos, retomam a figura do lobo em situações que subvertem os papéis tradicionais a ele relacionados em enredos que exploram a ironia, o humor ou simplesmente um novo comportamento para este personagem.

De acordo com a idade dos alunos, se necessário, trabalhe com eles a noção de “ser humano” e “animal”. Solicite aos alunos que apontem algumas semelhanças e diferenças entre eles. Utilize como exemplo os personagens da história. Explore bastante as partes do corpo e suas funções. Conforme o nível da turma você ainda poderá explorar atitudes dos personagens.

Exemplo:

  • Dos personagens da história quem é ser humano e quem é animal?
  • Vocês acham que o lobo da história agiu como ser humano ou animal?
  • O que significa ser bom e ser mau?
  • Todo animal é mau? Todo ser humano é bom?
  • Na história quem é bom e quem é mau?
  • Vocês mudariam alguma coisa na história? O que?

 

Atividade 1. Inicie a aula entregando as fichas das histórias de cada aluno e, em uma roda de conversa, promova discussões em que as crianças possam expressar sua opinião. Inicie a discussão com a pergunta: "Você acha que nessas histórias o lobo é bom ou mau? Por quê?".

É importante que os alunos possam debater opiniões com seus colegas com o intuito de defender seu ponto de vista, convencer o outro ou discordar do ponto de vista dele. Nesse caso, sempre procure promover o desenvolvimento de argumentos com base nas descrições dos personagens e das características do enredo de cada história que foram anotadas nas fichas.

Atividade 2. Divida os alunos em grupos de 4 alunos e proponha a criação de uma história em quadrinhos sendo o lobo como personagem principal.

Roteiro para a história:

1) Personagem principal: Lobo

2) Definir o lugar onde se passará a história.

3) Inventar uma complicação para a história.

4) Falar como o problema foi resolvido.

5) Criar um belo título para a história.

6) Faça uma bonita ilustração.

Modelo de registros para construção da história em quadrinhos:

 
 
 
 
 

Fonte: Imagem da própria autora.

Professor, após os alunos construírem sua história em quadrinhos, organize a sala de aula para que cada grupo apresente sua produção e compartilhe com os outros alunos suas ideias.

Recursos Complementares

Histórias infantis lobo mau. Disponível em: http://www.historias-infantis.com/search/historia-infantil-lobo-mau/. Acesso em 14 de agosto de 2013.

Avaliação

Observar a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho: analisar se eles conseguiram identificar os diferentes tipos de personagens nas histórias relacionados com a figura do lobo; se conseguiram analisar os livros preenchendo as fichas; se contribuíram com o grupo nas atividades coletivas propostas; se conseguiram desenvolver a habilidade da escrita; se conseguiram criar uma história em quadrinhos.

Observar também se os alunos conseguiram desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupos; respeitar diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto.

Registre suas observações para orientar seu planejamento.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Rose Mary Sá, Escola Classe Vila Buritis , Distrito Federal - dijo:
    marrydant@hotmail.com

    15/04/2015

    Cinco estrelas

    Muita bem planejada, bem detalhada com as fonte para pesquisa. Amei!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.