Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Ciclo do carbono

 

15/01/2014

Autor y Coautor(es)
DIEGO DAYVISON DIAS
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Adlane Vilas-Boas

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender o ciclo natural do carbono
  • Visualizar, de forma detalhada, os processos que liberam e capturam carbono da atmosfera.
  • Compreender como o homem interfere no equilíbrio deste ciclo.
  • Aprender quais são os impactos causados pela interferência humana no ciclo.
Duração das atividades
3 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Fotossíntese e respiração

- Alimentação como fonte de fluxo de energia

- Cadeia e teia alimentares 

Estratégias e recursos da aula

            - Informática

            - Separação dos alunos em duplas ou trios, para a utilização dos computadores, para que haja interação entre eles.

            - Experimento no laboratório de ciências

Atividades a serem abordadas:

 

Atividade 1 – Informática: Animação do Ciclo do carbono

 

Se disponível, utilize o laboratório de informática. Divida a turma em duplas para que haja uma maior discussão entre os alunos.

Execute a animação O ciclo do carbono

 

 

 

 

A animação mostra o ciclo do carbono oferecendo, através de uma lupa, um detalhamento do processo onde é mostrada a quantidade de carbono liberado e capturado ao longo dos anos, séculos e milênios.

Enquanto os alunos assistem a cada etapa do ciclo, discuta detalhadamente cada uma delas, fornecendo exemplos, de preferência que tenham importância para o nosso dia a dia.

 

Atividade 2 – Informática: animação Mudanças ambientais e a intervenção humana no ciclo do carbono

 

Se disponível, utilize novamente o Laboratório de informática e execute a animação Mudanças ambientais globais - Mudanças climáticas antropogênicas

 

 

 

 

Discuta o vídeo com os alunos sobre o aquecimento global, o aumento do efeito estufa e como isso pode afetar o nosso planeta.

Execute, agora, a animação Intervenção humana no ciclo do carbono

 

 

 

Nesta animação, o aluno poderá perceber como a intensidade da intervenção humana influencia no ciclo do carbono visualizando valores da emissão de carbono por ano. Ele poderá retirar a influência do homem ou intensificá-la, podendo observar, enquanto executa as ações, os diferentes panoramas do tema.

Peça aos alunos para fazerem, em dupla, um pequeno relatório sobre o que eles observaram e perceberam na animação, ressaltando como a interferência humana afeta o ciclo do carbono e quais as consequências dela para o planeta.

 

Atividade 3 – Experimento: O degelo e o nível do mar

 

A próxima atividade pode ser realizada em sala de aula mas, se disponível, o laboratório de ciências é mais apropriado para a realização do experimento O degelo e o nível do mar

 

O degelo e o nível do mar: parte 2: vídeo

 

 

Este experimento simula o efeito do derretimento do gelo oceânico e terrestre para o nível do mar. Com a crescente discussão sobre o aquecimento global fala-se muito em aumento dos níveis dos mares. Mas como o derretimento do gelo pode aumentar o nível dos oceanos? Este experimento permite discutir o aquecimento global e propriedades da água, como a densidade.

Após a realização do experimento, peça para que os alunos façam um relatório. Como sugestão, oferecemos um modelo de relatório (na seção avaliação).

Ressaltamos a importância de que o aluno entenda que o ciclo do carbono é um processo natural, extremamente importante para o planeta, o que é o efeito estufa, como ele é importante para a vida no planeta e que a intervenção humana através dos impactos ambientais no ciclo pode trazer graves consequências para a natureza.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Mudanças Ambientais Globais - Mudanças Climáticas Antropogênicas Animação/simulação
Intervenção humana no ciclo do carbono Animação/simulação
O degelo e o nível do mar: parte 1: experimento prático Experimento prático
O ciclo do carbono Animação/simulação
Recursos Complementares
Avaliação

Sugerimos que o professor utilize a participação dos alunos nas atividades e debates e o relatório de aula prática como avaliação.  Nos links abaixo estão um modelo de relatório de aula prática de forma editável, para que o professor possa modificá-lo da maneira que desejar, para utilização nas atividades práticas; instruções de como deve ser preenchido um relatório de aula prática e um modelo pronto, como exemplo.

  1. Relatório de aula prática

http://pontociencia.org.br/aulas/relatorio_de_pratica/Relatorio_de_praticas_do_aluno.doc

  1. Como preencher

http://pontociencia.org.br/aulas/relatorio_de_pratica/Relatorio_de_praticas_instrucoes.docx

  1. Modelo de preenchimento

http://pontociencia.org.br/aulas/relatorio_de_pratica/Relatorio_de_praticas_modelo.doc

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.