15/01/2014
Adlane Vilas-Boas
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Ecologia e ciências ambientais |
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Ensino Médio | Biologia | Ecologia e ciências ambientais |
- Fotossíntese e respiração
- Alimentação como fonte de fluxo de energia
- Cadeia e teia alimentares
- Informática
- Separação dos alunos em duplas ou trios, para a utilização dos computadores, para que haja interação entre eles.
- Experimento no laboratório de ciências
Atividades a serem abordadas:
Atividade 1 – Informática: Animação do Ciclo do carbono
Se disponível, utilize o laboratório de informática. Divida a turma em duplas para que haja uma maior discussão entre os alunos.
Execute a animação O ciclo do carbono
A animação mostra o ciclo do carbono oferecendo, através de uma lupa, um detalhamento do processo onde é mostrada a quantidade de carbono liberado e capturado ao longo dos anos, séculos e milênios.
Enquanto os alunos assistem a cada etapa do ciclo, discuta detalhadamente cada uma delas, fornecendo exemplos, de preferência que tenham importância para o nosso dia a dia.
Atividade 2 – Informática: animação Mudanças ambientais e a intervenção humana no ciclo do carbono
Se disponível, utilize novamente o Laboratório de informática e execute a animação Mudanças ambientais globais - Mudanças climáticas antropogênicas
Discuta o vídeo com os alunos sobre o aquecimento global, o aumento do efeito estufa e como isso pode afetar o nosso planeta.
Execute, agora, a animação Intervenção humana no ciclo do carbono
Nesta animação, o aluno poderá perceber como a intensidade da intervenção humana influencia no ciclo do carbono visualizando valores da emissão de carbono por ano. Ele poderá retirar a influência do homem ou intensificá-la, podendo observar, enquanto executa as ações, os diferentes panoramas do tema.
Peça aos alunos para fazerem, em dupla, um pequeno relatório sobre o que eles observaram e perceberam na animação, ressaltando como a interferência humana afeta o ciclo do carbono e quais as consequências dela para o planeta.
Atividade 3 – Experimento: O degelo e o nível do mar
A próxima atividade pode ser realizada em sala de aula mas, se disponível, o laboratório de ciências é mais apropriado para a realização do experimento O degelo e o nível do mar
O degelo e o nível do mar: parte 2: vídeo
Este experimento simula o efeito do derretimento do gelo oceânico e terrestre para o nível do mar. Com a crescente discussão sobre o aquecimento global fala-se muito em aumento dos níveis dos mares. Mas como o derretimento do gelo pode aumentar o nível dos oceanos? Este experimento permite discutir o aquecimento global e propriedades da água, como a densidade.
Após a realização do experimento, peça para que os alunos façam um relatório. Como sugestão, oferecemos um modelo de relatório (na seção avaliação).
Ressaltamos a importância de que o aluno entenda que o ciclo do carbono é um processo natural, extremamente importante para o planeta, o que é o efeito estufa, como ele é importante para a vida no planeta e que a intervenção humana através dos impactos ambientais no ciclo pode trazer graves consequências para a natureza.
Nome | Tipo |
---|---|
Mudanças Ambientais Globais - Mudanças Climáticas Antropogênicas | Animação/simulação |
Intervenção humana no ciclo do carbono | Animação/simulação |
O degelo e o nível do mar: parte 1: experimento prático | Experimento prático |
O ciclo do carbono | Animação/simulação |
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/bio_ecologia/ecologia29.php - acessado em 11/03/2013 às 15:36 hs.
Sugerimos que o professor utilize a participação dos alunos nas atividades e debates e o relatório de aula prática como avaliação. Nos links abaixo estão um modelo de relatório de aula prática de forma editável, para que o professor possa modificá-lo da maneira que desejar, para utilização nas atividades práticas; instruções de como deve ser preenchido um relatório de aula prática e um modelo pronto, como exemplo.
http://pontociencia.org.br/aulas/relatorio_de_pratica/Relatorio_de_praticas_do_aluno.doc
http://pontociencia.org.br/aulas/relatorio_de_pratica/Relatorio_de_praticas_instrucoes.docx
http://pontociencia.org.br/aulas/relatorio_de_pratica/Relatorio_de_praticas_modelo.doc
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