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Poluição da água

 

17/12/2013

Autor y Coautor(es)
DIEGO DAYVISON DIAS
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Adlane Vilas-Boas

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

●     Compreender como as atividades humanas podem poluir as águas naturais.

●     Compreender como a poluição afeta a vida dos ecossistemas aquáticos.

●     Perceber os diferentes tipos de poluição da água.

●     Compreender os processos de tratamento da água e esgoto, e sua importância ecológica e para a saúde humana.

●     Compreender como a chuva ácida é formada e como causa problemas ao Homem e à Natureza.

Duração das atividades
2 a 7 horas/aula (algumas aulas são independentes e o professor pode escolher qual atividade usar)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- O ciclo da água

- Introdução a conceitos de ecologia

Estratégias e recursos da aula
  • Informática
  • Pesquisa sobre dados da própria cidade
  • Separação dos alunos em duplas ou trios, para a utilização dos computadores, para que haja interação entre eles.
  • Experimento no laboratório de ciências

 

Atividades a serem executas:

 

Instruções ao professor

 

Atividade 1 - Experimento

 

Se disponível, utilize o laboratório de Ciências, onde os alunos serão divididos em grupos conforme a capacidade do laboratório. Caso contrário, este experimento pode ser feito como demonstração em sala de aula.

Execute o experimento Perigos ocultos na água

 

 

Atividade 2 – Vídeo de animação

 

Se disponível, utilize o Laboratório de informática, separando os alunos em duplas ou trios, para enriquecer a discussão entre eles, e execute a animação Tratamento da água

 

 

Discuta com os alunos o processo de tratamento de água e de esgoto, sua importância, se e como é realizado o tratamento de água e esgoto nos municípios brasileiros.

     

Atividade 3 - Pesquisa

 

Seguindo a atividade anterior, peça para que os alunos façam uma pequena pesquisa onde eles devem procurar descobrir como ocorre os tratamentos de esgotos e água no seu próprio município. Qual(is) empresa(s) é/são a(s) responsável/responsáveis, (no caso de não possuir: como os moradores obtém a água para consumo – cisterna, poço artesiano, caminhão pipa, etc. -, se ela é limpa, entre outros).

Discuta com os alunos os resultados da pesquisa.

Pergunte se eles sabem como é que se descobre se uma lagoa, um rio, ou córrego aparentemente limpos, são realmente limpos.

Em seguida execute para eles o áudio Água boa, pergunte a quem mora lá 

 

 

 

 

Em seguida, discuta o áudio, esclarecendo sobre a utilização de micro-organismos como bio-indicadores da qualidade da água.

 

Atividade 4 - Simulação de experimento - Chuva ácida

 

Em sala de aula, questione os alunos se apenas lixo e esgotos poluem a água. Mostre a eles que existem outras formas de poluição como a dos solos (que também afetam a água) e a atmosférica (chuva ácida).

Utilize o Laboratório de Informática para acessar a animação/simulação Chuva ácida

 

 

 

Discuta e explique cada passo da simulação.

 

Atividade 5 - Experimento - Chuva ácida

 

No laboratório de Ciências, faça os experimentos Simulação de chuva ácida e suas consequências

 

 

 

Como atividade avaliativa, peça a eles que preencham um relatório de aula prática para cada experimento, conforme o modelo sugerido nos experimentos.

 

Atividade 6 - Oficina de experimentos

 

A turma deve ser dividida em 6 grupos para uma oficina de experimentos no laboratório. Distribua entre os grupos os experimentos listados abaixo, disponíveis no Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE) nos links:

1. Como se forma a espuma

 

 

 

2. Água na natureza - atividade 2: O que acontece quando transformamos um rio num depósito de lixo?

 

 

 

 

 

3. Água na natureza - atividade 3: O que acontece quando o esgoto é lançado no rio sem tratamento?

 

 

 

 

 

 

4. Água na natureza - atividade 4: Quais os prejuízos causados pelo derramamento de petróleo no mar?

 

 

 

 

 

 

 

5. Água na natureza - atividade 5: Os poluentes do solo prejudicam a água?

 

 

 

 

 

6. Por que se afundam os patos?

 

 

 

 

Peça aos alunos que pesquisem sobre o tema do seu experimento e que preparem uma pequena apresentação de 3 a 5 minutos para a próxima aula, que será no laboratório de Ciências, onde cada grupo realizará o seu experimento enquanto explica para o restante da sala.

Avalie a apresentação de cada grupo e discuta com a turma cada experimento.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Porque se afundam os patos? Experimento prático
Água na natureza - atividade 4: Quais os prejuízos causados pelo derramamento de petróleo no mar? Experimento prático
Simulação de chuva ácida e suas consequências - Aula 2 Experimento prático
Simulação de chuva ácida e suas consequências - Aula 3 Experimento prático
Como se forma uma espuma Experimento prático
Água na natureza - atividade 5: Os poluentes do solo prejudicam a água? Experimento prático
Água na natureza - atividade 3: O que acontece quando o esgoto é lançado no rio sem tratamento? Experimento prático
Simulação de chuva ácida e suas consequências - Aula 1 Experimento prático
Perigos ocultos na água - Poluição Experimento prático
Tratamento da água Animação/simulação
Água boa pergunte a quem mora lá Áudio
Chuva ácida Animação/simulação
Água na natureza - atividade 2: O que acontece quando transformamos um rio num depósito de lixo? Experimento prático
Recursos Complementares

Objetos educacionais disponíveis no Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE):

·         O rio em perigo - Animação/simulação

            http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/4827

·         Conversa periódica – Tratamento da água - Vídeo

            http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/18595

·         Os rios praias oceanos e mares - Áudio

            http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/7442

Avaliação

            Sugerimos que o professor utilize a participação dos alunos nas atividades e debates, os relatórios das aulas práticas, a pesquisa e as apresentações dos experimentos na atividade 6 como avaliação. Nos links abaixo estão um modelo de relatório de aula prática de forma editável, para que o professor possa modificá-lo da maneira que desejar, para utilização nas atividades práticas; instruções de como deve ser preenchido um relatório de aula prática e um modelo pronto como exemplo.

  1. Relatório de aula prática

http://pontociencia.org.br/aulas/relatorio_de_pratica/Relatorio_de_praticas_do_aluno.doc

  1. Como preencher

http://pontociencia.org.br/aulas/relatorio_de_pratica/Relatorio_de_praticas_instrucoes.docx

  1. Modelo de preenchimento

http://pontociencia.org.br/aulas/relatorio_de_pratica/Relatorio_de_praticas_modelo.doc

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