18/12/2013
Adlane Vilas-Boas
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Moléculas, células e tecidos |
· Aprender como funciona o sistema digestivo e suas funções.
· Compreender como o corpo digere os alimentos desde a boca até o intestino.
· Compreender a importância do sistema digestivo para o organismo.
· Aprender quais são os componentes do sistema digestivo.
· Compreender como o sistema digestivo interage com outros sistemas do corpo.
· Compreender como é feita a absorção de nutrientes pelo sistema digestivo e sua distribuição para o corpo.
Não precisa de conhecimentos prévios.
- Informática
- Experimento no laboratório de ciências.
Atividades a serem executadas:
Instruções ao professor
Atividade 1 – Animação – Fisiologia – sistema digestivo
Se disponível, utilize o Laboratório de informática, separando a turma em duplas ou trios, para enriquecer a discussão entre os alunos, e execute a animação Fisiologia - sistema digestivo
Nessa animação o professor poderá mostrar aos alunos os componentes do sistema digestivo, sua anatomia e fisiologia. Funções dos seus principais órgãos, classificação dos alimentos, as principais moléculas dos nutrientes, o funcionamento das enzimas, vitaminas, movimentos peristálticos, formação das fezes e absorção, enfim, o professor poderá mostrar em detalhes todo o sistema digestivo.
À medida que os alunos assistem e interagem com a animação, o professor deve promover questionamentos sobre cada componente e etapa do sistema digestivo e explicar os pontos mais relevantes sobre o assunto.
Para complementar com informações mais detalhadas sobre o sistema digestivo, o professor pode executar as animações abaixo
1. Sistema digestório que é uma animação em 3D onde os alunos poderão ver melhor a anatomia do sistema digestivo.
2. Intestino humano, animação simplificada onde pode ser observado o funcionamento do intestino, inclusive mostrando os movimentos peristálticos.
3. Parede intestinal animação onde mostra a absorção de lipídeos pelo intestino.
Aponte para os alunos os sistemas digestivos em outros organismos, comparando-os com o Homem, mostrando as diferenças e semelhanças entre eles.
Discuta com os alunos como o sistema digestivo interage com os outros sistemas.
Atividade 2 – Aula prática Caminho da comida
· Leve os alunos para o laboratório de ciências e faça com eles a prática Caminho da comida: parte 1: experimento prático
A prática consiste em visualizar o trajeto feito pela comida no tubo digestivo das planárias.
Antes de realizar a prática com os alunos, faça-a antes e deixe algumas planárias já alimentadas com 4 horas de antecedência, para que eles vejam melhor os resultados da prática.
Peça aos alunos que façam um relatório da aula prática, para que registrem o que viram na prática e o que aprenderam.
Nome | Tipo |
---|---|
Caminho da comida: parte 2: vídeo | Vídeo |
Sistema digestório | Animação/simulação |
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/FisiologiaAnimal/digestao.php- (acessado em 21/05/2013 às 16:53 hs).
Sugerimos que o professor utilize a participação dos alunos nas atividades e debates, relatório da aula prática como avaliação. Nos links abaixo estão um modelo de relatório de aula prática de forma editável, para que o professor possa modificá-lo da maneira que desejar, para utilização nas atividades práticas; instruções de como deve ser preenchido um relatório de aula prática e um modelo pronto como exemplo.
http://pontociencia.org.br/aulas/relatorio_de_pratica/Relatorio_de_praticas_do_aluno.doc
http://pontociencia.org.br/aulas/relatorio_de_pratica/Relatorio_de_praticas_instrucoes.docx
http://pontociencia.org.br/aulas/relatorio_de_pratica/Relatorio_de_praticas_modelo.doc
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
25/04/2014
Cinco estrelasmuito bom!