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Sistema excretor

 

30/01/2014

Autor y Coautor(es)
DIEGO DAYVISON DIAS
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Adlane Vilas-Boas

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Moléculas, células e tecidos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Aprender sobre o funcionamento do sistema excretor e suas funções.

·         Compreender como a urina é produzida e eliminada do corpo.

·         Compreender a importância do sistema excretor para o organismo.

·         Aprender quais são os componentes do sistema excretor.

·         Compreender como o sistema excretor interage com outros sistemas do corpo.

Duração das atividades
1 a 2 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

            - Informática

            - Aula prática no laboratório de ciências.

 

Atividades a serem abordadas:

 

Instruções ao professor

 

Atividade 1 – Animação interativa Fisiologia – sistema urinário

 

Se disponível, utilize o Laboratório de informática, separando a turma em duplas ou trios, para enriquecer a discussão entre os alunos, e execute a animação Fisiologia - sistema urinário que permite uma interação à medida que o aluno clica nas imagens e setas.

 

 

Imagens do objeto educacional - Fisiologia - Sistema Urinário

Se não estiver disponível um computador para os alunos em duplas, o professor poderá guiar a classe nessa animação, e poderá mostrar aos alunos os componentes do sistema excretor, sua anatomia e fisiologia.

A primeira aba se desdobra para mostrar como é o funcionamento dos rins, como a urina é formada e sua composição, e relaciona ao fim, a insuficiência renal como um dos problemas de saúde relacionado a este sistema.

À medida que os alunos assistem e interagem com a animação, o professor deve promover questionamentos sobre cada componente e etapa que envolve o sistema excretor e explicar questões mais relevantes sobre o assunto.

O professor pode pedir aos alunos que pesquisem sobre tratamentos para insuficiência renal (exemplos: hemodiálise e diálise peritoneal http://www.sbn.org.br/leigos/index.php?dialise&menu=8 e http://www.portaldadialise.com/portal/o-que-e-dialise-peritoneal#.UrRN_vRDsrU)

Uma das abas do recurso se dedica ao temas das excretas em diferentes filos. O professor deve apontar para os alunos os tipos de excretas liberadas pelos grupos de seres vivos, e comparar cada uma delas quanto à quantidade de água e a sua toxicidade, em relação ao ambiente em que vivem. Mostrar para os alunos como isso foi importante ao longo da história evolutiva na conquista do ambiente terrestre pelas espécies aquáticas.

Após terminar de ver e explicar toda a animação executar a animação Papel das junções celulares no funcionamento da bexiga

 

 

 

O professor pode , em seguida, discutir com os alunos outras formas de excreção usadas pelo corpo, como a pele ou a expiração. O professor poderá também pedir para que os alunos respondam algumas questões para ajudar no processo de aprendizagem, como as questões sugeridas abaixo:

 

  1. Cite quais são as excretas nitrogenadas e como são a solubilidade e toxicidade de cada uma.
  2. Cite 2 exemplos de animais para cada tipo de excreta nitrogenada.
  3. Cite quais hormônios regulam a excreção e explique como cada um deles atua.
  4. Qual é o principal metabólito excretado pelos rins? De quais substâncias esse metabólito se origina?

 

Atividade 2 - Aula prática

 

A próxima atividade pode ser realizada em sala de aula mas, se disponível, o laboratório de ciências é mais apropriado para a realização da prática Excreção: Excreção através da pele

 

 

 

A prática consiste em se medir se a eliminação de ureia pelo suor acontece da mesma forma em diferentes pontos da pele.

Para o professor saber um pouco mais sobre a reação com o cobalto visualize o objeto

 

Peça aos alunos que façam um relatório da aula prática, para que registrem o que viram na prática e o que aprenderam.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Le Chatelier e o cloreto de cobalto: parte 2: vídeo Vídeo
Le Chatelier e o cloreto de cobalto: parte 1: experimento prático Experimento prático
Recursos Complementares

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/excrecao.php - ( acessado em 10/05/2013 às 16:58 hs).

Avaliação

Sugerimos que o professor utilize a participação dos alunos nas atividades e debates, relatório da aula prática como avaliação.  Nos links abaixo estão um modelo de relatório de aula prática de forma editável, para que o professor possa modificá-lo da maneira que desejar, para utilização nas atividades práticas; instruções de como deve ser preenchido um relatório de aula prática e um modelo pronto como exemplo.

  1. Relatório de aula prática

http://pontociencia.org.br/aulas/relatorio_de_pratica/Relatorio_de_praticas_do_aluno.doc

  1. Como preencher

http://pontociencia.org.br/aulas/relatorio_de_pratica/Relatorio_de_praticas_instrucoes.docx

  1. Modelo de preenchimento

http://pontociencia.org.br/aulas/relatorio_de_pratica/Relatorio_de_praticas_modelo.doc

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