Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Sistema reprodutor

 

30/01/2014

Autor y Coautor(es)
DIEGO DAYVISON DIAS
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Adlane Vilas-Boas

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Moléculas, células e tecidos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Aprender como funciona o sistema reprodutor e suas funções.

·         Compreender a importância do sistema reprodutor para os seres humanos.

·         Aprender quais são os componentes do sistema reprodutor.

·         Compreender como a importância do sistema reprodutor para o desenvolvimento das características sexuais masculinas e femininas.

·         Compreender o ciclo menstrual nas mulheres.

·         Comparar o sistema reprodutor humano com o de outros organismos.

Duração das atividades
1 a 2 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

- Informática

- Trabalho de pesquisa em grupo sobre temas relativos ao sistema reprodutor.

 

Atividades a serem executadas:

 

Instruções ao professor

 

Atividade 1 – Animação Fisiologia - Reprodução

Se disponível, utilize o Laboratório de informática, separando a turma em duplas ou trios, para enriquecer a discussão entre os alunos, e execute a animação Fisiologia – reprodução que está disponível no site do PlanetaBio no link: http://www.planetabio.com/reproducao.html - acessado em 13/08/2013 às 12:03 hs.

Nessa animação, o professor poderá mostrar aos alunos os componentes do sistema reprodutor masculino e feminino. Também mostra como são produzidos os gametas e o papel dos órgãos do sistema reprodutor em cada etapa e no desenvolvimento das características primárias e secundárias de homens e mulheres, ciclo menstrual feminino, entre outras coisas referentes ao assunto.

 

 

 

 

 

 

 

À medida que os alunos assistem e interagem com a animação, o professor deve promover questionamentos sobre cada componente e etapa que envolve o sistema reprodutor e explicar os pontos mais relevantes sobre o assunto.

O ciclo menstrual é um desafio para o aluno entender devido à grande quantidade de informações sobre os diferentes hormônios e as mudanças fisiológicas envolvidos. A animação pode ser explorada para mostrar detalhadamente as etapas ou apenas alguns pontos importantes, como os dias de menstruação ou ovulação.

Como curiosidade, você pode executar os objetos abaixo a título de curiosidade caso julgue necessário:

 

Áudio com música e informações sobre reprodução sexual

 

 

 

Áudio que explica sobre a reprodução humana de maneira simples:

 

 

 

Aponte para os alunos os sistemas reprodutores de outros organismos, comparando-os com o Homem, mostrando as diferenças e semelhanças entre eles.

 

Atividade 2 – Pesquisa – Métodos contraceptivos

 

Ainda no laboratório de informática, separe a turma em grupos e peça para que cada grupo faça uma breve pesquisa sobre um método contraceptivo e a relação deste método com doenças sexualmente transmissíveis. Ou seja,  o grupo vai pesquisar qual é o método, como o utiliza, sua eficácia, e se este método pode ser utilizado para prevenir doenças sexualmente transmissíveis e quais doenças ele pode prevenir. Os temas das pesquisas devem ser previamente escolhidos pelo professor que ficará responsável por designar um método contraceptivo para cada grupo, seja por sorteio ou por preferência dos grupos. O número de grupos e o de seus integrantes, será escolhido pelo professor conforme ele preferir, levando-se em conta número de alunos e disponibilidade de tempo para a execução desta atividade.

Após a pesquisa, peça a eles que preparem pequenas apresentações para o restante da sala sobre os métodos contraceptivos sob sua responsabilidade (de 5 a 10 minutos para cada apresentação). Dê tempo para a turma discutir o tema após as apresentações, onde eles possam expor seu ponto de vista e retirar possíveis dúvidas que os alunos tenham.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Por que precisa fazer sexo para ter filhos? Áudio
Recursos Complementares

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/sistemagenital.php- (acessado em 08/07/2013 às 16:53 hs).

Avaliação

            Sugerimos que o professor utilize a participação dos alunos nas atividades e debates e a apresentação dos métodos contraceptivos como avaliação.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.