20/08/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido desenvolvidas algumas estratégias de participação e de interação em sala de aula, pois é importante que os alunos sejam capazes de exporem suas ideias e se relacionarem com os colegas.
Professor, por meio deste portal, pretendemos ir ao encontro do programa de formação do MEC: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, na medida em que podemos trocar e compartilhar sobre as práticas pedagógicas que realizamos, contribuindo, significativamente, para a nossa formação docente.
O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para obter mais informações acesse os sítios abaixo:
Sítio: "E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste Blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 01 de ago. 2013.
Sítio: "MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Acesso em: 01 de ago. 2013, e depois clique em "Cadernos de Formação".
A partir do trabalho com ditados e expressões populares, evidenciamos a possibilidade de abordar alguns direitos de aprendizagem dos alunos, como, por exemplo:
Fonte:
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC, SEB, 2012. p. 32-37.
Professor, apresentaremos algumas estratégias para se trabalhar com ditados e expressões populares. Para cada atividade há uma estratégia, assim, você poderá optar por usar as estratégias só para trabalhar com ditados ou somente com expressões, se achar que ficará confuso para os alunos. Porém, se preferir, realize o trabalho concomitantemente.
Professor, os ditados populares são conceitos transmitidos por pessoas, de geração em geração e que, de alguma maneira, têm como objetivo alertar, aconselhar as pessoas.
Já as expressões populares são frases criadas pelo povo e que na sua maioria têm a função de comparar com diversos assuntos/situações, como: modo de agir, modo de pensar. São frases que de tão repetitivas, viram fórmulas para representar algum acontecimento.
Ambos fizeram e fazem parte da memória do povo, pois são criados pela própria voz do povo, fato que garante e enriquece o nosso folclore. Nesse sentido, como fazem parte da tradição oral, está presente no cotidiano das pessoas, por isso é relevante que você estimule o conhecimento de mundo dos alunos sobre o que eles conhecem sobre ditados e expressões populares.
Você poderá, por exemplo, preparar uma apresentação em data show com alguns ditados e/ou expressões populares escritos ou imagens que os representam. Os alunos tentarão lembrá-los ou reconhecê-los e a partir desse momento solicite que relatem se já os ouviram, em que situação presenciaram esses dizeres. Poderão até construir uma explicação para o seu significado.
Fonte: Imagem da própria autora.
Outra forma de aquecer essa temática seria por meio da contação de histórias. Sugerimos algumas para evidenciar esses dizeres da tradição oral.
Título: Maria – vai – com – as – outras
Autora: Sylvia Orthof
Editora: Ática
Sinopse: A ovelha Maria era mesmo uma Maria-vai-com-as-outras. Até o dia em que descobriu que cada um pode ter o seu próprio caminho, basta querer.
Fonte: Sítio: “Livraria Cultura”. Disponível em:
<http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=54217>.
Acesso em: 02 de ago. 2013.
Título: A rainha da cocada preta
Autora: Miriam Portela
Editora: Noovha América
Sinopse: Se você também está cansado de ficar marcando touca e com a pulga atrás da orelha para saber quem é essa tal rainha da cocada preta, prepare-se para levar um susto de cair do cavalo. É que esta história, apesar de ser do tempo da carochinha, é contada por uma avó que de tão esperta é capaz de dar nó em pingo d'água.
Fonte: Sítio: “Editora Noovha América”. Disponível em:
<http://www.noovhaamerica.com.br/lojanoovha/product.php?id_product=191>.
Acesso em: 02 de ago. 2013.
Título: Saladinha de Queixas
Autora: Tatiana Belink
Editora: Moderna
Sinopse: Conta a história de frutas, legumes e verduras que se reuniram para se queixar do mau uso que os humanos fazem dos seus nomes. Em forma de rimas, a laranja reclamou primeiro, depois foi a vez do abacaxi, do pepino, da banana e do mamão. A única que, ao invés de se sentir insultada, sorria lisonjeada era a uva, mesmo porque uva é moça bonita.
Fonte: Sítio: “Livraria Cultura”. Disponível em:
Acesso em: 02 de ago. 2013.
Professor, após ouvir as opiniões dos alunos, levante o conhecimento prévio dos mesmos, sobre os ditados e expressões populares do folclore brasileiro. Esclareça o significado de folclore. Procure saber o repertório dos alunos sobre a temática. Muitos alunos conhecem alguns ditados e expressões populares sem terem consciência de que fazem parte do folclore brasileiro.
Professor, nesse momento exiba para os alunos dois vídeos que estão disponibilizados no Portal do Professor.
Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18939>. Acesso em: 02 de ago. 2013.
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18653>. Acesso em: 02 de ago. 2013.
Em seguida, organize a turma em dois grandes grupos. Um grupo pesquisará sobre a origem e significados de alguns ditados populares o outro grupo pesquisará sobre a origem e/ou significados de algumas expressões populares. Se preferir a atividade poderá ser realizada em duplas.
Para a realização dessa atividade leve os alunos ao Laboratório de Informática ou oriente-os para utilizarem o laptop Classmate e acessarem na internet o programa Mozilla Firefox (Área de Trabalho > Navegador de Internet) os sítios a seguir:
Sítio: "Ensinar e aprender". Disponível em: <http://www.ensinar-aprender.com.br/2011/07/ditados-populares-e-frases-populares.html>. Acesso em: 02 de ago. 2013.
Sítio: "De boca em boca até hoje". Disponível em: <http://debocaembocaatehoje.blogspot.com.br/>. Acesso em: 02 de ago. 2013.
Sítio: "Teixeiras". Disponível em: <http://www.teixeiras.info/site/ditados_expressoes.php>. Acesso em: 02 de ago. 2013.
Sítio: "Provérbio e frase". Disponível em: <http://www.proverbioefrase.com/2011/04/ditados-populares-e-seus-significados.html>. Acesso em: 02 de ago. 2013.
Sítio: "Portal São Francisco". Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/artigos/traducao-de-proverbios-e-ditos-populares.php>. Acesso em: 02 de ago. 2013.
Por meio desses sítios exemplificaremos alguns significados que os alunos irão encontrar:
Peça para os alunos copiarem ou imprimirem os significados das expressões e/ou ditados populares. Logo após os grupos ou as duplas deverão apresentar/ler os significados que encontraram e organizá-los em um mural de forma que os ditados fiquem de um lado e as expressões de outro.
Professor, a partir das atividades anteriores os alunos já estão se familiarizando com os termos usados: ditados e/ou expressões populares.
Portanto, apresentamos algumas sugestões para fixar esses conceitos:
Exemplo de ditado popular:
Fonte: Sítio: "Atividade Educa. Diversos desenhos”. Disponível em:
<http://www.atividadeeduca.com/2012/06/ditado-popular.html>.
Acesso em: 02 de ago. 2013.
Exemplo de expressão popular:
Fonte: Sítio: “Língua em foco”. Disponível em:
<http://linguaemfocomju.blogspot.com.br/2011/03/denotativo-x-conotativo.html>.
Acesso em: 02 de ago. 2013.
Professor, a seguir sugerimos algumas atividades para serem realizadas e registradas no caderno de Língua Portuguesa.
Fonte das imagens 1 e 2:
Sítio: “Blog Tatiana Alfabetização’ Disponível em:<http://tatiana-alfabetizacao.blogspot.com.br/2008/08/folclore-ditados-populares.html>. Acesso em: 02 de ago. 2013.
Fonte da imagem 3:
Sítio: “Blog Pedagógico”. Disponível em:<http://pedagogiccos.blogspot.com.br/2012/08/atividades-sobre-ditados-populares.html>. Acesso em: 02 de ago. 2013.
1) Leia as frases abaixo e complete-as. Depois, verifique se escreveu ditados populares:
* Quem não tem cão, ____________________.
* Apressado, _______________________.
* Galinha que acompanha pato, ___________________________.
* Em casa de ferreiro, ____________________________.
* Mais vale um pássaro na mão, ____________________________.
* Roupa suja, __________________________.
2) Os ditados populares a seguir foram embaralhados. Reescreva-os na ordem certa.
a) Filho de peixe, tanto bate até que fura.
b) Água mole em pedra dura, não se olham os dentes.
c) Em cavalo velho, peixinho é.
d) Santo de casa tem 100 anos de perdão.
e) Ladrão que rouba ladrão ri por último.
f) Mais vale um pássaro na mão àquele que colhe tempestade
g) Ri melhor quem não faz milagre.
h) Quem semeia vento colhe dois pássaros voando.
Respostas:
a) Filho de peixe peixinho é.
b) Água mole em pedra dura tanto bate até que fura.
c) Em cavalo dado não se olham os dentes.
d) Santo de casa não faz milagre.
e) Ladrão que rouba ladrão tem 100 anos de perdão.
f) Mais vale um pássaro na mão que dois voando.
g) Quem ri por ultimo ri melhor.
h) Quem semeia vento colhe tempestade
3) Digite ou escreva em tiras de papel ditados e/ou expressões populares. Em seguida, recorte palavra por palavra e distribua uma para cada aluno. Os alunos deverão encontrar os colegas para formarem corretamente o ditado ou expressão popular. Repita a atividade e peça para os alunos copiarem a frase que formaram.
Alguns exemplos:
Fonte: Imagem da própria autora.
Professor, o lúdico deve permear os processos de ensino e de aprendizagem. Nesse sentido apresentaremos brincadeiras e jogos sobre os dizeres populares.
Professor, você poderá permitir que os alunos escolham, aleatoriamente, ditados ou expressões populares ou se preferir, você poderá elencar alguns dizeres para cada aluno.
Organizados em trios, os alunos deverão preparar uma apresentação sobre os ditados e/ou expressões populares escolhidos. Dê algumas dicas para que se preparem.
Cada grupo será responsável por interpretar um ou dois ditados populares. Essa apresentação deverá enfocar a construção da significação que emergem do ditado.
Os grupos deverão:
MÍMICAS
Organize a turma em dois grandes grupos e solicite que cada grupo prepare por meio de mímicas ditados e/ou expressões populares para o outro grupo adivinhar. Vence o grupo que adivinhar mais.
Terminada as mímicas dos grupos, o professor deve iniciar um debate com os alunos para apresentarem suas dificuldades e se conseguiram compreender qual dito popular seus colegas interpretaram. Recomenda-se que o professor formalize sobre ditados e expressões populares explicando que possuem um significado que é passado de geração em geração.
Professor, reserve um momento e leve os alunos ao Laboratório de Informática ou oriente-os para utilizarem o laptop Classmate e acessarem na internet o programa Mozilla Firefox (Área de Trabalho > Navegador de Internet) o sítio a seguir para jogar o JOGO: COMO DIZ O DITADO.
Os alunos deverão ler a situação apresentada e logo após arrastarem o ditado ou expressão que se adéque a ela. São ao total, 10 situações cotidianas.
Fonte: Sítio: “Recreio. Jogo: Teste – Como diz o ditado”. Disponível em:
<http://www.recreio.com.br/licao-de-casa/teste-descubra-o-significado-de-ditados-populares>.
Acesso: 02 de ago. 2013.
Acertando a resposta aparecerá uma explicação sobre a origem e o significado do ditado ou expressão popular.
Fonte: Sítio: “Recreio. Jogo: Teste – Como diz o ditado”. Disponível em:
<http://www.recreio.com.br/licao-de-casa/teste-descubra-o-significado-de-ditados-populares>.
Acesso: 02 de ago. 2013.
Nome | Tipo |
---|---|
Expressões populares [Sua língua] | Vídeo |
Ditos populares [Sua língua] | Vídeo |
Sugestões para professores:
Sítio: "Revista Nova Escola. Sequência Didática: Plano de aula: De grão em grão...a história dos provérbios".
Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/plano-aula-grao-historia-proverbios-ditados-populares-647770.shtml>. Acesso: 02 de ago. 2013.
Professor, a avaliação deverá acontecer ao longo do ano letivo e, com base nela e nas atividades desenvolvidas diariamente, sugerimos que faça registros diários para cada aluno, de modo a poder acompanhar os avanços de cada um, com relação ao reconhecimento e ao uso dos ditados e/ou expressões populares trabalhado nessa aula, bem como os avanços no sistema de escrita alfabética. Dessa forma, é possível, analisar o rendimento dos alunos de modo a pensar nas soluções para que efetivamente eles aprendam. Avalie se os alunos conseguiram construir conhecimentos sobre as diferenças e os significados de ditado e expressão popular, bem como as dificuldades e êxitos apresentados durante a realização das atividades sugeridas. Observe sempre as hipóteses dos alunos, verifique se as atividades feitas por eles expressam avanços ou dificuldades, pois estas ajudarão no processo de formação do aluno.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
20/08/2014
Cinco estrelasMaravilhosa a aula