Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Adivinhas: brincar com palavras pode ser divertido

 

20/08/2013

Autor y Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver a fluência na leitura;
  • Ler, com desenvoltura, diferentes adivinhas;
  • Criar adivinhas;
  • Envolver-se, ativamente, em brincadeiras de adivinhação;
  • Realizar jogos e brincadeiras por meio de adivinhas;
  • Resgatar valores culturais;
  • Despertar o interesse pela leitura e escrita;
  • Conhecer  a riqueza cultural do folclore;
  • Desenvolver a linguagem oral e escrita, como também a criatividade;
  • Desenvolver habilidades de leitura, de escrita e de interpretação;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA e no tablet, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – Quatro (4) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido desenvolvidas algumas estratégias de participação e de interação em sala de aula, pois é importante que os alunos sejam capazes de exporem suas ideias e se relacionarem com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

Informações ao professor

 

Professor, por meio deste Portal, pretendemos ir ao encontro do programa de formação docente proposto pelo MEC: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, na medida em que podemos trocar e compartilhar sobre as práticas pedagógicas que realizamos, contribuindo, significativamente, para a nossa formação docente.

O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para obter mais informações acesse os sítios abaixo:

Sítio: "E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste Blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 01 de ago. 2013.

Sítio: "MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Acesso em: 01 de ago. 2013, e depois clique em "Cadernos de Formação". 

 

A partir do trabalho com adivinhas, evidenciamos a possibilidade de abordar alguns direitos de aprendizagem dos alunos, como, por exemplo:

 

  • Compreender e produzir textos orais e escritos de diferentes gêneros, veiculados em suportes textuais diversos, e para atender a diferentes propósitos comunicativos, considerando as condições em que os discursos são criados e recebidos;
  • Ler textos (poemas, canções, tirinhas, textos de tradição oral, dentre outros), com autonomia;
  • Ler em voz alta, com fluência, em diferentes situações;
  • Interpretar frases e expressões em textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos com autonomia;
  • Produzir textos de diferentes gêneros com autonomia, atendendo a diferentes finalidades.

 

Fonte:

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC, SEB, 2012.  p. 32-37.

 

1ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, organize e inicie a aula em uma roda de conversa, pois esse momento proporciona além de espaços para diálogo; aproximações e troca de experiências, opiniões e sentimentos entre todos os alunos. Utilize o espaço da “rodinha” (os alunos deverão sentar-se um ao lado do outro) para sensibilizar os alunos pela temática das adivinhas. Inicie esse momento de forma bem divertida e com a participação efetiva de seus alunos.

Para tanto, organize diversas adivinhas em uma caixinha e coloque no meio da rodinha. Os alunos, um por vez, deverão pegar uma adivinha e ler para turma, os demais deverão adivinhar.

  

adivinhas

Fonte: Imagem da própria autora.

 

Se os alunos estiverem iniciando o processo de leitura, você poderá preparar algumas charadas para eles adivinharem. Sugerimos que apresente as charadas por meio de um livro intitulado:

Título: O que é o que é?

Autora: Denise Caccese Perrotti

Ilustração: Eva Furnari

Editora: Paulus

Sinopse: O livro reúne algumas adivinhas que fazem parte do repertório brasileiro de cultura popular. A autora brinca com imagens, joga, dá pistas, estimula a procura e a criatividade. No final, dá as respostas sempre de forma criativa e com coloridas ilustrações. Recomendado para crianças de até 9 anos.

 o que é

Fonte: Sítio: “Blog Pinturas e jogos”. Disponível em:

<http://pinturas-e-jogos.blogspot.com.br/2011/09/o-que-e-livro.html>.

Acesso em: 04 de ago. 2013.

 

Nesse mesmo sítio: <http://pinturas-e-jogos.blogspot.com.br/2011/09/o-que-e-livro.html>, você encontra o livro "O que é O que é?" disponível em slides, por isso apresente as adivinhas à turma, em um projetor de imagens.

Após esse momento, pergunte se alguém conhece alguma charada que não foi dita, se alguém conhecer alguma, permita que proponha o desafio para a turma.

Em seguida, explique aos alunos que as adivinhas, também conhecidas como "O que é o que é” servem para divertir. São criadas pelas pessoas e fazem parte da cultura popular e do folclore brasileiro. São muito comuns entre as crianças, mas também fazem sucesso entre os adultos.

 

2ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, nesse momento proponha à turma o desafio/brincadeira de criar as próprias charadas. Para tal situação apresentaremos duas sugestões a seguir:

 

1ª sugestão:   ADIVINHE O OBJETO

 

Prepare uma caixa com vários objetos, na qual os alunos não consigam ver o que tem dentro dela e uma venda para tapar os olhos. Com os alunos sentados em roda, coloque a venda em um aluno de cada vez. Ao aluno que estiver com a venda, é dada a caixa com vários objetos. Ele deverá pegar um objeto através do tato e tentar adivinhar qual o objeto que pegou. Passe a caixa para todos os alunos e peça para decorarem o nome do objeto que o colega descobriu. O ideal é providenciar a quantidade de objetos de acordo com a quantidade de alunos, assim, se tiver 20 alunos, deverá providenciar 20 objetos diferentes, se possível.

 

Após esse momento entregue uma folha de papel para cada aluno e peça para escreverem somente as características dos objetos, sem mencionarem no texto o nome do mesmo. Ao final da folha os alunos deverão escrever o nome do objeto.

 

Exemplo:

 

petaca

 

Quando todos terminarem de escrever as características e o nome do objeto, recolha todas as folhas, dobre a parte em que está escrito o nome do objeto e entregue aos alunos aleatoriamente, sem deixar que a mesma pessoa que escreveu pegue o seu papel.

Começa então o trabalho de leitura e adivinhação. Cada um lê alto para o grupo as características do objeto e tenta descobrir, caso não consiga pede ajuda ao grupo. Este é um trabalho simples de leitura para os alunos na fase inicial de alfabetização, que desperta muito prazer nas crianças envolvidas na brincadeira, não desperta resistência em escrever e ler. Os alunos, nesta etapa, desenvolverão a criatividade, a capacidade de levantar hipóteses e de explorar  semelhanças e diferenças.

 

2ª sugestãoMENSAGENS SECRETAS

 

Explique aos alunos que vão montar uma charada e que uma boa charada se faz começando de trás para frente! Para tanto, disponibilize uma folha de papel em branco para cada aluno e peça para pensarem em qualquer coisa que achem interessante e escrevam o nome desse objeto no papel.

 

Agora que os alunos já sabem a resposta da charada eles devem pensar na pergunta mais interessante que se possa fazer sobre esta coisa que escolheram.

 

Solicite que escrevam no papel algumas características (qualidades) desta coisa. 

 

Por exemplo:

 

O aluno escreveu na folha de papel a palavra, ORELHA (que é a resposta da charada dele.).

Depois escreveu:

A orelha escuta, mas não fala. O livro tem orelha. Tem orelha de todos os tamanhos. 

Logo após o aluno deverá montar a charada:

O que é o que é, que escuta, mas não fala, tem no livro e na gente?

Resposta:  A orelha.

 

Depois que todas as charadas estiverem concluídas organize um momento para os alunos socializarem as adivinhas. Cada um poderá ler a sua para a turma. Professor, lembramos que durante todo o processo de criação e escrita, você enquanto facilitador da aprendizagem deverá orientar e auxiliar sempre que for necessário. 

 

3ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

 

JOGO: O QUE É O QUE É: ADIVINHE SE PUDER

 

A adivinha é um gênero cujo objetivo é desafiar, brincar, tentar descobrir. Por isso, propomos o jogo das adivinhas para contribuir com o processo de alfabetização.

A interação nesse tipo de atividade é muito importante, pois as crianças podem conversar sobre o sentido das palavras e as possíveis respostas.

O jogo “O que é o que é: adivinhe se puder”, consiste em um rol de adivinhas e um repertório possível de respostas composto de 4 palavras para cada adivinha, indicadas pela cor. O jogo consiste em procurar, dentre as palavras do grupo (de mesma cor), a que responde à adivinha. 

 

o que é  o q  o que é o que é

Fonte: imagens da própria autora.

 

As outras palavras apresentam aspectos como:

 

  • Mesma letra inicial e/ou final;
  • A primeira vogal coincide ou inicia com a primeira vogal presente na resposta;
  • Apresenta número de letras correspondentes ao número de sílabas da resposta à adivinha;
  • Tem letras parecidas etc. 

 

Esses aspectos vão se constituir em desafios para o jogador que ainda não tem domínio de leitura, pois provocará a reflexão, a comparação, o uso dos conhecimentos de que dispõe sobre o sistema de escrita alfabética.

Professor, proponha aos alunos que tentem descobrir oralmente, coletivamente ou em pequenos grupos as respostas, pode dar dicas, ajudar. Evidentemente, outras atividades com as adivinhas, essas e outras, podem ser propostas, de leitura, escrita, de produção de pequenos livros, gravações, de ilustração, enfim, uma série de possibilidades.

 

Formas de jogar:

 

1.    Organize a turma em grupos ou duplas e coloque sobre a mesa uma adivinha. Peça para os alunos encontrarem a resposta da adivinha dentre as palavras. No caso de não ter nenhum aluno que já tenha domínio da leitura em cada grupo ou duplas, leia as adivinhas para eles.

2.    Nos grupos em que a maioria das crianças já reconhece palavras com mais facilidade, a tarefa fica mais desafiante se não souberem as respostas de antemão.

3.    Organize trios e entregue diversas palavras para eles, aleatoriamente, sairão, consequentemente, as respostas das adivinhas e outras palavras que irão confundir. Leia as adivinhas para toda a turma, o grupo que tiver a resposta deve se manifestar. Para ficar mais desafiante, a professora pode não indicar a cor do conjunto. 

 

Algumas sugestões de adivinhas

 

  • O que é o que é, fica molhado na hora que seca?

   

                               toalha _ tomada _ tal _ olha

 

  • O que é, o que é, que sobe e desce e não sai do lugar?

 

                             Escada _ sacada_ escola _ ela

 

Fonte: Sítio: "Oficinas de alfabetização". Disponível em: <http://oficinasdealfabetizacao.blogspot.com.br/search/label/Adivinhas>. Acesso em: 16 de ago. 2013.

 

O jogo de adivinhações é uma atividade de alfabetização que focaliza a leitura de palavras. A interação grupal promovida pelo jogo, em sala de aula, favorece a construção de conhecimentos sobre o sistema alfabético. No entanto, é necessário que o educador observe a qualidade das interações desenvolvidas durante a atividade. A troca de ideias ajuda as crianças na compreensão das adivinhas e na escolha das respostas.

 

4ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, propomos que a cada dia de aula seja apresentado aos alunos  situações variadas sobre adivinhas, possibilitando-lhes assim, a visualização e o uso da leitura e da escrita.

Podemos utilizar diferentes atividades sobre adivinhas para promover a capacidade dos alunos de refletirem sobre as palavras como sequências sonoras. Essas variações de atividades podem ajudar os alunos a pensarem na sequência de letras que serão utilizadas, como o uso de textos que permitam a reflexão de uma determinada letra ou sílaba. Veja algumas estratégias:

 

  • Se você estiver trabalhando com as letras do alfabeto, ordem alfabética, você poderá, por exemplo, incorporar o trabalho com atividades sobre adivinhas. Observe:

 

ADIVINHA DE LETRA OU SÍLABA

 

letra os silaba 1  letra ou silaba 2

Fonte: Sítio: “Paraíso da alfabetização”. Disponível em:

<http://paraisodaalfabetizacao.blogspot.com.br/2012/08/atividades-com-adivinhas.html>.

Acesso em: 04 de ago. 2013.

 

ADIVINHAS COM TODAS AS LETRAS DO ALFABETO

letra a   letra b

Fonte: “Google plus. Imagens das adivinhas com todas as letras do alfabeto” Disponível em:

<https://plus.google.com/photos/115960120387860543081/albums/5892701927127080513?banner=pwa>.

Acesso em: 04 de ago. 2013.

 

ADIVINHAS USANDO A LETRA INICIAL

 torta

Fonte: “Blog Rosangela aprendizagem”. Disponível em:

<http://rosangelaprendizagem.blogspot.com.br/2012/05/alfabetizacao-adivinhas.html>. 

Acesso em: 04 de ago. 2013.

 

 

ADIVINHAS MUDANDO APENAS A PRIMEIRA LETRA

 

 lua sua

Fonte: “Blog Rosangela aprendizagem”. Disponível em:

<http://rosangelaprendizagem.blogspot.com.br/2012/05/alfabetizacao-adivinhas.html>. 

Acesso em: 04 de ago. 2013.

 

ADIVINHAS COM QUADRINHOS PARA CADA LETRA DA RESPOSTA

  

sorvete

Fonte: “Blog Rosangela aprendizagem”. Disponível em:

<http://rosangelaprendizagem.blogspot.com.br/2012/05/alfabetizacao-adivinhas.html>. 

Acesso em: 04 de ago. 2013.

Recursos Complementares

Sugestões para alunos:

Fonte: Sítio: "Divertudo". Neste sítio são disponibilizados 653 adivinhas. Disponível em: <http://divertudo.com.br/galerias.htm>. Acesso em: 16 de ago. 2013.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá acontecer ao longo do ano letivo e, com base nela e nas atividades desenvolvidas diariamente, sugerimos que utilize um quadro de registro para cada aluno, de modo a acompanhar os avanços de cada um, com relação ao reconhecimento e ao uso das adivinhas trabalhadas nessa aula, bem como os avanços no sistema de escrita alfabética. Observe sempre as hipóteses dos alunos, verifique se as atividades feitas por eles expressam avanços ou dificuldades, pois estas ajudarão no processo de formação do aluno. Por meio desse quadro é possível, também, analisar o rendimento dos alunos de modo a pensar nas soluções para que efetivamente eles aprendam.

 

O acompanhamento da aprendizagem dos alunos: sugestão de instrumento de registro da aprendizagem.

 

Escola: ______________________________________________________________

 

Aluno: _______________________________________________________________

 

 

Análise Linguística: apropriação do Sistema de escrita Alfabética

FEV

JUN

AGO

DEZ

Escreve o próprio nome.

 

 

 

 

Reconhece e nomeia as letras do alfabeto.

 

 

 

 

Diferencia letras de números e outros símbolos.

 

 

 

 

Conhece a ordem alfabética e seus usos em diferentes gêneros.

 

 

 

 

Reconhece diferentes tipos de letras em textos de diferentes gêneros e suportes textuais.

 

 

 

 

Compreende que palavras compartilham certas letras.

 

 

 

 

Percebe que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem de letras.

 

 

 

 

Segmenta oralmente as sílabas de palavras e compara as palavras quanto ao tamanho.

 

 

 

 

Identifica semelhanças sonoras em sílabas e em rimas.

 

 

 

 

Reconhece que as sílabas variam quanto às suas composições.

 

 

 

 

Percebe que as vogais estão presentes em todas as sílabas.

 

 

 

 

Lê, ajustando a pauta sonora ao escrito.

 

 

 

 

Domina as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler palavras e textos.

 

 

 

 

Domina as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos.

 

 

 

 

 Legenda: (S) Sim; (P) Parcialmente; (N) Não

 

Fonte:

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC, SEB, 2012, p. 38.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • camille, eloy , Rio Grande do Sul - dijo:
    camillesimor@yahoo.com.br

    18/09/2015

    Cinco estrelas

    excelente! adorei! vou usar muitas sugestões!


  • JONY EDSON, CAPELA DO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA - CONJUNTO NOVOS TEMPOS - POÇO BRANCO - RN , Rio Grande do Norte - dijo:
    JONYEDSONDASILVAMATEUS@GMAIL.COM

    21/10/2014

    Cinco estrelas

    PARABENS PELA AULA MAS AQUI ESTÁ UMA SUGESTÃO ABAIXO DE CADA IMAGEM COLOCAR O TITULO "BAIXE AQUI' ESTA É UMA SUGESTÃO MAS ´PARABENS PELA AULA E PELO SITE.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.