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Os fungos e a fermentação

 

20/08/2013

Autor y Coautor(es)
VANESSA FONSECA GONCALVES
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Caracterizar e identificar os fungos.
  • Compreender a importância dos fungos para o ser humano e ecossistema.
  • Compreender e observar o processo de fermentação biológica utilizado para a fabricação de massas em geral.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  •  Conceito de célula.
  • Nutrição autotrófica e heterotrófica.
  • Cadeia alimentar: níveis tróficos.
Estratégias e recursos da aula
  • Questionamentos.
  • Vídeo.
  • Produção de texto e mapa conceitual.
  • Experimentos práticos.
  • Pesquisa.

 

MÓDULO 1

Atividade 1: Motivação

Para o professor:

1) Projete a imagem, abaixo, para os alunos, utilizando aparelho de data show ou produza um cartaz.

Fungos

Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/capas/biologia/fungos.php. Acesso em: 17 agosto 2013.

 

2) Registre as perguntas seguintes no quadro e solicite aos alunos que  façam o mesmo no caderno:

  • Você já viu algum ser vivo semelhante ao da figura, no ambiente?
  • Como é chamado esse ser vivo?
  • Em que locais do ambiente encontramos seres vivos como o da figura?
  • Esses seres vivos são importantes para o ambiente? Explique.
  • Como esses seres vivos obtêm  alimento? Em relação à alimentação, são mais parecidos com as plantas ou animais?
  • Como é a organização e estrutura da célula desses seres vivos?

 

3) Organize os alunos em trios e peça-os que discutam as questões e registrem as respostas no caderno.

4) Em seguida, promova um momento no qual os alunos deverão apresentar e discutir as respostas. Nesse momento, estimule-os a entenderem que os seres vivos da imagem são fungos, seres pluricelulares e heterótrofos. Esclareça que, apesar de serem organismos heterótrofos, os fungos alimentam-se de matéria orgânica em decomposição, por isso são importantes para a reciclagem de nutrientes no ambiente.

 

Atividade 2: Desenvolvimento do tema

Para o professor:

1) Apresente o vídeo para os alunos. Utilize equipamento multimídia ou  o laboratório de informática, caso a escola possua estes recursos. No laboratório de informática, peça aos alunos que acessem o site e visualizem o vídeo.

- Fungos: o mundo secreto dos jardins - Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=yGIhJVQtu9Y. Acesso em: 16 agosto 2013.

 

2) Durante a apresentação do vídeo, solicite aos alunos que façam anotações referentes as características dos fungos (organização celular, alimentação, habitat, importância para o ambiente).

3) Organize os alunos em grupos de 4 pessoas.

4) Solicite-os que produzam um mapa conceitual, com base no vídeo e nas anotações.

Mapas Conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras. Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para auxiliar a ordenação e a sequenciação hierarquizada dos conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno.

Disponível em: http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/defmapasconceituais.html. Acesso em: 11 maio 2013. 

5) Cada grupo deverá expor no quadro seu mapa conceitual.

6) Em seguida, solicite aos alunos que produzam, individualmente, um texto sobre os fungos, baseado no vídeo, nas anotações e nos mapas conceituais.

7) Agende uma data para a entrega do texto para correção.

 

MÓDULO 2

Atividade 1: Experimento prático - Fermentação biológica

Para o professor:

- A atividade poderá ser realizada no Laboratório de Biologia ou Ciências, ou na sala de aula. 

1) Organize os seguintes materiais: balões, fermento biológico, açúcar, farinha de trigo, tubos de ensaio, suporte para tubos de ensaio, colheres de chá, etiquetas pequenas numeradas (1, 2, 3 e 4), água morna e barbante.

- Os tubos de ensaio podem ser substituídos por garrafas pequenas (500 mL) de água.

Tubo de ensaio

Disponível em: http://www.casaamericana.com.br/produto/tubo-de-ensaio-med-15x150mm/1192/. Acesso em: 17 agosto 2013.

 

Fermentação biológica

Disponível em: http://pessoal.educacional.com.br/up/140002/4357194/t209.asp. Acesso em: 17 agosto 2013.

 

2) Numere cada tubo de ensaio com as etiquetas pequenas.

3) Prepare o material impresso para ser entregue para cada aluno no dia da atividade.

1 -             OBJETIVO

Observar a evidência da atuação de leveduras sobre uma mistura de água com açúcar.

2 -             MATERIAL

Balões, fermento biológico, açúcar, colher de chá , tubos de ensaio, colher de chá, água morna, linha.

3 -             PROCEDIMENTOS

a) Grupos de até 5 pessoas

b) Monte os seguintes sistemas, de acordo com as etiquetas:

Sistema 1 – 5 mL de água morna e 1 colher chá de fermento.

Sistema 2 – 5 mL de água morna e 1 colher chá de açúcar.

Sistema 3 – 5 mL de água morna, 1 colher chá de fermento e 1 colher chá de açúcar.

Sistema 4 – 5 mL de água morna, 1 colher chá de fermento e 1 colher chá de farinha de trigo.

c) Com um pedaço de linha amarre um balão em cada um dos tubos e deixe descansar por aproximadamente 20 minutos.

4 -         LEVANTANDO HIPÓTESES

O que você espera que vai acontecer nos 4 sistemas?

O fermento sempre faz parte das receitas de pães. Qual será a importância de incluir esse ingrediente? O fermento atua sobre que ingredientes do pão? Como se dá essa ação?

  5 -            INTERPRETANTO OS RESULTADOS

a) Em qual(is) sistema(s) ocorre(ram) transformações nos materiais? 

b) Explique o que aconteceu.

4) Organize os alunos em grupos de até 5 pessoas.

5) Organize a sala de aula ou laboratório de modo que todos os grupos possam fazer experimento prático.

6) Entregue o material impresso para cada aluno e estimule-os a realizarem os experimentos e discutirem em grupo.

7) Após a realização da atividade, discuta como os alunos os resultados observados.

- Explique que o processo de fermentação biológica é uma reação química na qual são utilizados organismos vivos, as leveduras. Discuta também a importância desse processo para a fabricação de pães leves e macios, diferentemente dos pães fabricados no passado.

 

Atividade 2: Pesquisa

Para o professor:

1) Utilize o laboratório de informática da escola, ou solicite aos alunos que façam a pesquisa em bibliotecas, sites, livros.

2) Solicite-os que façam uma pesquisa sobre a diferença entre o processo de fermentação biológica e química.

3) Informe-os que a pesquisa deverá ser feita no caderno.

4) Agende com os alunos uma data para uma discussão baseada nas pesquisas realizadas por eles.

 

Sugestão de material para a pesquisa dos alunos:

Fermentação - Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/fermentacao/fermentacao.php. Acesso em: 18 agosto 2013.

Fermentação: transformação da farinha em pão - Disponível em: http://penta.ufrgs.br/~julio/pao/afermen1.htm. Acesso em: 18 agosto 2013.

Fermentação - Disponível em: http://www.grupoescolar.com/pesquisa/fermentacao.html. Acesso em: 18 agosto 2013.

A fermentação - Disponível em: http://penta.ufrgs.br/~julio/pao/aferment.htm. Acesso em: 18 agosto 2013.

Amabis, J. M.; Martho, G. R. Fundamentos da biologia moderna. 4ª edição. São Paulo: Editora Moderna, 2002.

Recursos Complementares

Sugestão de material para os alunos:

- O que são fungos? Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=a2OYT5hq8Jc. Acesso em: 18 agosto 2013.

- Reino fungi.  Disponível em: http://www.infoescola.com/biologia/reino-fungi-fungos-cogumelos/. Acesso em: 18 agosto 2013.

 

Sugestão de atividades para o professor:

- Atividade prática: estudando os fungos: Disponível em: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/atividade-pratica-estudando-os-fungos.htm. Acesso em: 18 agosto 2013.

- Fungos. Disponível em: http://www.dombosco.com.br/Curso/estudemais/biologia/algas_fungos.php. Acesso em: 18 agosto 2013.

Avaliação

A avaliação poderá ser qualitativa, por meio da participação, interesse e organização dos alunos, durante as atividades propostas. Em relação aos aspectos quantitativos, serão avaliados os mapas conceituais, os textos produzidos pelos alunos, o relatório do experimento prático e a pesquisa. Na produção do mapa conceitual e produção de texto serão avaliados os seguintes critérios: conteúdo e organização das ideias. Em relação ao relatório do experimento prático, o trabalho em grupo, a organização do material e a participação durante a discussão serão aspectos avaliados. 

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

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Opiniones

  • Rita, Colégio Idesa , São Paulo - dijo:
    ritacds@uol.com.br

    08/04/2015

    Cinco estrelas

    Achei ótima a sugestão desse experimento, serve tanto para o fundamental como EM.


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