19/08/2013
Eliana Dias e Lazuíta Goretti
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Escolar Indígena | Línguas | Desenvolvimento da linguagem escrita |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Estratégias e recursos:
O objetivo dessa atividade é colocar os alunos em contato com o gênero cartaz, sem, no entanto, dizer previamente sobre isso. Esse contato objetiva a um levantamento, por parte dos alunos, das regularidades do gênero.
Professor, essa proposta para ser mais rica pode ser trabalhada após o estudo do modo imperativo do verbo, porque os alunos conseguirão melhor associar o conteúdo verbal observando seu uso no gênero cartaz. Por essa razão, os cartazes escolhidos nessa proposta foram selecionados conforme aparecimento do modo imperativo.
Essa atividade, 1, deverá ser realizada no laboratório de informática da escola e os alunos não podem saber antecipadamente que lidarão com cartazes. Todavia, caso não seja possível utilizar o laboratório, adeque as sugestões de atividades para o data show ou ainda para xerocópias.
Separados em grupos de até quatro pessoas, os alunos terão de acessar exemplos de cartazes (conforme indicação abaixo) e refletir sobre a amostra, pensando em:
|
Professor, para facilitar a visualização dos cartazes sugestionados, crie previamente uma lista de e-mails dos alunos e envie os links pela lista.
Para cada cartaz, os alunos terão que preencher uma planilha de tabulação de dados (feita em tabela, pelo Word, ou no próprio Excel), constando informação levantada acerca de cada ocorrência.
Professor, a ideia é que a cada texto exibido, os alunos consigam identificar as questões pontuadas acima para que ao final dessa primeira atividade, eles consigam encontrar as regularidades nesse conjunto de textos, definindo-as e associando-as ao gênero cartaz.
O alvo desse momento é ratificar a importância do gênero cartaz em nossa sociedade.
Professor, formalize com os alunos a necessidade de um estudo prévio quanto a(o):
1. Tema e possibilidades de atrair a atenção do público (criatividade para tratar o tema). 2. Imagem e cores que transmitem melhor a ideia. 3. Letras – tamanhos, formatos, espessura e cor. 3.1) Estudo do espaço necessário para escrever a frase. 3.2) Quais frases devem ficar em destaque. 4. Organização dos elementos no espaço: texto, imagem e cor. 5. Texto: curto, legível e sugestivo. 6. Forma: geralmente retangular e visível na vertical, com dimensões grandes. |
Sugestão de critérios avaliativos: 1. Organização visual (estética); 2. Utilização correta do modo verbal; 3. Uso do tema sorteado e adequação desse tema para o cartaz; 4. Criatividade; 5. Pontualidade na entrega; 6. Caso o trabalho seja feito em grupos, participação do aluno confirmada pelo restante do grupo. |
Para leitura do professor:
Artigos:
OLIVEIRA, F.P.L de.; COSTA, M. H. A. A multimodalidade presente no processo de produção de um cartaz. Disponível em: http://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/3413. Acesso em: 17 ago. 2013.
MUSSE, A. B. Apologia ao uso e abuso de álcool entre universitários: uma análise de cartazes de propaganda de festas universitárias. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1806-69762008000100007&script=sci_arttext Acesso em: 17 ago. 2013.
Nessa proposta, os alunos serão avaliados formalmente em dois momentos: o primeiro deles é na exibição e discussão do resultado da catalogação das regularidades encontradas nos cartazes analisados; o segundo momento é por meio da produção de um cartaz temático conforme as orientações prévias. O foco da avaliação deve ser a constatação de que os alunos foram capazes de compreender a função do gênero cartaz na sociedade e sua composição temática, estilística e composicional.
Cinco estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
30/08/2015
Cinco estrelassimplesmente maravilhoso a partir dessa aula tive varias idéias e adptei algumas pra utilizar com minha turma
20/05/2014
Cinco estrelasSimplesmente maravilhoso, estava pesquisando sobre o gênero a encontrei a sua oficina. Gostei bastante e lavarei para a faculdade, tenho certeza que o resultado será positivo.
29/08/2013
Cinco estrelasAdorei esse artigo me ajudou mt com o meu trabalho