Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Efeito estufa: mocinho ou vilão?

 

29/08/2008

Autor y Coautor(es)
WESLEY PEREIRA DA SILVA
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Wildson Luiz Pereira dos Santos

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Conceituar o efeito estufa;
• Reconhecer a importância do efeito estufa para manter a vida na Terra;
• Identificar os processos físico-químicos básicos relacionados ao efeito estufa;
• Identificar os principais gases do efeito estufa.
Duração das atividades
Uma aula 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• A atmosfera.
Estratégias e recursos da aula

Conteúdos específicos:

  • Efeito estufa.

Recurso educacional:

  • Simulação sobre o efeito estufa: 


Mudanças Ambientais Globais - Experiência - Efeito Estufa


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/514/imagens/Efeito.jpg

 

Preparando a aula:
Leve para a aula materiais como cartolina, giz de cera, canetinhas, folha de papel branco e outros. Os alunos utilizarão estes materiais para confeccionar cartazes.

Introduzindo a aula: (5 min.)
Inicie a aula perguntando aos alunos: devemos acabar com o efeito estufa?

Desenvolvendo a aula: (25 min.)
Após as indagações dos alunos, explique que o efeito estufa é essencial para a vida na Terra. Graças a ele, a temperatura da Terra se mantém, em média, em torno de 15 ºC, o que é favorável à vida no planeta. Se não houvesse o efeito estufa a temperatura da Terra seria, em média, -18 ºC.
Após a explicação, divida a turma em grupos de três ou quatro alunos e peça para que eles iniciem a simulação acima. Peça para que os alunos cliquem no botão com uma interrogação dentro para abrir uma janela com as informações sobre as ações dos demais botões. Diga aos alunos para clicarem no botão que dá início a simulação, peça para que eles prestem muita atenção.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/514/imagens/EfeitoEstufa.jpg


Após o término da simulação, pergunte aos alunos como é o processo de aquecimento da Terra devido ao efeito estufa? Após ouvir as respostas dos alunos, explique que o nome estufa tem origem nas estufas de vidro, em que se cultivam certas plantas, e a luz do sol atravessa o vidro aquecendo o interior do seu ambiente. Apenas parte do calor consegue atravessar, saindo da estufa. De modo semelhante ao vidro da estufa ou do ônibus, a atmosfera deixa passar raios de sol que aquecem a Terra. Uma parte desse calor volta e escapa para o espaço, atravessando a atmosfera, enquanto outra parte é absorvida por gases atmosféricos e volta para a Terra, mantendo-a aquecida.
Pergunte aos alunos o que provoca o agravamento do efeito estufa? Após as respostas dos al unos, peça para que eles assistam a simulação novamente para ressaltar essa explicação. Pergunte aos alunos o que acontece com o gelo no canto direito da tela quando a concentração de CO2 aumenta? Após as indagações dos alunos, explique que a simulação procurou representar que à medida que a concentração do CO2 aumenta na atmosfera a temperatura média da Terra também aumenta provocando o derretimento do gelo. Em seguida, peça para os alunos cliquem nos outros botões e façam a leitura das informações apresentadas, alguns desses “botões” disponibilizam uma lista de sites onde o professor e o aluno poderão se aprofundar no conteúdo.
Após o término da simulação peça para os alunos iniciarem a atividade descrita na sistematização da aula e entregue as questões para eles responderem em casa.

Sistematizando a aula: (20 min.)

Para sistematizar e consolidar os conteúdos explorados na simulação e nas explicações do professor, os alunos deverão elaborar uma forma de apresentar para o restante da turma as informações aprendidas na aula. Eles poderão confeccionar cartazes, elaborar uma história ou uma explicação oral.

Questões da Simulação para casa

  1. Quais são os gases do efeito estufa?
  2. Explique por que o efeito estufa é essencial para manter a vida na Terra.
  3. Explique como ocorre o processo de efeito estufa.
  4. Como o efeito estufa é agravado? Quais as conseqüências para o homem?
  5. O que você faria para reduzir a poluição do ar e conseqüentemente o aquecimento global.
  6. O que acontece com os raios ultravioleta que chegam à superfície da Terra?
  7. Como as moléculas de ozônio absorvem a radiação UV?


Sugestão de alternativa para o desenvolvimento da aula

Caso o professor não tenha à sua disposição um laboratório computacional e possua apenas um computador com um data show, poderá mostrar a simulação para a turma.
 

 

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Mudanças Ambientais Globais - Experiência - Efeito Estufa Animação/simulação
Avaliação
A avaliação poderá ser feita através da apresentação do conteúdo apreendido para a turma. Os alunos poderão confeccionar cartazes, montar histórias e outros.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.