29/08/2008
Wildson Luiz Pereira dos Santos
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos |
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Conteúdos específicos:
Recurso educacional:
Mudanças Ambientais Globais - Experiência - Efeito Estufa
Preparando a aula:
Leve para a aula materiais como cartolina, giz de cera, canetinhas, folha de papel branco e outros. Os alunos utilizarão estes materiais para confeccionar cartazes.
Introduzindo a aula: (5 min.)
Inicie a aula perguntando aos alunos: devemos acabar com o efeito estufa?
Desenvolvendo a aula: (25 min.)
Após as indagações dos alunos, explique que o efeito estufa é essencial para a vida na Terra. Graças a ele, a temperatura da Terra se mantém, em média, em torno de 15 ºC, o que é favorável à vida no planeta. Se não houvesse o efeito estufa a temperatura da Terra seria, em média, -18 ºC.
Após a explicação, divida a turma em grupos de três ou quatro alunos e peça para que eles iniciem a simulação acima. Peça para que os alunos cliquem no botão com uma interrogação dentro para abrir uma janela com as informações sobre as ações dos demais botões. Diga aos alunos para clicarem no botão que dá início a simulação, peça para que eles prestem muita atenção.
Após o término da simulação, pergunte aos alunos como é o processo de aquecimento da Terra devido ao efeito estufa? Após ouvir as respostas dos alunos, explique que o nome estufa tem origem nas estufas de vidro, em que se cultivam certas plantas, e a luz do sol atravessa o vidro aquecendo o interior do seu ambiente. Apenas parte do calor consegue atravessar, saindo da estufa. De modo semelhante ao vidro da estufa ou do ônibus, a atmosfera deixa passar raios de sol que aquecem a Terra. Uma parte desse calor volta e escapa para o espaço, atravessando a atmosfera, enquanto outra parte é absorvida por gases atmosféricos e volta para a Terra, mantendo-a aquecida.
Pergunte aos alunos o que provoca o agravamento do efeito estufa? Após as respostas dos al unos, peça para que eles assistam a simulação novamente para ressaltar essa explicação. Pergunte aos alunos o que acontece com o gelo no canto direito da tela quando a concentração de CO2 aumenta? Após as indagações dos alunos, explique que a simulação procurou representar que à medida que a concentração do CO2 aumenta na atmosfera a temperatura média da Terra também aumenta provocando o derretimento do gelo. Em seguida, peça para os alunos cliquem nos outros botões e façam a leitura das informações apresentadas, alguns desses “botões” disponibilizam uma lista de sites onde o professor e o aluno poderão se aprofundar no conteúdo.
Após o término da simulação peça para os alunos iniciarem a atividade descrita na sistematização da aula e entregue as questões para eles responderem em casa.
Sistematizando a aula: (20 min.)
Para sistematizar e consolidar os conteúdos explorados na simulação e nas explicações do professor, os alunos deverão elaborar uma forma de apresentar para o restante da turma as informações aprendidas na aula. Eles poderão confeccionar cartazes, elaborar uma história ou uma explicação oral.
Questões da Simulação para casa
Sugestão de alternativa para o desenvolvimento da aula
Caso o professor não tenha à sua disposição um laboratório computacional e possua apenas um computador com um data show, poderá mostrar a simulação para a turma.
Nome | Tipo |
---|---|
Mudanças Ambientais Globais - Experiência - Efeito Estufa | Animação/simulação |
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
20/11/2011
Quatro estrelasotimo, muita criatividade para o ensino de geografia