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“Vamos organizar uma peça teatral com a participação dos pais e crianças do nosso grupo!”.

 

14/09/2013

Autor y Coautor(es)
GILBERTO LOPES LERINA
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FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dalânea Cristina Flôr

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Vida sociofamiliar e comunitária
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como apreciação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Interagir com os pares;

- Reconhecer a linguagem corporal como meio de interação social, considerando os limites de desempenho e as alternativas de adaptação para diferentes indivíduos;

 - Compartilhar com os colegas do grupo e os seus familiares, a experiência de construir uma peça teatral na Instituição de ensino.

Duração das atividades
A atividade será dividida em 03 etapas e, cada uma delas, durará aproximadamente uma hora. A proposta deverá ser realizada em dias alternados.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o desenvolvimento desta aula é necessário que o professor conscientize os familiares da importância desta atividade para as crianças do grupo.

Esta atividade poderá ser desenvolvida com crianças a partir de 04 anos de idade e com a intervenção de, no mínimo, 02 adultos.

É importante que o professor, sempre que possível, possibilite que as crianças tenham contato com o teatro.

Sugerimos o registro fotográfico dos momentos de cada proposta. Ao final,  o professor poderá montar um painel de fotos para socializar a atividade e organizar slides para apresentação posterior às crianças do próprio grupo, para outros grupos, para os familiares e para quem mais considerar interessante.

Estratégias e recursos da aula

 

 Fonte: http://aldeiadospequeninos.blogs.sapo.pt/9730.html

                                acesso em 12/09/2013.

 

PRIMEIRA ETAPA: “O que é teatro!".

 

Duração: Aproximadamente uma hora.

 

Local: Na sala de aula.

 

Material: Equipamento para reprodução de áudio e som, uma máquina fotográfica.

 

Proposta: O professor reunirá o grupo em uma roda e solicitará que as crianças se espreguicem esticando o corpo, podendo se inspirar no espreguiçar

de um gato.

Posteriormente solicitará que as crianças façam algumas caretas e poderá fazer a eleição da careta mais feia, em sua opinião. Solicitará, na sequência, que as crianças se expressem facialmente como se estivessem tristes, bravos, felizes, com dores em diferentes partes do corpo e etc.

A partir disto o professor explica que estas atividades são, exercícios que geralmente são utilizadas para que as crianças se soltem , não fiquem com vergonha dos colegas da sala e porque no teatro estas brincadeiras são muito utilizadas.

Questionará as crianças se eles sabem o que é teatro e se já foram ver uma apresentação teatral, em caso positivo o professor iniciará uma exploração a respeito do que elas vivenciaram a respeito do teatro, desde o espaço físico, história, os personagens, o figurino, o cenário e assim por diante.

 

Sugerimos tomar como base o recurso abaixo:

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro

  

Poderá também se apoiar na reprodução de um filme, juntamente com as crianças, que traz a ideia das possibilidades de ações desenvolvidas em uma peça teatral, disponível em:

 

 http://www.youtube.com/watch?v=EiN-MdmDRQU

 

Após conduzirá uma roda de conversas a respeito do que as crianças conseguiram perceber a respeito do que compõem uma peça teatral, a partir do filme.

Por fim, o professor proporá às crianças, para junto com os pais fazerem uma peça teatral. O convite para a proposta deverá ter um tom desafiador em que as crianças se sintam instigadas a participar da proposta.

Uma vez o convite aceito o professor deverá fazer uma pesquisa com as crianças sobre qual das histórias entre as quais conhecem gostariam de representar por meios de uma peça teatral. Caso haja mais de uma proposta, o professor poderá realizar uma eleição para que uma seja escolhida, ou, se considerar possível, encenada duas histórias.

Ao final, o professor deverá propor às crianças que elas escrevam uma carta convidando os pais para participarem. O professor deverá ajudá-las, no que se refere à escrita. A carta poderá ter desenhos e pinturas.

 

 

SEGUNDA ETAPA: “Vamos ensaiar a peça teatral!".

 

Para esta etapa o professor deverá conversar com os pais individualmente para que eles entendam a importância deste momento para as crianças. Nesta conversa ele deverá solicitar aos pais que  cooperem com a atividade trazendo roupas, chapéus, óculos, enfim, vestimentas que possam compor o figurino para a peça teatral escolhida, bem como, o cenário, que poderá ser construído a partir de caixas de papelão, cangas, lonas plásticas e etc.

  

Duração: Em torno de trinta minutos em dias alternados.

 

Local: Na sala de aula ou local onde a peça teatral será realizada.

 

Material: Máquina fotográfica , um aparelho de som, roupas, óculos, chapéus, perucas para compor o figurino, caixas de papelão, e outros materiais para o cenário.

 

Proposta: O professor deverá reunir o grupo de crianças e os familiares e  propor um alongamento. Na sequência, o docente proporá que os participantes imitem alguns bichos, podendo se valer dos animais domésticos e posteriormente aqueles que as crianças sugerirem.

A partir dai, solicitará que as crianças e adultos imitem sob seu comando, pessoas idosas caminhando, pessoas andando com pressa e devagar, fazendo ginástica, limpando a casa, fazendo comida, e assim por diante, buscando a imitação das ações dos seres humanos no seu cotidiano.

Ao final da encenação, fará uma roda com todos sentados confortavelmente em tapetes e almofadas e iniciará uma conversa sobre a história escolhida.  O docente deverá trazer a história escolhida pelo grupo e lê-la pausadamente para que todos acompanhem. Na sequência, identificará com as crianças quais são os personagens da história, quantos são, como são, o que vestem, como falam etc. e quantos pessoas estão presentes, para então combinar quem assumirá qual papel e como será o andamento. Caso haja número de participantes muito maior que o número de personagens na historia o professor deverá improvisar para que todos tenham a chance de representar, ou até mesmo fazerem parte do cenário.

Feito isto, o professor deverá organizar para que o processo de ensaio inicie. Ele deverá coordenar o ensaio se baseando na história e construindo com o grupo as falas e ações de cada ator. O professor deverá estar atento e focado, entre outras observações, ao percurso do processo dos ensaios, nas relações que aparecem entre pais e crianças, entre as crianças diante do desafio proposto, na organização das falas para que todos não falem ao mesmo tempo, e etc. Este processo é lento e deve ser organizado, considerando a faixa de idade das crianças participantes e o seu tempo de atenção e interesse, portanto, quando o professor perceber que o processo de ensaio não evolui, ele deverá interromper e agendar com o grupo um próximo dia para ensaiar. Sua intervenção deverá ter um ar leve, descontraído, sem exigências exageradas de desempenho. O tempo de apresentação deverá ser percebido  para que não seja longo e se torne cansativo, respeitando a especificidade do público que irá assistir a peça teatral, que neste caso serão as crianças de outros grupos.

Para crianças pequenas, ensaiar deve significar também brincar, fazer de conta que é o personagem, por isso a leveza e a possibilidade de troca de personagens, de forma que se um resolver não atuar no dia da apresentação outros consigam fazê-lo. Dependendo do grupo de crianças o professor poderá fazer o papel de narrador durante a apresentação pode facilitar a realização da peça. Cada professor deve perceber a necessidade de seu grupo, o quanto ele consegue fazer autonomamente ou precisa de uma ajuda a mais, o importante é entender que em um caso ou no outro a vivencia será interessante e de aprendizado para a criança.

 

 

TERCEIRA ETAPA: “O dia do espetáculo chegou!”.

 

Nos dias que precedem a apresentação, as crianças deverão confeccionar alguns cartazes convidando os outros grupos, ou mesmo indo nas outras salas para fazerem o convite pessoalmente para as crianças.

 

Duração: Em torno de meia hora.

 

Local: Em um teatro ou um local na Instituição que seja propicio para que o público fique confortável e os atores possam ser visto em cena.

 

Material: Máquina fotográfica , cenário produzido, figurino, aparelho de som.

 

Proposta: O professor deverá fazer uma roda com os participantes da peça teatral, no local onde será apresentado o teatro, e fazer um último ensaio, visando dar o polimento final para a apresentação, neste momento, deverá transmitir um ar de tranquilidade e alegria para o grupo.

Um som alegre e festivo deve compor este momento. O grupo de atores deverá estar escondido até que todo o público se acomode no local da apresentação. O professor deverá tomar para si a apresentação da peça teatral e comentará rapidamente sobre como foi o processo desta proposta.

Após a encenação, apresentará os atores e os personagens que representaram, abrirá um espaço para agradecimento e parabenizações a todos que participaram do processo e por fim, convidará os personagens a transitarem entre o público para que possam interagir. 

 

 

  teatro

Foto 1: apresentação de uma peça teatral por familiares e crianças do NDI/ 2010

Acervo Institucional NDI/UFSC

Recursos Complementares
Avaliação

Ao final, o professor organizará o grupo em uma roda a fim de tecer e de ouvir comentários acerca da proposta, é importante garantir que todos tenham a possibilidade de se pronunciar sobre a atividade e sobre a importância do tema sob a ótica das crianças.

Em seus registros o professor fará uma reflexão de como as crianças reagiram a proposta e a todo o processo de relacionamento entre as crianças e os seus familiares na experiência de construir e encenar uma peça teatral, assim como, a reação do grupo diante do público. 

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