Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Habitat, nicho ecológico e os segredos da convivência

 

17/09/2013

Autor y Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Meio Ambiente
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Educação Escolar Indígena Ciências Seres humanos e o meio ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Controle Ambiental
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Associar características adaptativas dos organismos com seu modo de vida ou com seus limites de distribuição em diferentes ambientes.

  • Conceituar habitat e nicho ecológico.

  • Identificar o habitat e o nicho ecológico de animais, a partir de descrições.

  • Diferenciar nicho ecológico "fundamental" de "efetivo".

  • Identificar quando acontece a sobreposição de nichos ecológicos.

  • Avaliar a as possíveis respostas dos organismos à sobreposição de nichos.

  • Analisar as possíveis relações entre espécies coexistindo em um mesmo habitat tendo como pressuposto o nicho ecológico.

  • Avaliar a importância do nicho ecológico para a existência de uma espécie em um habitat e no estabelecimento de suas relações com outras espécies.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas de ecologia: ecossistemas.

Estratégias e recursos da aula

Módulo 1 - identificando habitats e nichos ecológicos

Atividade 1 - Explorando fichas de animais

Para iniciar o estudo do tema, sugerimos que o professor providencie as fichas de animais sugeridas, abaixo, ou de outros que julgar conveniente e explore-as com seus alunos. As fichas poderão ser salvas no computador do professor e compartilhadas em rede para que cada aluno tenha acesso em seu computador. Se o compartilhamento não for viável, o professor poderá projetá-las, utilizando o aparelho data show. O professor poderá ainda imprimir as fichas - contendo, na frente, a foto e o nome do animal e, no verso, as informações sobre ele -  e entregar uma cópia a cada aluno.

Para cada um dos animais apresentados nas fichas, os alunos deverão fazer registros, identificando:

  • O habitat.
  • O nicho ecológico.

Ficha 1- Onça pintada

onça pintada 2

Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-wy5__7r7coM/UW3ebFzS3OI/AAAAAAAAnbQ/wNwHDI2ipXo/s1600/5.jpg. Acesso em: 12/09/13.

Jaguar ou Onça Pintada é o nome comum do maior e mais poderoso felídeo do continente americano.  Habita as matas das Américas do Sul e Central, em florestas quentes e úmidas. Graças a suas habilidades para nadar e trepar nas árvores, é capaz de capturar grande variedade de presas. É ágil, arisca, paciente, tenaz, silenciosa e muito feroz. Ela mergulha, salta, corre, e tem sentidos muito aguçados.

Pode ser encontrada principalmente em ambientes de florestas tropicais, mas também é encontrada em ambientes mais abertos. A onça pintada está fortemente associada com a presença de água e é conhecida, juntamente com o tigre, como um felino que gosta de nadar. É, geralmente, solitária. Constitui o terror das selvas sul americanas, pois a ferocidade e a agilidade surpreende e revela bastante sagacidade na caça. Na época das chuvas, quando a parte baixa da floresta se transforma em um enorme lamaçal, a onça escala as árvores e por lá fica, durante semanas, até que passem as tempestades.

É carnívora. Caça veados, queixadas, macacos, antas (às vezes), cavalos, gado bovino (nas fazendas), capivaras e outros roedores e quando caça aves sabe imitar o seu pio. Vez por outra, perde a parada para algum touro, para um bando de queixadas (que a despedaçam a mordidas) ou para o tamanduá, com suas unhas e poderoso abraço. Não perdoa sequer os peixes, arranca-os de dentro da água a tapas, deglutindo-os sem a menor consideração. A onça pode comer até mesmo o jacaré, que sucumbe ao seu ataque, e ainda uma jiboia, que quando abocanhada pela onça, não escapa.

Ficha 2- Sucuri

sucuri

Imagem disponível em: http://s2.glbimg.com/yDOmCMwOCapN4zhMPJop56nq_Cdoa-NQm1dwE9HqLVZuPeIL-2Kw5s8HQebfaUM9/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2013/03/08/sucuri_gigante.jpg. Acesso em: 12/09/13.

As sucuris vivem em florestas de matas tropicais da América do Sul. Gostam de áreas alagadas, às vezes, pantanosas e podem ficar em galhos baixos de árvores próximas de águas paradas. Sua alimentação pode variar dependendo da região onde vivem, sendo peixes, jacarés, tartarugas, capivaras, filhotes de antas, aves aquáticas entre outros, seus principais alimentos. Quando filhotes podem se alimentar de pequenos invertebrados como insetos.

São animais solitários e de hábito noturno. Semi aquáticas, elas são bastante ágeis na água, podendo nadar com rapidez graças aos seus fortes músculos que permitem movimentos ondulatórios. Quando não se sentem ameaçadas, elas preferem não fazer esforço e se deixam levar pela correnteza. Geralmente, é na água que caçam suas presas. Após localizar o animal que será a sua refeição, aproximam-se cuidadosamente e atacam em um bote certeiro, agarrando e puxando a presa para dentro da água. Como não são peçonhentas (não são venenosas), matam por constrição (enrolando-se na presa e  apertando-a para que ela sufoque) e por afogamento. Este método de caça não é considerado muito seguro, porque a sucuri precisa se enrolar na vítima, que tenta a todo custo se defender e escapar - e, muitas vezes, a presa consegue ferir a sucuri, mordendo o seu corpo violentamente, como no caso de jacarés. Muitas têm diversas cicatrizes pelo corpo que são resultado da luta entre elas e suas presas.

Ficha 3 - Morcegos insetívoros

morcego inset

Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-T8qrYuBZww0/TjbwNzI03WI/AAAAAAAAARo/G18QRxvP8Sw/s640/Morcego+inset%25C3%25ADvoro.jpg. Acesso em: 12/09/13.

Os morcegos são os únicos mamíferos que possuem capacidade de voar, devido à transformação de seus braços em asas. A alimentação dos morcegos varia conforme a espécie, assim, existem os que se alimentam de frutos (frugívoros), outros de néctar das flores (nectarívoros), insetos (insetívoros), sangue (hematófagos).

Os morcegos em geral ficam abrigados durante o dia em locais como: cavernas, ocos de árvore, edificações (juntas de dilatação de prédios, porões, sótãos, cumeeiras sem vedação), folhagens, superfície de troncos e ocos de árvore, etc).

Os morcegos têm alto grau de importância para a saúde dos ecossistemas. Contudo, dentre as diferentes espécies de quirópteros, são as insetívoras que mais nos favorecem, ao limitar o número de pragas e com isso nos proporcionam melhor qualidade de vida. Os morcegos insetívoros, de um modo geral, são pequenos no tamanho e grandes na voracidade – para se ter uma ideia: um esperto morcego insetívoro é capaz de, em uma única noite de caça, alimentar-se de centenas de insetos (inclusive os nocivos). Fator importantíssimo, se considerarmos a superpopulação de mosquitos das metrópoles, ou seja, sem eles, o já delicado ecossistema urbano se tornaria em um caos.

Em todo o globo, exceto nas regiões polares, são encontradas mais de 1.000 espécies de quirópteros. Dessas, 70% são de morcegos com hábitos alimentares insetívoros que incluem em seu cardápio mosquitos, besouros, gafanhotos, mariposas e até pequenos aracnídeos; itens estes que os transformam em bichos do bem por coibirem as temidas pragas agrícolas além de insetos vetores de doenças humanas.

Os morcegos insetívoros são um pouco mais “fáceis” de se observar do que os de outras espécies, já que costumam deixar seus abrigos diurnos ainda no crepúsculo; além disso, normalmente, caçam a poucos metros de altura do solo em clareiras e espaços abertos. Outros preferem capturar suas presas, voando acima da copa das árvores.

Ficha 4- Pássaro insetívoro: Ariramba-de-cauda-ruiva

ararimba

Imagem disponível em: http://emc.viaeptv.com/ETG_Fotos//FAUNA/175.jpg. Acesso em: 12/09/13.

É encontrada em quase todo o Brasil, exceto nos extremos Norte e Sul do país, em orla de vegetação densa, margens de rios e brejos, interior da mata rala e seca, em regiões campestres. Caçam exclusivamente insetos em voo, como abelhas sem ferrão, libélulas e mariposas.

Escavam seu ninho em barrancos argilosos ou arenosos, dentro da mata ou na margem do rio. Macho e fêmea chocam até 4 ovos por ninhada. Em geral, vivem aos pares o ano inteiro, com os filhotes sendo alimentados por ambos, durante algumas semanas, logo após saírem dos ninhos. Um dos membros do casal sempre responde ao outro seguidamente.

Conhecida também por bico-de-agulha-de-rabo-vermelho. Ao avistar um ariramba-de-cauda-ruiva, os mais desavisados certamente o confundirão com um grande beija-flor, não só pelo bico preto, longo e fino, bem como quanto à coloração de sua plumária:  verde amarelada iridescente, lados da cauda ferrugíneos.

Mas uma característica especial do ariramba-de-cauda-ruiva é o canto. E não há como confundir: o chamado mais frequente é como uma risada, iniciando-se espaçada e acelerando no final, até ficar extremamente aguda.
É possível avistar esta ave durante todo o dia, inclusive nos horários mais quentes. Aliás, é no Sol a pino que suas penas parecem se acender em cor.

 Atividade 2 - Discussão

Terminadas as exploração inicial, individual, o professor deverá solicitar que os alunos falem de cada um dos animais, indicando o habitat e o nicho ecológico.

Neste momento, deverá captar os conceitos que os alunos trazem sobre estes termos, geralmente geradores de confusões conceituais, especialmente o de nicho ecológico.

Atividade 3 - Habitat e nicho ecológico: Conceituando e diferenciando

Para rever e/ou formar/complementar conceitos, sugerimos  a leitura dos textos e a visualização do vídeo enumerados, a seguir. O professor deverá orientar os alunos a acessarem estes textos e o vídeo, diretamente de seus computadores, individuais ou compartilhados com os colegas, e fazerem registros, a partir das questões propostas para o estudo e discussão.

Texto 1- Termos utilizados na Ecologia. Disponível em: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ecologia/Ecologia2.php. Acesso em: 12/09/13.

Texto 2- Nicho ecológico. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nicho_ecol%C3%B3gico. Acesso em:12/09/13.

3- Vídeo -  Nicho ecológico. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=TL0OykR7pTU. Acesso em:  12/09/13.

Questões para estudo e discussão dos textos:

  • Conceitue "habitat" e exemplifique.

  • Conceitue "nicho ecológico" e exemplifique.

  • Diferencie nicho ecológico "fundamental" de "efetivo".

  • Quando acontece a sobreposição de nichos ecológicos?

  • Quais são as possíveis respostas dos organismos a sobreposição de nichos?

  • Explique o esquema:

sobreposição nicho

Imagem do vídeo nicho ecológico, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=TL0OykR7pTU. Acesso em: 12/09/13.

Atividade 4 - Discussão dos textos e do vídeo

A discussão dos textos  e do vídeo deverá acontecer tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais colegas. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

O fechamento da discussão deverá ser feito pelo professor que poderá utilizar uma imagem, como a disponibilizada, a seguir, para enfatizar a variedade de nichos ecológicos em um habitat e sua importância para que seja possível a convivência entre uma diversidade de espécies em um mesmo ecossistema.

habitat nicho

Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-sTFF66jLPds/UWrxM3HHXwI/AAAAAAAAib8/U4oplyNeq6Q/s1600/H%C3%81BITAT+E+NICHO+ECOL%C3%93GICO.jpg. Acesso em: 12/09/13.

Módulo 2 - Explorando as relações entre seres vivos

Atividade 1 - Retomando as fichas da Atividade 1 do Módulo 1

Sugerimos que, após essa discussão, o professor retome as fichas utilizadas na Atividade 1 do Módulo 1 e os registros realizados pelos alunos sobre o habitat e o nicho ecológico de cada animal.

Espera-se que, neste estágio da aula, os alunos considerem o NICHO ECOLÓGICO como o papel que o organismo desempenha no ecossistema, envolvendo alimentação, reprodução, com quem se relaciona, predadores, hábitos. O conhecimento de nicho ecológico permite responder às seguintes questões: Como ele vive? Onde, quando e do que se alimenta? Serve de alimento a quem? Como e onde descansa? Como se reproduz?

De posse deste material, os alunos deverão avaliar as questões propostas pelo professor e argumentar em relação as suas respostas.

  • Compare o nicho ecológico fundamental e o efetivo da onça e da sucuri.

  • Poderia haver sobreposição de nichos ecológicos entre estes dois animais?

  • A onça e a sucuri podem viver harmonicamente no mesmo habitat?

  • Aponte aspectos comuns e divergentes nos nichos ecológicos fundamental e efetivo da ariramba e do morcego insetívoro.

  • Poderia haver sobreposição de nichos ecológicos entre estes dois animais?

  • A Ariramba e o morcego insetívoro podem conviver harmonicamente no mesmo habitat?

  • Quais destes quatro animais poderiam viver harmonicamente em um mesmo habitat?

  • Por que espécies que têm o mesmo nicho não ocupam o mesmo habitat?

Cada aluno deverá responder às questões individualmente, a partir da análise da ficha de cada animal, argumentando em relação as suas respostas.

Atividade 2 - Discussão das questões

A discussão das questões propostas pelo professor deverá acontecer primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

Atividade 3 - Habitat, nicho ecológico e os segredos da convivência

Sugerimos que o professor distribua os alunos em sete grupos, de modo que cada grupo fique responsável pela leitura, registros, discussão e socialização dos textos listados, a seguir. Cada grupo deverá localizar no texto e registrar os seguintes aspectos:

  • Identificar os animais citados, apontando seus habitats e nichos ecológicos.

  • Comparar os nichos ecológicos fundamental e efetivo dos animais mencionados no texto.

  • Analisar as relações entre os animais citados, considerando a coexistência em um mesmo habitat.

  • Relacionar o habitat e o nicho ecológico à existência das espécies em um ecossistema.

O professor deverá orientar os alunos a acessarem estes textos diretamente de seus computadores, individuais ou compartilhados com os colegas, e fazerem registros a partir dos aspectos acima apontados.

Textos e endereços onde podem ser encontrados

1 - Vida em comunidade. Disponível em: http://eptv.globo.com/terradagente/NOT,0,0,337845,Segredos+da+convivencia+animal.aspx. Acesso em: 12/09/13.

2 - Paca: a tentação da carne. Disponível em:  http://eptv.globo.com/terradagente/NOT,0,0,346355,A+tentacao+da+carne.aspx. Acesso em: 12/09/13.

3 - Perda de habitat deve acelerar extinção na Amazônia. Disponível em: http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/perda-de-habitat-deve-acelerar-extincao-na-amazonia. Acesso em: 12/09/13.

4 - Diferentes habitats beneficiam ocorrência do gato bravo na Escócia, descobrem portugueses: Estudo pode contribuir para medidas específicas de conservação da espécie. Disponível em: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=56208&op=all. Acesso em: 12/09/13.

5 - Pássaros da cidade modificam comportamento de defesa - Criar táticas para enfrentar predadores é crucial para que os pássaros se adaptem. Disponível em: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=56129&op=all. Acesso em: 12/09/13.

6 - Ninhos: onde a vida começa. Disponível em: http://eptv.globo.com/terradagente/NOT,0,0,281971,Onde+a+vida+comeca.aspx. Acesso em: 12/09/13.

7- Desequilíbrio ambiental- superpopulação de capivaras http://eptv.globo.com/terradagente/NOT,0,0,271858,Vizinhanca+indesejada.aspx. Acesso em: 12/09/13.

Atividade 4 - Montagem das apresentações do trabalho

Cada grupo de alunos deverá preparar uma apresentação que sintetize o estudo do texto sorteado na atividade anterior para socializar os aspectos destacados com a turma.

Os alunos deverão montar estas apresentações, por meio do  programa PowerPoint, que permite a digitação de textos e utilização de imagens que poderão ser buscadas na internet e salvas em arquivos.

As apresentações deverão ser salvas em pendrives que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho  data show, para a exposição aos colegas e professor.

Atividade 5 - Seminários para socialização do conteúdo dos textos

Após a realização da montagem das apresentações, o professor deverá organizar o espaço para que cada grupo socializem-nas. Propomos uma organização no formato de um seminário, em que cada grupo tem seu tempo de exposição, seguido de um tempo para perguntas dos ouvintes. 

Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem responder.

A socialização dos aspectos destacados pelo professor deverão acontecer envolvendo toda a turma. Nesta socialização, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

Atividade 6 - Jogo do nicho ecológico

Para finalizar este estudo, sugerimos que o professor monte, juntamente com os alunos, um jogo de cartas que tenha como tema o habitat e o nicho ecológico. As cartas deverão ser montadas com animais estudados nesta proposta.

Cada grupo de 5 alunos deverá montar quatro cartas para compor o baralho da turma. Terminada a montagem, o professor deverá organizar a turma para que todos tenham a oportunidade de jogar e, assim, vivenciar o conteúdo estudado.

As instruções para esta atividade estão disponíveis em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:yy_1EyM5OBwJ:www.icb.ufmg.br/grad/labensino/PAE%2520do%2520site/Ecologia/ecossistemas/jogos/nicho%2520ecologico%2520II.pdf+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox-a. Acesso em: 12/09/13.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas. 

 Poderão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa: i) as produções escritas individuais ou em grupo, especialmente os registros dos estudos de textos e das questões para discussão com respostas; ii) a montagem de trabalhos e apresentação em forma de seminário; iii) a produção e o jogo de baralho nicho ecológico.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.