Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


VIVA AS DIFERENÇAS! APRENDENDO A LIDAR COM A DIVERSIDADE PRESENTE NA SALA DE AULA

 

20/09/2013

Autor y Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e direitos
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ampliar a percepção sobre a diversidade presente na sala de aula.

Reconhecer as diferenças e respeitá-las.

Construir o significado de preconceito e discriminação e opor-se a essas práticas.

Desenvolver percepção crítica sobre comportamentos e práticas discriminatórias.

Estimular a leitura e escrita.

Duração das atividades
6 aulas de uma hora
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sugere-se que essas aulas sejam desenvolvidas com alunos a partir do 2º ano do ensino fundamental em virtude dos recursos e estratégias utilizados.

Comentários iniciais ao professor:

Para o bom desenvolvimento dessas aulas assista aos vídeos disponíveis no Canal TV Escola:

CAMINHOS DA ESCOLA - EPS. 18 - EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE. Duração 50 min. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=5168. Acesso em 06 de setembro de 2013.

CAMINHOS DA ESCOLA - EPS. 13 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Duração 50 min. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=1853. Acesso em 06 de setembro de 2013.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1:

1º Momento: Para sensibilizar os alunos para o tema convide-os a assistirem ao vídeo da Turma da Mônica: Os Azuis. Duração: 7min16seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=bVis6I4uX5s. Acesso em 05 de setembro de 2013.

 

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=bVis6I4uX5s. Acesso em 05 de setembro de 2013.

2º Momento: Perguntar aos alunos: O que o vídeo retrata? O que aconteceu com a Mônica? Quais os sentimentos que a Mônica demonstrou ao se perceber diferente de todos os outros personagens? Como os demais personagens lidaram com a diferença da Mônica? Na sua percepção, as pessoas de nossa sociedade têm os comportamentos semelhantes aos personagens da história? Como podemos nomear tais comportamentos?

3º Momento: Nesse momento é importante inserir os termos preconceito e discriminação e explorar tais termos com os alunos. Escrever na lousa as palavras PRECONCEITO e DISCRIMINAÇÃO. Solicitar que os alunos acessem seus notebooks do Projeto Um Computador por Aluno e pesquisem o significado das duas palavras.

Links de pesquisa:

Preconceito. Disponível em: http://www.mundoeducacao.com/sociologia/preconceito.htm. Acesso em 05 de setembro de 2013.

Preconceito. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Preconceito. Acesso em 05 de setembro de 2013.

Significado de Preconceito. Disponível em: http://www.significados.com.br/preconceito/. Acesso em 05 de setembro de 2013.

Discriminação. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Discrimina%C3%A7%C3%A3o. Acesso em 05 de setembro de 2013.

Significado de Discriminação. Disponível em: http://www.dicio.com.br/discriminacao/. Acesso em 05 de setembro de 2013.

Sugestão ao Professor:

Caso a escola não faça parte do projeto Um computador por Aluno, orientar os alunos a pesquisarem em seus dicionários o significado das palavras preconceito e discriminação. Após a pesquisa, os alunos deverão registrar as principais informações encontradas para subsidiar as discussões em aula.

3º Momento: Propor aos alunos a realização de tal tarefa: SEMÁFORO DA INCLUSÃO.

Os alunos deverão colorir as palavras e cores do semáforo de acordo com o significado que cada uma delas representa: VERMELHO: PARE; AMARELO: ATENÇÃO; VERDE: SIGA.

Fonte: Imagem da própria autora

4º Momento: Discutir sobre a tarefa com os alunos reforçando a importância do respeito à diversidade presente em nossa sociedade.

Tarefa de casa:

Os alunos deverão pesquisar quais são as diferentes formas de preconceito existentes em nossa sociedade e registrar as principais informações encontradas para apresentar na próxima aula.

ATIVIDADE 2:

1º Momento: Dar oportunidade aos alunos de apresentarem a tarefa de casa. Solicitar que pensem e reflitam sobre a causa de tais comportamentos preconceituosos e, posterior a isso, posicionem criticamente sobre as consequências dessas atitudes tanto para quem pratica, quanto para quem sofre o preconceito.  

2º Momento: Dando continuidade à exploração do tema convide os alunos para se sentarem em roda para ouvirem a história: Ninguém é igual a você! Autora: Andrea Pinto Filipecki. Editora: Mauad.

Fonte: http://cdn.b5e8.upx.net.br/imagens/imagem/capas/277/2502277.jpg. Acesso em 05 de setembro de 2013.

3º Momento: Após a contação da história, perguntar aos alunos: Vocês concordam com a autora quando diz que ninguém é igual a ninguém? Por quê?

4º Momento: Após a discussão sobre o livro, propor aos alunos que, na grande roda, observem-se mutuamente: em que se parecem, em que se diferenciam.

5º Momento: Solicitar que se sentem em duplas, sendo que cada um deverá desenhar o colega que está à sua frente, representando as características mais marcantes e visíveis.

6º Momento: Depois desse momento, os alunos, ainda em duplas, deverão entrevistar seus colegas por meios das seguintes perguntas:

1)    Com quem você mora?

2)    Em que bairro você mora?

3)    Quantos anos você tem?

4)    Quando é seu aniversário?

5)    O que você mais gosta de fazer?

6)    Qual o seu brinquedo preferido?

7)    Qual a sua música preferida?

8)    Qual time você torce?

9)    Qual o alimento mais saboroso pra você?

10) Que passeio você fez de que mais gostou?

11) O que você faz nos finais de semana?

Sugestão ao Professor:

Você poderá ampliar as perguntas de acordo com as características de seu grupo. A ideia é reunir informações específicas que caracterizam cada aluno. Caso não encontre o livro "Ninguém é igual a você" para sensibilizar os alunos para o tema, o professor poderá iniciar sua aula com a seguinte pergunta direcionada aos alunos: Você concorda que ninguém é igual a ninguém?  As demais estratégias sugeridas poderão ser mantidas.

7º Momento: Cada aluno deverá apresentar seus colegas por meio de suas produções (desenho e entrevista) e, em seguida, expor seus trabalhos na sala. O professor orientará os alunos a observarem a diversidade de gostos, preferências, pensamentos, programas, presentes nos relatos dos alunos durante as entrevistas. Caberá ao professor ainda, valorizar as especificidades de cada um e reforçar a importância de convivermos com pessoas diferentes de nós mesmos.

ATIVIDADE 3:

1º Momento: Convidar os alunos para se sentarem em roda e ouvirem a história: O Saci de duas pernas. Autor: Djair Galvão. Editora Anita Garibaldi.

Fonte: http://www.acidadevotuporanga.com.br/Images/Noticia/Media/00000001663070789985690749566.jpg. Acesso em 06 de setembro de 2013.

2º Momento: Explore a história com os alunos por meio das seguintes perguntas: O que vocês acharam dessa história? Por que será que o autor dessa história mudou o personagem Saci criado por Monteiro Lobato? O que ele quis discutir nesse livro? No momento da discussão o professor deverá refletir com os alunos sobre o fato de que respeitar as diferenças é fundamental para construirmos uma sociedade mais justa e solidária.

3º Momento: Os alunos deverão fazer um levantamento sobre os personagens que agiram com preconceito com o Saci. Em seguida deverão propor atitudes alternativas que poderiam ter sido tomadas, tanto pelo Saci como pelos outros personagens, para que as diferenças fossem amenizadas e houvesse uma convivência mais respeitosa entre eles.

4º Momento: Cada aluno deverá procurar se lembrar de momentos em que desrespeitou seus colegas por serem diferentes de você. O aluno deverá escolher um colega da sala para escrever uma carta no sentido de se desculpar pelo ocorrido, expressando também o quanto o comportamento de preconceito e discriminação é desrespeitoso e deve ser combatido na convivência cotidiana. Caberá ao professor mediar a escolha dos alunos, auxiliando-os a refletir sobre tais comportamentos, bem como aos colegas que foram dirigidos os mesmos. Nessa carta, os alunos deverão deixar explícitas as situações vividas por eles nos quais o preconceito esteve presente e que tipo de atitude deveriam tomar para solucionar esse problema. Caso o aluno não identifique esse comportamento em si mesmo, ele deverá remeter tal carta a uma pessoa fictícia que tenha, na sua percepção, agido com preconceito ou discriminação.

5º Momento: Por fim, seria muito interessante que os alunos enviassem ou entregassem a carta ao seu colega e após a leitura das mesmas, fizessem uma discussão sobre o que tais cartas lhes despertaram.

Sugestão ao professor:

Acesse o endereço abaixo e leia a reportagem realizada com o autor do livro O Saci de duas pernas, Djair Galvão, tecendo comentários interessantes que poderão contribuir com a sua aula:

Livro de literatura infantil Saci de Duas Pernas dá lição sobre preconceito para as crianças. Disponível em:  http://saci.org.br/?modulo=akemi&parametro=26069. Acesso em 05 de setembro de 2013.

Caso não encontre o livro indicado para ser trabalhado nessa aula, você poderá utilizar o clássico O patinho feio que retrata uma situação de preconceito e discriminação vivida por um pato por ser diferente dos outros patos com os quais convivia. Para explorar o livro utilize as seguintes perguntas: O que a história retrata? Por que os personagens da história discriminavam o patinho? Na sua percepção, como o patinho se sentia? Em seguida, utilize as mesmas estratégias sugeridas a partir do 3º momento na história  O saci de duas pernas, com pequenas adaptações. Acesse o endereço abaixo e encontrará o vídeo disponível no you tube: http://www.youtube.com/watch?v=liWISgGDr9M. Duração: 05min01seg. Acesso em 07 de setembro de 2013.

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=liWISgGDr9M. Acesso em 07 de setembro de 2013.

Recursos Complementares

Respeitar as diferenças. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/respeitar-diferencas-427108.shtml. Acesso em 05 de setembro de 2013.

NUNES, Liliane dos Guimarães Alvim. DISCUTINDO SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR DE TODAS AS CRIANÇAS. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=51394. Acesso em 05 de setembro de 2013.

TODA CRIANÇA É ÚNICA - EPISÓDIO 5 - UNIVERSO DAS DIFERENÇAS. Duração: 25min30seg. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=2181. Acesso em 06 de setembro de 2013.

DUK, Cynthia. Educar na diversidade: material de formação docente. Organização: Cynthia Duk. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2005. 266 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/educar%20na%20diversidade.pdf. Acesso em 07 de setembro de 2013.

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e contínua. Procure observar se os alunos conseguiram perceber a diversidade presente na escola e a importância do respeito a ela. Pergunte aos alunos se as aulas contribuíram para ampliar sua percepção sobre os termos preconceito, discriminação e inclusão. Como forma de avaliação solicite que os alunos relatem o que fariam caso se deparassem com situações de preconceito no ambiente escolar. Por fim, observe o envolvimento de todos durante as aulas bem como a evolução da leitura e da escrita nas atividades propostas. Aproveite para registrar suas observações em diário de campo para subsidiar novas abordagens sobre o tema posteriormente.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.