01/09/2008
EZIQUIEL MENTA
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Ciclos da natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Iniciar as atividades dialogando com os estudantes, no sentido de registrar como os estudantes utilizam a água em suas residências, na comunidade, na escola. A seguir anote quais as curiosidades dos estudantes sobre o tema proposto.
2. PROBLEMATIZAÇÃO:
Diante das questões levantadas pela turma, vamos definir as que são mais significativas para o estudo dos múltiplos usos da água e sua importância para a vida. É importante que neste momento, o professor faça um desafio, ou seja, estabeleça uma necessidade para que o educando, através de sua ação, busque o conhecimento.
Sugestões de questões que podem ser colocadas no quadro de giz para incentivar a turma a iniciar o tema e levantar novos questionamentos:
• Dimensão científica: Quais os usos da água? Porque a água é importante para a vida? Onde estão localizadas as águas potáveis que usamos? Como a nossa comunidade vem cuidando da água em nossa região?
• Dimensão histórica: A população atual do planeta consome a mesma quantidade de água que os povos da antiguidade? Como vivem os povos que moram em áreas desertificadas?
• Dimensão social: Todos os cidadãos brasileiros têm acesso a água potável?
Sugerimos iniciar a aula utilizando a metodologia de Mapas conceituais. É uma técnica pedagógica para organizar e representar o conhecimento. Os conceitos e as proposições são os blocos de construção do conhecimento em qualquer domínio. Foi criado por Joseph Donald Novak (1977) com base na aprendizagem significativa de David Ausubel (1968), cuja essência é que as idéias novas ancoram-se em conceitos relevantes que o aprendiz já sabe (subsunsores), pré-existentes na estrutura cognitiva de quem aprende.
É uma técnica muito flexível, podendo ser aplicada como instrumento de análise de currículo e recurso de aprendizagem: para orientação; exploração do que os estudantes já sabem; focar um conceito particular; observar a estrutura do pensamento em relação ao tema proposto; ponto de partida para novas pesquisas e aprendizagens, meio de avaliação, etc.
A edição de mapas pode ser feita manuscrita, ou com auxílio de softwares apropriados, tais como o Cmap Tool, um programa livre, em português, com possibilidade de inserção de áudio, vídeo, imagens, textos e links disponibilizados on-line e neste portal; já o Inspiration é um software com linguagem visual, isto é, os conceitos podem ser representados com figuras.
Os estudantes podem elaborar duas versões de mapas conceituais: a primeira, antes da atividade proposta e a segunda após os estudos realizados expressando o grau de entendimento do tema proposto.
Na segunda versão, dos mapas elaborados pelos estudantes, podemos observar a evolução das implicações significantes (termo utilizado por Ítalo Dutra), de forma que o mapa é construído com ligações mais complexas.
A figura acima traz um exemplo de mapa conceitual sobre mapa conceitual, observe que ele é escrito com conceitos destacados e relacionados entre si, através de frases de ligação.
Para exemplificar as possibilidades, desta metodologia, se adequar ao nível de cada turma, apresentamos um mapa conceitual elaborado sobre o tema “água”, apresentado na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, do NTE de Santa Cruz do Sul – SC.
Fonte: http://ntescs.pbwiki.com/Mapas%20Conceituais%20-%20CeT
Professor inicie esta atividade construindo um mapa conceitual no quadro de giz, junto com os estudantes. Sugerimos que o conceito inicial seja “USOS DA ÁGUA”.
A partir deste conceito as crianças vão sugerindo os usos da água e você irá registrando no quadro colocando os conceitos ligados por frases. Observe como ficará rica a imagem, representando o nível de conhecimento da turma sobre o tema proposto. Depois de tudo organizado, solicite aos estudantes que façam uma cópia no seu caderno, pois este servirá de exemplo para o outro que será construído ao final do estudo desta aula, registrando-se a construçã o do conhecimento do estudante. Será poss& iacu te; ;vel fazer comparações entre nív el de conhecimento ante e depois da aula. A própria criança irá observar quantos conceitos aprendeu em uma aula.
Tendo em vista as questões levantadas na problematização vamos pesquisar nos sites sugeridos e elaborar um material para apresentação de slides ou mesmo um texto informativo, com base nos dados levantados:
Professor! Indicamos para sua leitura:
Para os estudantes sugerimos o acesso aos seguintes sites:
Dependendo das condições de sua escola o professor poderá solicitar aos estudantes a análise do uso e da importâ ncia da água através de imagens:
Vamos assistir ao vídeo A Malaysian Friday, para estudo de um caso, disponível em http://sph3re.tv/download_a-malaysian-friday_96.html e, posteriormente, poderemos discutir as seguintes questões:
É chegado o momento em que o aluno se aproxima da expressão dassoluções encontradas para os problemas iniciais. É quando o conteúdo empírico (senso comum) se torna científico. Passaremos a elaboração teórica da síntese, isto é, da nova postura mental.
Após todas as atividade s realizadas, vamos solicitar aos estudantes que elaborem um mapa conceitual, em seu caderno, ou se possível no computador, utilizando softwares indicados ou mesmo um editor de textos para expressar o seu novo nível de entendimento do tema abordado nesta aula. O professor observará como o nível de complexidade do 2º mapa será mais significativo que em relação ao primeiro.
Assista esta mensagem sobre “Você pode vencer” com seus alunos ou selecione outra de motivação para eles refletirem sobre a vida e suas atitudes diante dos problemas que todos temos em nosso cotidiano. Sugestão: http://br.youtube.com/watch?v=o_ZeV8h9jhE
Junto com a turma, organize uma exposição de imagens, para ser afixada no edital da escola com as selecionadas durante a atividade 3, relatando em seu rodapé as intenções dos alunos e as ações da turma a serem incorporadas em seu cotidiano sobre o uso consciente da água.
Quatro estrelas 4 calificaciones
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24/03/2010
Cinco estrelasParabéns!Excelente projeto! Vou tentar aplicá-lo em minha sala de aula. Estou começando a aprender a trabalhar com o uso das tecnologias em sala de aula. Muito obrigada pelas dicas. Laura Helena
24/03/2010
Cinco estrelasUma excelente sugestão de trabalhar um tema tão importante com o uso de tecnologias.
24/03/2010
Quatro estrelasEsta aula foi baseada no roteiro proposto pelo Prof. João Luiz Gasparin. Livro: GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. São Paulo: Autores Associados, 2007.
24/03/2010
Quatro estrelasÓtima sugestão de aula e o uso das tecnologias muito bom.