Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A água: seus múltiplos usos e sua importância para a vida.

 

01/09/2008

Autor y Coautor(es)
ROSANGELA MENTA MELLO
imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF

EZIQUIEL MENTA

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Ciclos da natureza
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Compreender a necessidade e a importância da água para a vida em geral.
Duração das atividades
2 a 3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O ciclo da água, sistemas de drenagem, saneamento básico, saúde pública.
Estratégias e recursos da aula
1 PRÁTICA SOCIAL INICIAL DO CONTEÚDO



Iniciar as atividades dialogando com os estudantes, no sentido de registrar como os estudantes utilizam a água em suas residências, na comunidade, na escola. A seguir anote quais as curiosidades dos estudantes sobre o tema proposto.


2. PROBLEMATIZAÇÃO:



Diante das questões levantadas pela turma, vamos definir as que são mais significativas para o estudo dos múltiplos usos da água e sua importância para a vida. É importante que neste momento, o professor faça um desafio, ou seja, estabeleça uma necessidade para que o educando, através de sua ação, busque o conhecimento.

Sugestões de questões que podem ser colocadas no quadro de giz para incentivar a turma a iniciar o tema e levantar novos questionamentos:

• Dimensão científica: Quais os usos da água? Porque a água é importante para a vida? Onde estão localizadas as águas potáveis que usamos? Como a nossa comunidade vem cuidando da água em nossa região?
• Dimensão histórica: A população atual do planeta consome a mesma quantidade de água que os povos da antiguidade? Como vivem os povos que moram em áreas desertificadas?
• Dimensão social: Todos os cidadãos brasileiros têm acesso a água potável?



3 INTRUMENTALIZAÇÃO:


Atividade 1:



Sugerimos iniciar a aula utilizando a metodologia de Mapas conceituais. É uma técnica pedagógica para organizar e representar o conhecimento. Os conceitos e as proposições são os blocos de construção do conhecimento em qualquer domínio. Foi criado por Joseph Donald Novak (1977) com base na aprendizagem significativa de David Ausubel (1968), cuja essência é que as idéias novas ancoram-se em conceitos relevantes que o aprendiz já sabe (subsunsores), pré-existentes na estrutura cognitiva de quem aprende.
É uma técnica muito flexível, podendo ser aplicada como instrumento de análise de currículo e recurso de aprendizagem: para orientação; exploração do que os estudantes já sabem; focar um conceito particular; observar a estrutura do pensamento em relação ao tema proposto; ponto de partida para novas pesquisas e aprendizagens, meio de avaliação, etc.
A edição de mapas pode ser feita manuscrita, ou com auxílio de softwares apropriados, tais como o Cmap Tool, um programa livre, em português, com possibilidade de inserção de áudio, vídeo, imagens, textos e links disponibilizados on-line e neste portal; já o Inspiration é um software com linguagem visual, isto é, os conceitos podem ser representados com figuras.
Os estudantes podem elaborar duas versões de mapas conceituais: a primeira, antes da atividade proposta e a segunda após os estudos realizados expressando o grau de entendimento do tema proposto.
Na segunda versão, dos mapas elaborados pelos estudantes, podemos observar a evolução das implicações significantes (termo utilizado por Ítalo Dutra), de forma que o mapa é construído com ligações mais complexas.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/522/imagens/mapa.jpg

 

A figura acima traz um exemplo de mapa conceitual sobre mapa conceitual, observe que ele é escrito com conceitos destacados e relacionados entre si, através de frases de ligação.
Para exemplificar as possibilidades, desta metodologia, se adequar ao nível de cada turma, apresentamos um mapa conceitual elaborado sobre o tema “água”, apresentado na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, do NTE de Santa Cruz do Sul – SC.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/522/imagens/mapa4.jpeg
Fonte: http://ntescs.pbwiki.com/Mapas%20Conceituais%20-%20CeT

Professor inicie esta atividade construindo um mapa conceitual no quadro de giz, junto com os estudantes. Sugerimos que o conceito inicial seja “USOS DA ÁGUA”.
A partir deste conceito as crianças vão sugerindo os usos da água e você irá registrando no quadro colocando os conceitos ligados por frases. Observe como ficará rica a imagem, representando o nível de conhecimento da turma sobre o tema proposto. Depois de tudo organizado, solicite aos estudantes que façam uma cópia no seu caderno, pois este servirá de exemplo para o outro que será construído ao final do estudo desta aula, registrando-se a construçã o do conhecimento do estudante. Será poss& iacu te; ;vel fazer comparações entre nív el de conhecimento ante e depois da aula. A própria criança irá observar quantos conceitos aprendeu em uma aula.



Atividade 2:



Tendo em vista as questões levantadas na problematização vamos pesquisar nos sites sugeridos e elaborar um material para apresentação de slides ou mesmo um texto informativo, com base nos dados levantados:

Professor! Indicamos para sua leitura:

Para os estudantes sugerimos o acesso aos seguintes sites:


Atividade 3:



Dependendo das condições de sua escola o professor poderá solicitar aos estudantes a análise do uso e da importâ ncia da água através de imagens:

  • Pesquisar imagens na internet, em busca dores, tais como as imagens deste link da busca UOL: http://busca.uo l.com.br/imagem/index.html?q=%E1gua&ad=on, onde a criança poder á fazer composições de várias imagens, em editores de imagens, ou mesmo em editores de apresentações.
  • Selecionar em revistas, jornais, fotografias imagens que retratem o uso da água e sua utilidade, montando um painel para ser fixado no mural da escola.
  • Produzir desenhos coletivos.
  • Trabalhar com fotografias antigas e atuais das mesmas paisagens.
  • Levar a turma para um estudo de campo nos arredores da escola, observando como a comunidade utiliza a água, reproduzindo as observações através de desenhos. (nesta atividade o professor orienta os alunos para levarem papel e lápis, se acomodarem da melhor forma possível diante da paisagem que desejam reproduzir no desenho).

 

Atividade 4:

 

 

Vamos assistir ao vídeo A Malaysian Friday, para estudo de um caso, disponível em http://sph3re.tv/download_a-malaysian-friday_96.html e, posteriormente, poderemos discutir as seguintes questões:

  • Em que local se passa o vídeo?
  • O que fez o personagem principal da história?
  • Que utilidade tinha a torneira?
  • Como o personagem tomou banho?
  • Qual a moral da história?
  • Você conhece alguma situação semelhante? (Professor já soube de situações de vilas onde havia apenas uma torneira para toda a comunidade, muitos moradores transportavam água em baldes até suas casas improvisadas, onde alguns utilizavam mangueiras e outros água de mina ou poço. Podemos dizer que em lugares no Brasil isto acontece?)
  • Solicite à turma sugestões para resolver estas situações e propostas de ações pessoais que contribuam para o uso racional da água potável.

4 CATARSE:



É chegado o momento em que o aluno se aproxima da expressão dassoluções encontradas para os problemas iniciais. É quando o conteúdo empírico (senso comum) se torna científico. Passaremos a elaboração teórica da síntese, isto é, da nova postura mental.
Após todas as atividade s realizadas, vamos solicitar aos estudantes que elaborem um mapa conceitual, em seu caderno, ou se possível no computador, utilizando softwares indicados ou mesmo um editor de textos para expressar o seu novo nível de entendimento do tema abordado nesta aula. O professor observará como o nível de complexidade do 2º mapa será mais significativo que em relação ao primeiro.



5 PRÁTICA SOCIAL FINAL DO CONTEÚDO:



Assista esta mensagem sobre “Você pode vencer” com seus alunos ou selecione outra de motivação para eles refletirem sobre a vida e suas atitudes diante dos problemas que todos temos em nosso cotidiano. Sugestão: http://br.youtube.com/watch?v=o_ZeV8h9jhE
Junto com a turma, organize uma exposição de imagens, para ser afixada no edital da escola com as selecionadas durante a atividade 3, relatando em seu rodapé as intenções dos alunos e as ações da turma a serem incorporadas em seu cotidiano sobre o uso consciente da água.

Recursos Complementares
Vídeo sobre o "Desafio Brasil Água e Saneamento” da Globo Universidade: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM796681-7823-DESAFIO+BRASIL+AGUA+E+SANEAMENTO,00.html A TV Cultura, através da página Alô Escola: Água: o desafio do século XXI sugere várias atividades para serem realizadas com os estudantes: http://www.tvcultura.com.br/aloescola/ciencias/agua-desafio/ensinareaprender.htm
Avaliação
A avaliação será realizada no início das atividades, através do mapa conceitual e no final com a segunda versão do mapa. Durante as atividades o professor observará a aprendizagem dos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos propostos e uma mudança de postura frente aos problemas levantados, no que se refere aos múltiplos usos e importância da água para a vida. O professor acompanhará as produções dos estudantes, fazendo as intervenções necessárias.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 2/4 - 50%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • LAURA H.L. de BARROS, EMEF "JOSÉ GOMIDE DE CASTRO" , São Paulo - dijo:
    profa.laurabarros@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns!Excelente projeto! Vou tentar aplicá-lo em minha sala de aula. Estou começando a aprender a trabalhar com o uso das tecnologias em sala de aula. Muito obrigada pelas dicas. Laura Helena


  • Járlisson Ribeiro dos Santos, EMEF NAIR DE NAZARÉ LEMOS , Pará - dijo:
    jarlissonrs@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Uma excelente sugestão de trabalhar um tema tão importante com o uso de tecnologias.


  • ROSANGELA MENTA MELLO, WOLFF KLABIN C E E FUND MEDIO NORMAL , Paraná - dijo:
    rosangelamenta@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Esta aula foi baseada no roteiro proposto pelo Prof. João Luiz Gasparin. Livro: GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. São Paulo: Autores Associados, 2007.


  • Adriana Delfino Pereira Caldas., E.P.M.Francisco Nogueira Sobrino. , Mato Grosso do Sul - dijo:
    dri_iaradelfino@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Ótima sugestão de aula e o uso das tecnologias muito bom.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.