03/09/2009
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
É importante que os alunos já estejam familiarizados com algumas expressões populares mais usuais. Isso é bastante variável de região para região, classe social, grupo social etc.
• Cartazes com imagens;
• retroprojetor ou datashow.
Aula 1
Atividade
O professor poderá iniciar a aula dizendo aos alunos que no dia anterior “tomou um chá de cadeira” no consultório do dentista. Em seguida, ele perguntará a todos os alunos o que isso significa. Muitos alunos dirão que o professor provavelmente deve ter esperado bastante tempo para ser atendido no dentista. O professor, então, poderá mostrar a ilustração que se segue e perguntar aos alunos se algum deles imaginou a situação em seu sentido literal.
Disponível em http://www.culturabrasil.pro.br/literais.htm Acesso em 20/08/09.
Dessa forma, os alunos poderão deduzir que a linguagem também é usada com um sentido diferente daquele que lhe é comum.
Em seguida, o professor mostrará aos alunos as imagens seguintes:
Disponível em http://www.culturabrasil.pro.br/literais.htm Acesso em 20/07/2009
Disponível em http://www.culturabrasil.pro.br/literais.htm Acesso em 20/07/2009
Importante: O professor poderá imprimir as imagens e levá-las para a sala. (Fazer cópias em transparência para a reprodução em retroprojetor, ou ainda usar o recurso de datashow.
O professor perguntará aos alunos o que eles vêem nas imagens, o sentido denotativo delas. O professor poderá dividir o quadro em duas partes: Figura A e Figura B. Então deverá anotar aquilo que for mais relevante na fala do aluno: “Homem sem braço”, “João sem braço”, “Barco no copo”, “Chuva no copo”, “Tempestade no copo”. A partir daí, é importante perguntar aos alunos se eles conhecem uma expressão popular equivalente para cada figura. (“Dar uma de Joãozinho sem braço” / “Fazer tempestade em copo d’água”).
Depois da apresentação das expressões, o professor poderá perguntar aos alunos se eles sabem o significado delas, ou seja, o sentido denotativo dessas expressões.
Apresentar o vídeo “Expressões populares [Sua língua]”
Expressões populares [Sua língua]
Na sequência, conversar com os alunos a respeito do vídeo e se eles já conheciam as expressões apresentadas. Como tarefa de casa, pode-se pedir aos alunos que pesquisem ou conversem com os pais e/ou outras pessoas sobre expressões populares. Perguntar se conhecem outras, anotá-las no caderno e levá-las na próxima aula.
Aula 2
Solicitar aos alunos que, sentados em duplas, mostrem ao colega a/s expressão/ões que pesquisou.
Feito isso, o professor entregará uma tira de papel para cada dupla que escolherá uma das expressões coletadas em casa e a escreverá no papel. O professor, então, recolherá as expressões e as entregará aleatoriamente às duplas.
Os alunos então receberão uma folha na qual farão um desenho que represente o sentido denotativo da expressão recebida. Depois disso, cada dupla apresentará para os colegas o desenho, explicando o sentido denotativo da expressão e, em seguida, explicarão também o sentido conotativo dela. Caso tenham dificuldades em compreender a expressão (que pode não se r muito conhecida por eles), o/a al uno/a que a levou poderá aj udar a dupla.
Nome | Tipo |
---|---|
Expressões populares [Sua língua] | Vídeo |
Como atividade complementar, o professor poderá levar para a sala de aula algumas expressões populares que têm origens bastante interessantes, como a que segue:
Acabar em pizza
Acabar em pizza é uma das expressões mais usadas no meio político, “Tudo acabou em pizza”, empregada quando algo errado é julgado sem que ninguém seja punido ou sem nenhuma solução adequada.
Explicar aos alunos: O termo surgiu no futebol. Na década de 60, alguns cartolas palmeirenses se reuniram para resolver alguns problemas e, durante 14 horas seguidas de brigas e discussões, estavam morrendo de fome. Assim, todos foram a uma pizzaria, tomaram muito chope e pediram 18 pizzas gigantes. Depois disso, foram para casa e a paz reinou de forma absoluta. Após esse episódio, Milton Peruzzi, que trabalhava na Gazeta Esportiva, fez a seguinte manchete: “Crise do Palmeiras termina em pizza”. Daí em diante o termo pegou.
Mais histórias do surgimento das expressões populares disponíveis em: http://www.historiadetudo.com/expressoes-populares.html, acesso em 20/07/2009.
A avaliação consiste em o professor observar a participação dos alunos nas atividades orais. É importante perceber se eles compreendem a diferença entre linguagem denotativa e conotativa por meio das discussões. A atividade de desenho contribui para mostrar a efetiva compreensão do sentido denotativo das expressões.
Quatro estrelas 18 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
19/03/2013
Cinco estrelasObrigada pela aula de hoje.
10/03/2013
Quatro estrelasQuero saber se alguém ja aplicou esta sequencia e o seu resultado.
06/09/2012
Quatro estrelasNossa! Adorei! Estava pesquisando sobre denotação e conotação e, sem querer, encontrei esse ótimo material. Vou aplicar essa aula hoje mesmo. Só não conseguirei que eles assistam ao vídeo. Mas, valerá a pena mesmo assim. Bjão!
23/03/2012
Cinco estrelasadorei, achei bem criativa e acabei utilizando também.
30/10/2011
Cinco estrelasAdorei a ideia. Leva o aluno às conclusões e depois podemos apresentar os conceitos. achei ótima.
17/03/2011
Cinco estrelasadoroooooooooo ''estudar'' e adorei sim.bjimmmmmmm
13/03/2011
Cinco estrelasGostei muito da sua aula.As ideias são ótimas.
04/12/2010
Quatro estrelasEssa ideia é super bem bolada e interessante para quem ensina e para quem está aprendendo. Parabéns!!!
17/10/2010
Cinco estrelasMuito interessante o tema da aula da Walleska. Ela soube conduzir muito bem suas aulas, demonstrando as várias expressões populares e seus significados.
01/09/2010
Cinco estrelascarapicuiba, 01 de Setembro de 2010. Boa tarde Estou fazendo o 1º semestre de letras. Pois pretendo lecionar. por isso fico consultando na net, assuntos que me ajude nesse sentido. Gostei muito deste sait. e a forma de como ensinar sobre Denotação e Conotação. Josinete de Lira Sena
02/06/2010
Cinco estrelasParabéns , sua aula é um show.
24/03/2010
Cinco estrelasOTIMA ESSA AULA AMEI!!!
24/03/2010
Cinco estrelasAmei! aula pratica de facial entendimento
24/03/2010
Cinco estrelasÓtima atividade. Facilita o entendimento por parte dos alunos. Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasRealmente ensinar a ligg. conotativa e denotativa nas diferentes situações de comunicação através de expressões populares, traz para os alunos uma significação maior e motivante. Vou usar esta aula porque estou trabalhando com 1º EM e introduzindo a Literatura e realmente me fascinou!!Achei a proposta excelente!! Parabéns
24/03/2010
Cinco estrelasAmei as sugestoes! Com elas podemos dá uma aula dinamica, envolvente e bem contextualizada.
24/03/2010
Cinco estrelasAmei!!! Achei excelente essa aula!!! ficará mais atrativa para os meus alunos. Êstão de parabéns!!! Obrigada pela ajuda. Luciene
24/03/2010
Cinco estrelasGostei demais de sua aula. São expressões assim que fazem parte do dia a dia dos nossos alunos que precisam ser trabalhadas.