Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Denotação e Conotação: trabalhando com expressões populares.

 

03/09/2009

Autor y Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer como a língua portuguesa é rica e variada e como as expressões populares estão presentes em nosso cotidiano;
  • identificar a linguagem conotativa na formação das expressões e compreender o significado delas.
Duração das atividades
2 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que os alunos já estejam familiarizados com algumas expressões populares mais usuais. Isso é bastante variável de região para região, classe social, grupo social etc.

Estratégias e recursos da aula

• Cartazes com imagens;
• retroprojetor ou datashow.

Aula 1

Atividade

O professor poderá iniciar a aula dizendo aos alunos que no dia anterior “tomou um chá de cadeira” no consultório do dentista. Em seguida, ele perguntará a todos os alunos o que isso significa. Muitos alunos dirão que o professor provavelmente deve ter esperado bastante tempo para ser atendido no dentista. O professor, então, poderá mostrar a ilustração que se segue e perguntar aos alunos se algum deles imaginou a situação em seu sentido literal.

Disponível em http://www.culturabrasil.pro.br/literais.htm Acesso em 20/08/09.

Dessa forma, os alunos poderão deduzir que a linguagem também é usada com um sentido diferente daquele que lhe é comum.

Em seguida, o professor mostrará aos alunos as imagens seguintes:

Disponível em http://www.culturabrasil.pro.br/literais.htm  Acesso em 20/07/2009

Disponível em http://www.culturabrasil.pro.br/literais.htm Acesso em 20/07/2009

Importante: O professor poderá imprimir as imagens e levá-las para a sala. (Fazer cópias em transparência para a reprodução em retroprojetor, ou ainda usar o recurso de datashow.

O professor perguntará aos alunos o que eles vêem nas imagens, o sentido denotativo delas. O professor poderá dividir o quadro em duas partes: Figura A e Figura B. Então deverá anotar aquilo que for mais relevante na fala do aluno: “Homem sem braço”, “João sem braço”, “Barco no copo”, “Chuva no copo”, “Tempestade no copo”. A partir daí, é importante perguntar aos alunos se eles conhecem uma expressão popular equivalente para cada figura. (“Dar uma de Joãozinho sem braço” / “Fazer tempestade em copo d’água”).
Depois da apresentação das expressões, o professor poderá perguntar aos alunos se eles sabem o significado delas, ou seja, o sentido denotativo dessas expressões.

Apresentar o vídeo “Expressões populares [Sua língua]”

                  Expressões populares [Sua língua]

Na sequência, conversar com os alunos a respeito do vídeo e se eles já conheciam as expressões apresentadas. Como tarefa de casa, pode-se pedir aos alunos que pesquisem ou conversem com os pais e/ou outras pessoas sobre expressões populares. Perguntar se conhecem outras, anotá-las no caderno e levá-las na próxima aula.

Aula 2

Solicitar aos alunos que, sentados em duplas, mostrem ao colega a/s expressão/ões que pesquisou.
Feito isso, o professor entregará uma tira de papel para cada dupla que escolherá uma das expressões coletadas em casa e a escreverá no papel. O professor, então, recolherá as expressões e as entregará aleatoriamente às duplas.
Os alunos então receberão uma folha na qual farão um desenho que represente o sentido denotativo da expressão recebida. Depois disso, cada dupla apresentará para os colegas o desenho, explicando o sentido denotativo da expressão e, em seguida, explicarão também o sentido conotativo dela. Caso tenham dificuldades em compreender a expressão (que pode não se r muito conhecida por eles), o/a al uno/a que a levou poderá aj udar a dupla.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Expressões populares [Sua língua] Vídeo
Recursos Complementares

Como atividade complementar, o professor poderá levar para a sala de aula algumas expressões populares que têm origens bastante interessantes, como a que segue:

Acabar em pizza

Acabar em pizza é uma das expressões mais usadas no meio político, “Tudo acabou em pizza”, empregada quando algo errado é julgado sem que ninguém seja punido ou sem nenhuma solução adequada.
Explicar aos alunos: O termo surgiu no futebol. Na década de 60, alguns cartolas palmeirenses se reuniram para resolver alguns problemas e, durante 14 horas seguidas de brigas e discussões, estavam morrendo de fome. Assim, todos foram a uma pizzaria, tomaram muito chope e pediram 18 pizzas gigantes. Depois disso, foram para casa e a paz reinou de forma absoluta. Após esse episódio, Milton Peruzzi, que trabalhava na Gazeta Esportiva, fez a seguinte manchete: “Crise do Palmeiras termina em pizza”. Daí em diante o termo pegou.

Mais histórias do surgimento das expressões populares disponíveis em: http://www.historiadetudo.com/expressoes-populares.html, acesso em 20/07/2009.

Avaliação

A avaliação consiste em o professor observar a participação dos alunos nas atividades orais. É importante perceber se eles compreendem a diferença entre linguagem denotativa e conotativa por meio das discussões. A atividade de desenho contribui para mostrar a efetiva compreensão do sentido denotativo das expressões.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 18 calificaciones

  • Cinco estrelas 15/18 - 83,33%
  • Quatro estrelas 3/18 - 16,67%
  • Três estrelas 0/18 - 0%
  • Duas estrelas 0/18 - 0%
  • Uma estrela 0/18 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • rita do socorro leal, Escola conego Calado , Pará - dijo:
    rita_leal8@yahoo.com.br

    19/03/2013

    Cinco estrelas

    Obrigada pela aula de hoje.


  • Marta Maria Santos dos Anjos, Universidade Estadual de Roraima (UERR) , Roraima - dijo:
    msantosdosanjos1@gmail.com

    10/03/2013

    Quatro estrelas

    Quero saber se alguém ja aplicou esta sequencia e o seu resultado.


  • Raquel de Oliveira, Colégio Estadual Irmã Dulce , Rio de Janeiro - dijo:
    raquel-professrora@hotmail.com

    06/09/2012

    Quatro estrelas

    Nossa! Adorei! Estava pesquisando sobre denotação e conotação e, sem querer, encontrei esse ótimo material. Vou aplicar essa aula hoje mesmo. Só não conseguirei que eles assistam ao vídeo. Mas, valerá a pena mesmo assim. Bjão!


  • Elisa Dutra, EMEB Honório Lemes , Rio Grande do Sul - dijo:
    elisaroggia@hotmail.com

    23/03/2012

    Cinco estrelas

    adorei, achei bem criativa e acabei utilizando também.


  • Ligia Simoes, Uniitalo , São Paulo - dijo:
    ligiamasimoes@gmail.com

    30/10/2011

    Cinco estrelas

    Adorei a ideia. Leva o aluno às conclusões e depois podemos apresentar os conceitos. achei ótima.


  • kellyyyyyyyyyyyyyyy safadona, Alemanha - dijo:
    safadona@hotmail.com

    17/03/2011

    Cinco estrelas

    adoroooooooooo ''estudar'' e adorei sim.bjimmmmmmm


  • Iára C.Cunha, Colégio Estadual Bangu , Rio de Janeiro - dijo:
    cjaueirocunha@globo.com

    13/03/2011

    Cinco estrelas

    Gostei muito da sua aula.As ideias são ótimas.


  • Ligia, Colégio Estadual João Paulo II-E.F.M , Paraná - dijo:
    LIGIANOVOCHADLO@HOTMAIL.COM

    04/12/2010

    Quatro estrelas

    Essa ideia é super bem bolada e interessante para quem ensina e para quem está aprendendo. Parabéns!!!


  • Catherine M. Menegassi , JULIO MESQUITA C E PROF E FUND MEDIO , Paraná - dijo:
    catherinemenegassi@yahoo.com.br

    17/10/2010

    Cinco estrelas

    Muito interessante o tema da aula da Walleska. Ela soube conduzir muito bem suas aulas, demonstrando as várias expressões populares e seus significados.


  • JOSINETE DE LIRA SENA, FALC , São Paulo - dijo:
    josi.roger@hotmail.com

    01/09/2010

    Cinco estrelas

    carapicuiba, 01 de Setembro de 2010. Boa tarde Estou fazendo o 1º semestre de letras. Pois pretendo lecionar. por isso fico consultando na net, assuntos que me ajude nesse sentido. Gostei muito deste sait. e a forma de como ensinar sobre Denotação e Conotação. Josinete de Lira Sena


  • RIALMA CARDOSO DE CARVALHO, eSCO CASTRO ALVES , Rondônia - dijo:
    rialmacarvalho@gmail.com

    02/06/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns , sua aula é um show.


  • ELIENE DE BUERAREMA, ESCOLA MUNICIPAL LIBBERALINO BARBOSA SOUTO , Bahia - dijo:
    eliene2s@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    OTIMA ESSA AULA AMEI!!!


  • sivia gasques fiiabane , escola santa terezinha , Mato Grosso - dijo:
    silvia_fiabane@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Amei! aula pratica de facial entendimento


  • Rosane Bortoluzzi Pohlmann, E. E. Ensino Fundamental Francisco Manoel , Rio Grande do Sul - dijo:
    rosana.brs@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Ótima atividade. Facilita o entendimento por parte dos alunos. Parabéns!


  • Maria SAlete Ap. G.Parreira, Escola Estadual Dr.Ubaldo Costa Leite , São Paulo - dijo:
    saleteparreira@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Realmente ensinar a ligg. conotativa e denotativa nas diferentes situações de comunicação através de expressões populares, traz para os alunos uma significação maior e motivante. Vou usar esta aula porque estou trabalhando com 1º EM e introduzindo a Literatura e realmente me fascinou!!Achei a proposta excelente!! Parabéns


  • Marineis Miranda, Colégio Tancredo Lima , Bahia - dijo:
    injuma17@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Amei as sugestoes! Com elas podemos dá uma aula dinamica, envolvente e bem contextualizada.


  • Luciene , Escola Estadual Vinicius de Moraes , Minas Gerais - dijo:
    lucieneprio@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Amei!!! Achei excelente essa aula!!! ficará mais atrativa para os meus alunos. Êstão de parabéns!!! Obrigada pela ajuda. Luciene


  • Rosimeiry de araujo Lima, Escola N Sª das Dores , Amazonas - dijo:
    rosimeiry_araujo@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei demais de sua aula. São expressões assim que fazem parte do dia a dia dos nossos alunos que precisam ser trabalhadas.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.