Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Boliche: strikes de letras e números.

 

22/09/2013

Autor y Coautor(es)
PAMELA FARIA OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a história e as regras do jogo de boliche.
  • Construir e escrever coletivamente um cartaz com as regras do jogo de boliche.
  • Trabalhar contagem, soma e representação numeral quantidade através da contagem dos pontos.
  • Vivenciar o jogo, experimentar desafios, explorar materiais com variadas possibilidades e confeccionar um jogo de boliche.
  • Realizar a tentativa de escrita de números.
  • Conhecer as letras do alfabeto e nomeá-las através do boliche de letras.
  • Conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente por meio da reutilização de garrafas PET.
  • Desenvolver a coordenação motora através do jogo de boliche.  
Duração das atividades
05 aulas de uma hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios sobre a temática. 

Estratégias e recursos da aula

Atividade 01 - Conhecendo o Jogo de Boliche.

1- Professor, essa aula tem como objetivo trabalhar os números (até 10) e as letras do alfabeto, de uma forma lúdica, através do jogo de boliche.

2- Para iniciar a conversa e instigar essa discussão, sugerimos que o professor organize os alunos em roda e converse sobre o jogo de boliche. Questione se alguém conhece o jogo ou já jogou boliche, se sabe como se joga, o lugar onde se joga, quais materiais são necessários para jogar (pinos, bola, marcação da pista) e como são as regras. Esse deve ser um momento onde o professor precisa ouvir todas as crianças e anotar, em uma prancheta, tudo o que eles foram dizendo. Logo depois, organize com os alunos as ideias ditas, dialogando e definindo coletivamente como é que se joga o boliche, quais são as suas regras e o como é que se faz para ganhar este jogo.

O professor pode sugerir que os alunos registrem através de um desenho as regras do jogo de boliche, conforme relatado e definido por eles nessa roda de conversa. Depois oportunize espaço para que os alunos expliquem sobre o desenho, pois é uma forma de perceber se internalizaram as regras combinadas para se jogar boliche.

A seguir, proponha aos alunos a construção de um cartaz contendo o desenho e as regras do jogo de boliche. Trabalhe como podemos organizar essas regras para que todos compreendam o que está registrado no cartaz. Trabalhe também a escrita do nome jogo, auxiliando os alunos a perceberem quais letras são necessárias para esse registro. Veja abaixo o exemplo do cartaz construído pelos alunos:

BOLICHE

MATERIAIS:

  • 10 PINOS
  • 1 BOLA
  • 1 PISTA

COMO JOGAR:

  • CADA JOGADOR TEM DIREITO A DUAS JOGADAS.
  • O JOGADOR DEVE ARREMESSAR A BOLA EM DIREÇÃO AOS PINOS QUE ESTARÃO ORGANIZADOS NO FINAL DA PISTA EM FORMA DE TRIANGULO.

GANHADOR:

  • GANHA O JOGADOR QUE AO FINAL DAS DUAS JOGADAS DERRUBAREM MAIS PINOS.

3 - Após trabalhar o que os alunos já sabem sobre o boliche e construir as regras para jogar, amplie seus conhecimentos, trazendo a história do jogo. O professor pode encontrar informações no link - Origens do Boliche, disponível em: http://www.cbbol.org.br/historia.htm. Acesso em 14 de setembro de 2013, este site da Confederação Brasileira de Boliche informa sobre a história oficial do Boliche.

O professor pode confeccionar um cartaz para compartilhar essas informações com os alunos, neste pode conter origem e significado da palavra boliche, origens do jogo, acontecimentos do tempo enfatizando como este foi disseminado no Brasil. É importante que o professor faça a diferenciação do boliche praticado como esporte (regras universais – no mundo inteiro se joga no mesmo local com as mesmas regras) e o boliche praticado como jogo (basta o grupo combinar onde e com que vai jogar e as regras podem ser modificados de acordo com o combinado dos participantes).

Para ampliar os conhecimentos dos alunos traga palavras utilizadas no jogo bem como seus significados, veja abaixo o glossário de palavras utilizadas do jogo, escolha algumas mais utilizadas e trabalhe com os alunos. 

  • "Back up": jogada de efeito na qual a trajetória da bola lançada com o braço direito faz uma curva à direita, ou quando lançada com o braço esquerdo faz uma curva à esquerda.
  • Canaleta: depressão que existe à esquerda e à direita da pista, destinada a evitar que a bola invada as pistas vizinhas.
  • Fritar ou furar: errar totalmente o(s) pino(s). (em inglês "open" ou "miss").
  • João e Maria: figura que resulta da posição de dois pinos, um atrás do outro, restantes após o primeiro lançamento (podem ser os pinos 1-5 ou 2-8 ou 3-9) os americanos chamam o pino escondido e esta figura de "mother in law" = "sogra".
  • Pêndulo: movimento realizado para lançamento da bola.
  • "Pin deck": área localizada no final da pista, onde ficam os 10 pinos montados em formato triangular.
  • Pino mestre: apelido do pino 1. Diz-se que o jogador erra a jogada quando a primeira bola não atinge o pino 1.
  • “Strike": derrubar todos os dez pinos na primeira jogada (seu símbolo é a letra xis "X").

Informações retiradas do site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Boliche#Gloss.C3.A1rio. Acesso em 14 de setembro de 2013. 

 

boliche

Imagens retiradas do site http://pt.wikipedia.org/wiki/Boliche. Acesso em 08 de setembro de 2013. 

Observações: A imagem acima mostra o local onde o boliche é praticado como esporte (regras universais – no mundo inteiro se joga no mesmo local com as mesmas regras) e as imagens abaixo mostram o lugar e o material usado no jogo boliche (basta o grupo combinar onde e com que vai jogar).

- Mostrando diferentes materiais para confeccionar um jogo de boliche.  

boliche  

Imagem retirada do site: http://www.fazermatematica.com.br/wp-content/uploads/2011/01/boliche_quantidades-300x225.jpg. Acesso em 08 de setembro de 2013. 

 

boliche

Imagem retirada do site: http://blogs.cicbh.com.br/edufisica/files/2011/05/infantil-leite-300x242.jpg. Acesso em 08 de setembro de 2013. 

 

Atividade 2 – Construindo um Jogo de Boliche.

 1 - Após conhecer a história do boliche, bem como suas regras, proponha a construção de um boliche com garrafas pet com os alunos, mas antes de construir é importante conversar sobre a preservação do meio ambiente através da reutilização de materiais. Para isso sugerimos como leitura para os alunos o livro “Reciclando com os coelhinhos.” da autora Ingrid Biesemeyer Bellinghausen , publicado pela editora DCL, no ano de 2010, que pode ser encontrado nas livrarias da sua cidade. Nesse livro os coelhinhos mostram como preservar o meio ambiente sem criar um novo problema. Numa divertida aventura, esses pequenos animais ensinam às crianças como reaproveitar materiais usados, despertando a consciência ecológica. 

livro

Livro: Reciclando com os coelhinhos. Imagem retirada do site http://www.megabook.com.br/resources/images/livro/capas/literatura-infantil/reciclando-com-os-coelhinhos.jpg. Acesso em 14 de setembro de 2013. 

Sugestão: Caso o professor não encontre esse livro disponível nas livrarias de sua cidade, pode optar por contar outra história de sua preferência relacionada à temática da reciclagem, ou trabalhar o vídeo: É preciso reciclar da Turma da Mônica, com duração de 2min28seg. Disponível no link: http://www.youtube.com/watch?v=NgV7O_fJsD8. Acesso em 19 de setembro de 2013. 

2- Depois de ler a história para os alunos e discutir sobre a importância de reaproveitar materiais, convide-os a produzir cartazes e fazer uma campanha pela escola para arrecadar garrafas PET. Os alunos também podem produzir panfletos para fazer a campanha de arrecadação das garrafas PET fora da escola, com os familiares e amigos.

3- Terminada a campanha, construa um boliche para cada criança utilizando garrafas pet, papel crepom, papel A4 colorido, jornal e fita adesiva colorida. 

Como fazer:

  • Corte o papel crepom em tiras de diversas cores para ser colocado dentro das garrafas.
  • Corte quadrados de 10 cm X 10 cm no papel A4 colorido para que as crianças façam a escrita dos números de 1 ao 10 para colar nas garrafas.
  • Peça para que cada aluno faça uma bola de papel de jornal embolado e passe fita adesiva colorida em volta. 

Depois é só jogar e se divertir.   

boliche

Imagem retirada do site: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000001634/md.0000019175.jpg. Acesso em 08 de setembro de 2013.

 

Atividade 03 - Jogando Boliche. 

1- Defina inicialmente com os alunos como querem jogar o boliche. Como esporte ou como jogo? A partir desta definição proponha aos alunos a construção de uma pista de boliche na sala de aula (ela pode ser construída tomando como referência à pista do esporte ou conforme os alunos definam – é importante envolver os alunos na construção). Projete a pista antes e depois construa de acordo com as regras que já foram feitas acima. Utilize fita crepe para demarcá-la, organize os pinos de forma triangular e traga a bola. Relembre o cartaz construído na atividade 01 com os alunos, com os combinados de como jogar, materiais necessários para o jogo e como define o vencedor. Produza um placar com o nome das crianças, contendo um espaço para que eles marquem a quantidade de pontos na primeira jogada, na segunda jogada e no final, um espaço para representar essa quantidade com número. Veja o exemplo:

 

 

JOGADOR

PONTOS

 1ª JOGADA

PONTOS

2ª JOGADA

TOTAL

 

JOGADOR 1

 

I I I I

 

I I I

 

7

 

JOGADOR 2

 

I

 

I I

 

3

 

 

 

 

 

 

Jogador com maior pontuação: ___________________________________ 

 

boliche boliche

boliche boliche

Jogando Boliche. Turma: 1º período “B” 2013- ESEBA/UFU. Fonte: Imagens da própria autora. 

  2 - Durante o jogo observe se a criança faz a contagem certa dos pinos derrubados, se representa essa quantidade no placar do jogo, bem como se no final consegue somar os pontos da primeira jogada com os pontos da segunda jogada e escrever o numeral correspondente a essa soma.

3 - Após todos jogarem observe e identifique com os alunos, qual foi o jogador que mais fez pontos. E depois o convide para fazer a escrita do seu nome no cartaz.  

4 - Convide os alunos a representar a quantidade de pontos obtidos através da representação com tampinhas. Coloque os alunos dispostos em roda e as fichas com o nome das crianças dispostas no centro da roda. Leve uma quantidade de tampinhas suficiente para que eles representem, ao lado das fichas, a quantidade de pontos. É importante deixar o cartaz com as anotações dos pontos, disponível e com fácil acesso, pois os alunos podem utilizá-los para recordar a quantidade de pontos obtidos. Veja o exemplo: 

 

boliche boliche

Representando com tampinhas, a quantidade de pontos obtidos no jogo de boliche. Turma: 1º período “B” 2013 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagens da própria autora. 

5- Após todos os alunos representarem a quantidade de pontos, questione: Quantos pontos fizeram todos juntos? Esse momento é importante instigar os alunos a observar que se contarem todas as tampinhas representadas chegará ao numero total de pontos. Assim que perceberem, façam a contagem com eles e depois proponha a tentativa de escrita no numero que corresponde ao total de pontos obtidos por todos.  

Atividade 04- Jogando Boliche de Letras.  

1- Professor traga para esta aula outra forma de jogar boliche, feito com material diferente (garrafas PET), no qual cada garrafa tem letras de EVA representando as letras do alfabeto. Diga aos alunos que o objetivo do jogo é nomear as letras das garrafas derrubadas. Nesta idade a nomeação das letras do alfabeto é importante para ajudar o aluno a buscar a letra que necessita para escrever as palavras. Como são muitas garrafas proponha que a regra desse jogo em específico, seja o de uma jogada para cada jogador. Quem nomear mais letras é o vencedor. Portanto o professor deve registrar quantas letras cada jogador nomeou para se ter o resultado final.  

bolichebolicheboliche

Jogando Boliche de Letras. Turma: 1º período “B” 2013- ESEBA/UFU. Fonte: Imagens da própria autora. 

Atividade 05– Campeonato de Boliche. 

1- Para socializar o aprendizado da turma com outros alunos da escola, promova um campeonato de boliche na hora do recreio, para que os alunos de outras turmas tenham contato com o jogo e aprendam a jogar. Registre esses momentos com fotos e filmagem, logo depois edite esses momentos e convide a todos para assistirem a filmagem e observar as fotos.  

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:

Sugestão de artigo.

CARDOSO, Fabrício Bruno; MACHADO, Sergio Eduardo; MORRA, Raphael. A prática do boliche como elemento facilitador da aprendizagem. Disponível em: http://www.boliche.com.br/criticas/melhorar037.htm. Acesso em 08 de setembro de 2013.

 Para saber mais sobre o jogo com regras.

GURGEL, Thais. Brincado com regras. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/brincando-regras-428034.shtml. Acesso em 08 de setembro de 2013.

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

PAIVA, Núbia Silvia Guimarães. Boliche: pontaria, diversão e aprendizado. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15605. Acesso em 08 de setembro de 2013.  

Avaliação

Avaliação:

A avaliação será feita ao longo de todo o processo tendo como norteador as observações do envolvimento significativo dos alunos nas atividades desenvolvidas. As observações devem ser registradas no momento da realização das atividades, com anotações individuais de cada aluno e do grupo como um todo.

Avalie também se através das atividades propostas os alunos conseguiram:

  • Ampliar o seu conhecimento sobre o jogo de boliche.
  • Contribuir no momento da roda sobre construção das regras do jogo de boliche.
  • Fazer a escrita e perceber a ordenação dos números na construção do jogo de boliche com garrafas pet.
  • Respeitar as regras no momento da brincadeira.
  • Fazer a somatória dos pontos da primeira jogada e da segunda jogada e representar o total com a escrita do numero correspondente.
  • Fazer a relação numeral quantidade ao representar a pontuação com tampinhas.
  • Nomear as letras no boliche de letras. 
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Alda Viana da Silva, CEI CARMEM MATOS BORGES , Santa Catarina - dijo:
    alvyana@hotmail.com

    16/06/2015

    Três estrelas

    adorei a sua ideia, vou adaptar para a minha turma de pré II


  • SANDRA MATA TAVARES SANTOS, UNIASSELVI , Rio Grande do Sul - dijo:
    aguiafree72@gmail.com

    27/05/2015

    Cinco estrelas

    FOI BEM INTERESSANTE TODO O PLANEJAMENTO CONSTRUÍDO PARA O JOGO,POIS É FEITA TODA UMA PREPARAÇÃO PARA QUE AS CRIANÇAS REALMENTE APRENDAM E NÃO SOMENTE DERRUBE OS PINOS.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.