20/09/2013
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Educação Escolar Indígena | Línguas | Análise linguística e sociolinguística |
Estratégias e recursos:
O objetivo da atividade é os alunos perceberem similaridades nas regras de construção dos adjetivos compostos e serem capazes de deduzirem a regra.
O professor iniciará a aula, solicitando que os alunos dividam-se em grupos até quatro componentes e formem conjuntos de expressões com fichas cujos adjetivos compostos façam parte de uma mesma regra. Em seguida, para cada grupo de fichas reunidas, os alunos deverão deduzir a regra. O tempo para a atividade é de 5 minutos. O grupo que obtiver mais acertos poderá ganhar uma prenda, como uma bala, ou um chocolate ou até décimos extras.
Fichas de expressões com adjetivos compostos:
sapatos verde-escuros | olhos azul-claros | chefes todo-poderosos |
camisas verde-bandeira | cadernos rosa-choque | batons vermelho-paixão |
bebês recém-nascidos | terno azul-marinho | cabelos castanho-claros |
tecidos verde-oliva | cor azul-celeste | meninos surdos-mudos |
índios peles-vermelhas | blusa azul-piscina | torcedores rubro-negros |
línguas indo-europeias | acordos luso-brasileiros | antiguidades greco-latinas |
ternos rosa-claro | telhados marrom-café | problemas econômico-financeiros |
olhos azul-turquesa | pano cor-de-bronze | blusa cor-de-rosa |
Regra 1Só o último elemento varia |
Regra 2Nenhum elemento nunca varia |
Regra 3presença de um substantivo:os dois elementos não variam |
Regra 4adjetivos formados porCor + de + subst.: não variam |
Regra 5variam sempre os dois elementos |
Regra 6adjetivos compostos pátrios:primeiro elemento na forma reduzidae, geralmente, alatinada |
Regra 7"rosa" formando um adjetivo composto ésempre um substantivo adjetivado,por isso, nenhum elemento varia |
sapatos verde-escuros | terno azul-marinho | camisas verde-bandeira | pano cor-de-bronze | índios peles-vermelhas | línguas indo-europeias | ternos rosa-claro |
bebês recém-nascidos | cor azul-celeste | tecidos verde-oliva | blusa cor-de-rosa | meninos surdos-mudos | acordos luso-brasileiros | cadernos rosa-choque |
olhos azul-claros | blusa azul-piscina | antiguidades greco-latinas | ||||
chefes todo-poderosos | olhos azul-turquesa | |||||
cabelos castanho-claros | telhados marrom-café | |||||
torcedores rubro-negros | batons vermelho-paixão | |||||
problemas econômico-financeiros |
Professor, pode acontecer de os alunos não formarem as regras tal qual estão postas acima. Mas caso consigam aproximar-se da regra com suas palavras, a atividade deve ser aceita. Caso algum grupo consiga reunir as expressões corretas e não consigam deduzir a regra, penso que a atividade deve contar em parte, porque conseguiram perceber similaridades entre os adjetivos compostos. A ideia é não pontuar apenas quando: 1) erram a regra ou 2) não agrupam corretamente os adjetivos compostos.
Após o término de cinco minutos e a conferência da atividade pelo professor, o docente deverá explicar as regras que formam o adjetivo composto. É aconselhado que as regras sejam copiadas no caderno pelos alunos com, no mínimo, um exemplo para cada ocorrência.
Caso o professor queira, como acréscimo, é possível mostrar um vídeo que explica as regras:
http://www.youtube.com/watch?v=U2c8ahpzIFM Acesso em: 17/09/ 2013.
Para descontrair, um vídeo em que o professor cria uma música para explicar as regras:
http://www.youtube.com/watch?v=uWalts2Pcgc Acesso em 17/09/ 2013.
O objetivo dessa atividade é o reconhecimento, pelo aluno, das regras do plural do adjetivo composto em textos de gêneros diversos que circulam socialmente.
Essa aula deverá acontecer no laboratório de informática, utilizando computador ou o próprio celular dos alunos conectados à internet.
Os alunos, já com o conhecimento acerca das regras, deverão procurar adjetivos compostos em textos diversos da internet. Após a seleção de pelo menos três textos (de qualquer gênero: artigo de opinião, notícia, HQs, tiras etc.) com a presença dos adjetivos compostos, os alunos deverão identificar as regras e trocar os textos entre si, a fim de que possam identificar a regra do adjetivo composto no texto do colega. A troca de textos bem como as respostas (identificação das regras) ocorrerão via e-mail. Ao término, cada aluno deverá corrigir a resposta do colega e dar-lhe a devolutiva, também por e-mail, com relação à atividade.
O objetivo é praticar o uso do plural do adjetivo composto.
Os alunos deverão responder às atividades abaixo que podem ser organizadas pelo professor em folha impressa ou podem ser respondidas por e-mail, com acesso à internet. Depois, o professor corrigirá as atividades e esclarecerá as dúvidas.
http://www.gramaticaonline.com.br/conhecimento/931/Substantivos_e_adjetivos Acesso em: 17/09/ 2013.
Exercícios
1.Qual é o plural?
Grupo 5 – Adjetivo + adjetivo
a. Problemas ___________________ (político-econômico);
b. Atividades __________________ (técnico-científico);
c. Candidatos _________________ (social-democrata);
d. Questões _________________ (luso-brasileiro);
e. Tropas __________________ (anglo-americano);
f. Camisas _______________ (verde-amarelo);
g. Torcedores ___________________ (rubro-negro);
h. Olhos _______________ (azul-claro);
i. Cabelos ________________ (castanho-escuro);
Grupo 6 – cor + substantivo
j. Camisas _____________ (verde-bandeira);
l. Blusas _______________ (azul-piscina);
m. Calças _______________ (verde-oliva);
n. Camisetas _____________ (rosa-choque);
http://g1.globo.com/platb/portugues/2009/03/ Acesso em: 17/09/2013.
http://alub.com.br/mundoalub/alub_medio/sitemanager/arquivos_upload/conteudos/lista1anocarla.pdf Acesso em: 17/09/ 2013.
4 - Marque "C" para o plural correto e "E", no caso de erro:
( ) luta greco-romana - lutas grecos-romanas.
( ) camisa azul-marinho - camisas azul-marinho.
( ) escritor luso-brasileiro - escritores luso-brasileiros.
( ) olho verde-claro - olhos verdes-claros.
( ) blusa cor-de-rosa - blusas cor-de-rosas.
( ) entidade sócio-econômica - entidades sócio-econômicas.
( ) cortina azul-celeste - cortinas azul-celeste.
( ) menino surdo-mudo - meninos surdo-mudos.
http://pt.scribd.com/doc/116145352/EXERCICIOS-ADJETIVOS-COMPOSTOS Acesso em: 17/09/ 2013.
5. Em qual dos casos o primeiro elemento do adjetivo composto não corresponde ao substantivo entre parênteses?
a) Indo-europeu (Índia)
b) Ítalo-brasileiro (Itália)
c) Luso-brasileiro (Portugal)
d) Sino-árabe (Sião)
e) Anglo-americano (Inglaterra)
http://questoesconcursos.blogspot.com.br/2011/04/questoes-de-adjetivo-para-concurso-com.html Acesso em: 17/09/ 2013.
6. (ITA-SP) – O plural de terno azul-claro e terno verde-mar é:
a) ternos azuis-claros; ternos verdes-mares
b) ternos azuis-claros; ternos verde-mares
c) ternos azul-claro; ternos verde-mar
d) ternos azul-claros; ternos verde-mar
e) ternos azuis-claros; ternos verde-mar
2. EFOA-MG – “...onde predomina o corte de cabelo afro-oxigenado.”
A concordância do adjetivo destacado acima com o substantivo a que se refere manteve-se correta em:
a) cabelos afros-oxigenados
b) cabeleiras afras-oxigenadas
c) cabelos afros-oxigenados
d) cabeleiras afra-oxigenadas
e) cabelos afro-oxigenados
http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/josebferraz/exercicios001.asp Acesso em: 17/09/ 2013.
Mais sobre o conteúdo:
http://www.infoescola.com/portugues/adjetivo-composto/ Acesso em: 17 /09/ 2013.
http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf37.php Acesso em 17/09/ 2013.
http://adjetivos.net/dicas/plural-dos-adjetivos-compostos Acesso em 17 /09/ 2013.
Nessa aula, a avaliação deverá ser feita com base na correta identificação e utilização das regras dos adjetivos compostos pelos alunos. Isso poderá ser alcançado por meio das três atividades propostas nessa sequência didática.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!