Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Plural dos adjetivos compostos

 

20/09/2013

Autor y Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Educação Escolar Indígena Línguas Análise linguística e sociolinguística
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Perceber similaridades na construção dos adjetivos compostos.
  • Deduzir as regras de formação dos adjetivos compostos.
  • Reconhecer as regras do plural do adjetivo composto em textos de gêneros diversos que circulam socialmente.
  • Usar corretamente o plural do adjetivo composto.
Duração das atividades
1 aula de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Adjetivo composto.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos:

  • dinâmica com fichas;
  • dedução de regras;
  • identificação de adjetivos compostos em textos que circulam socialmente;
  • identificação de regras;
  • prática da formação do adjetivo composto.

 

Módulo 1

Atividade 1

O objetivo da atividade é os alunos perceberem similaridades nas regras de construção dos adjetivos compostos e serem capazes de deduzirem a regra.

O professor iniciará a aula, solicitando que os alunos dividam-se em grupos até quatro componentes e formem conjuntos de expressões com fichas cujos adjetivos compostos façam parte de uma mesma regra. Em seguida, para cada grupo de fichas reunidas, os alunos deverão deduzir a regra. O tempo para a atividade é de 5 minutos. O grupo que obtiver mais acertos poderá ganhar uma prenda, como uma bala, ou um chocolate ou até décimos extras.

Fichas de expressões com adjetivos compostos:

 

sapatos verde-escuros olhos azul-claros chefes todo-poderosos
camisas verde-bandeira cadernos rosa-choque batons vermelho-paixão
bebês recém-nascidos terno azul-marinho cabelos castanho-claros
tecidos verde-oliva cor azul-celeste meninos surdos-mudos
índios peles-vermelhas blusa azul-piscina torcedores rubro-negros
línguas indo-europeias acordos luso-brasileiros antiguidades greco-latinas
ternos rosa-claro telhados marrom-café problemas econômico-financeiros
olhos azul-turquesa pano cor-de-bronze blusa cor-de-rosa

 

Resposta: conjunto de expressões com a mesma regra
 

Regra 1

Só o último elemento varia

Regra 2

Nenhum elemento nunca varia

Regra 3

presença de um substantivo:

os dois elementos não variam

Regra 4

adjetivos formados por

Cor + de + subst.: não variam

Regra 5

variam sempre os dois elementos

Regra 6

adjetivos compostos pátrios:

primeiro elemento na forma reduzida

e, geralmente, alatinada

Regra 7

"rosa" formando um adjetivo composto é

sempre um substantivo adjetivado,

por isso, nenhum elemento varia

sapatos verde-escuros terno azul-marinho camisas verde-bandeira pano cor-de-bronze índios peles-vermelhas línguas indo-europeias ternos rosa-claro
bebês recém-nascidos cor azul-celeste tecidos verde-oliva blusa cor-de-rosa meninos surdos-mudos acordos luso-brasileiros cadernos rosa-choque
olhos azul-claros   blusa azul-piscina     antiguidades greco-latinas  
chefes todo-poderosos   olhos azul-turquesa        
cabelos castanho-claros   telhados marrom-café        
torcedores rubro-negros   batons vermelho-paixão        
problemas econômico-financeiros            



Professor, pode acontecer de os alunos não formarem as regras tal qual estão postas acima. Mas caso consigam aproximar-se da regra com suas palavras, a atividade deve ser aceita. Caso algum grupo consiga reunir as expressões corretas e não consigam deduzir a regra, penso que a atividade deve contar em parte, porque conseguiram perceber similaridades entre os adjetivos compostos. A ideia é não pontuar apenas quando: 1) erram a regra ou 2) não agrupam corretamente os adjetivos compostos. 

Após o término de cinco minutos e a conferência da atividade pelo professor, o docente deverá explicar as regras que formam o adjetivo composto. É aconselhado que as regras sejam copiadas no caderno pelos alunos com, no mínimo, um exemplo para cada ocorrência.

Caso o professor queira, como acréscimo, é possível mostrar um vídeo que explica as regras:

http://www.youtube.com/watch?v=U2c8ahpzIFM Acesso em: 17/09/ 2013.

1

 

Para descontrair, um vídeo em que o professor cria uma música para explicar as regras:

http://www.youtube.com/watch?v=uWalts2Pcgc Acesso em 17/09/ 2013.

2

 

Atividade 2

O objetivo dessa atividade é o reconhecimento, pelo aluno, das regras do plural do adjetivo composto em textos de gêneros diversos que circulam socialmente.

Essa aula deverá acontecer no laboratório de informática, utilizando computador ou o próprio celular dos alunos conectados à internet.

Os alunos, já com o conhecimento acerca das regras, deverão procurar adjetivos compostos em textos diversos da internet. Após a seleção de pelo menos três textos (de qualquer gênero: artigo de opinião, notícia, HQs, tiras etc.) com a presença dos adjetivos compostos, os alunos deverão identificar as regras e trocar os textos entre si, a fim de que possam identificar a regra do adjetivo composto no texto do colega. A troca de textos bem como as respostas (identificação das regras) ocorrerão via e-mail. Ao término, cada aluno deverá corrigir a resposta do colega e dar-lhe a devolutiva, também por e-mail, com relação à atividade.

Atividade 3

O objetivo é praticar o uso do plural do adjetivo composto.

Os alunos deverão responder às atividades abaixo que podem ser organizadas pelo professor em folha impressa ou podem ser respondidas por e-mail, com acesso à internet. Depois, o professor corrigirá as atividades e esclarecerá as dúvidas.

 

3

http://www.gramaticaonline.com.br/conhecimento/931/Substantivos_e_adjetivos Acesso em: 17/09/ 2013.

Exercícios

1.Qual é o plural?

Grupo 5 – Adjetivo + adjetivo
a. Problemas ___________________ (político-econômico);
b. Atividades __________________ (técnico-científico);
c. Candidatos _________________ (social-democrata);
d. Questões _________________ (luso-brasileiro);
e. Tropas __________________ (anglo-americano);
f. Camisas _______________ (verde-amarelo);
g. Torcedores ___________________ (rubro-negro);
h. Olhos _______________ (azul-claro);
i. Cabelos ________________ (castanho-escuro);

Grupo 6 – cor + substantivo
j. Camisas _____________ (verde-bandeira);
l. Blusas _______________ (azul-piscina);
m. Calças _______________ (verde-oliva);
n. Camisetas _____________ (rosa-choque);

http://g1.globo.com/platb/portugues/2009/03/ Acesso em: 17/09/2013.

2. Grande parte dos adjetivos pátrios é simples, mas há também compostos, como, por exemplo, anglo-francês, euro-asiático, indo-europeu. Nesses casos, o primeiro elemento do adjetivo composto apresenta uma forma reduzida, de origem culta. Veja as principais:
- afro, africano; anglo, inglês;
- austro, austríaco; euro, europeu;
- franco, francês; greco, grego;
- hispano, hispânico, espanhol; indo, indiano;
- ítalo, italiano; luso, lusitano;
- nipo, nipônico, japonês;
- sino, chinês; teuto, alemão.
 
Forme os adjetivos pátrios compostos para os seguintes substantivos: 
a) império chinês e japonês. ______________________________________________ 
f) trovadores galegos e portugueses ________________________________________ 
b) conflitos alemães e brasileiro ___________________________________________ 
g) Antiguidade grega e latina ______________________________________________
c) línguas indianas e européias ____________________________________________ 
h) ginásio inglês e espanhol ______________________________________________
d) literatura francesa e provençal ___________________________________________
i) acordos portugueses e brasileiro _________________________________________ 
e) atlas italiano e suíço __________________________________________________
j) relações africanas e européias __________________________________________
 
3. O plural dos adjetivos compostos está correto nas seguintes alternativas: 
1 – Olhos castanho-claros 
2 – Vestidos azuis-celestes 
3 – Meninos surdos-mudos 
4 – Ternos azul-marinho 
5 – Camisas verde-musgo 
a) 1,2,4,5. 
b) 2,3,4,5. 
c) 1,3,4,5. 
d) apenas 3 e 4. 
e) Todas estão corretas

http://alub.com.br/mundoalub/alub_medio/sitemanager/arquivos_upload/conteudos/lista1anocarla.pdf Acesso em: 17/09/ 2013.

4 - Marque "C" para o plural correto e "E", no caso de erro:

( ) luta greco-romana - lutas grecos-romanas.

( ) camisa azul-marinho - camisas azul-marinho.

( ) escritor luso-brasileiro - escritores luso-brasileiros.

( ) olho verde-claro - olhos verdes-claros.

( ) blusa cor-de-rosa - blusas cor-de-rosas.

( ) entidade sócio-econômica - entidades sócio-econômicas.

( ) cortina azul-celeste - cortinas azul-celeste.

( ) menino surdo-mudo - meninos surdo-mudos.

http://pt.scribd.com/doc/116145352/EXERCICIOS-ADJETIVOS-COMPOSTOS Acesso em: 17/09/ 2013.

5. Em qual dos casos o primeiro elemento do adjetivo composto não corresponde ao substantivo entre parênteses?
a) Indo-europeu (Índia)
b) Ítalo-brasileiro (Itália)
c) Luso-brasileiro (Portugal)
d) Sino-árabe (Sião)
e) Anglo-americano (Inglaterra)

http://questoesconcursos.blogspot.com.br/2011/04/questoes-de-adjetivo-para-concurso-com.html Acesso em: 17/09/ 2013.

6. (ITA-SP) – O plural de terno azul-claro e terno verde-mar é:

 

a) ternos azuis-claros; ternos verdes-mares

b) ternos azuis-claros; ternos verde-mares

c) ternos azul-claro; ternos verde-mar

d) ternos azul-claros; ternos verde-mar

e) ternos azuis-claros; ternos verde-mar

 

2. EFOA-MG – “...onde predomina o corte de cabelo afro-oxigenado.”

A concordância do adjetivo destacado acima com o substantivo a que se refere manteve-se correta em:

 

a) cabelos afros-oxigenados

b) cabeleiras afras-oxigenadas

c) cabelos afros-oxigenados

d) cabeleiras afra-oxigenadas

e) cabelos afro-oxigenados

 

http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/josebferraz/exercicios001.asp Acesso em: 17/09/ 2013.

Recursos Complementares
Avaliação

Nessa aula, a avaliação deverá ser feita com base na correta identificação  e utilização das regras dos adjetivos compostos pelos alunos. Isso poderá ser alcançado por meio das três atividades propostas nessa sequência didática.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.